• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desempenho cerebral - 10% ou 100%?

Glorwendel

Usuário
Bom, acho que não é muito difícil perceber que não saco nada de ciências, por isso achei que seria pertinente postar aqui.

Provavelmente todos aqui já ouviram falar daquela história de que o ser humano usa apenas 10% da capacidade de seu cérebro (sendo que alguns usavam até menos).

Não faz muito tempo, eu estava assistindo TV e a pessoa entrevistada (um médico, se não me engano) revelou que isso era um mito, e que usamos a capacidade total.

Quem está certo?
Se é um grande mito a história dos 10%, como chegaram a essa conclusão em primeiro lugar?
Se é verdade, por que não utilizamos 100%?
 
acho que utilizamos só 10% sim... (não tenho certeza do número)... acho que o cerebro humano possui uma capacidade alta, mas que pra chegar nessa capacidade máxima a pessoa teria algum problema antes... imagine seu cerebro com todos os neurônios funcionando ao mesmo tempo, seria muitas informações, seria uma bagunça de "comandos" e "mensagens", com certeza a pessoa teria algum problema... agora o motivo para se usar tão pouco eu não tenho idéia... (dizem que os grandes ciêntistas da história usavam mais que o normal a capacidade do cerebro)
 
Talvez nós só conseguimos comandar conscientemente os 10%, os 90% restantes funcionam "instintivamente".

Nós não precisamos pensar para o nosso coração bater, os órgãos internos funcionarem, ou que músculos devem funcionar, e em que ordem para nos movermos...
 
Essa afirmação se encontra no mesmo nível daquela de que a Grande Muralha da China é visível da Lua :roll:

É um mito. Uma informação falsa difundida amplamente para a população.

É utilizada por diversas pseudociências para dar crédito aos "sensitivos" com "poderes psíquicos"

Trechos aleatórios:

What data were used to come up with the number - 10%? Does this mean that you would be just fine if 90% of your brain was removed? If the average human brain weighs 1,400 grams (about 3 lb) and 90% of it was removed, that would leave 140 grams (about 0.3 lb) of brain tissue. That's about the size of a sheep's brain. It is well known that damage to a relatively small area of the brain, such as that caused by a stroke, may cause devastating disabilities. Certain neurological disorders, such as Parkinson's Disease, also affect only specific areas of the brain. The damage caused by these conditions is far less than damage to 90% of the brain.

Evidence against the Ten-Percent Myth

The argument that psychic powers come from the unused majority of the brain is based on the logical fallacy of the argument from ignorance. In this fallacy, lack of proof for a position (or simply lack of information) is used to try to support a particular claim. Even if it were true that the vast majority of the human mind is unused (which it clearly is not), that fact in no way implies that any extra capacity could somehow give people paranormal powers. This fallacy pops up all the time in paranormal claims, and is especially prevalent among UFO proponents. For example: Two people see a strange light in the sky. The first, a UFO believer, says, "See there! Can you explain that?" The skeptic replies that no, he can't. The UFO believer is gleeful. "Ha! You don't know what it is, so it must be aliens!" he says, arguing from ignorance.

Brain imaging research techniques such as PET scans (positron emission tomography) and fMRI (functional magnetic resonance imaging) clearly show that the vast majority of the brain does not lie fallow. Indeed, although certain minor functions may use only a small part of the brain at one time, any sufficiently complex set of activities or thought patterns will indeed use many parts of the brain. Just as people don't use all of their muscle groups at one time, they also don't use all of their brain at once. For any given activity, such as eating, watching television, making love, or reading Skeptical Inquirer, you may use a few specific parts of your brain. Over the course of a whole day, however, just about all of the brain is used at one time or another.

The myth presupposes an extreme localization of functions in the brain. If the "used" or "necessary" parts of the brain were scattered all around the organ, that would imply that much of the brain is in fact necessary. But the myth implies that the "used" part of the brain is a discrete area, and the "unused" part is like an appendix or tonsil, taking up space but essentially unnecessary. But if all those parts of the brain are unused, removal or damage to the "unused" part of the brain should be minor or unnoticed. Yet people who have suffered head trauma, a stroke, or other brain injury are frequently severely impaired. Have you ever heard a doctor say, ". . . But luckily when that bullet entered his skull, it only damaged the 90 percent of his brain he didn't use"? Of course not.

Links sobre o assunto:

http://faculty.washington.edu/chudler/tenper.html
http://www.csicop.org/si/9903/ten-percent-myth.html
http://www.brainconnection.com/topics/?main=fa/brain-myth
 
tipo eu acho q nos so usamos os 10% , mas nos como so usamos 10%, simplesmente nao somos capazes ( a nao ser q realmente quisermos) de conseguir fazer maior uso de nossa capacidade mental!!!!!
 
acho que utilizamos só 10% sim... (não tenho certeza do número)... acho que o cerebro humano possui uma capacidade alta, mas que pra chegar nessa capacidade máxima a pessoa teria algum problema antes... imagine seu cerebro com todos os neurônios funcionando ao mesmo tempo, seria muitas informações, seria uma bagunça de "comandos" e "mensagens", com certeza a pessoa teria algum problema... agora o motivo para se usar tão pouco eu não tenho idéia... (dizem que os grandes ciêntistas da história usavam mais que o normal a capacidade do cerebro)

Eu penso exatamente igual, agora, eu tenho dúvidas quanto aquela história de que se dominássemos 100% de nosso cérebro consiguiriamos fazer objetos flutuarem, etc. Nisto eu naum acredito. :think:
 
Eu nunca acreditei nesses 10% não. Afinal existem muitas áreas q funcionam involuntariamente, comandando a descarga hormonal, digestão, batimentos cardíacos, percepção.... Isso além da área usada pro raciocínio, q é o q me parece q significa "usar" o cérebro.

Pode até ser q não se use toda a capacidade, mas não acredito q seja tão pouco.
Ah, sim, eu li o texto q o Stein postou, mas msm assim eu já pensava desse jeito antes (e acho q o texto não me mostrou nada d novo, e isso q eu escrevi aqui é basicamente achismo)
 
Acho que o Stein já resolveu o assunto. 8O

Mas, de qualquer forma... de onde tiraram a idéia absurda dos 10%??
 
Para um texto em português mostrando o mito dos 10% indico

A SOLUÇÃO 10%
http://www.str.com.br/Str/solucao.htm

Sobre a origem esse texto tem o seguinte comentário...
A origem do mito dos 10% permanece obscura, mas aprendi que tem sido utilizado amplamente como fundamento em muitos cursos de auto-ajuda, como aqueles ministrados pela organização Dale Carnegie. Foi canonizada por ninguém menos do que Albert Einstein, que certa vez aventou essa explicação para a enxurrada de questões acerca de seu brilho mental.

Até
 
Isso poderia então ter sido um mal entendido sobre uma frase irônica de Einstein...

Isso só prova como certas pessoas podem realmente usar só 10% de sua capacidade mental. :roll:
 
Hehehe.... imagina se alguém ai do fórum vira uma celebridade, todas as bobagens e brincadeiras acabam ganhando um ar de supremacia.

:roll:

:D

Até
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo