• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desarmamento: você vai votar! (Enquete atualizada.)

O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?

  • Sim

    Votos: 47 41,6%
  • Não

    Votos: 63 55,8%
  • Nulo

    Votos: 3 2,7%
  • Branco

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    113
Re: Desarmamento: você vai votar!

É realmente um belo mundo pelo qual vc pretende lutar: todo mundo armado até os dentes. Tcharam!

Nossa, viver em sociedade é uma merda mesmo.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Não digo até os dentes, mas com a possibilidade de possuir um meio de defesa próprio e eficaz.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Eu acho certo eles proibirem as armas!
Como vc quer defender uma tese de violencia com mais violencia, como a joy falou
nao tem como o bandido saber se voçe tem a arma ou nao!
E outra por mais nobre que seja a pessoa , voçe nunca sabe por quais situaçoes essa pessoa pode passar, tendo em vista quem ela pode matar algume, matar ate o proprio bandido nao dando a pena que ele realmente merece. ! E se o pai vamos dizer no carro tem um genro loco, e vai e pega a arma dele, muitos fatores assim pode acontecer! Devemod proibir as armas e melhorar no policiamento e coisas do genero, sim eu sei que o govewrno nao vai fazer nadad a respeito, mas como vc quer acabar com uma violencia com a propria viloencia como meio de defesa???
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Ah, não vou repetir o que eu já disse anteriormente, e que está explícito no primeiro post :roll:
 
Última edição:
Re: Desarmamento: você vai votar!

Ana Lovejoy disse:
É isso aí, garotão. Até que infelizmente o acidente aconteça com alguém próximo a vc.

É aquela velha história: o egoísmo impera até que doa no nosso pé. Viver em sociedade é difícil...
E quem se ferra por não poder se defender? Tirar a defesa dessa gente não é egoísmo também? Não podemos se esquecer dos dois lados da moeda.

Anyway, eu tenho um tio que se machucou limpando a arma. A bala raspou no joelho e teve um monte de problemas. E ele é contra o desarmamento.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

É mais facil proibir algo que foi desenhado para proteger infligindo danos do que concientizar que uma arma em mãos treinadas e com conciencia das consequencias JAMAIS causam dano.

Pessoas que tem treinamento com armas sabem que guardar arma só travada e sem munição.

Pessoas com desequilibrio emocional são perigosas no transito. você não sabe se ela vai querer se matar causando um acidente e levando você e todo mundo em volta junto.
Um isqueiro é mortal. Brinque com um isqueiro e com material inflamavel. Bum....

Utopia é mencionar que armas custam $$. Carros são de graça? :think:

Qualquer coisa na mão de uma pessoa mal intensinada é uma arma pronto para matar.
Um cachorro treinado para MATAR é mais letal que uma arma.

É mais perigoso você manter um cachorro com criança pequena (excluindo as raças que são doceis e bem criados) do que uma arma.

existem mitos em relação as armas. Existe toda uma propaganda por cima para proibir que pessoas de bem, com treinamento, porte e colecionadores percam o direito adiquirido.

existe diferença entre uma má informação (no caso da politica de desarmamento) e a desinformação (armas matam (duh, carros também. e em um numero beeeeeeeeeeeeem maior)).

Uma pessoa com total ciencia do funcionamento de uma arma
1- nunca atira para cima (tudo que sobe desce)
2- nunca mantem a arma destravada e carregada (shit happens)
3- nunca mantem o dedo no gatilho
4- nunca aponta ela para ninguem.

Armas custam dinheiro. Entendeu o motivo do "utópica"?
treinar pessoas a usar um carro direito é mais caro ainda.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Não... há de se repetir...

O meu voto é a favor do desarmamento.


Arma não é sinônimo de defesa, pelo contrário. O curioso é que as pessoas acreditam que arma pode ser mais do que uma simples "arma", mas sim algo que determine o grau de desenvolvimento de um país. Basta olhar o que tem de artigo pela Internet afora citando os números canadenses e suiços.

Não se faz paralelo cultural e nem social ao fazer tacanhas comparações.

Não existe como se educar uma massa de milhões em torno de uma aprendizagem sobre o uso de uma arma. Está na hora de medidas emergenciais, a base está falida, é utopia dizer que a edução em relação ao uso de armas de fogo é a solução.

O Deriel citou uns dados que estão nos mais variados meios de comunicação todos os dias no outro tópico, mas vcs os ignoram, ignoram fatos. :|

Outro ponto é que as relações entre armas vs carros não é válida na medida que a sociedade usurfrui em larga escala de automóveis como meio de locomoção, a estrutura e a necessidade é diferente.

Uma sociedade armada é quase que um prelúdio de uma guerra civil, é algo que não desejo a futuras gerações.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

É como tirar a arma do mocinho no duelo final de um filme de bang bang, para evitar um possível acidente.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Acho que os que são contra desarmamento podem deixar de lado os eufenismos e deixar de falar "cidadão de bem" e falar logo burgueses. Já que só esses tem direito a propiedade no Brasil.

Isso não é uma guerra, o desarmamento não vai parar com o crime organizado, ja que nesse caso o buraco é mais embaixo e não há interesse das autoridades em ter o problema resolvido, mas já é um avanço pra evitar crimes banais, e etc.]

Ps: O post inicial é uma coletanea de falacias.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Vovin disse:
Acho que os que são contra desarmamento podem deixar de lado os eufenismos e deixar de falar "cidadão de bem" e falar logo burgueses. Já que só esses tem direito a propiedade no Brasil.
Um indíviduo inocente que é assaltado ou assassinado sempre será do bem, independente de ser da burguesia da nobreza ou do clero.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Omykron disse:
É mais facil proibir algo que foi desenhado para proteger infligindo danos do que concientizar que uma arma em mãos treinadas e com conciencia das consequencias JAMAIS causam dano.

Opa, peræ. Quer defender seu direito de carregar armas pra cima e pra baixo até vai, mas não esqueça NUNCA que armas foram criadas para machucar e matar. Quando necessário, é para isso que elas são utilizadas. E não me venha com a balela do trânsito de novo, porque carros não foram projetados para passar por cima de gente. Eu já falei isso para o Vela, aparentemente parece que você não leu o post ou simplesmente não entendeu.

Omykron disse:
Pessoas que tem treinamento com armas sabem que guardar arma só travada e sem munição.

É, então de onde vem dados como o do SUS?

ao longo da década de 90, as mortes por armas de fogo foram crescendo. Em 1991, elas correspondiam a 20,9% do total de óbitos por causas externas. Em 2000, passaram a 29,95%, já superando as mortes provocadas por acidentes de trânsito. Estamos falando de algo perto de 40 mil óbitos por ano.

Aliás, os mocinhos que falam que carro mata mais que armas, leram os dados de 2000?

:roll:

Omykron disse:
Pessoas com desequilibrio emocional são perigosas no transito. você não sabe se ela vai querer se matar causando um acidente e levando você e todo mundo em volta junto.
Um isqueiro é mortal. Brinque com um isqueiro e com material inflamavel. Bum....

:blabla:

já dei minha opinião, inclusive baseada em números.

Omykron disse:
Utopia é mencionar que armas custam $$. Carros são de graça? :think:

Gee, olha o tipo de contra argumento absurdo que vc apresenta. Ok, então vamos por partes. E em caixa alta para me fazer entender. =]

VOCÊS ALEGAM QUE DEVEMOS TER DIREITO DE PORTE DE ARMA PARA NOS PROTEGER. Nesse caso, a proteção deveria ser para todos, e não só para uma minoria que tem dinheiro o suficiente para proteger o próprio rabicó. Então não estamos pensando em sociedade mas só em nós mesmos.

NINGUÉM AQUI ESTÁ ALEGANDO QUE PRECISA DE UM CARRO PARA SE PROTEGER. Sacou? A questão do carro não é "Vocês estão tirando meu direito de me proteger". Aliás, não sei porque vocês batem tanto nessa comparação que não tem nada a ver. E sim, carro é caro e felizmente nem todo mundo tem grana pra comprar, senão o trânsito seria um horror :dente:

Omykron disse:
Qualquer coisa na mão de uma pessoa mal intensinada é uma arma pronto para matar.
Um cachorro treinado para MATAR é mais letal que uma arma.

Com a diferença que cachorros são condicionados a isso (o que eu acho estúpido, btw) e armas são feitas para MATAR E FERIR. Não é uma questão de o que é mais letal do que a arma, porque se jogar de um prédio também é letal. Mas aí já é questão d'o Homem fazendo uso errado de uma coisa, já a arma, o uso correto é ATIRAR ou seja MATAR/FERIR.


Omykron disse:
É mais perigoso você manter um cachorro com criança pequena (excluindo as raças que são doceis e bem criados) do que uma arma.

Sim, isso é óbvio. :wall:
E é por isso que pais evitam o contato de seus filhos com cachorros que não são dóceis, né? :roll:

Omykron disse:
existe diferença entre uma má informação (no caso da politica de desarmamento) e a desinformação (armas matam (duh, carros também. e em um numero beeeeeeeeeeeeem maior)).

Poisé, parece que o desinformado agora é você...

Omykron disse:
Uma pessoa com total ciencia do funcionamento de uma arma
1- nunca atira para cima (tudo que sobe desce)
2- nunca mantem a arma destravada e carregada (shit happens)
3- nunca mantem o dedo no gatilho
4- nunca aponta ela para ninguem.

Como já perguntei antes: e por que será que os acidentes continuam acontecendo, né? :)


Omykron disse:
treinar pessoas a usar um carro direito é mais caro ainda.

Nossa, lá vem vc com essa coisa esdrúxula do carro de novo... É um desejo reprimido, é?


str1ker disse:
Um indíviduo inocente que é assaltado ou assassinado sempre será do bem, independente de ser da burguesia da nobreza ou do clero.

Aí é que está a diferença: nem todo indivíduo inocente terá uma arma, o que será restrito a uma minoria que tem acesso a esse tipo de coisa porque tem dinheiro.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Concordo com o que foi dito por alguns: arma não é sinônimo de defesa. Acho sim que a arma gera uma falsa auto-confiança na pessoa que a possui, que pode achar que tem controle de situações inusitadas e perigosas, como em assaltos, só por ter esse objeto "em mãos", porém se der para pegá-la a tempo, já será uma grande coisa.

A cruel verdade é que os bandidos estão cada vez mais abusados e inusitados, os atos de violência e atentados podem acontecer em qualquer lugar e à qualquer hora, e esses, geralmente ocorrem quando a pessoa menos espera. Você pode estar tomando banho em casa e ser surpreendido por um assaltante, e acho que ninguém anda com a arma 24 horas por dia na cintura, na bolsa, para baixo e para cima, no supermercado, no shopping, na casa de amigos, andando de bicicleta, porque nem todas situações permitem que você tenha ela consigo. Ninguém leva a arma quando vai para o banho ou deixa ao lado do prato enquanto come.

É lógico que não existem somente as armas de fogo, e que como foi citado, uma faca pode se tornar uma arma fatal, do mesmo jeito que qualquer objeto com determinadas características também podem ser uma arma, porém a arma de fogo pode matar à distância e foi criada exatamente para isso. Acidentes de carro, por exemplo, não acontecem propositalmente, como o disparo de uma arma.

Acho que as armas foram feitas para o uso de policiais, ou qualquer outra autoridade que lide com a nossa (frágil) segurança, e não para ficar dando sopa na cômoda do quarto, no guarda-roupas, embaixo do colchão, no carro, ou em qualquer outro lugar onde uma pessoas possa ter imaginação para achar que sua arma está segura e escondida de todo mundo.

Arma de fogo é coisa séria e deve ser tratada como tal....

Eu voto à favor do desarmamento!!:stop:
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Mais uma vez, estarei à disposição do TRE para este plebiscito ... presidente da seção ... Que bom q será uma votação tranquila!! =]
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Varatar disse:
Mais uma vez, estarei à disposição do TRE para este plebiscito ... presidente da seção ... Que bom q será uma votação tranquila!! =]

Ihh Varatar vai perder o domingão para trabalhar, tudo bem que é para uma boa causa, mas deve ser um saco ficar o dia todo lá...
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Sim vou votar a favor do desarmamento. E se você não viesse com essa propaganda - desculpe vela, mas é uma propaganda muito baixa do estilo Ratinho, sensacionalista e de mau gosto - eu não escreveria o que vou escrever agora.

Vamos rever Tiros em Columbine.

Há uma comparação ali. Entre Canadenses e Americanos. Ambos tem o direito de usar armas. Mas entre os canadenses não há tanta zona entre as pessoas de boa indole usando armas. Na verdade as casas deles ficam abertas e não trancadas: a psique deles não está em constante alerta/paranóia, e definitivamente não vão ficar sempre preparados para uma invasão. E com essa mentalidade, na verdade, mesmo que todo mundo tenha uma arma, um assaltante sabe que o dono da casa não vai estar preparado. E convenhamos: uma pessoa assim vai ter menos chances de fazer besteira do que um paranóico.

Em qual dos perfis NOSSA sociedade se encaixa melhor?

Por mais que tenhamos trocentos *F*U*S*A espalhados pelo nosso fórum, desculpe dizer, mas NOSSA índole é bem mais pavio curto (e pior) que dos americanos. Vivo repitindo: somos muito mais parecidos com os americanos pelo menos na parte ruim bélica. No cenário mundial é o que faz a Coréia e o Iraque continuarem a querer ter sua bomba atômica (meu nome é Eneas) para se defender dos EUA. E aí voltamos a ter mais armas do que remédios contra a AIDS, dinheiro a ser investido vai em indústria de armas do que nas indústrias de países

Sei que vocês vão ficar fazendo birra, com aquelas imagens de americano é burro, americano pensa que é dono do mundo, que é dono da verdade, etc..

Comparações entre EUA e Brasil: 50% dos americanos são conservadores e apóiam Bush. No Brasil, se tivessemos uma eleição com Getúlio Vargas no páreo, 80% seriam conservadores (saudosismo). A ditadura é confortável comparado com o "caos" atual (ver a entrevista atual no insonia)

Em geral no trânsito, o Curunir pode atestar, os americanos são muito educados e não saem atropelando as pessoas. São muito poucas as pessoas que fazem algo errado e tem certeza absoluta de que estão certas.

Aqui, a regra é que mesmo quando uma pessoa está errada, ela quer estar certa. Tipo, faz conversão proibida, alguém leva um susto e buzina como alerta: vai dizer que não é normal a pessoa que fez besteira xingar o que buzinou alertando?

Isso você todo mundo vê por aí. Não é necessário jornais sensacionalistas para saber que de cada 10 pessoas, 9 fazem alguma contravenção e ficam arranjando justificativas para si próprias, e dessas nove 5 ao menos tem a certeza de que na verdade estão certas.

Em termos de gente que morre por conta de armas. Vamos dizer que sim, algo assim já aconteceu com alguns vizinhos. O que na verdade não me é uma surpresa, já que afinal de contas, é apenas questão estatística, como futebol: se todo mundo pratica futebol, não é surpresa que tenhamos cinquenta times de craques. Como minha vizinhança é aquela que aparece de vez em quando no Aqui e Agora, e com certeza tem um monte de gente querendo se proteger e arranjando arma só pra isso (nao são todos traficantes) então acontece. Faz parte (da estatística)

Como muita gente aqui tem carro e já viu testemunhou o comportamento violento e não-quero-nem-saber-estou-certo-e-pronto! e sabe que é o "normal", então não é novidade que eu também conheça, correção, conhecia um rapaz promissor, um pai de família e seu filho recém nascido morreram todos por conta não dos automóveis, mas por conta de que somos um país onde o errado é o certo, e o certo é o errado. Ah, outro dia, em frente de casa um menino de 14 anos na garupa de uma moto morreu, porque um carro atravessou o farol vermelho.

Bem, na verdade, no últimos dois anos, tem 3 chegados que morreram de mortes naturais, e 3 chegados que morreram de mortes "acidentais". Bem um dos chegados de morte natural na verdade foi incompetencia do hospital onde tava fazendo check-up e eles nào souberam que ele estava tendo infarto. :roll:

(Pensando com botões, tenho todos os requisitos para ficar puta da vida pegar uma arma e sair matando todos os caras que acabaram por matar - querendo ou não - chegados meus.)

Deixo entre parênteses, porque acidente só acontece se todo mundo faz certinho e mesmo assim algo escapa do controle. Tipo, você faz a revisão do carro e a peça substituída foi justo o 0,0001% da produção que podia ter falha. Quando você está no farol bonitinho, e cai um avião na sua cabeça.

Não são acidentais a grande maioria dos acidentes a meu ver. Se houve erro proposital de uma das partes, ela assumiu o risco de se prejudicar e prejudicar outros. É como ficar bêbado e dirigir. É crime culposo, mas não doloso.

Mas vamos deixar isso de lado. O ponto é que temos uma POPULAÇÃO totalmente despreparada para ter a responsabilidade de ter uma arma. Já fazemos bastante estrago com os carros (que como Ana observou não são feitos para matar).

Os EUA tem sistema de transporte público que é uma lástima. Se você não tem carro, você fica imobilizado praticamente! Lá em 2001, tiveram 42 mil mortes em acidente de carro. Aqui, por ano temos 45 mil por ano.

Estamos empatados, mas com um diferencial: nos EUA é NECESSÁRIO você ter um carro, pois o sistema de transporte público é muito muito muito ruim. Sem carro praticament você fica isolado em casa. Na verdade, se o sistema de aquecimento da casa pifar (em caso de algum desastre afetar eletricidade), o carro é seu salvavidas. É natural, como eu disse, se o número de qualquer coisa é muito grande que o número de eventos relacionados a coisa também seja grande (futebol no Brasil = muitos craques).

Se no Brasil TODO MUNDO tivesse um carro como nos EUA, então a coisa ia ficar muito mais feia. Ainda mais com nossa mentalidade de "eu estou certo, mesmo quando faço errado e se alguém reclamar vou mandar tomar no ...". Não seria uma progressão aritmética, seria uma progressão exponencial.

Então vejamos: temos beeem menos carros e conseguimos matar o mesmo número de gente no trânsito que os americanos poluidores-que-não querem-Kyoto.

Temos menos conscientização, educação e fundo cultural para manejo de armas. Então "Dia de Fúria" que não acontece nos jornais de lá com frequência maior que uma vez por ano (se é que acontece porque não li nada disso enquanto estive por lá! E isso já com porte de armas, uma porrada de texanos que adoram armas, etc), enquanto que aqui temos mesmo sem a cultura de portar armas, sem a legalização do porte, etc., ou seja, teoricamente temos um número irrisório comparado com os EUA de "gente de bem que tem armas", e já temos o material bastante para Ratinhos e Urubus de plantão fazerem a festa!

Se o pessoal do desarmamente usa o medo como arma para termos armas, então uso estatísticas atuais, cenário atual do Brasil e dos EUA, e claro, projeções do que pode vir a acontecer. O medo se torna consequência, mas definitivamente não quero passar medo. São só fatos, e não fantasmas e projeções de coisas que podem acontecer independente dos números serem pequenos.

Perder pessoas sempre é doloroso. Não melhora com o tempo (ainda bem, senão quer dizer que fiquei insensível). Perdi por besteira no trânsito, por cabeça quente numa discussão (ou seja, mais besteira).

Entrei aqui na Valinor para desestressar, no máximo só discutir esse tipo de coisa em termos teóricos, mas logo no primeiro mês o que me marcou foi a noticia de Luz Lanis - a garota compreensiva e que gostava de salvar vidas como bombeira e que lamento nunca ter conhecido - que faleceu com bala perdida atirada. Sim, agora você também tem uma pessoa que conhece (ou podia ter conhecido) e que morreu por besteira. Mesmo que tenha sido um traficante ignorante, não foi em assalto ou estupro: foi por besteira.

Não, acho que medo é a pior forma de se lidar com isso. Os fatos é que Vela perguntou se há gente conhecida que morreu. Talvez você não tenha agora. Ou talvez tenha, mas simplesmente não sabe. Até de Lanis raramente ouço algum dos amigos dela falar, acho que eu sou a que mais fala dela no Fórum, eu que nunca a conheci. É não é desnaturado ao contrário: eu vivo me esquecendo que dia meu pai faleceu. Por um motivo ou outro, como a pessoa nao está aqui, e tendemos/queremos a esquecer. Porque dói talvez.

Se é ruim alguém matar alguém que você amava e você não pode fazer nada para proteger a pessoa, imagine o quanto é ruim alguém matar sem querer a pessoa?

O fato é que você usa um argumento tão ruim para rebater outro argumento ruim. Sim, você pode ter tido a chance de evitar o desastre com sua arma Vela. Caso isolado. Você se lembra de outros casos isolados.

Eu me lembro de acidentes fatais para meus chegados. "Coisas que acontecem". Alguns com carros, outros com armas de fogo. Novamente, casos isolados. Mas no meu caso, há números que corrobolam meu ponto. As estimativas e previsões não são baseadas em MEU fato isolado.

Dá para estimar o que vai acontecer caso sejam legalizados, com o panorama brasileiro atual totalmente paranóico "não tenho paciência com ninguém", "não interessa! eu estou certo!" das pessoas. Coisas de "Dia de Fúria", não acontecem nos EUA, lá é exagero mesmo. Só um caso em um milhão, afinal o pessoal lá é mais tranquilo, normalmente gostam de respeitar a lei, até o Ronald Reagan sendo o FDP que foi pagava direitinho o Imposto de Renda todo ano (200 milhões de dólares no último antes de morrer). As pessoas são menos feitas de palhaço, e assim, ficam menos irritadas, P da vidas, paranóicas e perigosas. Os que ficam podem ter predisposição, assim como tem gente que tem predisposiçao a cancer, a leucemia...

Nosso cenário não é propício para darmos brinquedos perigosos para tanta gente P da vida. até agora, só descontamos uns nos outros, e não nos caras certos.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Suel*** disse:
Ihh Varatar vai perder o domingão para trabalhar, tudo bem que é para uma boa causa, mas deve ser um saco ficar o dia todo lá...
Que nada, é super maneiro!!!
Vc conhece um bocado de gente ... mas é legal quando é eleição pra presidente ou prefeito. Tem gente q leva super a sério, mó engraçado! É bem divertido!! Várias gurias, e talz ...

Pelo menos é um domingo bastante atípico ....
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Suel*** disse:
Pois é Varatar, nada melhor do que sair a rotina...:lol:
Os mesários geralmente são formados por uma galera jovem, então se vc souber lidar e mentiver a responsabilidade, acaba virando um programa de domingo tão bom quanto outro qualquer ...

Pior é q eu nem pensei sobre a questão do desarmamento ... :mrgreen:
Eu sempre me torno bastante imparcial em eleições, acabo por não defender fortemente nenhum dos pontos de vista ... resumindo, ainda ñ sei se voto contra ou a favor.
Vou dar uma lida no tópico, de repente fortaleço uma das opções ... :think:
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Se fossemos canadenses eu votaria contra o desarmamento. Mas aí não ia sentir necessidade. Talvez por hobby, mas não por necessidade.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Bowser disse:
Eta mania do pessoal de "eu-sou-incapaz-então-todo-mundo-deve-ser"

Não, a mania é de "Que merda, lá vamos nós pagar pela incapacidade dos outros" :)

Enfim, se o discurso de vocês fossem sobre tirar liberdade de escolha, eu até apoiaria. Mas essa merda toda de "Eu quero meu direito de me defender" é ridícula, como já citei por aqui, existem outras formas menos arriscadas de se defender.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo