• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Denethor esquizofrênico?

992

Usuário
Depois que Denethor começou a olhar no Palantír e a ver o futuro, ele perdeu completamente a noção..Tanto é que até pareceu ter um ataque de esquizofrenia no capítulo "A Pira de Denethor"...

Sei lá, Talvez eu posso estar errada, mas aqueles sintomas pareciam ser..heheh

Bjos e abraços..
Varda do #terramedia..
 
Também concordo com vc ele sofre muita pressão devido ao estado de seu filho e da batalha com sauron. e ainda entregar um reino que estava nas suas mãos a tanto tempo para uma pessoa que a lenda diz que deve ser de aragorn, afinal denethor sofria muito por ser regente e não rei.
 
Lendo esse site aqui vejo que os sintomas não são exatamente de esquizofrenia. No site é dito que demora anos a se manifestar e nele foi repentino. Acho que ele teve mais um choque nervoso desencadeado pela morte do filho e o desespero pela queda da cidade.
 
Lendo esse site aqui vejo que os sintomas não são exatamente de esquizofrenia. No site é dito que demora anos a se manifestar e nele foi repentino. Acho que ele teve mais um choque nervoso desencadeado pela morte do filho e o desespero pela queda da cidade.

Mas esse é o ponto... ela se manifesta de repente mas sempre há indícios suspeitos.. E não são somente esses sintomas... a "mania de perseguição" é um deles e se encaixa no comportamento de Denethor..
 
Difícil essa questão. No filme ele está pirado mesmo, além de parecer bem covarde. De acordo com os apêndices...

'In this way Denethor gained his great knowledge of things that passed in his realm, and far beyond his borders, at which men marvelled; but he bought the knowledge dearly, being aged before his time by his contest with the will of Sauron. Thus pride increased in Denethor together with despair, until he saw in all the deeds of that time only a single combat between the Lord of the White Tower and the Lord of the Barad-dur, and mistrusted all others who resisted Sauron, unless they served himself alone.

Fonte: Gondor and the heirs of Anárion, Apêndices de O Senhor dos Anéis.

Nos Contos Inacabados, temos que:

Denethor could, after he had acquired the skill, learn much of distant events by the use of the Anor-stone alone, and even after Sauron became aware of his operations he could still do so, as long as he retained the strength to control his Stone to his own purposes, in spite of Sauron's attempt to "wrench" the Anor-stone always towards himself.

Fonte: The Pantíri, Contos Incabados.

Ou seja, Denethor não era fraco. Ele conseguiu usar a palantír e adquirir conhecimentos de acordo com a sua vontade, mesmo depois de Sauron perceber sua presença. Acho que o que aconteceu é que Denethor se deparou com uma profecia autorealizável. Quanto mais conhecimento ele adquiria, mais ele se isolava dos outros Povos Livres da Terra-mèdia, acreditando que apenas o combate entre "the Lord of the White Tower" e "the Lord of the Barad-dur" encerraria a guerra. Só que essa foi uma previsão baseada na arrogância, ao invés dos fatos. E quanto Denethor olhou os fator novamente, durante o Cerco de Gondor, ele viu o resultado do seu afastamento dos demais povos, ou seja, a derrota de Gondor. E após essa visão ele desistiu da luta.

Não acredito muito na ideia de que a palantír deixou ele maluco e pronto.
 
Um dos maiores desrespeitos do PJ, na minha opinião, foi ter ressaltado apenas o lado meio "maluco" de Denethor, e ele era um baita governante, tanto que no livro Gandalf ressalta que nas veias dela corria o legítimo sangue de Numenor, assim como nas de Faramir, ao contrário de Boromir, que era apenas corajoso, mas não sábio. Denethor no final perdeu o juízo por pura pressão, mas nada acredito que ele já teria qualquer distúrbio psíquico instalado, hehehe.

Aliás, tanto no caso de Denethor quanto no de Faramir, melhor esquecer as personagens do filme. PJ cagou forte e desrespeitosamente com os dois.
 
Outra curiosidade: Dois diálogos mais "enlouquecidos" dele no filme são justamente tirados do capítulo "A Pira de Denethor". Ou seja, o episódio de surto virou a principal fonte de caracterização do personagem.
 
Mas esse é o ponto... ela se manifesta de repente mas sempre há indícios suspeitos.. E não são somente esses sintomas... a "mania de perseguição" é um deles e se encaixa no comportamento de Denethor..
Não. Esquizofrenia não dá dicas. Acontece do nada.. É uma doença silenciosa. E como é dito no link que eu postei. Até pode acontecer com quem é mais velho, mas a maior taxa é em jovens. E digamos que a paranóia não era infundada.
 
Eu acho que o aconteceu Denethor foi um misto de desespero e influência de Sauron. Por mais que ele tivesse força de vontade foi mostrado a ele grandes planos de Sauron, dessa forma ele tinha caminhos abertos para as imagens da destruição de Gondor.

Esse mal presságio associado ao pessimismo deve ter gerado grande desespero, e ai sim desencadeado uma forte reação psicologica. Não acho que ele era louco ou esquizofrenico, mas sim arrogante.

Com todo o conhecimento que adquiriu, mesmo quando influenciado, ele não aceitou conselhos ou outras interpretações, achando que tinha todo o conhecimento necessário. Isso o levou ao desespero total e à falta de esperança, e em pouco tempo tudo era um sinal de mal agouro.
 
Isso é verdade. É dito em algum lugar que ele podia usar o Palantír, mas não quer dizer que tudo que ele via era verdade. Sauron podia só mostrar a ele o que ele quisesse assim fazendo ele achar que a situação tava mais feia do que estava de fato.
 
Lendo este post aqui vejo o quão perigoso é informação técnica complexa ao alcance de leigos. Esquizofrenia, como a maioria das doenças mentais, não funciona desta maneira, algorítmica, uma sopa de sintomas cujo somatório, se >= a x, denota doença, caso contrário não. As doenças mentais são sutis e podem funcionar em espectro, ou seja, gradações nada fixas.

Geralmente a esquizofrenia afeta pessoas jovens (homens entre 20-25 e mulheres entre 25-30)... Mas pode aparecer em pessoas mais velhas.
Geralmente a esquizofrenia é de início mais arrastado... Mas pode sim acontecer num surto psicótico abrupto.
Geralmente a esquizofrenia tem certo padrão... Mas pode acontecer diferente...

Lembro que quando reli SdA, já como médica com alguma experiência em psiquiatria, consegui encaixar bem o Denethor como alguém que teve um surto psicótico (alucinações e delírios), mas não dá pra caracterizar que ele de fato tem a doença. Veja bem, na esquizofrenia sempre tem surto psicótico, mas nem todo surto psicótico é esquizofrenia. Denethor tanto delirou (teve uma percepção patologicamente falso da realidade) quanto alucinou (percepção do inexistente), tudo deflagrado por uma forte emoção, mas como ele logo morreu nunca saberemos de fato se ele abriu um quadro tardio de esquizofrenia ou se ele teve apenas um transtorno psicótico breve, ou mesmo se tudo foi movido pela abstinência da erva do Condado, hahaha.

A possibilidade é real, o diagnóstico certo é impossível.
 
Isso é verdade. É dito em algum lugar que ele podia usar o Palantír, mas não quer dizer que tudo que ele via era verdade. Sauron podia só mostrar a ele o que ele quisesse assim fazendo ele achar que a situação tava mais feia do que estava de fato.

Nos Contos Inacabados é dito que Denethor era capaz de usar a palantír como queria, mesmo depois de Sauron descobrir a sua existência nas "redes" criadas pelas palantíri. Aliás, é dito em algum lugar, não lembro onde, que Denethor inclusive conseguiu antever os planos de Saruman.
 
Denethor sofria do mesmo mal que atacava todos os Reis, Imperadores e Ditadores: Megalomania. Ele acreditava cegamente que a Era dos Regentes-governantes não teria fim; que Gondor resistiria até o fim dos dias. E, alheio a qualquer aviso histórico, resolveu desafiar Sauron - um maia da Primeira Era - em um duelo mental de forças. Coisa que nem mesmo Elrond, Galadríel ou Círdan ousavam fazer.

O Senhor do Escuro brincou e sambou na mente de Denethor e o resultado foi óbvio. Pirou totalmente.
 
O Senhor do Escuro brincou e sambou na mente de Denethor e o resultado foi óbvio. Pirou totalmente.

Não está totalmente claro que foi bem assim. No Tolkien Gateway tem o seguinte trecho:

Denethor did not become corrupted [pela influência de Sauron], but the great effort of will that this required of him led him to age quickly.
 
Ele realmente ficou meio maluco depois de olhar tanto na Palantir e ser manipulado por Sauron, mas como disseram antes creio que o que lhe cegou mais foi desespero de ver a força de Sauron e perceber claramente que o mundo dos homens seria esmagado sob a mão do Maia.
E estava errado? Ele não sabia de Frodo e do Anel por mais que desconfiasse de algo, mas mesmo assim em sua arrogância não botaria fé alguma, e se o Anel não tivesse caído com Gollum tudo realmente estaria perdido, e o despero tomou conta dele.
 
Não está totalmente claro que foi bem assim. No Tolkien Gateway tem o seguinte trecho:

Mas esse trecho cita o envelhecimento causado pelo uso excessivo do Palantír e, tirando a Pedra-mestra, todas elas estão sob influencia de Sauron. Todos que tentassem olhar através das pedras, fatalmente seriam conduzidos em direção de Mordor.

Não era somente através dos Anéis de Poder que Sauron se valia para dominar seus inimigos, os Palantíri também estavam inclusos no pacote.
 
Mas esse trecho cita o envelhecimento causado pelo uso excessivo do Palantír e, tirando a Pedra-mestra, todas elas estão sob influencia de Sauron. Todos que tentassem olhar através das pedras, fatalmente seriam conduzidos em direção de Mordor.

Não era somente através dos Anéis de Poder que Sauron se valia para dominar seus inimigos, os Palantíri também estavam inclusos no pacote.

Mas onde está dito isso?

Thus Sauron tested the strength and preparedness of Denethor, and found them more than he had hoped.

In the case of Denethor, the Steward was strengthened, even against Sauron himself, by the fact the Stones were far more amenable to legitimate users: most of all to true "Heirs of Elendil" (as Aragorn), but also to one with inherited authority(as Denethor), as compared to Saruman, or Sauron.

Saruman fell under the domination of Sauron and desired his victory, or no longer opposed it. Denethor remained steadfast in his rejection Sauron, but was made to believe that his victory was inevitable, and so fell into despair.

Whether he ever thus made contact with the Orthanc-stone and Saruman is not told; probably he did, and did so with profit to himself. Sauron could not break in on these conferences: only the surveyor using the Master Stone of Osgiliath could "eavesdrop." While two of the other Stones were in response, the third would find them both blank.

Eu acho que estamos subestimando o verdadeiro Denethor, aquele apresentado nos livros.
 
Mas onde está dito isso?









Eu acho que estamos subestimando o verdadeiro Denethor, aquele apresentado nos livros.

Sacanagem, Grimnir! Me fez levantar cedo da cama, numa Sexta-feira Santa, para reler os Anais dos Reis Governantes. Mas tudo bem, gostei. Fazia tempo que não pegava no RdR há um bom tempo.

Então, Denethor não foi subestimado... foi superestimado. Resumão: o filho de Ecthelion II nutria na juventude um rancor por seu pai devido a admiração que este nutria por Thorongil e seus feitos em Gondor. Depois, perdeu a esposa cedo e tornou-se ainda mais recluso, orgulhoso e se recusando a ouvir conselhos. Por fim, teve a ousadia de usar o palantír de Anárion, coisa que nem mesmo os Reis faziam desde a queda de Minas Ithil; lugar onde estava o palantír de Isildur e que caiu nas mãos de Sauron.

Como mostrou no trecho em inglês, os dois palantír eram utilizados pelos Reis para verem muito longe nos reinos e estavam de acordo um com o outro. Ou seja, Denethor foi capturado pelo Ardil de Sauron rapidamente.
 
Sacanagem, Grimnir! Me fez levantar cedo da cama, numa Sexta-feira Santa, para reler os Anais dos Reis Governantes. Mas tudo bem, gostei. Fazia tempo que não pegava no RdR há um bom tempo.

Então, Denethor não foi subestimado... foi superestimado. Resumão: o filho de Ecthelion II nutria na juventude um rancor por seu pai devido a admiração que este nutria por Thorongil e seus feitos em Gondor. Depois, perdeu a esposa cedo e tornou-se ainda mais recluso, orgulhoso e se recusando a ouvir conselhos. Por fim, teve a ousadia de usar o palantír de Anárion, coisa que nem mesmo os Reis faziam desde a queda de Minas Ithil; lugar onde estava o palantír de Isildur e que caiu nas mãos de Sauron.

Como mostrou no trecho em inglês, os dois palantír eram utilizados pelos Reis para verem muito longe nos reinos e estavam de acordo um com o outro. Ou seja, Denethor foi capturado pelo Ardil de Sauron rapidamente.

Por esse "resumão" a gente conclui que além de superestimado, foi de uma arrogância só.
Acabou se dando mal, e não podia ser de outra maneira, principalmente pelo uso do palantír. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo