• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Descoberto como o cérebro recupera velhas memórias

Passolargo

Your face warped in pain...
Cientistas do Hospital for Sick Childrens e da UCLA, no Canadá, localizaram pela primeira vez uma região do cérebro responsável pela armazenagem e recuperação de memórias distantes. A pesquisa foi publicada no último dia 7, no jornal Science.
"Era previamente conhecido que o hipocampo processava a memória recente, mas não que armazenava memórias permanentemente. Agora nós podemos afirmar que é no córtex anterior que as antigas memórias ficam guardadas", disse Paul Franklan, co-autor do estudo, cientista do Hospital for Sick Childrens e professor de psicologia da Universidade de Toronto.

Inicialmente, as memórias para eventos de vida diária parecem depender das redes na região do cérebro chamado o hipocampo. Entretanto, com o tempo, estas memórias tornam-se cada vez mais dependentes das redes na região do cérebro chamada córtex.

"Nós acreditamos que há uma interação ativa entre o hipocampo e córtex, e que o processo de transferência das memórias entre estas duas regiões no cérebro ocorre ao longo de diversas semanas, e provavelmente durante o sono", explica Frankland.

"Agora que nós sabemos onde olhar, estamos uma etapa mais perto de desenvolver drogas para descobrir genes ou processos do cérebro que podem ser relacionados aos desordenamentos da memória," disse Alcino Silva, um dos coordenadores da pesquisa.

Fonte: Terra
 
Tomara que achem cura para a falta de memória ocasional. Passo a vida a esquecer-me de coisas. Acho que isso acontece à maior parte das pessoas, mas dava jeito um remédiozinho... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo