• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 01 - Ortodoxia, de Chesterton, se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes

quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 02 - O código da Vinci, coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias

quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) : Introdução ao cristianismo, Joseph Ratzinger

Livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.

quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.

quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou - Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.

Dia 06- Um livro que te faz chorar - Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe)
Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.

Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) AMo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido - David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.
 
Dia 01- Seu livro favorito
O Senhor dos Anéis = Nunca, em nenhum livro que li, me senti tão parte da história que lia. Realmente conseguia me enxergar dentro da TM, conseguia sentir os personagens e caminhar ao lado deles. Por mais que seja fantasia extrema, consigo me identificar com cada uma das agruras e as felicidades dos usuários.
Dia 02- O livro que mais odeia
Crepúsculo = Livro pelo qual me interessei logo que saiu sob a manchete de românce vampírico revolucionário e que logo caiu nas graças do público. O tempo passou e o livro cada vendia mais. Uma pessoa de gosto confiável me sugeriu o livro e, como já queria mesmo ler, cai seco na leitura. 50 páginas depois eu já não suportava mais a diabete que me atacava o anus. E depois de me decepcionar com o livro, ainda tive que suportar mais de um ano de tietagem de meninas com déficit de personalidade e carentes que só falavam nisso 24 horas por dia.
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)
O Estranho Caso do Cachorro Morto = Este foi um livro que caiu nas minhas mãos por mero acidente. Nunca tinha sequer ouvido falar dele ou do autor (Mark Haddon), mas como estava sem nada para ler no momento, resolvi passar o tempo. FIQUEI MARAVILHADO! O livro conta a história de um garoto com síndrome de Asperger (um tipo de autismo)... ou melhor, o próprio garoto conta sua história, já que é narrado em primeira pessoa. Um narrador autista contando uma história extremamente simples (a do cachorro da vizinha que morreu) sob o seu ponto de vista mentalmente diferente.
Segue um estilo de livros de detetive (já que é o garoto tentando descobrir quem matou o cão), mas a revelções que são feitas no decorrer da história mudam pra sempre a vida do protagonista.
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

O Hobbit (J. R. R. Tolkien) = Não que ele me faça lembrar de casa, mas as descobertas de Bilbo no decorrer do livro, a primeira aventura long de casa, a necessidade de conhecer o mundo e se descobrir ao mesmo tempo que sente saudades de seu pacato Condado, é uma história com o qual me identifico muito. Sempre entendo o que Bilbo está passando e sempre sinto o que ele está sentindo quando fala com saudosismo de seu lado ao fim do livro.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

Da Cor à Cor Inexistente (Israel Pedrosa) = Raramente leio não-ficção. Os poucos que li foram durante a faculdade e um livro que adorei foi do brasileiro Israel Pedrosa. Os estudos dele sobre as cores e sua definição de um novo tipo de cor, a "Cor Inexistente", é fantástica. Um físico, historiador e artista, discípulo de Cândido Portinari, que é idolatrado em escolas de arte lá fora, mas quase totalmente desconhecido no Brasil. Taí um livro que quero ler denovo!
Dia 06- Um livro que te faz chorar

Eu poderia falar aqui de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que foram os únicos livros até hoje que me fizeram chorar de verdade. Mas pra não repetir os já citados, fico com Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque). Esse livro se tornou um dos meu favoritos e pensei muito antes de deixá-lo de fora da minha lista de 5 favoritos no outro tópico. O romance semi-biográfico é narrado em primeira pessoa e conta as desventuras do protagonista na Primeira Guerra Mundial.

Se lembram quando Frodo volta pra casa, mas não se sente bem ali? Ele já é grande demais praquele mundinho, sua casa é a mesma, mas ele nunca mais será o mesmo. Foi numa passagem muito parecido que eu quase chorei ao ler Nada de Novo no Front, quando o protagonista consegue alguns dias de licença e volta pra casa. E você pensa: isso é tudo o que um soldado deseja, não? Mas para a surpresa do protagonista, ele não se sente bem em casa. E por mais que a guerra seja dolorida e traumatizante e por mais que ele odeie o front de batalha, ele prefere voltar pra lá do que ficar naquela nostalgia de sua casa, naquela ambiente que, para ele, agora parece alienado. Lá estão todos os seus livros, suas roupas, sua família... mas aquele não é mais seu lar. Meus olhos marejaram nesta passagem.

Mas além disso, Remarque ainda descreve outras cenas, algumas mais asquerosas, como as bombas que explodem próximo à cavalos. Sua descrição é tão viva e realista, que é possível sentir a dor e a agonia dos cavalos agonizando, alguns correndo, outros caídos ao chão e o relinchar ecoando por todo o campo de batalha e atormentando todos os soldados.

É um livro que eu preciso dizer: LEIAM!

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Um livro que achei muito difícil e tanto que nem terminei, foi Os Irmãos Karamazov (Dostoiévski). Me esforcei para lê-lo, mas naõ entendia nada, misturava os personagens e as localidades. Não tinha nem idéia do que eles estavam falando. Acabei desistindo. Mas isso faz tempo. Um dia ainda volto a lerdo Dostô! Até porque, li "O Jogador" e adorei!!!
 
[se quiser ler inteiro, clica na seta azul]

06/07/2011

DIA 01 - Seu Livro Favorito - (...) vou de Orgulho e Preconceito. - Jane Austen.

07/07/2011

DIA 02 - O Livro Que Mais Odeia - O que eu mais odiei até hoje MESMO foi Eurico, O Presbítero, de Alexandre Herculano.

08/07/2011

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) (...) Vai parecer bobo, mas colocarei Eragon - Christopher Paolini. [1º livro... mas também a série toda!]

09/07/2011

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa - (...) A Última Guerreira - Steven Pressfield.

10/07/2011

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou - (...) Marley & Eu - John Grogan.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar - Não vou repetir Marley que eu chorei horrores no final. Então, deixa eu pensar... :think: Apesar de não ter gostado do livro, vou por Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling. Chorei do início ao fim com tanta matança.

quando ela matou o Fred, então... eu realmente desabei. Tava lendo no PC e tive que me afastar pra ninguém me ver com a carona vermelha, olhos inchados e sem um motivo que outras pessoas compreendessem.

Pensando bem, acho que não quero ver o filme :osigh:
 
Não disse que gosto e nem que desgosto. Disse que é um livro difícil e que eu desisti de ler porque não entendi. E deixei claro que quero ler novamente.
Ahh bom. O livro é mesmo muito bom mas é difícil pela extensão, muitos personagens (e o russo dos nomes né), muitos nexos e histórias paralelas. Assim vai se complicando, como uma novela mesmo, como em O idiota, do mesmo autor.
 
Dia 06 - Um livro que te faz chorar


Um dos únicos livros que me fizeram chorar foi O Senhor dos Anéis. Não há muito o que falar sobre ele, visto que todos por aqui certamente o conhecem muito bem. Para mim, uma das passagens mais emocionantes é a queda de Gandalf nos abismos de Moria e a reação dos amigos que ficaram. Simplesmente fantástico!

[]'s!
 
Última edição:
Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei

Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Nome do Vento
Muda com uma certa frequencia, masno momento, esse é o livro que me conquistou. Achei a história bem feita e envolvente. Me prendeu a atenção do início ao fim. É aquele tipo de livro que você volta pra casa correndo pra continuar lendo. Ou pelo menos para mim foi.

Dia 02 - O livro que mais odeia: A Cabana.

Fiquei entre ele e o Código Da Vinci, mas acabei indo por ele. Não que eu tenha raiva do conteúdo, ou da mensagem do livro. Eu tenho ódio das consequencias que ele trouxe. Agora para onde eu viro tem alguém tentando em convencer que estou errado por não ser católico porque não entendi a "mensagem correta", e que eu deveria ler para "compreender tudo". É, já me ditaram esse livro vezes o bastante para eu saber do que se trata. É uma conclusão à qual eu já tinha chegado anos antes, e acho que qualquer um que se desse ao trabalho de raciocinar por algumas horas chegaria, não precisam esfregar na minha cara ela cada vez que tenho uma conversa, obrigado.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente: Os Magos (Lev Grossman)
Sabe aqueles livros que têm uma proposta interessante, boas criticas, um começo bem legal, que te deixam com uma incrível vontade de ler, ao ponto de você ficar com medo de ele ser na verdade ruim, mas quando você lê, descobre que ele é incrível mesmo? Então, não é o caso dele. Ele tem todo o chamativo, mas a execução é porca. O personagem principal é tão irritante que dá vontade de dar um tiro nele, e todo o clima de "não há salvação, a vida é uma &¨%# aprenda a viver com isso" dá nos nervos. Tem algumas partes bem interessantes, e um ou dois personagens que cativam. Mas, fora isso, foi uma grande perda de tempo.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: A Espada na Pedra (T. H. White)
Todo o clima no qual esse livro é escrito me é muito aconchegante. Ele é calmo, tem um toque infantil, mas não o bastante para não ser levado a sério. Ele me acalma e me faz sentir em casa, não importa onde eu esteja. E me faz lembrar de casa, não da minha casa lugar físico, mas do conceito de lar, seja qual for o local ao qual eu o atribuo no momento. Me lembra de infância, de deitar no chão da sala sob o calor do fim de tarde, de correr pela rua descalço brincando de esconde-esconde, e de bananas cobertas com leite em pó (o que, na minha infância, teve o papel que bolinhos de chuva geralmente têm). Enfim, me lembra de casa. Seja como época, lugar ou conceito. Um livro muito bom também, devo acrescentar.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: Eram os deuses astronautas? (E. von Däniken)
É um livro bem interessante. Nele o autor discute as semelhanças entre astronautas e as representações dos deuses antigos, pondo em questão a identidade do que chamamos de deuses. Não entrarei na discussão, já que não poderia falar com a mesma propriedade, mas o autor tem argumentos bem interessantes, e, mesmo que eu não concorde pessoalmente com a teoria dele, ainda é uma teoria interessantíssima para se conhecer.
 
quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 01 - Ortodoxia, de Chesterton, se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes


quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 02 - O código da Vinci, coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias


quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) : Introdução ao cristianismo, Joseph Ratzinger


Livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.


quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.


quote_icon.png
Post Original de Paganus
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou - Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.


Dia 06- Um livro que te faz chorar - Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe)
Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...


Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.


Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.


Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.


Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) AMo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.


Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido - David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura - Harry Potter e Câmara Secreta (J.K. Rowling) - Eu já havia lido o primeiro livro e estava ansiosíssimo por esse. Li-o em um dia. E assim foi com todos os outros. Essa coisa de se ser absorvido por um livro, devorá-lo, ser hipnotizado por ele, coisas que vnho buscado, essa imersão, começou aqui. A trama é muito bem construída, cheia de reviravoltas e com um clima de suspense muito dez.
 
Dia 01- Seu livro favorito:[/B] Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis.

Geralmente, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Grande Sertão: veredas dividem essa posição, e acho tão injusto ter de escolher apenas um deles. Talvez, amanhã, eu venha aqui e acabe optando por GS:V, mas, hoje... hoje vou escolher as veredas machadianas. Dizer que Machado não deixou nada em pé em Memórias Póstumas é pedir para ser repetitiva, então, fica como justificativa o fato de que essa obra é não apenas a inaguruação da segunda fase do romance machadiano, mas também a inauguração de uma nova fase da minha vida, uma vez que, como eu já disse em outros tópicos, Machado de Assis é o grande responsável por eu ter feito Letras (e por eu morrer de fome, claro. :lol: ). A segunda fase do romance machadiano inicia-se com um poderoso e afiado olhar para a interioridade humana, extraindo daí o egoísmo, o interesse, a desagregação e o nada. Repitam comigo: É O NADA! E isso feito a partir de uma estética narrativa que garante a Machado de Assis o posto de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Acho que “Eu sou egoísta”, do Raul, sintetiza, na medida do possível, a personalidade de Brás Cubas, e, por extensão, do enredo de Memórias Póstumas.

Dia 02- O livro que mais odeia: Aventura em Bagdá - Agatha Christie
É bem difícil esse lance de odiar algum livro, porque, se começo a ler e o livro não me agrada, eu largo, sem dor na consciência. Então, nem posso dizer se odeio, mesmo. Inclusive, esse Aventura em Bagdá, até a metade, é uma coisa muito chata. Se alguém conseguiu terminar de ler, por favor, fale se essa merda melhora. Adoro Agatha Christie, de verdade, mas esse livro foi TEMÇO.

Em respeito à usuária TeamoEdward, não odeio Crepúsculo. VIRAM COMO SOU LEGAL COM OS FAKES ATÉ MESMO QUANDO ELES SÓ EXISTEM NA MINHA MENTE INSANA?

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Saga Lusa - o relato de uma viagem, Adriana Calcanhotto.
Eu vi o livro, e pensei: "tá, vou ler, mas não espero nada". Mas me diverti horrores com o livro. A Calcanhotto conta uma viagem dentro da viagem. Ela foi fazer uma turnê em Portugal, para divulgar o álbum "Maré" (eu lembro de ter ficado louca quando lançou esse álbum. Pois é, aprendi a gostar da Calcanhotto com a progenitora), e deu uma crise de pânico, ficou louca com os remédios para a crise, e escreveu essa viagem, para tentar racionalizar a coisa toda. Livro recheado de referências musicais, cinematográficas, internéticas. Talvez eu tenha gostado tanto porque sou "naturalmente drogada". MAS SOU INOCENTE DE TODAS AS ACUSAÇÕES, GALERA. Sério, é uma leitura divertida. É bom ver os nossos ídolos como seres humanos, com suas imperfeições, suas fragilidades, etc.
 
Dia 01- Seu livro favorito - Se eu pudesse escolher apenas um dos livros de Harry Potter eu escolheria entre eles, mas como dividir isso pra mim é impossível, escolho O Pequeno Príncipe que em um pequeno livro simples conseguiu passar tanta coisa por tantas vezes que foi lido.

Dia 02- O livro que mais odeia: Harry Potter e a Filosofia de William Irwin... cara sério,, essas coisas de "sei lá o que" e a filosofia ou "a historia real por tras de bla bla bla" são irritantes, embora tenha coisas validas é um conjunto tão grande de porcarias que me irritei totalmente

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): A Lenda dos Guardiões. Sei que é uma série de livros e pelo visto deve ser infinita, to no sexto livro e ouvi que tem 15... mas pensei q seria totalmente infantil e bobo, mas como amo livrs de fantasia resolvi encarar. É uma série deliciosa e o primeiro livro "A Captura" é cativante, emocionante e envolvente. Surpreendeu totalmente.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: Longe é um Lugar que Não Existe. Richard Bach coloca de forma tão bela a amizade, distância e os ensinamentos que nos fazem notar que o que realmente procuramos, queremos e amamos estão sempre dentro de nós nesse livro, que é impossível não lembrar de casa, do porto seguro lendo ele.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Uma Mulher chamada Jackie. Uma biografia não me lembro se autorizada (creio q sim) da Jackeline Kennedy... Muito bom o livro.

Dia 06- Um livro que te faz chorar - O Pequeno Príncipe. Tá eu sei que já citei ele, mas e quem disse que consigo pensar em outro que tenha me feito chorar...

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média... VO TE FALÁ HEIN! Sô chegada nas coisas que esse tal de Tóki escreve, mas ô livrinho chato dos infernos! Ele de tão chato chega a ser difícil, não pela linguagem, mas pq ele é cansativo ao extremo com os fatos e comentarios do Cristopher...

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - NÃO SEI.... Juro, perdão, vou ficar devendo até encontrar algo. Mas eu simplesmente não achei um que eu conseguisse colocar na opção. FAIL FOR ME I KNOW!

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - Ilíada (Homero).... Por mais que me chamem de louca, histórias da grécia antiga e suas batalhas e acontecimentos sempre me encantaram... tive que ler a primeira vez na escola, acho que na 7ª série, depois acho que li mais umas 3 vezes. Não é o único, mas escolhi pra não ficar repetindo títulos como fiz com O Pequeno Príncipe.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido - Pollyanna. Admito não me lembrar muito bem. Li apenas uma vez e era bem nova... não me lembro de quase nada.
 
Última edição:
Dia 01- Seu livro favorito

Fico com O Senhor dos Anéis. O que mais me chamou a atenção foram as descrições sempre muito bem feitas, acompanhadas pela história muito envolvente. O tem de realidade que a narrativa tem, para mim, é espetacular!

Dia 02- O livro que mais odeia

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não é que eu ODEIE ele, só que o livro não está na minha lista de favoritos. Talvez porque eu tenha lido por obrigação na escola, não fui muito animado para ler. Além disso, não me identifiquei muito com todo o realismo contando a sociedade carioca da época. Se eu lê-lo de novo, posso mudar de opinião, mas por enquanto é o que eu menos gostei.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Senhora - José de Alencar. Me surpreendeu bastante, porque a ideia que eu tinha dele não tinha nada a ver com a realidade. Eu achava que a história seria meio melosa, com amores não correspondidos (nunca tinha lido nada de José de Alencar antes). Mas a história se mostrou muito melhor do que eu imaginei, com a atitude da Aurélia em casar e humilhar o marido, pensando que ele só se interessava no dote. Foi muito melhor que a encomenda.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

Os livros do Guimarães Rosa me lembram muito minha casa, mas eu fico com Sagarana. Todo o regionalismo mineiro dos livros dele é muito familiar. Mesmo não morando na mesma região de Minas onde se passa a maioria dos contos, a fala, os costumes, tudo me lembra esse cantinho do Brasil.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Escrito por um dos maiores biólogos do século XX, o livro fala de alguns problemas ambientais e chama o leitor para uma mudança. Além disso, ele é escrito em forma de carta a um pastor, chamando a atenção para deixar de lado as discussões entre ciência e religião e fazer alguma coisa pelo planeta.

"Ciência e religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a Criação."

Dia 06- Um livro que te faz chorar

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória. Li ele quando era criança e não cheguei a chorar, mas fiquei muito triste na época quando acabei de ler. Zezinho sofre muito ao defender a porquinha, vai conta seu pai, apanha muito. Além de toda a angústia do menino ao achar que a porca morreu na enchente e a preocupação por causa da doença que matava os porcos.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Viagem - Cecília Meireles. Eu não sou muito fã de poesia e precisei ler esse livro para o vestibular. São poucas as poesias em que consegui entender alguma coisa, eu só ficava viajando, parecia que o livro era interminável. Por isso, é o que eu achei mais difícil de ler justamente por não entender o que estava lendo.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller

Essa foi difícil, mas eu fico com Nove Noites - Bernardo Carvalho. Bom eu acho que ele não é tão famoso quanto eu acho que deveria, nunca tinha ouvido falar dele antes de ler para um vestibular. A história gira em torno da investigação do narrador sobre o que teria acontecido com um antropólogo americano, Buel Quain, que veio para o Brasil estudar índios. A narrativa também mistura com as vivências do autor com os índios do Xingu quando criança. Me chamou muito a atenção o mistério da morte de Quain, até porque aconteceu realmente esse episódio do americano no Brasil, o que dá um tom de realidade muito grande para a obra.
 
Nove Noites não é nada menos do que SENSACIONAL. Eu precisava comentar isso.
 
Dia 01- Seu livro favorito
O Senhor dos Anéis = Nunca, em nenhum livro que li, me senti tão parte da história que lia. Realmente conseguia me enxergar dentro da TM, conseguia sentir os personagens e caminhar ao lado deles. Por mais que seja fantasia extrema, consigo me identificar com cada uma das agruras e as felicidades dos usuários.
Dia 02- O livro que mais odeia
Crepúsculo = Livro pelo qual me interessei logo que saiu sob a manchete de românce vampírico revolucionário e que logo caiu nas graças do público. O tempo passou e o livro cada vendia mais. Uma pessoa de gosto confiável me sugeriu o livro e, como já queria mesmo ler, cai seco na leitura. 50 páginas depois eu já não suportava mais a diabete que me atacava o anus. E depois de me decepcionar com o livro, ainda tive que suportar mais de um ano de tietagem de meninas com déficit de personalidade e carentes que só falavam nisso 24 horas por dia.
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)
O Estranho Caso do Cachorro Morto = Este foi um livro que caiu nas minhas mãos por mero acidente. Nunca tinha sequer ouvido falar dele ou do autor (Mark Haddon), mas como estava sem nada para ler no momento, resolvi passar o tempo. FIQUEI MARAVILHADO! O livro conta a história de um garoto com síndrome de Asperger (um tipo de autismo)... ou melhor, o próprio garoto conta sua história, já que é narrado em primeira pessoa. Um narrador autista contando uma história extremamente simples (a do cachorro da vizinha que morreu) sob o seu ponto de vista mentalmente diferente.
Segue um estilo de livros de detetive (já que é o garoto tentando descobrir quem matou o cão), mas a revelções que são feitas no decorrer da história mudam pra sempre a vida do protagonista.
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

O Hobbit (J. R. R. Tolkien) = Não que ele me faça lembrar de casa, mas as descobertas de Bilbo no decorrer do livro, a primeira aventura long de casa, a necessidade de conhecer o mundo e se descobrir ao mesmo tempo que sente saudades de seu pacato Condado, é uma história com o qual me identifico muito. Sempre entendo o que Bilbo está passando e sempre sinto o que ele está sentindo quando fala com saudosismo de seu lado ao fim do livro.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

Da Cor à Cor Inexistente (Israel Pedrosa) = Raramente leio não-ficção. Os poucos que li foram durante a faculdade e um livro que adorei foi do brasileiro Israel Pedrosa. Os estudos dele sobre as cores e sua definição de um novo tipo de cor, a "Cor Inexistente", é fantástica. Um físico, historiador e artista, discípulo de Cândido Portinari, que é idolatrado em escolas de arte lá fora, mas quase totalmente desconhecido no Brasil. Taí um livro que quero ler denovo!
Dia 06- Um livro que te faz chorar

Eu poderia falar aqui de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que foram os únicos livros até hoje que me fizeram chorar de verdade. Mas pra não repetir os já citados, fico com Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque). Esse livro se tornou um dos meu favoritos e pensei muito antes de deixá-lo de fora da minha lista de 5 favoritos no outro tópico. O romance semi-biográfico é narrado em primeira pessoa e conta as desventuras do protagonista na Primeira Guerra Mundial.

Se lembram quando Frodo volta pra casa, mas não se sente bem ali? Ele já é grande demais praquele mundinho, sua casa é a mesma, mas ele nunca mais será o mesmo. Foi numa passagem muito parecido que eu quase chorei ao ler Nada de Novo no Front, quando o protagonista consegue alguns dias de licença e volta pra casa. E você pensa: isso é tudo o que um soldado deseja, não? Mas para a surpresa do protagonista, ele não se sente bem em casa. E por mais que a guerra seja dolorida e traumatizante e por mais que ele odeie o front de batalha, ele prefere voltar pra lá do que ficar naquela nostalgia de sua casa, naquela ambiente que, para ele, agora parece alienado. Lá estão todos os seus livros, suas roupas, sua família... mas aquele não é mais seu lar. Meus olhos marejaram nesta passagem.

Mas além disso, Remarque ainda descreve outras cenas, algumas mais asquerosas, como as bombas que explodem próximo à cavalos. Sua descrição é tão viva e realista, que é possível sentir a dor e a agonia dos cavalos agonizando, alguns correndo, outros caídos ao chão e o relinchar ecoando por todo o campo de batalha e atormentando todos os soldados.

É um livro que eu preciso dizer: LEIAM!
Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Um livro que achei muito difícil e tanto que nem terminei, foi Os Irmãos Karamazov (Dostoiévski). Me esforcei para lê-lo, mas naõ entendia nada, misturava os personagens e as localidades. Não tinha nem idéia do que eles estavam falando. Acabei desistindo. Mas isso faz tempo. Um dia ainda volto a lerdo Dostô! Até porque, li "O Jogador" e adorei!!!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller


Sei que Frederick Forsyth já é um autor consagrado, mas tem um livro bem recente dele do qual pouco ouvi falar:
O Vingador. O livro foi escrito logo após os atentados de 11 de setembro e trás uma trama envolvente sobre um ex-combatente do Vietinã que se transforma num mercenário e se envolve numa história que culminaria, dois dias depois de seu término, nos atentados às Torres Gêmeas. Não sei se é um livro famoso lá fora, mas aqui no Brasil acho que não é, então vai esse mesmo! hehe
 
[se quiser ler inteiro, clica na seta azul]

06/07/2011

DIA 01 - Seu Livro Favorito - (...) vou de Orgulho e Preconceito. - Jane Austen.

07/07/2011

DIA 02 - O Livro Que Mais Odeia - O que eu mais odiei até hoje MESMO foi Eurico, O Presbítero, de Alexandre Herculano.

08/07/2011

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) (...) Vai parecer bobo, mas colocarei Eragon - Christopher Paolini. [1º livro... mas também a série toda!]

09/07/2011

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa - (...) A Última Guerreira - Steven Pressfield.

10/07/2011

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou - (...) Marley & Eu - John Grogan.

11/07/2011

Dia 06 - Um livro que te faz chorar - (...) Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling. Chorei do início ao fim com tanta matança.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Um livro que eu não tive 'coragem' para terminar: Christiane F..
A lerdeza ambulante aqui, confundiu esse livro, acredite se quiser, com Anne Frank [pode dar FAIL que eu mereço!]
Uma colega de trabalho comentou que tinha esse livro e eu confundi o nome das duas alemãs e disse toda empolgada que morria - e ainda morro - de vontade de lê-lo - achando que se tratava do Diário de Anne.
Então no dia seguinte a moça, bondosamente, me trouxe o canhão!
Logo pela capa percebi a confusão, mas nem disse nada... pensei "ah, vou ler... quem sabe é interessante".
Olha, não sei dizer em que página parei... mas assim que a coisa começou a ficar ligeiramente pesada, eu larguei mão! Pra piorar, o livro era ilustrado com fotos bem realísticas...
Não direi que não recomendo! Tem muita gente que precisa desse choque de realidade pra acordar ou pra se conscientizar!!!
Eu felizmente não precisei...
Só posso dizer que folheando certas páginas pra frente, senti náuseas muito profundas... sério mesmo!!! E olha que meu estomago é bem forte!!!
 
Dia 01- Seu livro favorito - Se eu pudesse escolher apenas um dos livros de Harry Potter eu escolheria entre eles, mas como dividir isso pra mim é impossível, escolho O Pequeno Príncipe que em um pequeno livro simples conseguiu passar tanta coisa por tantas vezes que foi lido.

Dia 02- O livro que mais odeia: Harry Potter e a Filosofia de William Irwin... cara sério,, essas coisas de "sei lá o que" e a filosofia ou "a historia real por tras de bla bla bla" são irritantes, embora tenha coisas validas é um conjunto tão grande de porcarias que me irritei totalmente

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): A Lenda dos Guardiões. Sei que é uma série de livros e pelo visto deve ser infinita, to no sexto livro e ouvi que tem 15... mas pensei q seria totalmente infantil e bobo, mas como amo livrs de fantasia resolvi encarar. É uma série deliciosa e o primeiro livro "A Captura" é cativante, emocionante e envolvente. Surpreendeu totalmente.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: Longe é um Lugar que Não Existe. Richard Bach coloca de forma tão bela a amizade, distância e os ensinamentos que nos fazem notar que o que realmente procuramos, queremos e amamos estão sempre dentro de nós nesse livro, que é impossível não lembrar de casa, do porto seguro lendo ele.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Uma Mulher chamada Jackie. Uma biografia não me lembro se autorizada (creio q sim) da Jackeline Kennedy... Muito bom o livro.

Dia 06- Um livro que te faz chorar - O Pequeno Príncipe. Tá eu sei que já citei ele, mas e quem disse que consigo pensar em outro que tenha me feito chorar...

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média... VO TE FALÁ HEIN! Sô chegada nas coisas que esse tal de Tóki escreve, mas ô livrinho chato dos infernos! Ele de tão chato chega a ser difícil, não pela linguagem, mas pq ele é cansativo ao extremo com os fatos e comentarios do Cristopher...

