• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Descubra se cães e gatos podem ser vegetarianos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Fique por dentro dos riscos de uma dieta sem carnes feita em casa e escolha a melhor opção



Para os felinos, alimentação vegetariana é mais perigosa

A alimentação dos pets requer tantos cuidados que muitas vezes o mais fácil e cômodo é comprar rações prontas para cada tipo de raça e porte de cães e gatos.

Se você quer uma vida mais sustentável também para seus bichos de estimação, é sim possível uma dieta natural, mas é preciso saber quais os riscos seus melhores amigos correm se não forem bem nutridos.

Existem muitas opções para quem tem mais tempo para se dedicar à alimentação dos pets, entre elas está a alimentação vegetariana feita em casa.

Vale lembrar que a dieta caseira jamais deve ser feita sem a avaliação de um veterinário especializado em nutrição de cães e gatos. Oferecer uma dieta restritiva, como a vegetariana, sem critérios, pode ser mais perigoso que rações de qualidade duvidosa.

O R7 ouviu alguns especialistas alertam sobre a restrição de carne no cardápio da bicharada e quais cuidados tomar para suprir as necessidades naturais de cães e gatos.

Um deles é o médico veterinário especialista em nutrição de cães e gatos, Aulus Cavalieri Carciofi, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que alerta sobre os riscos do vegetarianismo animal.

- Cães e gatos são carnívoros. As pessoas acabam por convicção pessoal transferindo a ideia do vegetarianismo para seus animais de estimação. Eu sou vegetariano há 20 anos e tenho quatro cães. Eles não seguem uma dieta vegetariana. O metabolismo deles é diferente. Legumes e verduras, para eles, significam apenas fibra.
Gabriela Barroso Netto, médica veterinária do Cantinho do Animal, é contra o vegetarianismo para os felinos, mas diz que para os cachorros, a alimentação é recomendada.

- É possível alimentar um cão com dieta vegetariana, sim. O cão é um carnívoro facultativo, ou seja, uma dieta vegetariana pode ser adaptada às necessidades nutricionais dele. Para os gatos é bem mais complicado. O felino é um carnívoro estrito, ou seja, na natureza sua dieta consiste exclusivamente de presas. Uma dieta vegetariana para os gatos é contraindicada. Eles não conseguem, por exemplo, aproveitar ácidos graxos ômegas 3 e 6 que são de origem vegetal e necessitam dessas gorduras vindas de animais.
Para quem insiste nas comidas vegetarianas para os bichos, Carciofi recomenda muita cautela e acompanhamento de especialistas nesse tipo de alimentação.

- Recebo vários casos de bichos de estimação vegetarianos e com condições nutricionais muito ruins e indico uma mudança na dieta.
Os felinos, segundo Gabriela, têm dificuldade de processar grandes quantidades de carboidratos. Os bichanos até podem ser convertidos ao vegetarianismo, mas não é recomendável e nem seguro. Carciofi concorda, e alerta que os gatos sentem ainda mais falta de carne na alimentação.

Tanto o médico veterinário da Unesp, quanto a veterinária Gabriela alertam sobre uma particularidade dos gatos. Eles não aproveitam betacarotenos, precisam de vitamina A, encontradas somente em tecidos de animais. Para eles, a falta da carne para os gatos também aumentam a falta de taurina, aminoácido essencial aos bichanos, não está presente no reino vegetal. A falta de taurina pode causar até cegueira nos felinos.

A médica veterinária homeopata Fernanda Pecoraro defende que com cuidados, o risco da dieta vegetariana para os gatos deixa de ser tão grave.

- Podemos colocar os gatos em uma dieta vegetariana se todos os cuidados forem tomados e se os proprietários forem conscientes de que um relaxamento na preparação dessa alimentação acarretará em problemas na saúde dos pets pela falta de nutrientes essenciais.
Mudança de hábito: de carnívoro para vegetariano

E os pets que comem ração ou carne também podem ter a dieta alterada para a alimentação vegetariana. Fernanda explica que é necessária uma mudança gradual, dando ao animal o tempo preciso para que ele se acostume com o sabor e com a textura do novo alimento.

A veterinária Gabriela Barroso orienta que também nesse caso uma consulta com especialista em nutrição de cães e gatos é obrigatória.

- Formulada e introduzida a nova alimentação, o animal deve ser submetido a exames clínicos de rotina para avaliar se a dieta não está lhe causando anemia, baixos teores de proteína no sangue, elevação do pH urinário ou alguma outra alteração.

Fonte
 

Deriel

Administrador
Eu fico pensando porque diabos alguém iria fazer uma crueldade dessas com os bichinhos.
 

Neoghoster Akira

Brandebuque
Realmente, tentar mudar a fisiologia e instinto do bicho na base do empurrão é criar um animal faminto e doentio em casa. Na primeira epidemia que der o animal vai cair no cesto. Nutrição correta é 50% da vida dele.

Qualidade de vida mantendo a alimentação de que necessitam é tão essencial para os animais que são fator decisório na hora de eutanasiar ou não. O que siginifica respeitar a característica de carnívoro do animal.
 

Jeff Donizetti

Quid est veritas?
Usuário Premium
Céus, essa história do politica/ecologicamente correto é em geral, além de chata, revoltante.

Uma coisa é o ser humano, teoricamente consciente e racional, optar por ser vegetariano, vegan (ou o que o valha); eu até aceito o direito dessas pessoas criarem os filhos com esse hábito. Agora, querer que um ser de outra espécie, CARNÍVORO na própria acepção da palavra, siga essa dieta é de uma ignorância extrema...

Pra mim isso é um crime igual a abandonar ou maltratar animais. Esses vegetarianos radicais que vão pastar, já que gostam tanto de mato...
 

dermeister

Ent cara-de-pau
Eu fico pensando porque diabos alguém iria fazer uma crueldade dessas com os bichinhos.
Porque são burros e estúpidos (é, tem vezes que é bom simplificar as definições). Se tal pessoa não aguenta a possibilidade de conviver com um animal carnívoro, que crie coelhos!
 

Lyvio

Usuário
Isso é simplesmente absurdo, confesso que nunca imaginei que alguém em san consciência mesmo vegetariano sequer pensaria em tornar seu animal de estimação vegetariano, principalmente cãe e gatos. Mas existe! Meu Deus!

Agir dessa forma não se trata de respeito aos outros animais e protesto contra o abate deles para aliamentação, mas se trata do cúmulo da burrice e do fanatismo.

Realmente é extremamente revoltante, chega a ser ridículo e inaceitável.

Vão criar chinchilas ou coelhos! Como bem disse o Dermeister.
 
Última edição:

Deriel

Administrador
Porque são burros e estúpidos (é, tem vezes que é bom simplificar as definições). Se tal pessoa não aguenta a possibilidade de conviver com um animal carnívoro, que crie coelhos!

Coelhos podem não ser muito seguros também, Monty Python que o diga



 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$100,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo