• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: Os HoME em português nos próximos 10 anos?

Em quanto tempo sai os livros


  • Total de votantes
    54

Elrond

"OFF" it will last two months
Sabemos que a tradução dos HoME para o português é algo difícil de acontecer. Não sabemos quando e se vai realmente um dia de termos o privilégio de tais obras publicadas no Brasil.

Tecnicamente eu acho que é possível a traudução (não sei o que vc acha), com relação ao tempo, eu acredito que possa sair em menos de 10 anos; mas enfim...

será que nos próximos 10 anos poderemos ter uma surpresa legal?
 
Difícil. O problema é que Christopher não quer vender os direitos de jeito nenhum, e os herdeiros parecem seguir essa linha de pensamento.
 
Pra mim só tem duas maneiras de lê-los ou aprende inglês ou algum fã que os tenha os traduza, isso seria pirataria de livro?
 
O problema é que não tem mercado pra isso aqui para compensar os gastos com tradução, direitos, publicidade, etc.
 
Mas eu acho que uma editora já chegou a pedir os direitos, e levou um sonoro NÃO.

Mas se saísse eu acho que muita gente iria se decepcionar.:yep:
 
Acho que em menos de dez anos essa coleção sai, apesar dos problemas. Christopher Tolkien só faz o trabalho dele, é legal ver um testamenteiro tão fiel assim (pelo menos ele parece fiel a vontade do pai)... Mas um dia eu vi na Valinor uma notícia de que já estavam traduzindo a coleção...
 
Mas os HoME podem virar domínio público?

Se virar, mesmo daqui uns 50 anos as editoras devem cair em cima, não?
 
As obras que o Tolkien publicou em vida entram em domínio público em 2043.

A série HoME é outro caso. Os textos, por terem sido editados e publicados pelo CT, contam como se ele fosse o autor, então os prazos são diferentes. No caso, seria 70 anos após a morte do CT (que nem morreu ainda). Se ele morresse hoje, a HoME só entraria em domínio público em 1 de janeiro de 2081.
 
As obras que o Tolkien publicou em vida entram em domínio público em 2043.

A série HoME é outro caso. Os textos, por terem sido editados e publicados pelo CT, contam como se ele fosse o autor, então os prazos são diferentes. No caso, seria 70 anos após a morte do CT (que nem morreu ainda). Se ele morresse hoje, a HoME só entraria em domínio público em 1 de janeiro de 2081.

Putz, essas leis de domíno público são tão sem noção, alguém que não contribuiu em nada com a obra fica recebendo por algo que não fez.
 
Como não "contribuiu em nada" para a obra? Tu já leu algum HoME? Se não fosse pelo CT, não teríamos esses livros publicados. Ele editou os textos, escreveu introduções, glossários e inúmeras notas em todos eles. É óbvio que ele contribuiu.

Aliás, não teríamos nem o Silmarillion se o CT não tivesse colocado a mão nele e se mexido para publicá-lo.

E mesmo para o SdA o CT contribuiu, revisando, datilografando e inclusive fazendo os mapas.
 
Última edição:
Como não "contribuiu em nada" para a obra? Tu já leu algum HoME? Se não fosse pelo CT, não teríamos esses livros publicados. Ele editou os textos, escreveu introduções, glossários e inúmeras notas em todos eles. É óbvio que ele contribuiu.

Aliás, não teríamos nem o Silmarillion se o CT não tivesse colocado a mão nele e se mexido para publicá-lo.

E mesmo para o SdA o CT contribuiu, revisando, datilografando e inclusive fazendo os mapas.

Nesse caso pode ser, mas 70 anos após a morte do autor?, para os netos usufruírem.
 
E daí? Nada mais justo, ué. É basicamente como qualquer bem deixado por um familiar. No caso de obras literárias, geralmente os familiares do autor são os executores legais do espólio.

Ou vai me dizer que tu abriria mão do patrimônio dos teus avós ou pais (do qual tu seria herdeiro de direito, salvo alguma recomendação em contrário) após a morte deles?
 
E daí? Nada mais justo, ué. É basicamente como qualquer bem deixado por um familiar. No caso de obras literárias, geralmente os familiares do autor são os executores legais do espólio.

Ou vai me dizer que tu abriria mão do patrimônio dos teus avós ou pais (do qual tu seria herdeiro de direito, salvo alguma recomendação em contrário) após a morte deles?

Não estamos falando de mim. Tudo bem, mas setenta anos? Se a lei permite, então eu usufruiria dessa mamata, como disse um político sobre as benesses que os políticos tem: 'O que é de direito, eu não rejeito".
 
É por isso que eu estou estudando para melhorar o inglês e não depender de tradução nenhuma. Logo pretendo começar a ler o primeiro livro dos HOME.
 
Nunca acredito. Christopher Tolkien não parece gostar da idéia e creio que o tempo para se realizar uma possível tradução e publicação internacional já tenha passado.
 
Temos boas chances de que seja publicado num intervalo menor que 10 anos.

Com a estréia do Hobbit as editoras vão querer aproveitar a "Onda Tolkien" de todas as formas possiveis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo