1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Deputados querem criação de 13 novos Estados no Brasil

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 5 Mar 2005.

1. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Deputados querem criação de 13 novos Estados

A Frente Parlamentar de Redivisão Territorial da Câmara dos Deputados solicitou ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti, que sejam apressados os processos para a criação de 12 novos Estados no Brasil. A justificativa dos defensores da redivisão é a ausência da estrutura de governo em Estados de grande extensão territorial, como o Pará.

Opine: você é a favor da criação de novos Estados?

Em reunião na última quinta-feira (3), parlamentares da Frente, como os deputados Ronaldo Dimas (PSDB-TO) e Zé Lima (PP-PA), pediram a Severino que os projetos sejam incluídos na pauta de votações, conforme a Agência Câmara. Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, eles irão a plebiscito e a população escolherá se deseja ou não a criação dos Estados.

Pelos projetos que tramitam na Casa, seriam criados, na Região Norte, os Estados do Tapajós, Solimões e Carajás, além dos territórios federais do Marajó, Alto Rio Negro e Oiapoque. A Região Nordeste ganharia os Estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia.

O Sudeste, por sua vez, teria três novos Estados: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara.

No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a Região Sul continuaria com os atuais três Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Se a população brasileira concordar com todas a propostas em estudo, o Brasil, que tem 26 Estados e o Distrito Federal, passará a ter 39 Estados e três territórios.

Se os projetos forem aprovados no Congresso, o assunto será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelos plebiscitos, para que os moradores de cada Estado decidam a favor ou contra a divisão. Caso a população decida pela separação, a proposta será encaminhada ao Palácio do Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de lei complementar propondo a criação da nova unidade.

Redação Terra

2. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Minha opinião.
    Descentralizar pode ser uma ótima saída pra muitas coisas, mas algumas são verdadeiras aberrações.

Dividir SP? Curto e grosso: simplesmente rídiculo. Não vejo a menor necessidade.

RJ: é narcismo e egoismo puro recriar a Guanabara voltando a separar capital do resto. Haja DDD na hora de ligar pra cidades vizinhas e haja sedex caro pra danar entre os vários estados novos.

Quanto a MG a região do triângulo até vem se desenvolvendo bem. Conheço muito mineiro de lá que a tempos reivindica a criação desse estado. E aí quanto a capital dele seria uma briga feia entre as eternas rivais Uberlândia e Uberaba.

Já por outro lado o norte mineiro onde o povo tem mais característica de baiano do que mineiro, se separar fatalmente estará na lista dos estados mais pobres do país. Seria mais interessante se juntar com a Bahia.

Só acho isso válido para Amazonas, Pará, Mato Grosso que são enormes e com cidades distantes de mais de 1000km de suas capitais.

3. Deriel

Deriel Administrador

E os custos quem paga? Eu me recuso.

4. bombadil

bombadil FATHERLESS

Eu não daria a mínima se fôssemos um país composto por estados confederados. Como odeio a idéia de estados confederados no Brasil... é ridícula a proposta ao meu ver pela mesma razão acima citada.

5. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Se os custos v"ao aumentar em geral, acho q a maioria vai ser contra. Imagine separar o Rio de Niterói?!?! Não vai ter sentido .. e nem o Estado de São Paulo ...

Muito estranha essa decisão ... :think:

6. Deriel

Deriel Administrador

Custos aumentarem? Bom, deixa eu dar uma geral, bem por cima. Cada estado tem no mínimo 8 deputados federais, então só com isso seriam mais 104 deputados em Brasília, com todos os auxiliares e benefícios decorrentos do cargo. Quase 20% de aumento só com gastos na câmara. Além disso, existem as máquinas estatais, compostas por governadores, secretários, deputados federais, auxiliares diversos, prédios administrativos etc etc e etc apenas com gatos administrativos, sem contar nenhum tipo de investimento ou melhoria de qualidade de vida em qualquer nível.

E como só aumentará o número de estados e não a renda de nenhum deles logicamente esse dinheiro extra sairá de algum lugar, e o único lugar de onde o dim-dim sai é do bolso de todos nós. Portanto... é só uma maneira de descolar uma boquinha extra pros parenets e amigos.

7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

E o que é pior: a maioria destes estados estados serão pobres..

8. Fafa

Fafa Visitante

Sou favorável à separação do Triângulo Mineiro, pois não é algo infundado, ela é defendida há décadas, pois além das vantagens administrativas (Belo Horizonte fica tão longe quanto São Paulo e Brasília e região fica deixada de lado), mas também porque trata-se de uma área que difere muito de Minas Gerais tanto em caracteísticas culturais, econômicas, históricas, etc. Minas foi marcada pela urbanização e mineração enquanto aqui é um lugar tipicamente rural, que pertenceu à Goiás por longo período.
    A capital ideal seria Uberlândia, por ser a cidade mais importante e pela localização.

9. -Feanor-

-Feanor- Usuário

Só se for pra facilitar a corrupção.

10. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

:P PROPONHO MUDANÇAS! :P

:twisted: QUE TAL CRIAR A CONFEDERAÇÃO DO SUDESTE? SIMPLESMENTE SEPARAR SAMPA, MINAS E RIO DE JANEIRO??? ISSO SIM ME PARECE CERTO! POIS NÓS, A POTENCIA DO SUDESTE, LEVAMOS O RESTO TODO COM NOSSOS TRIBUTOS! SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO SÃO PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO SE SEPARADOS! :twisted:

:disgusti: O QUE FAZ O RESTO? AH! O NORDESTE E NORTE NAO VÃO FICAR MENOS OU MAIS CORRUPTOS COM ISSO... :tsc:

11. Deriel

Deriel Administrador

Já pra casinha!

12. Mentor

Mentor Usuário

A "Potência" do sudeste que ficaria no escuro sem Itaipú...

13. ?

? Banned

Denethor, vai estudar geografia antes de falar besteira. Por favor.

14. Kyo

Kyo Big bad wolf

Aham, os indices de criminalidade dos dois estados são dignos de países da europa, né? :roll:

Segue o conselho do Vitor (ou ?) e estuda um pouco de geografia política do Brasil, pra ver que não é bem assim que a coisa funciona

15. Aurus

Aurus Neon God

Eu acho que isso seria uma puta sacanagem com os alunos de sexta serie. :roll:

16. Deriel

Deriel Administrador

E com fome, a não ser que comecem bagaço de cana e chupassem laranja. :mrgreen:

17. Tisf

Tisf Delivery Boy

Eu não acho boa idéia não, já tem um movimento todo de ficar criando cidades, que já é custoso, imagina Estados novos :tsc:

Nop

:lol:

18. Beriadar

Já foi dito em diversos tópicos que separar não é solução de nada!! :evil:
    Muito pelo contrário ...
    Revoltas e rebeliões poderiam ocorrer com o tempo, em função disso ... (claro, na pior das hipóteses). Mas há hipóteses óbvias muito ruins ...

19. Mentha Brandybuck

Mentha Brandybuck Evolution

A razão pela qual existe esse projeto da criação de mais estados em cada região é para que haja mais representação no Senado. Se cada estado possui um senador, regiões com mais estados terá maior representação. Sendo que são estes que aprovam as leis, é interessante que haja o equilíbrio entre as regiões.

P. ex. o Nordeste é composto por 9 estados, enquanto o Sul é por 3. Numa votação em Senado em que haja uma questão que irá prejudicar um e beneficiar o outro, os votos penderão a favor do Nordeste porque são 9 votos contra 3. Entretanto, ambas as regiões são economica e politicamente importantes.

A intenção do projeto é dividir em três regiões com números equilibrados de estados justamente para que o interesse de um não sobreponha o de outro.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

20. Beriadar

Para isso existe solução mais inteligente do que criar novas unidades de federação. Basta re-organizar as regiões, criando 4 regiões de 7 estados mais ou menos ... ou 3 regiões, de 9 estados ...
    Assim, nenhum estado precisaria ser dividido.

Compartilhar