• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desastre na Asia desloca o eixo e muda a rotação da Terra

TT1

Dilbert
Ao que parece, o terremoto de 9.0 graus de magnitude que atingiu a Asia, no domingo desta semana, alterou de forma irreversível alguns aspectos da Terra. O Eixo de rotação foi alterado em até 2,5 centimetros e algumas ilhas foram arrastadas 30 metros no mar, alterando a geografia local.


Globo Online disse:
LOS ANGELES - O terremoto asiático seguido de maremoto, ocorrido no domingo, pode ter acelerado permanentemente a rotação da Terra, reduzindo a duração do dia em uma fração de segundo, e feito com que o planeta oscilasse em seu eixo, informaram cientistas norte-americanos na terça-feira.

Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, na Califórnia, teorizou que uma alteração de massa em direção ao centro da Terra, durante o abalo sísmico do domingo, teria feito com que o planeta passasse a girar três micro-segundos, ou milionésimos de segundo, mais rápido, e causado oscilação de cerca de 2,5 centímetros em seu eixo.

Quando uma grande placa tectônica por sob o oceano Índico deslizou por sob a beirada de outra placa, "o efeito foi tornar a Terra mais compacta e fazer com que girasse mais rápido", explicou Gross.

O cientista alega que as mudanças previstas por seu modelo provavelmente são pequenas demais para que se possa detectá-las com base na rede de satélites de posicionamento global que rotineiramente mede as mudanças no giro do planeta, mas disse que os dados podem revelar uma ligeira oscilação.

Os pólos da Terra percorrem uma trajetória circular que normalmente varia em cerca de 10 metros, e assim uma oscilação adicional de 2,5 centímetros provavelmente não causaria efeitos em longo prazo, disse.

- O movimento contínuo está habituado a mudanças. A rotação não é tão precisa. A Terra às vezes se desacelera e altera seu ritmo de rotação - disse o geofísico.

Quando essas minúsculas variações se acumulam, os astrofísicos precisam acrescentar um "segundo bissexto" ao final de um ano, algo que não é realizado há muitos anos, acrescentou.

Os cientistas há muito teorizam que mudanças na superfície da Terra, tais como marés e alterações no lençol freático e no clima, poderiam afetar o giro do planeta, mas não há medições precisas para comprovar a idéia, opinou Hiroo Kanamori, sismologista da Caltech.

- Mesmo para um evento de proporções muito grandes, o efeito é muito pequeno. É muito difícil alterar substancialmente o ritmo de rotação - ", assinalou Kanamori.

O poderoso terremoto que devastou regiões da Ásia e da África moveu de maneira permanente as placas tectônicas localizadas sob o Oceano Indico em até 30 metros, deslocando levemente ilhas próximas a Sumatra, afirmaram nesta terça-feira cientistas dos Estados Unidos.

Uma tsunami provocada pelo terremoto de 9 pontos de magnitude, ocorrido no domingo, ao norte de Sumatra matou aproximadamente 60 mil pessoas em Indonésia, Tailândia, Índia, Malásia, Sri Lanka e Leste da África.

Imagens de satélite mostraram que o movimento das placas sob o oceano deslocaram as Ilhas Nicobar e a Ilha Simeulue por uma distância desconhecida, afirmou o geólogo Ken Hudnut, do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

Embora os dados tenham mostrado que placas a mais de 20 km de profundidade tenham se movido intensamente, os cientistas terão de usar sistemas de posicionamento por satélite nas ilhas para saber com precisão quanto a terra na superfície se moveu, acrescentou Hudnut.

Bizarro :eek:
 
Bizarro é pouco...

Isso me lembra aquelas Centúrias de Nostradamus... Que tem uma relativa à mudança do eixo da Terra...
 
processo de milhares de anos foi acelerado em umas poucas horas, muito bizarro mesmo. podem chegar a 100.000 mortos diretos pela tragédia, segundo fontes internacionais.
 
No Fantástico eles lançaram a polêmica: "Isso pode acontecer no Brasil?" (a resposta foi negativa).
Alguns brasleiros morreram, mas o número de alemães e suecos pelo jeito foi enooorme!
Me deu a maior dó das crianças q perderam toda a família.
Falando em crianças... na tv estão passando umas imagens completamente desnecessárias! Hj eu vi uma gravação onde várias criancinhas estão de mãos dadas com a mãe, então a onda vem e leva 1/2 dos filhos da moça! PRECISAVA PASSAR ISSO NA TV? Td mundo tem noção da tragédia q foi... não precisava me deprimir pleo resto do dia né!

Sem fazer piada, mas esses fenômenos me lembram aqules filmes "the day after" e "the day after tomorrow"...
 
Acredito que 2,5 cm e 30m sejam números bastante grandes, se conseiderarmos a atual movimentação (natural) das placas tectônicas, certo?

Acabo de ver o noticiário na televisão, e me consta que a mudança do eixo foi de 6 e não 2,5 cm...
Anyway, o que importa nessa discussão não são números, certo?

Bom, é bem interessante se a gente pensar que tal fato, com certeza, desencadeará uma série de pesquisas e descobertas, o que abre espaço para alguns cientistas (geografos, geólogos, físicos...) Enfim!!!
 
Afinal, me perdôe a ignorância...mas vai REALMENTE alterar algo no mundo...(pergunta idota, mas não consigo evitar...)
 
é provável que cause algumas alterações climáticas, pelo menos - caso ocorram - a longo prazo.

mas ninguém tem essas respostas ainda, primeiro estão preocupados com os estragos da tragédia.
 
Bowser disse:
2,5 centimetros? 30 metros? Não acham que é muito pouco pra escala global não? :|

2,5 cm e 30 metros fazem muita diferença sim. Se o nível do mar subir 1 metro, vai alaga montes de cidades pelo mundo. Qualquer "saida do padrão" pode ter consequencias catastróficas. :?
 
Folha disse:
Os cientistas italianos calculam que a modificação foi de cerca de 2 milésimos de segundo, o que corresponde a 5 cm ou 6 cm em linha reta (...) "A análise dos dados continua, apesar de estarmos quase seguros da modificação", disse Giuseppe Bianco.

Os cientistas consideram que a variação é muito pequena, por isso não terá repercussões sobre o clima.

idem disse:
Este abalo sísmico é um dos mais fortes já registrados. Houve uma ruptura ao longo da fissura de cerca de 1.000 km de comprimento, e isso gera um deslocamento vertical de cerca de dez metros. O deslocamento no leito marinho gerou este enorme tsunami.

biodiversidade:

idem disse:
"O acidente vai inevitavelmente diminuir os nutrientes da água para animais marinhos. Alguns peixes podem migrar para outros ambientes ou até mesmo desaparecerão das águas tailandesas", disse ele ao jornal
 
Olhem só que ironia: como as tsunamis destruíram muita coisa está agora faltando água potável!Um avião carregado com galões de água saiu aqui do Brasil e epdemias geradas pela falta de recursos que as ondas causaram podem matar mais umas 30 000 pessoas!
 
»¥«Arnostalion»¥« disse:
Bowser disse:
2,5 centimetros? 30 metros? Não acham que é muito pouco pra escala global não? :|

2,5 cm e 30 metros fazem muita diferença sim. Se o nível do mar subir 1 metro, vai alaga montes de cidades pelo mundo. Qualquer "saida do padrão" pode ter consequencias catastróficas. :?

Exemplo: nosso teor de oxigênio de aproximadamente 21% é o ideal para não sufocarmos (menos oxigênio) ou morrermos por combustão espontânea (mais oxigênio).
 
meu unico medo é algum erro nos sistemas de posicionamento inercial usado nas aeronaves... não sei como esse desvio pode afetar as aeronaves indo dos eua para algum pais asiatico nom-stop.
mesmo sendo um desvio pequeno, o acumulo dele pode atrapalhar as coisas...principalmente nas aproximações com operações minimas para voo por instrumento.
 
Bowser disse:
Qualquer "saida do padrão" pode ter consequencias catastróficas.
Os cientistas consideram que a variação é muito pequena, por isso não terá repercussões sobre o clima.
eu num disse? :wink:
As calotas polares estão derretendo, bem pouco é verdade, o que nos faria pensar que não tem repercussão sobre o clima etc... Mas pense nas calotas, ou nesse deslocamento do eixo como um processo... Não fará nada agora, mas vai saber a zica que isso vai dar no planeta daqui uns anos... Se não em engano numa Galileu de uns meses atrás tinha uma notíciazinha sobre o movimento (consequentemente a inversão) dos pólos terrestres... :obiggraz:
 
Berserk disse:
Coitados de nos seres humanos... vamos morrer !! :eek:

Wathever !! 8-)

Não é pra tanto... :roll:
Vamos analisar isso com atenção..

Alguns milionésimos de grau pode ter assustado alguns, mas em escala global é café pequeno pra se preocupar. Isso é mais pras aeronaves que irão pousar naquelas ilhas que ficaram deslocadas pelo maremoto, quando precisarem se guiar por instrumentos. Afinal de contas, mesmo sendo 30m não se pode desprezar...

Se o eixo da Terra tivesse saído dos atuais 23°27' pra uns 30° aí sim seria algo bem mais significativo.

Em caso de aumento no eixo teríamos verões e invernos cada vez mais intensos e maior instabilidade climática. Pra se ter uma vaga idéia, com 30° obrigaria os geográfos a deslocar a linha imaginária do trópico de Capricórnio que atualmente passa pela cidade de São Paulo para Porto Alegre e no caso dos países escandinavos a exceção da Dinamarca, todos eles estariam acima do Circulo Polar Ártico que assim como o Antártico sofreria o mesmo deslocamento.

Por outro lado, se fosse de exatos simplesmente não haveria as estações do ano, porque a duração do dia em todos os lugares do mundo seria exatamente igual. Os ventos seriam muito mais fracos, a temperatura do planeta seria praticamente estável e não haveria a migração de aves, insetos e peixes tão dinâmica como vemos atualmente, exceto nos casos por degradação ambiental. Seria uma realidade bem diferente da atual.

Mas se o eixo chegasse aos 90°, seria um verdadeiro inferno viver aqui. Teríamos numa determinada época o polo Norte recebendo continuamente 24hs de Sol estando totalmente perpendicular aos raios solares. Isso é o mesmo que a estar ao meio-dia na linha do Equador, mas com a diferença que o Sol ficaria naquela posição 24hs seguidas e nem é preciso dizer que isso provocaria o completo derretimento da calota polar de tanto calor, matando qualquer forma de vida que estivesse lá. Já o polo sul ficaria totalmente as escuras num frio intenso de proporções jamais enfrentadas. Depois de 6 meses ocorreria justamente o inverso. E mesmo a região equatorial tal como a conhecemos jamais teria aquele calor o tempo todo. Oscilaria ao longo do ano desde o clima equatorial ao polar. Ainda assim seria em tese a única região do planeta com alguma possibilidade remota de se viver.

Mas por enquanto em escala global não há muito com que se preocupar com a pequena mudança ocorrida. Na pior das hipóteses se houver alguma defasagem no calendário, esta será corrigida mais adiante com mais um dia adicional.
 
o arco modificado foi de 6cm.... isso da 0.002'' em suma praticamente coisa nenhuma..... todos os anos os continentes se afastam uns cm ... a lua esta se afastando da terra ... todas essas coisas nao fazem muita diferença... o dia diminuiu milesimos de segundos... mas nada significante o suficiente pra qualquer um de nos se preocupar... a variaçao foi muito pequena... em milhoes de anos... depois de milhares de terremotos tao grandes quanto esse pode ser q haja uma variaçao consideravel... mas nada q agora venha a nos preocupar...


abraços Dwarf
 
Nada que agora venha preocupar né..
tudo bem que a tendencia são fenomenos parecidos e de outros tipos acontecerem com maior frequencia
as coisas nao vao se tornar tao insignificantes

é o que nostradamus disse...

e para o povo tailandes, para o do sri lanka, isso é o proprio apocalipse

se a terra esta mudando de eixo, ela pode provocar mais e mais desses tipos de desastres ( ainda no se sab se foi o desastre q provocou a mudança ou a mudança provocou o desastre)
 
Faz muita diferença. Acelerar um processo de milhares de anos para alguns segundos é extremamente preocupante
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo