• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Deputados querem criação de 13 novos Estados no Brasil

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI482532-EI306,00.html


Deputados querem criação de 13 novos Estados

A Frente Parlamentar de Redivisão Territorial da Câmara dos Deputados solicitou ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti, que sejam apressados os processos para a criação de 12 novos Estados no Brasil. A justificativa dos defensores da redivisão é a ausência da estrutura de governo em Estados de grande extensão territorial, como o Pará.

Opine: você é a favor da criação de novos Estados?

Em reunião na última quinta-feira (3), parlamentares da Frente, como os deputados Ronaldo Dimas (PSDB-TO) e Zé Lima (PP-PA), pediram a Severino que os projetos sejam incluídos na pauta de votações, conforme a Agência Câmara. Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, eles irão a plebiscito e a população escolherá se deseja ou não a criação dos Estados.

Pelos projetos que tramitam na Casa, seriam criados, na Região Norte, os Estados do Tapajós, Solimões e Carajás, além dos territórios federais do Marajó, Alto Rio Negro e Oiapoque. A Região Nordeste ganharia os Estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia.

O Sudeste, por sua vez, teria três novos Estados: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara.

No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a Região Sul continuaria com os atuais três Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Se a população brasileira concordar com todas a propostas em estudo, o Brasil, que tem 26 Estados e o Distrito Federal, passará a ter 39 Estados e três territórios.

Se os projetos forem aprovados no Congresso, o assunto será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelos plebiscitos, para que os moradores de cada Estado decidam a favor ou contra a divisão. Caso a população decida pela separação, a proposta será encaminhada ao Palácio do Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de lei complementar propondo a criação da nova unidade.


Redação Terra
 
Minha opinião.
Descentralizar pode ser uma ótima saída pra muitas coisas, mas algumas são verdadeiras aberrações.

Dividir SP? Curto e grosso: simplesmente rídiculo. Não vejo a menor necessidade.

RJ: é narcismo e egoismo puro recriar a Guanabara voltando a separar capital do resto. Haja DDD na hora de ligar pra cidades vizinhas e haja sedex caro pra danar entre os vários estados novos.

Quanto a MG a região do triângulo até vem se desenvolvendo bem. Conheço muito mineiro de lá que a tempos reivindica a criação desse estado. E aí quanto a capital dele seria uma briga feia entre as eternas rivais Uberlândia e Uberaba.

Já por outro lado o norte mineiro onde o povo tem mais característica de baiano do que mineiro, se separar fatalmente estará na lista dos estados mais pobres do país. Seria mais interessante se juntar com a Bahia.

Só acho isso válido para Amazonas, Pará, Mato Grosso que são enormes e com cidades distantes de mais de 1000km de suas capitais.
 
Eu não daria a mínima se fôssemos um país composto por estados confederados. Como odeio a idéia de estados confederados no Brasil... é ridícula a proposta ao meu ver pela mesma razão acima citada.
 
Se os custos v"ao aumentar em geral, acho q a maioria vai ser contra. Imagine separar o Rio de Niterói?!?! Não vai ter sentido .. e nem o Estado de São Paulo ...

Muito estranha essa decisão ... :think:
 
Custos aumentarem? Bom, deixa eu dar uma geral, bem por cima. Cada estado tem no mínimo 8 deputados federais, então só com isso seriam mais 104 deputados em Brasília, com todos os auxiliares e benefícios decorrentos do cargo. Quase 20% de aumento só com gastos na câmara. Além disso, existem as máquinas estatais, compostas por governadores, secretários, deputados federais, auxiliares diversos, prédios administrativos etc etc e etc apenas com gatos administrativos, sem contar nenhum tipo de investimento ou melhoria de qualidade de vida em qualquer nível.

E como só aumentará o número de estados e não a renda de nenhum deles logicamente esse dinheiro extra sairá de algum lugar, e o único lugar de onde o dim-dim sai é do bolso de todos nós. Portanto... é só uma maneira de descolar uma boquinha extra pros parenets e amigos.
 
Sou favorável à separação do Triângulo Mineiro, pois não é algo infundado, ela é defendida há décadas, pois além das vantagens administrativas (Belo Horizonte fica tão longe quanto São Paulo e Brasília e região fica deixada de lado), mas também porque trata-se de uma área que difere muito de Minas Gerais tanto em caracteísticas culturais, econômicas, históricas, etc. Minas foi marcada pela urbanização e mineração enquanto aqui é um lugar tipicamente rural, que pertenceu à Goiás por longo período.
A capital ideal seria Uberlândia, por ser a cidade mais importante e pela localização.
 
:P PROPONHO MUDANÇAS! :P

:twisted: QUE TAL CRIAR A CONFEDERAÇÃO DO SUDESTE? SIMPLESMENTE SEPARAR SAMPA, MINAS E RIO DE JANEIRO??? ISSO SIM ME PARECE CERTO! POIS NÓS, A POTENCIA DO SUDESTE, LEVAMOS O RESTO TODO COM NOSSOS TRIBUTOS! SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO SÃO PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO SE SEPARADOS! :twisted:

:disgusti: O QUE FAZ O RESTO? AH! O NORDESTE E NORTE NAO VÃO FICAR MENOS OU MAIS CORRUPTOS COM ISSO... :tsc:
 
Aham, os indices de criminalidade dos dois estados são dignos de países da europa, né? :roll:

Segue o conselho do Vitor (ou ?) e estuda um pouco de geografia política do Brasil, pra ver que não é bem assim que a coisa funciona
 
Eu não acho boa idéia não, já tem um movimento todo de ficar criando cidades, que já é custoso, imagina Estados novos :tsc:

Denethor II disse:
SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO SÃO PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO SE SEPARADOS! :twisted:
Nop

Aurus disse:
Eu acho que isso seria uma puta sacanagem com os alunos de sexta serie. :roll:

:lol:
 
Já foi dito em diversos tópicos que separar não é solução de nada!! :evil:
Muito pelo contrário ...
Revoltas e rebeliões poderiam ocorrer com o tempo, em função disso ... (claro, na pior das hipóteses). Mas há hipóteses óbvias muito ruins ...
 
A razão pela qual existe esse projeto da criação de mais estados em cada região é para que haja mais representação no Senado. Se cada estado possui um senador, regiões com mais estados terá maior representação. Sendo que são estes que aprovam as leis, é interessante que haja o equilíbrio entre as regiões.

P. ex. o Nordeste é composto por 9 estados, enquanto o Sul é por 3. Numa votação em Senado em que haja uma questão que irá prejudicar um e beneficiar o outro, os votos penderão a favor do Nordeste porque são 9 votos contra 3. Entretanto, ambas as regiões são economica e politicamente importantes.

A intenção do projeto é dividir em três regiões com números equilibrados de estados justamente para que o interesse de um não sobreponha o de outro.

mapa.gif
 
A intenção do projeto é dividir em três regiões com números equilibrados de estados justamente para que o interesse de um não sobreponha o de outro.
Para isso existe solução mais inteligente do que criar novas unidades de federação. Basta re-organizar as regiões, criando 4 regiões de 7 estados mais ou menos ... ou 3 regiões, de 9 estados ...
Assim, nenhum estado precisaria ser dividido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo