Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Erunamo, a princípio, o destino dos homens após sua morte é uma dádiva dada por Eru. Não creio que os Nazgûl mereçam tal deferência.... Sei lá, mas ainda eu acho que eles simplesmente desapareceram. Uma flatulência que passou por Arda e simplesmente sumiu!
Porque não mereceriam? Quando vivos foram reis altivos e grandes capitães de homens, em nenhum momento se diz que causaram o mal para proveito proprio ou de expontãnea vontade. Merecem perdao.
Sim, os espectros foram reis altivos em sua época. Foram corrompidos, pois o coração dos homens corrompe-se facilmente.
Quanto ao perdão, acha mesmo que foram perdoados, sob que forma, sob o quê? Voltaram a ser homens?
Sim, os espectros foram reis altivos em sua época. Foram corrompidos, pois o coração dos homens corrompe-se facilmente.
Quanto ao perdão, acha mesmo que foram perdoados, sob que forma, sob o quê? Voltaram a ser homens?
Eu nao acho que eles tiveram um perdao, mas que sim apos a destruicao de um anel eles simplesmente morreram
Acredito que tenham morrido sim, mas acho sim, que obtiveram perdão. Da mesma forma por exemplo.
Ao jogar uma pedra contra uma pessoa, se seguirmos o mesmo julgo que estão dando ao Nazgûl, punir-se-ia pedra, que sem vontade, foi jogada contra a vítima, e não o "jogador", que fez uso da pedra plenamente ciente do mal que causaria.
Os Nazgûl foram simples ferramentas, simples "pedras" na mão de Sauron, seres sem vontade. Merecem perdão.
Acho que a situação em que os Nazgûl estavam em relação a Sauron não pode ser comparada com uma pedra na sua, ou na minha mão.
Novamente eu digo: os homens deixaram-se corromper por Sauron, eram facilmente corrompidos. Aliás, por que Sauron não conseguiu os três anéis dos Elfos?! Porque não deixaram-se levar por Sauron.
Arwen, não vamos nos esquecer, que diferente dos aneis dos Homens e Anões, os dos Elfos foram confeccionados única e exclusivamente por Celebrimbor, não sofrendo influência direta de Sauron que trabalhou em todos os outros. Devemos lembrar também que os elfos sempre tiveram uma força de vontade superior a dos humanos.
Exatamente devido a esta força de vontade "inferior" dos humanos que os Nazgûl simplesmente evaporaram. Eles não poderiam ser perdoados por Manwë ou por Eru pois isso nivelaria os homens "por baixo". Se os nazgûl pudessem ser perdoados, os Orcs também seriam, os lobos que atacaram Gandalf, Bilbo e os anões, os Balrogs e todos os outros que foram corrompidos por Sauron ou por Melkor.
Os homems desejaram o poder proposto por Sauron. Eles quiseram fazer parte de sua "gangue". Eles sabiam das consequências. Foram enganados por Sauron que se disfarçou de Annatar? Sim... Mas o que Sauron lhes prometeu? Poder, tesouros, terras, imortalidade... Os Nove Nazgûl foram os mais gananciosos dos homens. Por isso não merecem perdão...
A pedra que foi atirada, caro Nolyon Erunamo, não teve escolha. A pedra prefere o solo, prefere a quietude. A comparação entre a pedra atirada e os Nazgûl que desejaram o poder é inválida, em minha opinião.
Sou levado a acreditar que eles enfim puderam morrer como homens. Se havia punição para mau comportamento durante a curta estada em Manos, ou além dos Círculos do Mundo, não creio que sua punição foi grande. Porquê? Porque eles foram tentados. Receberam Anéis, mais poderosos do que eles próprios, e ficaram dia após dia sob tortura de um poder muito maior que o seu, sem controle de si próprios. Eram gananciosos? Eram, isso não se pode negar, mas a maioria dos homens é, então, não podemos culpá-los exageradamente.
Muito bem acrescentado, no começo cairam pela fraqueza da sua natureza, até esse ponto são culpados. Depois disso, todos os seus atos se tornaram digno do perdão de Eru.Concordo em parte com Erunamo e sua teoria sobre pedras, acrescentando uma dose de imaginação: Imaginem que as pedras tinham "vontade" própria a princípio, e queriam ser usadas, mas depois não podiam mais desviar sua trajetória, querendo ou não, e no final seu destino não era culpa inteiramente sua.