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - NÃO SEI.... Juro, perdão, vou ficar devendo até encontrar algo. Mas eu simplesmente não achei um que eu conseguisse colocar na opção. FAIL FOR ME I KNOW!

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - Ilíada (Homero).... Por mais que me chamem de louca, histórias da grécia antiga e suas batalhas e acontecimentos sempre me encantaram... tive que ler a primeira vez na escola, acho que na 7ª série, depois acho que li mais umas 3 vezes. Não é o único, mas escolhi pra não ficar repetindo títulos como fiz com O Pequeno Príncipe.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido - Pollyanna. Admito não me lembrar muito bem. Li apenas uma vez e era bem nova... não me lembro de quase nada.[/QUOTE]

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura - Longe É Um Lugar Que Não Existe de Richard Bach... “Podem os quilômetros separar-nos realmente dos amigos? Se você quer estar com alguém a quem ama, já não está lá? - pergunta o Beija-Flor" Preciso falar mais alguma coisa? Ele mexe comigo simplesmente porque Longe É Um Lugar Que Não Existe. É simples... “Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejarmos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar.
Tenho esse livro até hoje, está em estado de calamidade, mas o que ele significa pra mim transcende as páginas...
 
Dia 07 - Um livro que é difícil de ler


Sem sombra de dúvidas as idéias mais difíceis de digerir, até então, para mim, são as de Friedrich Nietzsche. Mesmo assim, tento lê-lo e compreendê-lo e, quando saio bem sucedido nessa empreitada, é impossível não gostar de suas obras: quem pensa que Nietzsche se resume a uma oposição anti-Cristã cega e fanática, deveria rever seus conceitos, pois este músico e filósofo excepcional não é um espírito comum e seu gênio vai muito além da superfície de um ou dois temas. Não sou grande conhecedor de Nietzsche, mas acho que um dos pontos mais profundos é atingido em Assim Falava Zaratustra, um livro que eu ainda não consigo ler, pois é extremamente difícil. Parece que todas as leituras que tenho feito dele são uma preparação tanto ao Zaratustra quanto ao Além do Bem e do Mal. Mas fico com o Zaratustra que, para mim, é o livro mais difícil de ler e compreender - o que não significa que não tenha passagens belas e profundas como esta daqui: tornai-vos duros!

[]'s!
 
Última edição:
Vamos brincar!
Dia 01- Seu livro favorito - Essa é dificil, porque tem vários que eu amoadoro de paixão e não consigo decidir qual o melhor dentre eles, então escolhi o que li mais vezes, que foi Prólogo de Amor de Taylor Caldwell. É uma história que te deixa literalmente sem saber o que pensar no final e é bem capaz de mudar sua opinião diversas vezes.

Dia 02- O livro que mais odeia
O Segredo - Rhonda Byrne... Na verdade eu odeio quase todos os livros de autoajuda, por serem na maioria das vezes mentirosos e frustrantes. Esse livro em especial tras 'dicas' impossiveis e tolas, que não ajudarão em nada na sua vida, a menos que voce queira que tudo caia do céu (o que obviamente nao acontecerá).

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) : então, pra mim foi Mestre dos Mares do Patrick O'Brian. Eu ganhei achando que ia ser mais uma história de piratas e blablabla, e qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma história envolvente, cheia de críticas e caricaturas do mundo da navegação antiga e suas dificuldades e tramas. Sem falar que o capitão Jack Aubrey é DEMAIS! Me surpreendeu do inicio ao fim, positivamente.

Dia 04- um livro que te faz lembrar de casa: Fala sério, mãe de Thalita Rebouças. Não tem como não lembrar de casa com esse livro que traz todos os dramas e alegrias da vida familiar. As relaçoes entre mãe e filha do livro me lembram situaçoes muito parecidas com as que eu vivi e vivo todo dia.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Cazuza - só as mães são felizes. Mano, quer história mais comovente que a do Cazuza? E esse desabafo da Lucinha Araújo é de arrancar lágrimas.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: Meu Pé de Laranja Lima de Augusto Vasconcelos. Ah, a amizade!! A improvável e, hoje em dia, vista com MUITOS maus olhos, amizade entre um menino de cinco anos e um senhor cinquentão é de abalar qualquer coração ou mente dura. Quem imaginaria que um moleque travesso, marcado pela pobreza e surras constantes da família, poderia mudar suas atitudes ao encontrar um português e tornar-se seu melhor amigo?
T.T

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: Notre Dame de Paris, chésus, são 1324231423 páginas, com MUITA enrolação, até chegar na parte legal. O livro não é chato em si, mas é cansativo PARACARAMBA!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: Syngué Sabour, Pedra-de-paciência de Atiq Rahimi. O livro conta o drama e a agonia de uma afegã condenada a cuidar do marido inválido após um tiro na nuca. Achando que ele é apenas um vegetal, ela desabafa sobre tudo. Coisas que jamais poderia dizer e confessar, ela diz, enquanto nas ruas a guerra ainda é cotidiana. Mas um dia sua pedra-de-paciência explode e a consequência é a libertação do seu tormento. Um livro singular, pouco conhecido, mas que tem potencial de sobra pra virar best-seller e consagrar o autor.

Dia 09- um livro que você leu mais de uma vez: O Menino no Convés de John Boyne. Esse livro é encantador. Não dá pra não se envolver na triste história de John Jacob Turnstile, que é o menino que dá nome ao livro, ou em suas aventuras a bordo do navio fatídico do capitão Bligh em sua viagem ao Tahiti. A historia é contada através do ponto de vista de Turnstile, que cai de para-quedas no navio e desperta a atenção e até a amizade do capitão. Como eu AMO histórias náuticas, o título me atraiu e quando eu li, percebi que esse entraria pro roll do meu top5 de livros. Ah, li exatas 14 vezes!

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: A Segunda Aurora, de Barbara Jefferis. É curtinho (não lembro o número de páginas), mas envolvente, comovente e eu chorei! Tava ainda aprendendo a ler, e eu na minha mania de querer ser phodona, com meus 4 ou 5 aninhos, peguei na bolsa da minha mãe. Reli umas 9 vezes desde então, e todas essas vezes eu chorei.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Nome do Vento
Muda com uma certa frequencia, masno momento, esse é o livro que me conquistou. Achei a história bem feita e envolvente. Me prendeu a atenção do início ao fim. É aquele tipo de livro que você volta pra casa correndo pra continuar lendo. Ou pelo menos para mim foi.

Dia 02 - O livro que mais odeia: A Cabana.

Fiquei entre ele e o Código Da Vinci, mas acabei indo por ele. Não que eu tenha raiva do conteúdo, ou da mensagem do livro. Eu tenho ódio das consequencias que ele trouxe. Agora para onde eu viro tem alguém tentando em convencer que estou errado por não ser católico porque não entendi a "mensagem correta", e que eu deveria ler para "compreender tudo". É, já me ditaram esse livro vezes o bastante para eu saber do que se trata. É uma conclusão à qual eu já tinha chegado anos antes, e acho que qualquer um que se desse ao trabalho de raciocinar por algumas horas chegaria, não precisam esfregar na minha cara ela cada vez que tenho uma conversa, obrigado.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente: Os Magos (Lev Grossman)
Sabe aqueles livros que têm uma proposta interessante, boas criticas, um começo bem legal, que te deixam com uma incrível vontade de ler, ao ponto de você ficar com medo de ele ser na verdade ruim, mas quando você lê, descobre que ele é incrível mesmo? Então, não é o caso dele. Ele tem todo o chamativo, mas a execução é porca. O personagem principal é tão irritante que dá vontade de dar um tiro nele, e todo o clima de "não há salvação, a vida é uma &¨%# aprenda a viver com isso" dá nos nervos. Tem algumas partes bem interessantes, e um ou dois personagens que cativam. Mas, fora isso, foi uma grande perda de tempo.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: A Espada na Pedra (T. H. White)
Todo o clima no qual esse livro é escrito me é muito aconchegante. Ele é calmo, tem um toque infantil, mas não o bastante para não ser levado a sério. Ele me acalma e me faz sentir em casa, não importa onde eu esteja. E me faz lembrar de casa, não da minha casa lugar físico, mas do conceito de lar, seja qual for o local ao qual eu o atribuo no momento. Me lembra de infância, de deitar no chão da sala sob o calor do fim de tarde, de correr pela rua descalço brincando de esconde-esconde, e de bananas cobertas com leite em pó (o que, na minha infância, teve o papel que bolinhos de chuva geralmente têm). Enfim, me lembra de casa. Seja como época, lugar ou conceito. Um livro muito bom também, devo acrescentar.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: Eram os deuses astronautas? (E. von Däniken)
É um livro bem interessante. Nele o autor discute as semelhanças entre astronautas e as representações dos deuses antigos, pondo em questão a identidade do que chamamos de deuses. Não entrarei na discussão, já que não poderia falar com a mesma propriedade, mas o autor tem argumentos bem interessantes, e, mesmo que eu não concorde pessoalmente com a teoria dele, ainda é uma teoria interessantíssima para se conhecer.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Esse é comlicado. Eu nunca cheguei a chorar num livro. Na verdade nunca chorei de verdade com mídia nenhuma, então sempre que essa questão surge, eu considero como resposta a coisa me me levou mais perto de chorar, oque geralmente significa olhos vermelhos e aguados. fazer oque, é a vida. Enfim, essa série de livros me tocou profundamente. Eu consegui me apegar às personagens muito mais que o normal, então as reviravoltas da trama me inspiraram ódio, raiva, alegria e tristeza profundas. Vai entrar no meu Top 5 de livros com certeza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo