• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio Livrada! 2020

Clara

Perplecta
Usuário Premium


Depois do retumbante fracasso do ano passado (cumpri apenas dois itens do desafio) este ano não tenho desculpas já que consegui todos os livros pra cumprir esse desafio como se deve. =]
Tenho inclusive o livro obrigatório ('O Idiota') que comecei a ler pra um dos Clube de Leitura aqui do Valinor e não passei das primeira páginas. :oops:
.


=================================================================

Então vamos lá, para o alto e além! :dente:
.
Minha lista ficou assim:

01. Um vencedor do Camões:
- Mistérios (Lygia Fagundes Telles)

02. Um romance ambientado na zona rural:
- Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa)

03. Um livro árabe:
- O Ladrão e os Cães (Naguib Mahfuz)

04. Um livro sobre ditaduras:
- O Conto da Aia (Margareth Atwood)

05. Um livro indicado pelo bibliotecário ou livreiro da cidade:
- Stoner (John Williams) - Indicação da Rafaela que trabalha na Cultura, conheço ela desde o saudoso Meia Palavra, em que ela participava bastante.

06. Um livro da lista do vestibular da Federal ou Estadual do seu estado:
- A Relíquia (Eça de Queirós) - Fuvest 2019/20

07. Um livro que você sempre teve medo de ler:
- A Redoma de Vidro (Sylvia Plath)

08. Um livro sobre uma paixão sua:
- Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil (Roberto de Sousa Causo)

09. Um quadrinho nacional:
- Piteco: Ingá (Shiko - Francisco José de Souto Leite)

10. Um livro sobre livros:
- Aqueles Que Queimam Livros (George Steiner)

11. Um livro que já foi censurado:
- A Revolução Brasileira (Caio Prado Júnior)

12. Um livro de psicologia:
- Um Mito Moderno Sobre Coisas Vistas no Céu (Carl G.Jung)

13. Um livro póstumo:
- A Queda de Gondolin (J. R. R. Tolkien)

14. Um livro escrito por um amigo:
- A Menina Que Perdeu o Trem (Manuel Filho)

15. Livro escolhido pelo canal:
- O Idiota (Dostoiévski)
 
Última edição:
Vixe, uma lista de quinze livros pra ser seguida assim certinho seria bem difícil pra mim, mas isso porque eu sou mais do tipo que lê aquilo que dá vontade no momento que der vontade. Uma lista de uns três livros pra mim seria algo mais fácil de seguir à risca antes de dar vontade de ler algo totalmente diferente, mas aí não seria desafio, né? Boa sorte pra quem for participar!
 
o desafio tá difícil esse ano, heim. eu fui pensando em títulos para cada categoria, um monte não faço ideia do que poderia ler.

(stoner é <3 <3 <3 )
Também achei mais difícil e pensava nem começar, mas aí fui encaixando os que já tinha e só tive que incluir o árabe (que achei em edição de bolso da lpm) e a indicação da Rafaela (ela também falou muito bem do livro) que achei por 28,00 biroliros no site da Rádio Londres.
Depois, nenhum deles, com exceção d'O Idiota, é calhamaço, apenas dois têm entre 300 e 350 páginas, o resto é menos que isso, então acho que vai ser tranquilo acompanhar.
Mas também, se não conseguir, paciência, é divertido procurar os livros e depois disputar comigo mesma pra ver se consigo chegar no final. =]
 
Parabéns! Excelente desafio, mas não tem uma versão iniciante? Algo como ler pelo menos 1 livro por mês, ou, só comprar um novo livro depois de terminar o que tem! hahaha
Nesse sentido, já que mudei de país (julho de 2019) e tudos os físicos ficaram no Brasil, minha esposa e eu decidimos comprar novos só depois de ler o que compramos... está quase funcionando... temos apenas 12 livros, 1 deles é uma edição de vários livros em 1, mas estamos lendo. Eu matei 4 e ela 5. hahahaha o segredo é evitar sebo a todo custo...
 
O que acho legal desse desafio que já ocorre há alguns anos, é a sua variedade nas leituras propostas, podendo proporcionar algo bem eclético e ao mesmo tempo inovador pra quem não está habituado a ler alguns gêneros mais específicos, podendo despertar ou não um novo gosto.

A princípio me pareceu difícil, mas com uma certa pesquisa pra definição de boa parte dos títulos, dedicação e disciplina, por ser algo ao longo de um ano é possível cumprir sim.
 
Justamente por essas e outras de gostos e preferências que eu não conseguiria cumprir em 100% o desafio, mas tirando uns 3 ou 4 itens propostos, pelo menos o restante do desafio eu conseguiria cumprir.
 
Parabéns! Excelente desafio, mas não tem uma versão iniciante? Algo como ler pelo menos 1 livro por mês, ou, só comprar um novo livro depois de terminar o que tem! hahaha
Nesse sentido, já que mudei de país (julho de 2019) e tudos os físicos ficaram no Brasil, minha esposa e eu decidimos comprar novos só depois de ler o que compramos... está quase funcionando... temos apenas 12 livros, 1 deles é uma edição de vários livros em 1, mas estamos lendo. Eu matei 4 e ela 5. hahahaha o segredo é evitar sebo a todo custo...
Você pode ir comprando (ou emprestando de bibliotecas) enquanto vai cumprindo o desafio, não precisa ter todos os livros.
O meu caso é que como já comprei muito livro, tento fazer de acordo com os que já tenho. =]
E sim, existem outros desafios, uns mais simples outros mais específicos, pesquise no youtube, lá tem vários tipos de 'booktubers' que fazem desafios anualmente.

Pois é, meu gosto também é mais povão.
Um dos motivos pelos quais acho esse desafio bacana é que, tirando duas ou três categorias, você pode 'adaptar' ao seu gosto.
Eu sempre procuro livros dentro da temática horror, fantasia e sci-fi, por exemplo, nunca consigo fazer isso 100%, mas, como disse o Fúria, existe a possibilidade de você começar a gostar de outros tipos de literatura, de descobrir coisas novas.
Ou então ver que, de fato, não gosta de certos gêneros ou autores. :lol:
 
Realmente o desafio tá bem puxadinho esse ano. Não vou participar pois nunca participo e não tenho lá muito interesse em livros de psicologia, mas gosto da forma como o Yuri elabora os desafios. É sempre muito instigante
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo