• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Descoberta mensagem secreta de Michelangelo na capela Sistina

Roderick

Banned
Pesquisadores da Universidade de Medicina John Hopkins, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto desenhos secretos de uma parte do cérebro, da medula e dos nervos óticos nas pinturas da capela Sistina, no Vaticano.


Pesquisadores, Michelangelo escondeu os desenhos em uma das representações de Deus enquanto pintava a capela entre 1508 e 1512. As informações são da Scientific American.


get




De acordo com os pesquisadores, Michelangelo além de pintor, escultor e arquiteto era também um anatomista - um segredo que ele ocultou destruindo a maior parte dos seus esquemas e notas.


Contudo, 500 anos depois, os cientistas descobriram ilustrações anatômicas escondidas nas pinturas da capela, um segredo que não foi percebido pelo papa Júlio II, nem diversos religiosos, historiadores e admiradores.


Não é a primeira vez que são encontrados desenhos secretos na famosa capela. Em 1990, o físico Frank Meshberger publicou um artigo no qual descrevia que a cena "Deus cria Adão", no painel central, continha a perfeita ilustração de um cérebro humano.


Na época, ele sugeriu que Michelangelo afirmava que Deus dotava Adão não apenas com vida, mas também com a suprema inteligência humana.

Contudo, agora os pesquisadores Ian Suk e Rafael Tamargo, da John Hopkins, encontraram no painel "Separação da luz da escuridão" desenhos precisos da medula humana, do pedúnculo cerebral e de nervos óticos.
Segundo a reportagem, críticos de arte sempre se perguntaram o motivo de a iluminação do pescoço de Deus neste painel ser diferente das demais pinturas.


Segundo os pesquisadores, não foi um engano do pintor, e sim uma mensagem escondida. Os dois afirmam que as linhas do pescoço traçam precisamente um cérebro humano visto por baixo.


Na roupa do dorso de Deus vista na imagem, os cientistas reconheceram a medula humana, que ascende ao pedúnculo cerebral.


Na cintura, a roupa se dobra de maneira estranha. Segundo os pesquisadores, ali podem ser vistos dois nervos óticos de dois olhos, exatamente como Leonardo Da Vinci registrou em um ilustração de 1487. Os dois artistas eram contemporâneos e familiares do trabalho um do outro.






http://noticias.terra.com.br/cienci...ecreta+de+Michelangelo+na+capela+Sistina.html
 
Última edição:
O Lance do nervo ótico é gritante, me admiro que nunca niguém tenha percebido antes.

By Raphael Silvério
Artsanights
 
O Lance do nervo ótico é gritante, me admiro que nunca niguém tenha percebido antes.

By Raphael Silvério
Artsanights

É bem interessante mesmo, mas acho difícil mesmo alguém ter o percebido, Michelangelo foi um gênio, e essa desenho de Deus baseado na anatomia ficou muito bom, e intrigante.
 
Preciso ver essa imagem em casa, aqui do trabalho é impossível. Mesmo assim, preciso procurar uma imagem mais detalhada.
Enfim, 500 anos depois... Algo me diz que, com tantos avanços na tecnologia, os estudiosos demoraram tanto para perceber isso, imagina quanto tempo demorarão para descobrir outras coisas e o grau de percepção e raciocínio desses caras?
 
Se eu não tivesse com tanta preguiça eu faria minha indicações no desenho e colocaria aqui. De qualquer modo descobri algo que ficaria legal no fórum, aquela ferramenta de desenhar do msn. ^_^

By Raphael Silvério
MultiChats
 
Nossa, muito interessante, Michelangelo era um gênio!
O desenho ficou disfarçado, bastante sutil.
Para quem não viu direito, um close:
09_3ce9a.jpg
http://www.wga.hu/art/m/michelan/3sistina/1genesis/9light/09_3ce9a.jpg
 
Só eu não consigo enxergar nada além do queixo barbudo do cara?
 
Agora eu consegui ver.

Mas, na boa, isso é tipo aquelas imagens de psicanalistas, aqueles borrões de tinta que cada um enxerga o que quer.

Eu poderia olhar para qualquer imagem e encontrar milhões de padrões diferentes que formam segundas, terceiras, quartas e N imagens diferentes.

Pra mim, só porque uma pessoa encontrou um padrão de nervo óptico nessa pintura e o apontou, todos os outros começaram a ver também. E só!
 
Agora eu consegui ver.

Mas, na boa, isso é tipo aquelas imagens de psicanalistas, aqueles borrões de tinta que cada um enxerga o que quer.

Eu poderia olhar para qualquer imagem e encontrar milhões de padrões diferentes que formam segundas, terceiras, quartas e N imagens diferentes.

Pra mim, só porque uma pessoa encontrou um padrão de nervo óptico nessa pintura e o apontou, todos os outros começaram a ver também. E só!

Você tem razão, poderia se definir vários traços, mas quem "viu" o nervo ali merece os parabéns pelo seu "olhar artístico", pois realmente o parece muito.
 
Agora eu consegui ver.

Mas, na boa, isso é tipo aquelas imagens de psicanalistas, aqueles borrões de tinta que cada um enxerga o que quer.

Eu poderia olhar para qualquer imagem e encontrar milhões de padrões diferentes que formam segundas, terceiras, quartas e N imagens diferentes.

Pra mim, só porque uma pessoa encontrou um padrão de nervo óptico nessa pintura e o apontou, todos os outros começaram a ver também. E só!

É, eu também achei que fosse algum tipo de [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia"]Pareidolia[/ame] a tal da "mensagem subliminar". O que eu vi debaixo do pescoço do homem foia silhueta de um homem ajoelhado, com as mãos juntas como uma prece.

Mas se realmente foi intencional do Michelangelo, então deve existir muitos mais detalhes além destes daí.
Arte sacra sempre desperta curiosidade.
 
Só para constar, o estudo da anatomia foi proibido pela Igreja Católica, não só a anatomia como muitas outras ciências (vide o exemplo de Galileu).

Se ele era anatomista tinha mesmo de esconder seus estudos e uma boa maneira de garantir para a posteridade era escondendo.

Se isso é um borrão que pode levar a diferentes interpretações eu não sei, mas se for intencional do pinto criar essa "ilusão" ele o fez muito bem. Demorei para perceber (não sem as indicações de vocês) e além disso a ironia reside no fato de estar pintado justamente nas feições do deus judaico-cristão é bastante interessante e remete a essa atitude da Igreja Católica de monopolizar o conhecimento e explicar o desconhecido (doenças, espaço, forma da terra, corpo humano) através das crenças religiosas (possessões demoníacas e bruxaria eram as mais comuns).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo