• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Demolição do Cristo Redentor

Miguêz

You talkin' to me?
Recentemente eu vi esse curta (na TVE eu acho) sobre a demolição do Cristo Redentor.
O curta é em forma de entrevista, onde as pessoas que visitavam o Cristo eram questionadas sobre o porque de ter a estátua lá, sendo que o mais importante é a vista que se tem do Rio, não o Cristo, pois quando se sobe lá é o que se vê.

O interessante é que ninguém tinha um argumento que realmente justificasse a preservação da estátua.

Sinopse:
Realizado clandestinamente pelo grupo de guerrilha cultural Cactos Intactos em 14 de março, dia dos aniversários de Castro Alves e Glauber Rocha. A proposta de executar a demolição performática da estátua do Cristo Redentor no topo do Corcovado é o ponto de partida do filme.

Eu até concordo que seria um grande acontecimento artístico, mas tem a questão do turismo também que traz $...

Enfim opinem.
 
Caro Miguêz, parabéns por sua originalidade e coragem em trazer este tema para discussões justo na hora em que se louva a eleição da estátua como uma das dez maravilhas do mundo moderno!
A finalidade precípua da arte é, sim, a desconstrução da realiade, a contestação dos modelos estagnados e, neste contexto, é simplesmente avant gard questionar-se a demolição, ou mesmo executá-la artisticamente, em nome do desmascaramento desta hipocrisia que se fundamenta no senso comum, como se o concreto e o aço fossem mais importantes do que os homens que ali os amontoaram e deram forma (nada contra a estátua ou contra Cristo! Sou católico e fã do nazareno). O próprio Cristo, motivo maior daquela imponente pilha de aço e concreto, talvez fosse dono da primeira marreta a golpear o monumento, como fez no templo em Jerusalém, sem um pingo de contemplação ou remorso.

Abraço a todos e paz na terra!!!!
 
Há uma coisa que eu não entendo muito bem sobre a Igreja Católica, que é sobre o fato de Jesus ter sido um homem humilde e não pregasse a luxúria e que mesmo assim ainda temos monumentos grandes, luxuosos (não sei se é o caso d'O Cristo), quando Jesus nem Deus pregasse nenhuma dessas coisas, e sim que seríamos salvos por nossa fé e não por indulgências. Não vou opinar nem criticar porque esse não é tópico apropriado, e eu respeito quem é Católico, mesmo porque uma grande parte da minha família é Cristã.
 
Ao questionar o pq do Cristo, então terão que questionar também o porque das estátuas de todos os Cristos e santas espalhados em diversas cidades do Brasil, normalmente em morros...
 
Até aqui em Goiânia tem um "Cristo Redentor"(Claro que em proporções menores do que o do Rio), toda vez que abro a janela posso vê-lo, afinal moro em aptº e a vista até que é bacana. Agora voltando a discussão do tópico, eu acredito que o Cristo Redentor seja uma referência no cenário internacional em relação ao Brasil, tirando o Cristo de lá acredito que essa referência ficaria muito mais voltada para a questão da "Caipirinha, Carnaval e Mulher"(Pergunte à qualquer estrangeiro o que existe no Brasil). Mesmo não sendo católico, acredito que o Rio(o Brasil também) perderia um pouco(ou muito) da sua identidade.

Acho que é bem por aí. :roll:
 
O pq do Cristo? O mais importante na verdade não é chegar no alto do Corcovado para ver o Cristo, mas sim vê-lo da cidade, ao olhar pro alto. É lindo.

A questão é; pra que subir para ver o Cristo. Realmente não tem mta graça. O legal de subir é pela vista, não pela estátua.
 

Anexos

  • 175454-Cristo-Redentor-above-Rio-0.jpg
    175454-Cristo-Redentor-above-Rio-0.jpg
    10,7 KB · Visualizações: 36
Última edição:
Há uma coisa que eu não entendo muito bem sobre a Igreja Católica, que é sobre o fato de Jesus ter sido um homem humilde e não pregasse a luxúria e que mesmo assim ainda temos monumentos grandes, luxuosos (não sei se é o caso d'O Cristo), quando Jesus nem Deus pregasse nenhuma dessas coisas, e sim que seríamos salvos por nossa fé e não por indulgências.
Ué, mas essa é uma idéia que a Igreja adotou na Idade Média, onde ninguém questionava. Todo mundo hoje já sabe os reais propósitos do Cristo histórico (que nada tinham a ver com riqueza e monumentos), esse é um propósito apenas mantido pela Igreja que já é tradição, acredito que pra trazer a leitura de grandeza.
 
Até aqui em Goiânia tem um "Cristo Redentor"(Claro que em proporções menores do que o do Rio), toda vez que abro a janela posso vê-lo, afinal moro em aptº e a vista até que é bacana. Agora voltando a discussão do tópico, eu acredito que o Cristo Redentor seja uma referência no cenário internacional em relação ao Brasil, tirando o Cristo de lá acredito que essa referência ficaria muito mais voltada para a questão da "Caipirinha, Carnaval e Mulher"(Pergunte à qualquer estrangeiro o que existe no Brasil). Mesmo não sendo católico, acredito que o Rio(o Brasil também) perderia um pouco(ou muito) da sua identidade.

Acho que é bem por aí. :roll:
No aspecto de dar indentidade ao Brasil, concordo.
Mas é apenas um símbolo, se for derrubado não fará diferença sobre a fé. Fará diferença sobre o ponto turístico, que não terá mais a bela imagem dO Cristo.
 
Ao questionar o pq do Cristo, então terão que questionar também o porque das estátuas de todos os Cristos e santas espalhados em diversas cidades do Brasil, normalmente em morros...
O que seria algo maravilhoso, mas sei que infelizmente impossível de se acontecer.
 
Criar polêmica virou hobbie nesse país.

Qual é o problema com a polêmica?

Há uma coisa que eu não entendo muito bem sobre a Igreja Católica, que é sobre o fato de Jesus ter sido um homem humilde e não pregasse a luxúria e que mesmo assim ainda temos monumentos grandes, luxuosos (...)

"Luxúria" e "luxo" não significam a mesma coisa.

E eu não acho que a Igreja Católica pregue a luxúria.

Ué, mas essa é uma idéia que a Igreja adotou na Idade Média, onde ninguém questionava. Todo mundo hoje já sabe os reais propósitos do Cristo histórico (que nada tinham a ver com riqueza e monumentos), esse é um propósito apenas mantido pela Igreja que já é tradição, acredito que pra trazer a leitura de grandeza.

É bastante engraçada a imagem que as pessoas tem da Idade Média.

Durante a Idade Média diversos movimentos (internos ou não a estrutura da Igreja) questionaram a riqueza e até mesmo o poder adquiridos pela mesma. Muitos defendiam um retorno aos ideais de uma igreja primitiva. Para deixar um exemplo que é bastante claro, os franciscanos.

Outra coisa, é uma distorção dizer que uma política de concentração de poder e riqueza foi uma postura adotada pela Igreja na Idade Média. Isso foi potencializado e se expandiu sim durante a Idade Média, mas a origem é a Antiguidade romana.
 
bah, além de ser um cartão postal, e um monumento mundialmente conhecido, e de ser umas das 7 maravilhas do mundo(apesar de eu achar isso meio injusto, pois no mundo todo, há varia antiguidades que nem tem certeza da idade delas, ja o Cristo Redentor e a Estatua da Liberdade são coisas muito recentes, e n deveriam participar disso pq são apenas famosos), o cristo redentor deixa a paisagem do Rio mais bonita, e quem sobe no corcovado, realmente n teria muita diferença com ele la ou não, pois a maioria sobe la p/ ver a paisagens e tirar fotos fazendo o simbolo da 'Vida Loka', mais mesmo assim ele é uma coisa totalmente excelente e marota, e n deveria ser demolido.
 
Se perguntar o porquê de existir um monumento, uma estátua, ou qualquer coisa do gênero é o mesmo que questionar a existência de manifestações artísticas de qualquer tipo. Por quê existe a pintura, escultura, arquitetura, fotografia, cinema? É assim porque é belo, e só.
 
Se perguntar o porquê de existir um monumento, uma estátua, ou qualquer coisa do gênero é o mesmo que questionar a existência de manifestações artísticas de qualquer tipo. Por quê existe a pintura, escultura, arquitetura, fotografia, cinema? É assim porque é belo, e só.

Exatamente. É um pouco de exagero questionar o pq do Cristo (até como imagem religiosa) - porque aí teríamos que retroceder centenas e centenas de anos em nossa história nos questionando sobre pq na Grécia faziam estátuas de deuses, ou até mesmo hoje em dia fazemos estátuas de figuras importantes da nossa história. Dá na mesma.

E pelo aspecto religioso da coisa, vou ser bem sincera: tem ateu que é chato, para não dizer ignorante. É apenas uma manifestação cultural, entre diversas outras. Sei que os dados estão mudando, mas o Brasil ainda tem uma maioria católica, portanto se explica a escolha para esse tipo de figura. Se fosse para tornar laica qualquer tipo de manifestação desse tipo, nem com as obras de Aleijadinho poderíamos contar.
 
Exatamente. É um pouco de exagero questionar o pq do Cristo (até como imagem religiosa) - porque aí teríamos que retroceder centenas e centenas de anos em nossa história nos questionando sobre pq na Grécia faziam estátuas de deuses, ou até mesmo hoje em dia fazemos estátuas de figuras importantes da nossa história. Dá na mesma.

E pelo aspecto religioso da coisa, vou ser bem sincera: tem ateu que é chato, para não dizer ignorante. É apenas uma manifestação cultural, entre diversas outras. Sei que os dados estão mudando, mas o Brasil ainda tem uma maioria católica, portanto se explica a escolha para esse tipo de figura. Se fosse para tornar laica qualquer tipo de manifestação desse tipo, nem com as obras de Aleijadinho poderíamos contar.

E voltar todo o estado de Minas Gerais pro mato. É incoerente.
 
Não é porque a pessoa é contra símbolos cristãos e/ou católicos que ela seja obrigatoriamente atéia, existem outras religiões, aliás a maioria esmagadas e oprimidas pelo catolicismo.
 
Não é porque a pessoa é contra símbolos cristãos e/ou católicos que ela seja obrigatoriamente atéia, existem outras religiões, aliás a maioria esmagadas e oprimidas pelo catolicismo.

Mas criticar e tentar invalidar a manifestação artística de um povo por esses motivos já é um passo além do exagero. Nada me impede de considerar um templo budista ou uma mesquita bonitos, mesmo que o povo faça suas orações em casa.

Simplesmente ignorar a expressão artística é outra coisa. E colocar a culpa dessa ignorância em motivos religiosos é pior ainda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo