• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

Anica

Usuário
Eu peguei a ideia dessa brincadeira lá do Facebook, quem quiser fazer lá também, tem o link aqui >> http://www.facebook.com/#!/30DayBookChallenge?sk=info

O desafio consiste em cada dia você vir aqui e responder o que é perguntado para o dia em questão. Você pode começar a brincadeira a qualquer momento, mas lembre-se de vir responder todo dia à pergunta aqui.

Em seu post, indique qual é o dia que você está respondendo e qual a pergunta. Tente também falar um pouco do livro, explicando sua resposta. Segue a lista do desafio:

Dia 01- Seu livro favorito
Dia 02- O livro que mais odeia
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou
Dia 06- Um livro que te faz chorar
Dia 07- Um livro que é difícil de ler
Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado
Dia 13- Livro favorito da infância
Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola
Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira
Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema
Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada
Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias
Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)
Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada
Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure
Dia 22- Série favorita
Dia 23- Livro romântico favorito
Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu
Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita
Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito
Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários
Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido
Dia 29- Um autor que você odeia/evita completamente e nunca lê
Dia 30 - Um autor que você sempre lerá, seja lá o que publique

Então é isso =] Espero que se divirtam. E lembrem, não precisa começar agora. Se você estiver lendo esse post um ano no futuro, sem problemas, pode começar a participar da brincadeira :lily:
 
Então tá:

(Edit: Melhor colocar a pergunta e dizer o motivo, senão não tem graça mesmo.)

Dia 01- Seu livro favorito: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
como é o início da trilogia, é pra mim, 'O Livro de Fantasia'. Está tudo lá: personagens inesquecíveis; seres fantásticos (magos, elfos, hobbits) descrições primorosas; a luta do bem contra o mal, com o mal absoluto e o bem não tão absoluto assim...
Inesquecível. Para se ler, reler, rereler e por aí vai.
 
Dia 01- Seu livro favorito >> Grande Sertão Veredas (João Guimarães Rosa)

Acredito que seja a melhor obra da literatura nacional, e o será por muitos e muitos anos. O trabalho do Rosa vai além do enredo, se prolongando para a linguagem, para o modo de desenvolver a narrativa. Cada leitura é uma nova descoberta - é lindo.
 
Dia 01- Seu livro favorito
Nossa, pergunta muito difícil.
<olhando a estante>
Estou entre "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen e "A Dama do Cachorrinho (e outras histórias)" de Tchekhov (são parecidos pra caramba, né?).
O primeiro gosto pois é bonito, simplesmente bonito. Gosto de romances, de bons mocinhos orgulhosos e da Inglaterra.
O segundo é Tchekhov e não há nada que não goste de ler dele, adoro até as cartas. Ele é irônico e sutil. É aquele livro que você lê e pensa "Nossa, é exatamente isso!".
 
Dia 01- Seu livro favorito >>> Memórias de um Médico - Alexandre Dumas

É um retrato pungente da Revolução francesa, através da história de um servo que se torna médico e seus descendentes. São, na verdade, vários volumes, que abordam toda a vida de Gilbert. Uma releitura da história. Eu me sinto altamente privilegiada por ter tido acesso a essa obra e espero que alguém republique logo...
 
[align=justify]1 - Seu livro favorito: O Apanhador no Campo de Centeio (JD Salinger) - Porque me identifico com Holden Caulfield. Não identificação do tipo "uso um chapéu de caçador e fugi da escola". É mais pelo sentimento de rebelião que todo mundo carrega dentro de si. Das mil voltas que ele dá para não enfrentar a situação que o angustia. Dos momentos de solidão. Sempre que leio esse livro (e eu já perdi as contas de quantas vezes) a sensação que tenho é de conforto, igual quando a gente assiste um filme debaixo das cobertas, comendo chocolate. [/align]
 
1) Seu livro favorito: Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

A primeira grande obra que mexeu comigo e ainda mexe, é praticamente uma leitura obrigatória todos os anos. O livro vai além de um espaço, um tempo ou um personagem. Aqui o Sertão é personagem, Riobaldo talvez seja o espaço. Existe o diabo, existe o amor, existe saudade e dor. Ser-tão.
 
Dia 01- Seu livro favorito

ai ai, começando logo pela mais dificil. Mas acho que posso dizer que seja O jardim secreto. nao foi o primeiro livro que li nem nada, mas foi o que mais marcou minha infancia. já perdi a conta de quantas vezes eu li. é um livro inocente, com uma ótima história e um otimo desenvolvimento dos personagens. o livro ainda me encanta mesmo eu nao gostando muito de contato direto com a natureza.
 
1) Seu livro favorito: Memorial do Convento

Amo esse livro por um trilhão de motivos, mas vou tentar ser objetiva. Os itens estão em ordem aleatória e, possivelmente, repetitiva:

- Estilo do autor;
- Abordagem do assunto;
- Densidade da abordagem do assunto e dos personagens;
- Engajamento / crítica social não-panfletária e refinada;
- Protagonismo de marginalizados;
- Representação "despreconceituosa/despreconceituarizante" dos excluídos (putz grila, falta de vocabulário é um problema, viu?);
- Maturidade, pureza, equilíbrio, humanidade e verossimilhança dos protagonistas (quer dizer, o fato da Blimunda enxergar o interior das pessoas é só um detalhezinho fantástico imperceptível, a gnt argumenta que é recurso poético pra falar da sensibilidade aguçada dela, hehe.) No popular: os protagonistas não são nem o extremo da bondade nem da maldade, são o que são e pronto.
- Poesia e riqueza de recursos linguísticos;
- Uso da História como pano de fundo e justificativa inicial do enredo, que acaba por pessoalizar eventos históricos "frios" sob o ponto de vista dos governados;
- Capacidade extraordinária de me tocar a alma e sublimar toda a minha ridícula e esforçada capacidade de crítica literária :rofl: ;

Pronto, o último item já encerra e explica todo o resto =P
 
Vamos brincar :traça:

Dia 01-Seu Livro Favorito: uns dos meus favoritos é Olhai os Lírios do Campo, Erico Verissmo.


Por que?

Geralmente, os livros que eu mais gosto são pq me amarram na leitura mesmo. E adorava ler a história, trechos tão bonitos que sem querer me faziam sorrir :mrpurple:
"Carta da Olívia, muito linda! "Os homens devem ler e meditar esse trecho (referente o Sermão da Montanha), pricipalmente no ponto em que Jesus nos fala dos lírios do campoq ñ trabalham nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles" "Está claro q ñ devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de q tudo nos caia do céu. É insdispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria tb triste e sem beleza.Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções.E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu".
 
Dia 01- Seu livro favorito: O Senhor dos Anéis (a trilogia, não consigo escolher um dos três só)

[align=justify]Apesar de ter lido muiiita coisa boa nos últimos tempos, principalmente de clássicos, dizer que o livro do Tolkien está em primeiro lugar na minha lista pode parecer um pouco estranho. Coloco a meu favor dois pontos: 1. essa lista é subjetiva; 2. nenhum livro me causou tamanho assombro pela magnitude, pela riquíssima imensidão que proporciona na cabeça do leitor, nenhum outro autor que eu conheça consegue devotar tamanho esmero e causar tanto efeito como Tolkien consegue em O Senhor dos Anéis: o universo é assombroso, o clima da história é sensacional, as pontas são extremamente bem amarradas, os personagens são muito bons, toda a base fantástica criada é assustadoramente bem feita, isso sem contar o sentido histórico do livro do Tolkien quando as concepções dele são adidas na análise da obra. Essa minha paixão pelos méritos do livro só encontra paralelos com O Silmarillion, qualquer um que leia a Ainulindalë sem sair dilacerado pela beleza que brota daquelas frases é um insensível.[/align]

É magnífico!
 
Dia 02- O livro que mais odeia >> A Sombra de Allan Poe (Matthew Pearl)

A ideia do livro era romancear os últimos dias de Poe. Faz isso de uma forma tão burra, tão simplória e tão agarrada aos clichês que pelo Poe eu só posso odiar esse livro. Até hoje se alguém me pergunta algo que NÃO deve ler, eu falo desse livro.
 
Dia 02- O livro que mais odeia: essa é difícil, vou de Atlantis, David Gibbins

[align=justify]
Não sei se foi porque eu esperava outra coisa do livro, mas sei que foi um saco tremendo ter de acabar de ler, maldita teimosia essa minha! É tipo um Dan Brown, só que com menos ação, com uma história mirabolante sem clímax nem reviravoltas ou situações-limite, me soou tão rasteiro que, ao terminar, fiquei pensando porque cargas d'água fui obedecer minha obsessão por não abandonar livros. [/align]
 
Dia 02- O livro que mais odeia: O Guardião de Memórias ~Kim Edwards


Fui no meu skoob e me lembrei desse livro que não gostei.
Minha mãe alugou na biblioteca, por isso, peguei e li por curiosidade.
Não gostei do início e nem do final do livro, trama monótona, nada que prenda atenção do leitor.
Esse livro quem cai bem com a máxima: "Nunca julgue um livro pela capa".
Confesso q tento não fazer isso, mas uma capa bem feita, chama atenção e pego o livro para ler. Bem, no caso desse livro, eu cai do cavalo =)

bah..a capa é bonita! Mas, como o ditado diz, ñ quer dizer que o o livro seja bom tb.
 
2 - O livro que mais odeia: Liv e Tatziu - Uma história de amor incestuoso (Roberto Freire)

Nesse livro, Roberto Freire faz apologia ao incesto. Liv e Tatziu são dois irmãos criados separdamente. Apesar dos nomes estrangeiros, ambos são brasileiros. Liv foi morar com a mãe num país que não me lembro qual e Tatziu ficou por aqui. O pai de Tatziu era um grande proprietários de terra. Bem, os irmãos se encontram e se apaixonam. E, oh, quanto conflito, somos irmãos. Freire é anarquista e adora divulgar sua ideologia. Até aí tudo bem. Mas vc não fica mt à vontade com essa ideia, não. Ele considera o incesto uma regra da sociedade que pode ser confrontada. Pois é. Tanta coisa para quebrar paradigmas e Freire se concentra nesse. Além disso, Freire mostra Tatziu um revolucionário (mas dono de grandes extensões de terra) que se junta ao MST. Isso, pra mim, é mais inverossímel ainda. Um gd latifundiário se simpatizar com o MST e entrar pro movimento. Mas como Freire é anarquista e Tatziu tbm é (WTF) ele faz umas críticas ao movimento que tem padrões mt rigídos qto a questão de composição familiar (facepalm). E a loucura toda é q esse livro foi publicado pela editora Globo. Não entendi mais nada!
 
1) Seu livro favorito: Cem Anos de Solidão
[align=justify]A mais fantástica história que li, me fez querer morar em Macondo, conhecer a Colômbia e a história da América Latina, ainda descobri que tenho ascendência de índios colombianos. Depois, li outros de GGM e gostei de todos até o momento. Obra de arte definitiva.[/align]
 
Dia 02- O livro que mais odeia >>> História Regional da Infâmia - Juremir Machado da Silva

Até pouco tempo atrás era um ódio pela Landmark ter estragado completamente uma obra do Oscar Wilde, mas este livro do Juremir me levou à loucura. Acusações, citações fora de contexto ou não sinalizadas, observações tendenciosas... tudo que odeio num livro de não-ficção. Pareceu acusação boba, sem base nem preparo... :puke:
 
Dia 2 - O livro que mais odeia - A droga do amor (Pedro Bandeira)

outro topico dificil, mas acho que seria esse mesmo. eu li há varios anos e nem lembro direito da historia, somente que eu achei um livro muito chato. foi uma decepção enorme, pois eu tinha lido A droga da obediencia e amado. porém esse, alem de ter conseguido o meu desgosto, me desanimou a ler o resto da série.
 
Vamos lá, :)

Dia 01 - seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
acho a história e seus detalhes totalmente envolventes e os personagens super bem construídos. Para completar, depois que se conhece a vida da escritora fica tudo muito mais fascinante de imaginar, mas como é que ela conseguiu criar tudo isso?! Considero genial! :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo