• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Depois do Hobbit, é possível outro filme?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Galera,

depois que os filmes do Hobbit forem lançados (cinema, locadora, vendas de dvd´s e etc), vocês acham que haveria condições (literárias e técnicas) para a criação de algum outro filme da temática Tolkien aproveitando as referências dos apêndices do SDA?

OBS: um dos filmes do PJ terá como referência os apêndices...

Os apêndices é como se fosse uma vastidão de informações que se aglutinadas de forma coerente poderia se criar algum outro filme.
 
Eu também acho Pityë Lómelindë e Morfindel, mas a pergunta é com relação ao conteúdo dos Apêndices do SDA.

Se a galera comentar sobre coisas do Silmarillion, vai mudar o foco do tópico :mrgreen:

Tem razão... :think: Mas que seria muito bom, ah! seria sim!:yep:

Mas, quanto aos apêndices, eu não sei... quase tudo gira em torno da guerra do anél...
 
Um não, mas vários filmes, desde o Ainulindalë até a 2ª Era e alguns fatos da 3ª também, antes d'O Hobbit'.
Eu adoraria um filme sobre Beren e Luthien... :)
Os Filhos de Húrin. Mas o Tolkien Estate não quer. Por enquanto... ($$$)

Gente, esqueçam Filhos de Húrin, Silmarillion, Contos Inacabados neste tópico. A proposta é discutir que material nos Apêndices de SdA serviriam para um novo filme, já que somente SdA (e seus apêndices) e O Hobbit tiveram os direitos de filmagem vendidos. Para discutir a possibilidade de os outros livros virarem filme, utilizem os tópicos que já existem. Usem o Procurar. ;)

______________________________

Sobre o assunto do tópico...

Então Elessar, quando você diz "um dos filmes do PJ terá como referência os apêndices...", está se referindo ao antigo "Filme Ponte", que se passaria entre o fim d'O Hobbit e início de SdA (60 anos)? Este filme não será mais feito. Ainda serão dois filmes, mas somente O Hobbit e, aí sim, o material dos apêndices diretamente relacionado ao Hobbit. Segundo informações divulgadas lá pelo início de 2009, JP disse que seria um erro deixar O Hobbit só num filme. Em 2 poderiam preencher as lacunas dessa história, como o Conselho Branco e as idas e vindas de Gandalf para Dol Guldur. Os filmes também irão incluir alguma coisa sobre a história de Erebor, o reino de Thráin sob a Montanha e a chegada de Smaug. Mesmo a história dos Hobbits será expandida, talvez por isso o anúncio de Prímula e Drogo Bolseiro anteriormente. A divisão da história em dois filmes permitirá mostrar também Sauron em Dol Guldur, mas que personagens e acontecimentos icônicos, como Beorn e a aventura de Bilbo e os anões na Floresta das Trevas com as aranhas irão aparecer, de qualquer forma. E tudo isso vem dos Apêndices.

Acredito então, que eles servem para isso mesmo, preencher lacunas ou contar a história de forma dinâmica e narrada em flashbacks, como o Prólogo de SdA. Um outro filme só com material dos Apêndices eu acredito que não sairia algo a altura de SdA e mesmo d'O Hobbit. Possível é! É só tomá-los como um meio ou guia para o filme, não como um fim ou meta. Para isso não é possível. São informações menos complexas, pouco ou nada de diálogos que abriria espaço para muita invencionice (para a ira de todos os fãs de Tolkien :lol:). Acho que servem apenas como pano de fundo, ou algo para enriquecer a história com mais detalhes... e só!
 
Última edição:
Seria bom, se daqui a uns anos sai-se o Silmarillion, mas já é muito bom o filme Hobbit estar a ser filmado para estriar daqui a 2 anos.
 
Então Elessar, quando você diz "um dos filmes do PJ terá como referência os apêndices...", está se referindo ao antigo "Filme Ponte", que se passaria entre o fim d'O Hobbit e início de SdA (60 anos)? Este filme não será mais feito. Ainda serão dois filmes, mas somente O Hobbit e, aí sim, o material dos apêndices diretamente relacionado ao Hobbit. Segundo informações divulgadas lá pelo início de 2009, JP disse que seria um erro deixar O Hobbit só num filme. Em 2 poderiam preencher as lacunas dessa história, como o Conselho Branco e as idas e vindas de Gandalf para Dol Guldur. Os filmes também irão incluir alguma coisa sobre a história de Erebor, o reino de Thráin sob a Montanha e a chegada de Smaug. Mesmo a história dos Hobbits será expandida, talvez por isso o anúncio de Prímula e Drogo Bolseiro anteriormente. A divisão da história em dois filmes permitirá mostrar também Sauron em Dol Guldur, mas que personagens e acontecimentos icônicos, como Beorn e a aventura de Bilbo e os anões na Floresta das Trevas com as aranhas irão aparecer, de qualquer forma. E tudo isso vem dos Apêndices.

Acredito então, que eles servem para isso mesmo, preencher lacunas ou contar a história de forma dinâmica e narrada em flashbacks, como o Prólogo de SdA. Um outro filme só com material dos Apêndices eu acredito que não sairia algo a altura de SdA e mesmo d'O Hobbit. Possível é! É só tomá-los como um meio ou guia para o filme, não como um fim ou meta. Para isso não é possível. São informações menos complexas, pouco ou nada de diálogos que abriria espaço para muita invencionice (para a ira de todos os fãs de Tolkien :lol:). Acho que servem apenas como pano de fundo, ou algo para enriquecer a história com mais detalhes... e só!

Ótima observação Elendil!

Fiz este questionamento pelo fato de que daqui uns 4, 5 anos ou mais, as obras do Tolkien, no caso o SDA e o Hobbit continuarão sob direitos autorais para os produtores.

Sendo assim, depois que o Hobbit fizer sucesso e tal (aquele mundaréu todos que nós sabemos), ainda assim os conteúdos existentes nos apêndices são vastos e interessantes.

Por exemplo, no meu ponto de vista daria para fazer uma saga voltada para a história dos anões, principalmente contar com detalhes o contexto dos anões de Moria, suas idas e vindas, ocupação, disputas, as relações dos mesmos com os elfos, o comércio com o leste, a relação entre Moria, Erebor e as Colinas de Ferro, e principalmente contar de forma inteligente e chamativa, como iniciou a guerra entre orcs e anões nas montahas, dar uma ênfase a Batalha de Azanulbizar e etc.

A meu ver, se no futuro, não se sabe quando daqui uns 5, 10 ou 15 anos aparecer um diretor muito competente que gosta do Legendárium e se os estúdios tiverem vontade para produzir e financiar daria sim para mostrar nas telonas outros contextos relacionados ao épico do Senhor dos Anéis.

Se o SDA foi um sucesso bem como o Hobbit será, porque não se for viável outros textos do legendárium virar filme?
 
Material tem e muito.

O x da questão é como fazer amarras em filmes posteriores ao SDA mas que ao mesmo tempo não se perda o foco bem como as conexões entre os fatos do SDA e os fatos antes da Guerra do Anel.

Um filme sobre a história dos anões no contexto do Senhor dos Anéis como foi citado é viável, mas depende da competência do diretor e da vontade econômica de Hollywood.
 
Se o SDA foi um sucesso bem como o Hobbit será, porque não se for viável outros textos do legendárium virar filme?

Eu tenho minhas dúvidas se as informações contidas nos apêndices do SdA seriam apropriadas para realizar-se um filme. É o problema que o Elendil comentou: os textos dos apêndices não são histórias coesas e bem relatadas como O Hobbit e SdA e isso daria muita margem pra invencionice por parte dos produtores/diretores/whatever.

Imagine: SdA é um livro super detalhado e mesmo assim os caras conseguiram fazer de um personagem secundário como Legolas, o fodão da comitiva. Eles fizeram isso mesmo baseando-se numa narrativa "completa" como a do SdA. No caso dos produtores basearem-se apenas num apêndice a chance de aberrações ainda maiores acontecerem aumentam drasticamente.

Enfim, por mais que eu ache legal a produção desses filmes porque gostaria de ver certos detalhes nas telonas, a chance de tais filmes não corresponderem as nossas expectativas são altas demais, então eu prefiro que fique do jeito que está: aguardando O Hobbit 1 e 2 e só.
 
Por exemplo, no meu ponto de vista daria para fazer uma saga voltada para a história dos anões, principalmente contar com detalhes o contexto dos anões de Moria, suas idas e vindas, ocupação, disputas, as relações dos mesmos com os elfos, o comércio com o leste, a relação entre Moria, Erebor e as Colinas de Ferro, e principalmente contar de forma inteligente e chamativa, como iniciou a guerra entre orcs e anões nas montahas, dar uma ênfase a Batalha de Azanulbizar e etc.
QUOTE]

Eu tenho exatamente a mesma opinião. Qualquer episódio ou conto narrado nos apêndices pode virar um filme

Eu tenho minhas dúvidas se as informações contidas nos apêndices do SdA seriam apropriadas para realizar-se um filme. É o problema que o Elendil comentou: os textos dos apêndices não são histórias coesas e bem relatadas como O Hobbit e SdA e isso daria muita margem pra invencionice por parte dos produtores/diretores/whatever.

Imagine: SdA é um livro super detalhado e mesmo assim os caras conseguiram fazer de um personagem secundário como Legolas, o fodão da comitiva. Eles fizeram isso mesmo baseando-se numa narrativa "completa" como a do SdA. No caso dos produtores basearem-se apenas num apêndice a chance de aberrações ainda maiores acontecerem aumentam drasticamente.

A qualidade de filmes que possam a vir serem realizados depende muito das intenções e competência dos diretores, produtores, e atores envolvidos. Existem muitos bons filmes baseados em contos pequenos.
E, como aconteceu com o Legolas, sempre é necessário acrescentar um toque hollywwodiano à coisa, para garantir o retorno financeiro - por isso eu não vou me surpreender no dia em que anunciarem um filme meloso com a história de Aragorn e Arwen.
 
Eu tenho uma dúvida... Nos apêndices esta contido parte da história da segunda era, como a queda de Numenor e a Ultima Batalha. Com os direitos autorais de sda(o q inclui os apendices), é legalmente possivel fazer um filme disso?? Não seria tão legal quanto ver as guerras de Beleriand, mas convenhamos que seria muito cool ver um filme com a guerra de Sauron contra os elfos, da queda de Numenor, da batalha da última aliança, acabando por fim com a morte de Isildur e a perda do Anel.

Maaaaaaaaaaaaaaaaaas... mesmo que não seja possivel pegar contos da segunda era, as historias da terceira era ja seriam muito legais... ver um filme com as tramóias do Rei-bruxo de Angmar, as guerras em Arnor e a perdição dos reis de Gondor ja seria um prato cheio para os fãs. Para mim é possivel sim fazer um filme dos apendices.
 
Eu tenho uma dúvida... Nos apêndices esta contido parte da história da segunda era, como a queda de Numenor e a Ultima Batalha. Com os direitos autorais de sda(o q inclui os apendices), é legalmente possivel fazer um filme disso?? Não seria tão legal quanto ver as guerras de Beleriand, mas convenhamos que seria muito cool ver um filme com a guerra de Sauron contra os elfos, da queda de Numenor, da batalha da última aliança, acabando por fim com a morte de Isildur e a perda do Anel.

Maaaaaaaaaaaaaaaaaas... mesmo que não seja possivel pegar contos da segunda era, as historias da terceira era ja seriam muito legais... ver um filme com as tramóias do Rei-bruxo de Angmar, as guerras em Arnor e a perdição dos reis de Gondor ja seria um prato cheio para os fãs. Para mim é possivel sim fazer um filme dos apendices.


Tem muito material para ser explorado.

Como eu já falei, daria para fazer um filme focado no mundo dos anões do SDA, suas guerras, territórios, comércios, sua triste história com os orcs das montanhas, a ocupação de Moria e todo o contexto da historia de Erebor e as Colinas de Ferro.

Tem material suficiente para fazer um filme relatando a Queda de Arnor bem como as guerras do sul envolvendo Gondor contra Mordor, Rhûn e Harad. Além do que pode-se contextualizar a rebeldia de Umbar e sua aliança a Sauron.

Citar os vários reis e focando em alguns, como por exemplo, o maior rei de Gondor, Hyarmendacil, o Vencedor do Sul onde tal reino chegou ao seu apogeu. Vale falar da vida dos regentes e como se deu a ocupação ao governo, além de mostrar o fim da linhagem dos reis do sul quando do último rei de Gondor aceitou o desafio de enfrentar o rei bruxo de Angmar.
 
Última edição:
Tem muito material para ser explorado.

Como eu já falei, daria para fazer um filme focado no mundo dos anões do SDA, suas guerras, territórios, comércios, sua triste história com os orcs das montanhas, a ocupação de Moria e todo o contexto da historia de Erebor e as Colinas de Ferro.

Realmente a historia dos anões seria uma boa pedida. A historia de Moria, seu auge, como ela foi tomada por orcs e ate sua reconquista seria legal. Mas a historia de Erebor para mim seria fantastica, com a chegada de Smaug e tudo mais.

Tem material suficiente para fazer um filme relatando a Queda de Arnor bem como as guerras do sul envolvendo Gondor contra Mordor, Rhûn e Harad. Além do que pode-se contextualizar a rebeldia de Umbar e sua aliança a Sauron.

Citar os vários reis e focando em alguns, como por exemplo, o maior rei de Gondor, Hyarmendacil, o Vencedor do Sul onde tal reino chegou ao seu apogeu. Vale falar da vida dos regentes e como se deu a ocupação ao governo, além de mostrar o fim da linhagem dos reis do sul quando do último rei de Gondor aceitou o desafio de enfrentar o rei bruxo de Angmar.

Taí. Essa seria uma ótima ideia. Melhor ate do que a dos anões, porque seria mais, sei lá, "cinematografica". Eu sempre pensei que o rei-bruxo tinha causado bastante bagunça. E o apogeu e a queda de Gondor seriam tudo de bom num filme. As batalhas seriam fantasticas.
 
Que existe material a ser explorado nos Apêndices do SDS, isso é fato; mas penso que os fatos ali contidos não tem muita relaçõa entre si (talvez alguns tenham) para que se possa fazer um filme, no caso, um filme com uma história corrida.

O que poderia acontecer é um longa dividido em partes, partes essas que se dividem como nos apêndices.
 
Dentro do Legendarium, talvez a balada de Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin tenham um grande apelo na bilheterias do mundo. Ambos falam de sacrifícios, amores trágicos e falhas humanas. Apelo emocional garantido.

O problema seria a roteirização que exigiria uma rápida introdução dos acontecimentos para não deixar o público que nunca leu Tolkien ficar "boiando" no enredo, a apresentação dos personagens e suas razões e o desenvolvimento dos diálogos; já que, basicamente, há poucas falas no Silmarillion.

Sei que os direitos de filmagens ainda não foram liberados pela família... mas nunca se sabe, vai que o CT goste de O Hobbit.
 
Fazer um filme com os apêndices? Olha, é possível, mas não será tão emocionante e tão impactante quanto SdA ou quem sabe, o Hobbit. A maior aventura está na história principal e não nos apêndices dela.

Talvez poderiam liberar o Silmarillion para fazer uma série de filmes, se quiserem continuar a produzir sobre a Terra Média! Deve ser mais interessante, algo mais grandioso e épico!
 
Última edição:
Talvez Os Filhos de Húrin?
Porque acho que o Silmarillion não daria um bom filme (Mesmo dando um bom livro)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo