1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Desastre na Asia desloca o eixo e muda a rotação da Terra

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 29 Dez 2004.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Ao que parece, o terremoto de 9.0 graus de magnitude que atingiu a Asia, no domingo desta semana, alterou de forma irreversível alguns aspectos da Terra. O Eixo de rotação foi alterado em até 2,5 centimetros e algumas ilhas foram arrastadas 30 metros no mar, alterando a geografia local.


    Bizarro :eek:
     
  2. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    Bizarro é pouco...

    Isso me lembra aquelas Centúrias de Nostradamus... Que tem uma relativa à mudança do eixo da Terra...
     
  3. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Coitados de nos seres humanos... vamos morrer !! :eek:

    Wathever !! 8-)
     
  4. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Pode ocorrer de um dia a Terra finalmente se rebelar e destruir de uma vez os humanos que a parasitam...
     
  5. Orion

    Orion Jonas

    processo de milhares de anos foi acelerado em umas poucas horas, muito bizarro mesmo. podem chegar a 100.000 mortos diretos pela tragédia, segundo fontes internacionais.
     
  6. Eloredanna

    Eloredanna Usuário

    No Fantástico eles lançaram a polêmica: "Isso pode acontecer no Brasil?" (a resposta foi negativa).
    Alguns brasleiros morreram, mas o número de alemães e suecos pelo jeito foi enooorme!
    Me deu a maior dó das crianças q perderam toda a família.
    Falando em crianças... na tv estão passando umas imagens completamente desnecessárias! Hj eu vi uma gravação onde várias criancinhas estão de mãos dadas com a mãe, então a onda vem e leva 1/2 dos filhos da moça! PRECISAVA PASSAR ISSO NA TV? Td mundo tem noção da tragédia q foi... não precisava me deprimir pleo resto do dia né!

    Sem fazer piada, mas esses fenômenos me lembram aqules filmes "the day after" e "the day after tomorrow"...
     
  7. meerah_vanya

    meerah_vanya Usuário

    Acredito que 2,5 cm e 30m sejam números bastante grandes, se conseiderarmos a atual movimentação (natural) das placas tectônicas, certo?

    Acabo de ver o noticiário na televisão, e me consta que a mudança do eixo foi de 6 e não 2,5 cm...
    Anyway, o que importa nessa discussão não são números, certo?

    Bom, é bem interessante se a gente pensar que tal fato, com certeza, desencadeará uma série de pesquisas e descobertas, o que abre espaço para alguns cientistas (geografos, geólogos, físicos...) Enfim!!!
     
  8. Kerdied

    Kerdied Usuário

    Afinal, me perdôe a ignorância...mas vai REALMENTE alterar algo no mundo...(pergunta idota, mas não consigo evitar...)
     
  9. Orion

    Orion Jonas

    é provável que cause algumas alterações climáticas, pelo menos - caso ocorram - a longo prazo.

    mas ninguém tem essas respostas ainda, primeiro estão preocupados com os estragos da tragédia.
     
  10. Arnostalion ¥

    Arnostalion ¥ Usuário

    2,5 cm e 30 metros fazem muita diferença sim. Se o nível do mar subir 1 metro, vai alaga montes de cidades pelo mundo. Qualquer "saida do padrão" pode ter consequencias catastróficas. :?
     
  11. Orion

    Orion Jonas

    biodiversidade:

     
  12. Bagrong

    Bagrong RaG

    Olhem só que ironia: como as tsunamis destruíram muita coisa está agora faltando água potável!Um avião carregado com galões de água saiu aqui do Brasil e epdemias geradas pela falta de recursos que as ondas causaram podem matar mais umas 30 000 pessoas!
     
  13. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Exemplo: nosso teor de oxigênio de aproximadamente 21% é o ideal para não sufocarmos (menos oxigênio) ou morrermos por combustão espontânea (mais oxigênio).
     
  14. TT1

    TT1 Dilbert

    Incrível. Voce é praticamente um gênio da ciência :clap:
     
  15. Omykron

    Omykron far above

    meu unico medo é algum erro nos sistemas de posicionamento inercial usado nas aeronaves... não sei como esse desvio pode afetar as aeronaves indo dos eua para algum pais asiatico nom-stop.
    mesmo sendo um desvio pequeno, o acumulo dele pode atrapalhar as coisas...principalmente nas aproximações com operações minimas para voo por instrumento.
     
  16. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    As calotas polares estão derretendo, bem pouco é verdade, o que nos faria pensar que não tem repercussão sobre o clima etc... Mas pense nas calotas, ou nesse deslocamento do eixo como um processo... Não fará nada agora, mas vai saber a zica que isso vai dar no planeta daqui uns anos... Se não em engano numa Galileu de uns meses atrás tinha uma notíciazinha sobre o movimento (consequentemente a inversão) dos pólos terrestres... :obiggraz:
     
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não é pra tanto... :roll:
    Vamos analisar isso com atenção..

    Alguns milionésimos de grau pode ter assustado alguns, mas em escala global é café pequeno pra se preocupar. Isso é mais pras aeronaves que irão pousar naquelas ilhas que ficaram deslocadas pelo maremoto, quando precisarem se guiar por instrumentos. Afinal de contas, mesmo sendo 30m não se pode desprezar...

    Se o eixo da Terra tivesse saído dos atuais 23°27' pra uns 30° aí sim seria algo bem mais significativo.

    Em caso de aumento no eixo teríamos verões e invernos cada vez mais intensos e maior instabilidade climática. Pra se ter uma vaga idéia, com 30° obrigaria os geográfos a deslocar a linha imaginária do trópico de Capricórnio que atualmente passa pela cidade de São Paulo para Porto Alegre e no caso dos países escandinavos a exceção da Dinamarca, todos eles estariam acima do Circulo Polar Ártico que assim como o Antártico sofreria o mesmo deslocamento.

    Por outro lado, se fosse de exatos simplesmente não haveria as estações do ano, porque a duração do dia em todos os lugares do mundo seria exatamente igual. Os ventos seriam muito mais fracos, a temperatura do planeta seria praticamente estável e não haveria a migração de aves, insetos e peixes tão dinâmica como vemos atualmente, exceto nos casos por degradação ambiental. Seria uma realidade bem diferente da atual.

    Mas se o eixo chegasse aos 90°, seria um verdadeiro inferno viver aqui. Teríamos numa determinada época o polo Norte recebendo continuamente 24hs de Sol estando totalmente perpendicular aos raios solares. Isso é o mesmo que a estar ao meio-dia na linha do Equador, mas com a diferença que o Sol ficaria naquela posição 24hs seguidas e nem é preciso dizer que isso provocaria o completo derretimento da calota polar de tanto calor, matando qualquer forma de vida que estivesse lá. Já o polo sul ficaria totalmente as escuras num frio intenso de proporções jamais enfrentadas. Depois de 6 meses ocorreria justamente o inverso. E mesmo a região equatorial tal como a conhecemos jamais teria aquele calor o tempo todo. Oscilaria ao longo do ano desde o clima equatorial ao polar. Ainda assim seria em tese a única região do planeta com alguma possibilidade remota de se viver.

    Mas por enquanto em escala global não há muito com que se preocupar com a pequena mudança ocorrida. Na pior das hipóteses se houver alguma defasagem no calendário, esta será corrigida mais adiante com mais um dia adicional.
     
  18. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    o arco modificado foi de 6cm.... isso da 0.002'' em suma praticamente coisa nenhuma..... todos os anos os continentes se afastam uns cm ... a lua esta se afastando da terra ... todas essas coisas nao fazem muita diferença... o dia diminuiu milesimos de segundos... mas nada significante o suficiente pra qualquer um de nos se preocupar... a variaçao foi muito pequena... em milhoes de anos... depois de milhares de terremotos tao grandes quanto esse pode ser q haja uma variaçao consideravel... mas nada q agora venha a nos preocupar...


    abraços Dwarf
     
  19. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Nada que agora venha preocupar né..
    tudo bem que a tendencia são fenomenos parecidos e de outros tipos acontecerem com maior frequencia
    as coisas nao vao se tornar tao insignificantes

    é o que nostradamus disse...

    e para o povo tailandes, para o do sri lanka, isso é o proprio apocalipse

    se a terra esta mudando de eixo, ela pode provocar mais e mais desses tipos de desastres ( ainda no se sab se foi o desastre q provocou a mudança ou a mudança provocou o desastre)
     
  20. TT1

    TT1 Dilbert

    Faz muita diferença. Acelerar um processo de milhares de anos para alguns segundos é extremamente preocupante
     

Compartilhar