• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Design X Arquitetura

Sabem pq a matrix deu pau 5 vezes?
pq contrataram um arquiteto pra fazer o trabalho de um designer 8-) :lol:


falando sério.

vcs acham q o curso de arquitetura forma designers graficos tb? acham certo esse povo trabalhar com programação visual?

eu ainda naum sei se tenho uma opinião formada sobre isso, mas queria saber o q vcs pensam sobre isso.
 
Quem sou eu para falar algo :roll: Estou largando a Arquitetura para fazer Design! :twisted:
Acabei de prestar vestibular esta manhã!
 
Eldaráto Calimanar disse:
Quem sou eu para falar algo :roll: Estou largando a Arquitetura para fazer Design! :twisted:
Acabei de prestar vestibular esta manhã!

sábia escolha...

:D

acho que pode existir arquitetos q tem um dom (e ja ter vivido experiencias q o ajudou) pra design tb. mas naum eh q a formação de arquiteto preparou o cara pra isso.
 
A acho q depende de como se é ensinado tb. Na faculdade aqui onde eu me formei, Design, Arquitetura e Artes Plasticas era cusrsos diferente, porem tinhamos os mesmos professores e muitas materias eram iguais. Eu ja vi faculdades q se ensina arquitetura como um quase "engenharia" levando em conta tudo q é tecnico possivel. Mas eu ja vi arquitetos com um noçao plastica muito grande, porq aprenderam a ser assim, ou simplesmente estudaram dessa manera... Tratar a arquitetura com design em costruçoes, ou ate mesmo em obras de artes funcionais...

O q aontece é q no passado essas tres "profissões" geralmente se encontravam em um profissional só... Os estudiosas de Belas Artes eram Arquitetos, Pintores e Designers... E quando se dividio para facilitar o estudo e especializaçao, cada um remanesce com um pouco da outra assim... E ainda pra muito e dificil perceber a diferença :roll:
No mundo de hj creio q seja muito necessaria essa divisão, porq temos pontos mais especializados... E quanto mais especializado na devida area vc for, melhor.

Porem em questão de estudo, todos os 3 tem um pouco do outro, porem para o especializado em um falta conhecimento das outras duas.

E assim é ate q alguem se atreva a fazer 3 faculdades ou estudar muito hehehe.
 
Arquiteto trabalhando como designer e vice-versa, aí a casa cai!
E vocês sabiam que no século XIX um barbeiro era apto a realizar cirúrgias em quaquer caso ou circunstância!? :eek:
 
pois eh. espero q daki uns anos eles falem: putz, sabia q até 2000 e pouco eles deixavam arquitetos fazerem projetos de design :eek:


sei lá. tem coisas q eles podem fazer, tranquilo. mas projetos de sinalização, etc, etc. acho q fica meio complicado
 
:::::::::Oromë84 disse:
sei lá. tem coisas q eles podem fazer, tranquilo. mas projetos de sinalização, etc, etc. acho q fica meio complicado

Oq eu disse meu velho... Ate muito pouco tempo, os arquitetos realmente eram os únicos designers, tanto um exemplo muito bom é o David Carson, ou vc achou q ele era formado em Design??

Ele e formado na FAU, e resolveu seguir para o lado do Design, vc acha q ele faz um mal trabalho? Pois, é... Mas isso acabou hj, arquitetura não ensina mais a parte do projeto e conceituaçao de design. Os q fazem realmente vão pelo feeling de terem tido a base em arquitetura, e creio q muito ainda em seu inconciente num conceguem ver essa ruptura, e acabam se arriscando na area de design, muitas vezes fazendo bestera tb pq eu ja vi isso acontecer...

Então hj em dia depende do bom senso, vc e aquiteto, trabalhe com arquitetura porq com certesa tem designes q vão ser muito mais competentes q vc nessa area. Então so se aventure se vc tiver firmesa do seus conhecimentos.

A eu ja vi designer tb se metendo a arquiteto... :eek:
Num sei não... algo feio pode acontecer tb... não tentem isso em casa crianças... Realmente, deixem pro profissionais especializados... Em todos os sentidos.
 
eu sabia q o David Carson não era formado em design. :disgusti:

mas como vc mesmo disse, antes o curso de arquitetura até formava designers. hoje em dia não mais.

tem mais eh q regulamentar a profissão de designer.
 
O que é isso galera??! Arquitetura ensina a ser designer sim, e até melhor do que muitas facus de design. A USP oferece desenho industrial como ramificação de arquitetura, a mesma faculdade que formou toda a leva de designers, quadrinhistas e muitos outros profissionais da arte aplicada nos anos 70 e 80. Basta pensar que os textos que vocês leem na facu tem pano de fundo ou em Desenho Industrial (produto) ou arquitetura. Caminham juntos, tem a mesma função social.
Só não vale estudar arquitetura numa universidade que também oferece DI, como o mackenzie. Aí é burrada.

Tá certo o que alguém falou aí que isso é coisa do passado, mas hoje, no brasil, são poucas os cursos de design e bons. Panamericana, anhenbi mackenzie (uma boa parte) e outras são as resposáveis por formar toda esta renca de web designers e bitolados em corel draw e photoshop que vcs vêm por aí. Como dizem, nosso curso se compra até na banca da esquina.
Publicitários que se acham designers, jornalistas que se acham diagramadores, estes sim estão no lugar errado.
O ensino em uma facu de arquitetura é muito mais consistente e te dá muito mais embasamento (penso eu). Eu estou me espelhando na geração de 70 e 80 que fazia criação gráfica na mão mesmo, desenho e colagem. Hoje em dia se tirar o ComPUtador da mão do neguinho ele se perde.
 
Arquitetura ensina a ser designer sim, e até melhor do que muitas facus de design.

Partindo dessa prerrogativa, posso dizer também que o curso de design ensina ser arquiteto também, até melhor que muitas faculdades de arquitetura. :mrgreen:


O ensino em uma facu de arquitetura é muito mais consistente e te dá muito mais embasamento (penso eu). Eu estou me espelhando na geração de 70 e 80 que fazia criação gráfica na mão mesmo, desenho e colagem. Hoje em dia se tirar o ComPUtador da mão do neguinho ele se perde.

Só os ruins... O povo que estudou comigo não se perde não... :mrgreen:
 
Zorba o Grego disse:
O que é isso galera??! Arquitetura ensina a ser designer sim, e até melhor do que muitas facus de design. A USP oferece desenho industrial como ramificação de arquitetura, a mesma faculdade que formou toda a leva de designers, quadrinhistas e muitos outros profissionais da arte aplicada nos anos 70 e 80. Basta pensar que os textos que vocês leem na facu tem pano de fundo ou em Desenho Industrial (produto) ou arquitetura. Caminham juntos, tem a mesma função social.

Isso e verdade, tando q eu citei o David Carson e veio dessa remessa ai tb.

Mas e fato, após a intruturaçao do MEC em 1999 sob a compreeçao da necessdade da separaçao do curso e existencia do curso conhecido como DI. Pelo simples fato da especializaçao mesmo. A ADG entrou com um processo de valorização do Design nacional, ate oferencendo-se para propor leis regulamentais, e essas foram aceitas pelo MEC. Então apartir desse momento DI e arquitetura seguem caminhos paralenos mais não mais unidos dentro da formaçao universitaria.

Portanto hj em dia, Arquitetura, em visat do MEC ja não pode ser mais considerado curso de Design Gráfico, retifco o gráfico. POrq produto e ainda um fator discutivel, devido a propria tridimensionalidade do curso de arquitetura. Mas a Programaçao Visual, pela regulamentarizaçao do MEC e totalmente alheio a AU, tanto q creio q não exista mais especificaçoes no curso de AU dentro dessa area de diagramaçao, conceito plastico grafico, regras de ergonomicas visuais, regras de equilibrio plastico bidimensionais, psicosomatica das cores e etc. Materias q o curso de DI batem na tecla insesantemente, tornado mais especializado o foramdo nessa aréa.
Creio q isso seja realmente necessario, porq hj em dia temos realmente um necessidade maior de especializaçoes.


Zorba o Grego disse:
Tá certo o que alguém falou aí que isso é coisa do passado, mas hoje, no brasil, são poucas os cursos de design e bons. Panamericana, anhenbi mackenzie (uma boa parte) e outras são as resposáveis por formar toda esta renca de web designers e bitolados em corel draw e photoshop que vcs vêm por aí. Como dizem, nosso curso se compra até na banca da esquina.
Publicitários que se acham designers, jornalistas que se acham diagramadores, estes sim estão no lugar errado.
O ensino em uma facu de arquitetura é muito mais consistente e te dá muito mais embasamento (penso eu). Eu estou me espelhando na geração de 70 e 80 que fazia criação gráfica na mão mesmo, desenho e colagem. Hoje em dia se tirar o ComPUtador da mão do neguinho ele se perde.

Pois é caro amigo Cueca Graga.... :mrgreen:

A sim, dados oficias do CONE, Faculdade de Belas Artes de São Paulo, FAAP ( Em PP), Mackenzie, UFRJ e a de Porto a legre q eu esquecia o nome, são consideradas as melhores faculdade de DI da America Latina, e entre as melhores do mundo tb. Temos exelentes Designers q saem dessas faculdades, mas claro, vão trabalhar no esterios. Alem das emergentes, Panamericana e o SENAI q tb estão com os cusros de DI extremamente bons tb.
A de Web Designer q eu conheço e so a Anhembi Murumbi.
Mas na verdade esses q vc citou, são os q agente chama de manezinhso de computador, esse aprendem em bamca de jornal mesmo. Ou se não em cursos tecnicos e saem pora ai atirando pra tudo quanto e lado com o Corel e o Photo...
E pior, mao de obra barata, as empressas acabam contratando com mais facilidade, diminuindo a qualidade do Design geral no brasil. E dai q vem a nossa pedida por regulamentarizaçao.

Oromë falou... "pra mexer com programas graficos devia ter tipo porte de arma".

Mas essa discuçao nasceu junto com os prograams graficos. E num bai ser hj q termina. Eu pessoalmente num bato com Web Designer, des q me formei faço todo o trabalho de conceituaçao visual, grafica e toda a programaçao e a parte de Web eu tercerizo... Agora so q to começando a me intereçar. Pra num encorajar mais a mulecada.
Mas sempre tem alguem precisando de mão de obra barata... e ai o ciclo continua.

Mas bem, confiemos no nosso taco, e vamos fazer trabalhos melhores q os deles. E vender mais... 8-)


Q Buda me abensoe... :roll:
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu pessoalmente num bato com Web Designer, des q me formei faço todo o trabalho de conceituaçao visual, grafica e toda a programaçao e a parte de Web eu tercerizo

o contrário também é válido Uglúk? eu posso terceirizar teu trabalho de designer gráfico sem problemas? (Beren se entregando, mostrando pq nunca deu as caras aqui :roll: )
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Mas na verdade esses q vc citou, são os q agente chama de manezinhso de computador, esse aprendem em bamca de jornal mesmo. Ou se não em cursos tecnicos e saem pora ai atirando pra tudo quanto e lado com o Corel e o Photo...

É "micreiro"... :mrpurple:
 
Tópico interessante
vou ver se pode depor aqui :lol: :lol:
Faço Arquitetura já fazem 7 anos, sendo que o curso é de 6 no período noturno, me atrasei por não ser uma exímia aula, se fizesse Design já estaria formada pq o curso é de no máximo 4 anos, ai vc vai me perguntar, nossa pq tanto tempo?, pela co-responsabilidade que temos com um engenheiro na elaboração e execução de uma obra, tanto no sentido plástico e estético quanto no funcional e estrutural, um Design está preparado pra elaborar um projeto, e assinar se responsabilizando por ele, não pode, devido a sua formaçãqo profissional, enquanto arquitetos e engenheiros mergulham no desenho técnico, na resistência das estruturas e materiais, Designers ficam mais com a parte plástica, claro que Arquitetos devam ter noções plásticas, mas o dever maior é criar o máximo possível ambientes acima de tudo adaptavéis ao ser humano, nem todo prédio é bonito, mas todos devem cumprir o papel a que foi destinado, se unir ambos melhor ainda.
Como diz meu professor vc entregaria o projeto de um prédio de mais de 10 andares ou até de 4 onde vai morar várias famílias, a alguém que não tem noção do que é dispositivos de combate a incêndio?Um cinema, um hospital? Sem falar que o Arqiteto tem que saber aproveitar os espaços, ou seja otimizar custos da obra.
E Design pode ser uma especialização para Arquitetos e nada impede que Designs façam Arquitetura.
 
:::::::::Oromë84 disse:
pow. ninguem comentou minha piadinha do matrix...

Achei invalida por q tanto um Design como um Arquiteto não seriam capazes de fazer um trabalho decente nessa area.

Somente um programados ... :aham:

Beren. disse:
o contrário também é válido Uglúk? eu posso terceirizar teu trabalho de designer gráfico sem problemas? (Beren se entregando, mostrando pq nunca deu as caras aqui :roll: )

Eu acho dificil, hahaha. E mais facil vc ser o tercerixado do q vc tercerizar. Um vez q um site e so uma parte de toda a identidade visual de um agencia, ou impresa. Como isso? Vc ganharia menos alias bem menos, do q o cara q vc "contratar" para fazer o resto do trabalho de conceituaçao visual.

Vou dar um exemplo: Uma empresa media e desconhecida, um site sai em media 3.000 reais depende de varias coisas, mas essa e uma media de chute. Agora todo o resto sai em media 25.000 reais, tb dependedo da agencia q faz...

Um exemplo grande ( eu num devia fala isso aqui, mas dane-se q me porocessem). Unibanco, fez seu site por 15.000. Sabe quanto foi a reformulaçao de toda identidae visual?

Pasmem: 1.500.000 ( um milhão e meio de reais, ajustados para dollar)

Entendeu porq é dificil vc tercerizar a parte de Web?

E como eu como Design a mesma coisa quando se trata de toda a parte publicitaria.


Agora um adendo ao comentario da Deza:

Ela acabou de dizer e provar oq eud isse, as faculdade de arquitetura hj em dia, não mais preparar os arquitetos para o trabalho de Design em si. Com o surgimento de DI, cada um tem suas especializaçao agora. Como ela mesmo mostra, oq eh bem mais eficiente noq se trata do mundo de hj, onde todos os pontos devem se levados em concidera;cao minusiosamente. O Design, Arquitetura e Engenharia... Cada um com sua especializaçao de acordo com o curso superor...

Agora s evc tem capacidade e fazer mais outra faculdade, fique avontade, vc Design ou Arquiteto vai eliminar varias materias um curso do outro.
 
Sálvia disse:
Tópico interessante
vou ver se pode depor aqui :lol: :lol:
Faço Arquitetura já fazem 7 anos, sendo que o curso é de 6 no período noturno, me atrasei por não ser uma exímia aula, se fizesse Design já estaria formada pq o curso é de no máximo 4 anos, ai vc vai me perguntar, nossa pq tanto tempo?

O meu durou 5 anos, era conjugado de projeto de produto e programação visual... :wink:


pela co-responsabilidade que temos com um engenheiro na elaboração e execução de uma obra, tanto no sentido plástico e estético quanto no funcional e estrutural, um Design está preparado pra elaborar um projeto, e assinar se responsabilizando por ele, não pode, devido a sua formaçãqo profissional, enquanto arquitetos e engenheiros mergulham no desenho técnico, na resistência das estruturas e materiais, Designers ficam mais com a parte plástica, claro que Arquitetos devam ter noções plásticas, mas o dever maior é criar o máximo possível ambientes acima de tudo adaptavéis ao ser humano, nem todo prédio é bonito, mas todos devem cumprir o papel a que foi destinado, se unir ambos melhor ainda.

O designer, voltado pra área de produto sobretudo, e pra área de sinalização e design ambiental, tem a obrigação de se aprofundar em desenho técnico como ferramenta de trabalho, e se responsabiliza pelo que projeta. A escola funcionalista do design, representada por símbolos como a alemã HfG d Ulm, base para a criação da escola onde me graduei, a ESDI, tem grande respaudo para o design que pode ser considerado sério. A preocupação é atender ao ser humano, acima de tudo, e nem sempre se pensa em beleza plástica para criar um produto. Princípios como os de segurança e ergonomia são preponderantes quando um designer projeta um veículo, ou um instrumento cirúrgico, por exemplo.


Como diz meu professor vc entregaria o projeto de um prédio de mais de 10 andares ou até de 4 onde vai morar várias famílias, a alguém que não tem noção do que é dispositivos de combate a incêndio?Um cinema, um hospital? Sem falar que o Arqiteto tem que saber aproveitar os espaços, ou seja otimizar custos da obra.

O designer também. A onda dos micreiros infelizmente fez com que se acreditasse que tudo em design é web-art e interface digital. Gente, designers fazem vestuário, máquinas, veículos, brinquedos, etc... Muito pior do que em projetos que serão produzidos industrialmente em larga escala. Até em projetos gráficos, se o designer não sabe instruir direito na hora de mandar produzir os off-sets, o resultado é trágico...


E Design pode ser uma especialização para Arquitetos e nada impede que Designs façam Arquitetura.

Ditto. :mrgreen: :wink:
 
Eru disse:
O designer, voltado pra área de produto sobretudo, e pra área de sinalização e design ambiental, tem a obrigação de se aprofundar em desenho técnico como ferramenta de trabalho, e se responsabiliza pelo que projeta. A escola funcionalista do design, representada por símbolos como a alemã HfG d Ulm, base para a criação da escola onde me graduei, a ESDI, tem grande respaudo para o design que pode ser considerado sério. A preocupação é atender ao ser humano, acima de tudo, e nem sempre se pensa em beleza plástica para criar um produto. Princípios como os de segurança e ergonomia são preponderantes quando um designer projeta um veículo, ou um instrumento cirúrgico, por exemplo.

A parte da Ergonomia que em Arquitetura não é tão enfocada que eu gostaria de ter mais subsídio em Design,acho que é até uma falha na grade de Arquitetura não abrir uma disciplina para Ergonomia,afinal tem que se pensar no espaço como um todo, isso inclui os móveis e objetos de decoração, o que vcs Designers fazem com maior propriedade que nós arquitetos. :wink:
 
Sálvia disse:
Eru disse:
O designer, voltado pra área de produto sobretudo, e pra área de sinalização e design ambiental, tem a obrigação de se aprofundar em desenho técnico como ferramenta de trabalho, e se responsabiliza pelo que projeta. A escola funcionalista do design, representada por símbolos como a alemã HfG d Ulm, base para a criação da escola onde me graduei, a ESDI, tem grande respaudo para o design que pode ser considerado sério. A preocupação é atender ao ser humano, acima de tudo, e nem sempre se pensa em beleza plástica para criar um produto. Princípios como os de segurança e ergonomia são preponderantes quando um designer projeta um veículo, ou um instrumento cirúrgico, por exemplo.

A parte da Ergonomia que em Arquitetura não é tão enfocada que eu gostaria de ter mais subsídio em Design,acho que é até uma falha na grade de Arquitetura não abrir uma disciplina para Ergonomia,afinal tem que se pensar no espaço como um todo, isso inclui os móveis e objetos de decoração, o que vcs Designers fazem com maior propriedade que nós arquitetos. :wink:

Na arquitetura quem discutiu bastante a questão da ergonomia foi Le Corbusier, com a teoria dos pelotis arejados usando como referencial de escala humana a figurinha do modulor. A arquitetura historicamente sempre se baseou mais em canônes de beleza e estilísticos do que com a forma humana. Proporções áureas, de Fibonati, e outras, sempre foram a referência clássica, acadêmica, na hora de conceber e planejar o espaço. Por ser antiga, a arquitetura em muito fez sua história em tempos onde a obra era algo impositivo, prova de poder (pra reis, Igreja, etc.). A organização não randômica dos espaços urbanos coincide em muito com a revolução industrial e a necessidade de reorganizar as urbes e por ordem nas cada vez mais caóticas cidades. Daí o planejamento urbano, para dispor melhor as pessoas, pensando em condições de salubridade e conforto coletivo, como não haviam se preocupado antes. Isso era curiosamente algo que os "primitivos" da América (vide os astecas) faziam a séculos, mas não os europeus.

Foi com os modernos que a ergonomia ganhou maior papel na arquitetura, com Mies Van der Rohe, com Le Corbusier, com Frank Loyd Right.... Mesmo que não explicitamente, os trabalhos dessa época abdicaram dos ornamentos inúteis e se preocupavam com a optimização do espaço, ambientes mais limpos, arejados. Curiosamente, quando a arquitetura começou a se preocupar com isso o design industrial começava a ganhar forma, para cumprir o papel de, na indústria nascente, conceber projetos que as máquinas poderiam produzir em escala industrial. Produtos, cartazes, maquinaria pesada, tudo em instruções que deveriam ser passadas em uma linguagem compreensível para os operários das fábricas. E no começo, sem a preocupação com o ser humano, apenas com os números, o que se viu foram acidentes, acidentes e mais acidentes... A vergonha na cara, como com a arquitetura, apareceu no século XX, com as Vanguardas Modernas e sua preocupação em lidar com a Era da Máquina.


Eu particularmente acho que arquitetura e design deveriam ser conjugados em um curso só, formando profissionais mais completos. Mas enfim, vivo num país no qual devemos ser cuspidos das cadeiras das faculdades pra formar reserva de mão de obra rápido, prejudique isso ou não nossa formação.

E olhem que sou insuspeito pra falar. Sou designer recém-formado, filho de arquiteta, e que quase virou arquiteto tb... eheheh

:eh: Opa, perae, acho que eu estou falando demais... As vezes me empolgo...

Foi mal... :oops:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo