• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Demolição do Cristo Redentor

Não é porque a pessoa é contra símbolos cristãos e/ou católicos que ela seja obrigatoriamente atéia

Citei os ateus porque eles costumam ser mais extremistas na defesa pelo estado laico, mas foi só um exemplo.

existem outras religiões, aliás a maioria esmagadas e oprimidas pelo catolicismo.

Oprimidas? Poderia citar exemplos de 'opressão' da Igreja Católica sobre as demais religiões?
 
Oprimidas? Poderia citar exemplos de 'opressão' da Igreja Católica sobre as demais religiões?
O preconceito ( e no passado perseguição e extermínio) que a igreja católica exerce sobre os adeptos do paganismo e religiões pré-cristãs. Até hoje pessoas que são seguidoras dessas religiões são estigmatizadas e ridicularizadas.
Isso me fez lembrar de uma frase de um historiador famoso, cujo nome infelizmente não me recordo, onde ele disse "mitologia é o nome que as pessoas dão às religiões dos outros". Eu concordo com ele.
 
O preconceito ( e no passado perseguição e extermínio) que a igreja católica exerce sobre os adeptos do paganismo e religiões pré-cristãs. Até hoje pessoas que são seguidoras dessas religiões são estigmatizadas e ridicularizadas.
Isso me fez lembrar de uma frase de um historiador famoso, cujo nome infelizmente não me recordo, onde ele disse "mitologia é o nome que as pessoas dão às religiões dos outros". Eu concordo com ele.

Bom, desculpe se não vou mais me ater a esse ponto, até porque eu acho que você primeiro tem que ver os conflitos religiosos no resto do mundo para ter uma real noção do que é ser 'estigmatizado' e 'ridicularizado'. Não vou dizer que não exista intolerância religiosa aqui no Brasil, mas perto do que acontece em outros lugares, ainda estamos em uma espécie de paraíso ecumênico.

De qualquer modo, sobre isso aplicado ao Cristo, acho que vale o que o Tapio disse:

Tapio disse:
Mas criticar e tentar invalidar a manifestação artística de um povo por esses motivos já é um passo além do exagero. Nada me impede de considerar um templo budista ou uma mesquita bonitos, mesmo que o povo faça suas orações em casa.

Simplesmente ignorar a expressão artística é outra coisa. E colocar a culpa dessa ignorância em motivos religiosos é pior ainda.
 
Acho que você não viu meu post, Till. E, mesmo tendo visto, é a mesma esparrela de ridicularizar as religiões alheias. Enquanto não tomarmos consciência que só parando nós mesmos isso acaba, vai ter intolerância e preconceito por todo o mundo.
 
Bom, desculpe se não vou mais me ater a esse ponto, até porque eu acho que você primeiro tem que ver os conflitos religiosos no resto do mundo para ter uma real noção do que é ser 'estigmatizado' e 'ridicularizado'. Não vou dizer que não exista intolerância religiosa aqui no Brasil, mas perto do que acontece em outros lugares, ainda estamos em uma espécie de paraíso ecumênico.
Tudo bem, eu entendo o que você quer dizer.
Mas eu acho que as religiões que citei são ainda mais estigmatizadas e sofrem mais preconceito do que as que você se refere, porque elas não são nem consideradas religiões, nem são levadas a sério, e ser ignorado é o pior tipo de crítica, na minha opinião.

Acho que você não viu meu post, Till. E, mesmo tendo visto, é a mesma esparrela de ridicularizar as religiões alheias. Enquanto não tomarmos consciência que só parando nós mesmos isso acaba, vai ter intolerância e preconceito por todo o mundo.
Tem razão, eu não havia percebido, me desculpe.
O que eu não concordo é esse domínio exagerado de uma religião sobre as outras, essa imposição a que somos submetidos pela igreja católica.
 
Última edição por um moderador:
Poisé, é um puta símbolo (com o perdão da palavra), com aquela coisa do Cristo estar lá do alto olhando por nós. Detalhe q eu nem sou cristão.
Nem eu, que sou ateu :P
Mas como disseram nesse tópico, não deixarei de apreciar o belo por conta de questões religiosas ou ideológicas.
 
Eu fui no Rio faz um tempo... era bem legal ver da praia o cristo lá longe... é arte, não um somente um simbolo!

Eu não acho que a escultura do Cristo deveria estar relacionada com religião..por que surgem diversas discussões e etc... por é uma estátua e pronto!

Eu não sou católica, mas sei que tem escrito na Bíblia para não idolatrar imagens...
Achei bem legal quando subi lá no Cristo, nem olhei direito pra ele.. só olhie, vi que era grande e pensei: "Legal", ia fui apreciar a vista... por que o legal de estar lá e sentir tranquilo... e ver a cidade, a lagoa.. etc.

Nem minha avó que é católica devota, ficou rezando nem nada, ela apreciou... Acho que as pessoas não deveriam ir na Igreja pra rezar, por que a "casa de Deus" tem de estar dentro de cada um, etc... por isso acho que o Croisto Redentor é só uma manifestação artística, não deveria ser uma "maravilha do mundo" e nem um símbolo do catolicismo.
Mas é impossivel... bah.
 
O preconceito ( e no passado perseguição e extermínio) que a igreja católica exerce sobre os adeptos do paganismo e religiões pré-cristãs. Até hoje pessoas que são seguidoras dessas religiões são estigmatizadas e ridicularizadas.
Isso me fez lembrar de uma frase de um historiador famoso, cujo nome infelizmente não me recordo, onde ele disse "mitologia é o nome que as pessoas dão às religiões dos outros". Eu concordo com ele.

Este tópico parece uma discussão entre iconoclastas e iconódulos da época de Bizâncio, hahaha, (brincadeira). Bem, opinando, perseguição religiosa não é exclusividade do catolicismo, ou do cristianismo em sí, (pois o catolicismo é como considera-se oficialmente, apenas uma denominação do cristianismo, assim como o protestantismo, a ortodoxia grega, etc), pois religiões chamadas "pagãs" também fizeram grandes perseguições contra os cristãos (os que conhecem a história de Roma antiga, sabem do que falo), e ainda temos a disputa entre islâmicos e cristãos que persiste até hoje em muitas regiões. O assunto é complexo por sí só, é como mexer em vespeiro. Vejamos que a questão "balada da intolerância" pode enquadrar-se mais na mente das pessoas, do que nos aspectos oficiais das religiões, muito embora "intolerância" seja algo muito forte para definir o estado da religiosidade no Brasil atualmente, pois a liberdade religiosa a meu ver não está sonegada, (seja isto bom ou ruím), a questão é que não podemos taxar o cristianismo como uma religião tirânica, só por causa das tiranias cometidas em outros tempos por algumas pessoas de uma denominação cristã, (no caso da abominável inquisição, a católica romana), pois barbáries em nome de religiosidade foram cometidas também por budistas, por adeptos da religião greco-romana ou pagã, (termo adjetivo, não necessariamente pejorativo), muçulmanos, etc. Adeptos de religiões definidas como pagãs faziam sacrifícios humanos, xintoístas no Japão fazíam massacres de cristãos japoneses, etc. A cousa é bem mais complexa do que apenas apontar o dedo contra uma religião específica, (o cristianismo), e definí-la como causa dos males humanos. :think:
 
...Isso me fez lembrar de uma frase de um historiador famoso, cujo nome infelizmente não me recordo, onde ele disse "mitologia é o nome que as pessoas dão às religiões dos outros". Eu concordo com ele.

Foi Joseph Campbell não foi? :think:

Mas voltando a questão do Cristo Redentor... eles não podem demolir agora que é uma das novas 7 maravilhas do mundo... ainda amis que vários turistas vão ao RJ só para ver o Cristo :mrgreen:
 
Sim, Lobo, você tem razão, aconteceram mesmo também perseguições de outras religiões contra os cristãos, só não acho que por causa disso eles (os cristãos) possam "dar o troco" hoje. Mas como você mesmo disse esse assunto é muito complexo, então é melhor não nos apegarmos mais a esse enfoque.

E acho que é esse mesmo, Rhya, obrigado :joinha:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo