1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Denethor e Theoden.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Samwise Português, 7 Jan 2004.

  1. Fui dia 5 a uma conferencia do Professor Joseoh Pearce. Joseph Pierce é um grande biografo de Tolkien assim como de outros autores ingleses da mesma altura como por exemplo C.S. Lewis ou um pouco anterior, Chesterton.
    Durante a conferencia ele falou de Denthor e Theoden. Ambos governantes, ambos desesperados, ambos confrontados por Gandalf, uma reage e luta o ou outro suicida-se.
    No nome de ambos ha um so comum, den, e do nome de Theoden, q n desespera e luta, sobra Theo, que é Deus em grego. No caso de Denethor sobra Thor, um deus pagao nordico. Denethor desepera.
    O q vcs acham disso?
     
  2. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    Tolkien era bastante inteligente para fazer este tipo de anagrama com palavras, não duvido nada que tenha sido de propósito. Principalmente levando em conta o elevado grau cristão do autor. Mas ainda me resta uma dúvida: no caso de Denethor, tirando o DEN e tirando o THOR, ainda sobra a letra "E". E Tolkien poderia muito bem deixar seu nome apenas Denthor (sem o segundo E).

    Mas uma coisa curiosa que acabei de notar. Denethor tem seu fim covardemente. Théoden tem seu fim heroicamente. O que tem em comum no nome dos dois? As letras D, E e N, que formam DEN. Isto é um anagrama de uma conhecida palavra inglesa. Qual? END!!! Que significa... FIM!
    Será???????
     
  3. °Arien°

    °Arien° Usuário

    coincidência ou não, eu gostei :anjo: Poxa, legal a atenção do cara p/ reparar isso!! Mesmo que eu entendesse de deuses nórdicos ou de palavras em grego eu não perceberia :gotinha: !!
    Nossa, depois dessa, de ver com tudo se completa.. comecei até a acreditar que o professor pensou nisso.. :| . Ta aí mais uma coisa que eu nunca teria notado
    Adorei o tópico :clap:
     
  4. Oakshield

    Oakshield Usuário

    a teoria eh muito boa e faz sentido.... mas temos que levar em consideraçao outras questoes....

    Por exemplo, o idioma de Rohan, do qual o nome theoden eh derivado, foi inspirado em uma forma arcaica do ingles moderno e nao no grego... entao, acho que o radical THEO de theoden eh apenas uma coincidencia...
     
  5. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Quem sabe?
    Eh uma boa teoria, mas só o próprio Tolkien poderia confirmá-la e se surpreender como alguem percebeu isso e dar os parabens ao cara, ou então negá-la e dizer que, mesmo assim eh uma boa teoria e que podia muito bem verdade. :think:
     
  6. Freddd

    Freddd Usuário

    Bem... a nao ser que tolkien tivesse alguma rixa pessoal com o mito de thor, eu nao vejo o porque dele fazer tal jogo com esses nomes.

    1. com ja foi dito, o rohirric foi baseado no ingles antigo e no caso, deus estaria escrito em grego. Sendo que o cristianismo nem mesmo teve inicio na grecia, eu nao entendo porque theo seria usado assim.

    2.Nao vejo que analogia poderia ser usada pra comparar denethor e thor... e nao acredito que tolkien fosse menosprezar um dos mais honrados e nobres deuses da mitologia de onde ele tirou grande parte do material para criar seu mundo
     
  7. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Concordo com o Fredd.
    Se Tolkien tivesse algum problema com a mitologia nórdica, o Gandalf teria se dado mal, afinal de contas, o nome Gandalf foi tirado de um conto nórdico, sendo o nome de um anão ( lembrando: inicialmente Gandalf era o nome de Thorin ).
    Essa analogia eh interessante e pode ate ser levada em consideração, mas não acho que o professor fosse fazer isso, mas quem sabe...
     
  8. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    É, e a imagem de Gandalf, segundo a Revista Mundo Estranho, da Superinteressante, a imagem de Gandalf se assemelha muito à de Odinn, o deus mais importante (mais ainda do que Thor) da Mitologia Nórdica.
     
  9. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    Ele teve como imagem de Gandalf, qdo ele foi de visita a Suiça e comprou um cartão-postal q era uma figura de manto cinzento, encurvado, de chapeu largo e pontudo e barbas longas.
    Era um Berggeist, q eh um espirito das montanhas.
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não sei, mas acho que no caso do nome de Theoden é uma coicidência (talvez até proposital). lembro já ter lido em algum lugar que Theoden significa "Rei" em anglo-saxão.
    Mas sabe-se lá... de palvaras Tolkien sabia muito...
     
  11. Dernhelm

    Dernhelm Usuário

    Não duvido nada que Tolkien tenha bolado mesmo isso :mrgreen: Dois Reis que tinham tudo p/ ter um final igual mais que se mostram tão diferentes :mrgreen:
     
  12. Solum

    Solum Usuário

    hehhe, interessante análise!
    mas vai saber o q passava na cabeça dakele genio neh?
     
  13. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    A contraposição dos dois marca uma diferença de postura, de uma casa em decadência e de um reino que não vivia tanto do passado. Théoden, embora por anos preso as artes de Grima e Saruman, era altivo em sua juventude e legitmo rei do povo de Rohan, um povo guerreiro.

    Denethor era o regente de um reino em decadência ascentuada, que vivia das glórias de um passado em Númenor, cujos saberes se perdiam, e que servia como tampão pra Mordor há séculos.

    Em resumo, a postura de ambos é representativa do seu papel na história. Mesmo ambos tendo sido levados a morte, Théoden morreu defendendo seu povo e o futuro do mundo, como um legitmo rei e guerreiro. Denethor aspirou por ser mais do que era e confrontou o senhor do escuro sem a legitmidade pra fazê-lo, confiou demais no que não deveria, e por fim sucumbiu a própria loucura, a loucura esclerosada daqueles que vivem do passado e vêem no limiar da história que seu mundo ruiu, se esfacelou, tornou-se apenas uma pálida lembrança.
     
  14. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Sim, Théoden realmente significa rei em anglo saxão, se não me engano, isto é dito em um texto aqui da Valinor.
    Acho que depois desse post do Eru, o Ilúvatar, não precisa ser dito mais nada.
     
  15. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Vale lembrar também que muito antes do regente de Gondor, existiu um elfo de nome Denethor, senhor dos Nandor de Ossiriand, em Beleriand.
     
  16. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    Foi pandatur...
    e vale lembrar o mestre falava oficialmente 11 linguas ao todo e conhecia diversas outras linguas germanicas e romanicas.
    Ele falava:
    Frances, alemão, ingles contemporaneo, medio e arcaico(saxão).
    Latim, grego, finlandês, galês, nordico antigo e gótico.
     
  17. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    Fora o Quenya e o Sindarin...
     
  18. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Não, Tolkien não se considerava um falante de quenya e sindarin, ele sabia algumas coisas, mas não falava tão bem igual aos elfos ( heheheh ).
     
  19. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    Quenya e sindarin sao linguas criadas por ele, por isso ano entraram nessa lista, mas como ele mesmo falava:
    Para c criar uma lingua eh necessario q ela seja baseada em outra, pois c nao eh impossivel, pois precisa-se de uma base cultural e linguistica previamente estabelicade.
     

Compartilhar