• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Deputados querem criação de 13 novos Estados no Brasil

Olhando esse mapa, ainda continua mais com cheiro de balela... (não apenas aquele descofiometro contra políticos)

Tipo, não vejo onde possa ser criado estados na região sudeste e sul, por exemplo... pelo menos não sem virar uma piada (estado de mentirinha).

A região norte teria como fazer estados, mas já está bem representada (e já não entram os caras que contratam pistoleiros para matar personas non gratas?), enquanto que sul e sudeste que mais reclamam de representatividade não teriam onde fazer estados senão os de brincadeirinha.

A única região que daria para criar estados seria a centro-oeste, que também tem o problema do norte e nordeste de coronelismo. Em menor escala desconfio.

Isso gera os sem-noçãozismo de separatismo. No outro tópico, alguém mencionou sobre o separatismo do sul (criticando essa mentalidade) e bem sei como é ridículo essa idéia, mas o fato é que realmente gera descontentamento o que dá poder para os Bush (texanos, coronéis) que fazem valer sua palavra ao invés dos Clinton (cosmopolitas, metropolitanos).

As duas alternativas - dar maior peso ao voto das regiões com menos estados, aumetnar o número dos senadores dessas regiões - são tão ruins para a receita quanto a criação de novos estados, o primeiro caso geraria uma coisa meio doida de senador que vale mais, e no segundo caso, os outros estados iam novamente aumentar senadores, e por aí vai...

Mais do que ficar enchendo o saco das outras regiões (que trabalham) ficarem nas costas do Sul ou Sudeste, deviamos prestar mais atenção nos banqueiros, nos corruptos políticos, etc, que são muito mais pesados que essas regiões e fazem menos e ganham mais. Porque não são poucas pessoas: são famílias inteiras por vezes.
 
A regra é: ludibriar as pessoas o máximo que puder, garantir os benefícios nossos e para nossas famílias, e o resto que se vire com as migalhas... :uhum:

Eu facilito minha vida fingindo que estou facilitando para os outros.

Os separatistas são nossos amigos mais fiéis, pelo visto. Basta jogar um ossinho.
 
NOssa!! Q Absurdo! Poats... seriam mais 13 sedes de governo, 13 assembleias legislativas pra custear... e em q isso ajudaria?? Dividir o Pará, só pq ele eh grande?? Os estados da Região Norte são grandes mas têm moh poucas cidades, ou seja, num sao tao dificeis de administrar.
Alem disso... essa historia q eh pra equilibrar a representatividade no senado... então pq a regiao Sul (com o menos numero de estados, com a regiao Centro-Oeste) num vai aumentar o numero de estados??
Puts... alem de que dessa forma a regiao norte iria comecar a ter muito mais representatividade q as regioes sul e sudeste e um voto de um cidadao de la ia valer mais ainda nas eleicoes pra dep. federal...
 
Aluns estados como SE, AL, RN e PB são tão pequenos e nem seu tamanho diminuto fez com que prosperassem mais que os outros. Sou até a favor de uma fusão deles.

E no Pará e Amazonas de fato existem regiões que não recebem a menor atenção do governo estadual, mas é preciso ter critério, pois não é criando outras capitais que impedirá o desmatamento que segue devorando a floresta. :roll:
 
Imagino que o tamanho do estado não seja um fator influente no desenvolvimento. Acho, sim, que tem a ver com relações entre produção/riquezas/tamanho/população ...

Enfim, só seria a favor desse projeto se fosse realmente equilibrar esta balança e implicasse no desenvolvemineto a longo ou curto prazo das unidades da federação .. (o q duvido bastante)
 
Pegando por base o estado mais caçula (Tocantins), até agora vi pouquíssimas vantagens pra quem mora lá. A exceção da capital Palmas que precisou ser criada no meio do nada, o resto do estado continua praticamente do jeito que estava.
Quem mais agradeceu a separação foi Goiás que ficou com as cidades mais importantes e se "livrou" da porção mais pobre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo