1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Delcídio no xadrez: Líder do PT no Senado é preso

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thor, 28 Nov 2015.

  1. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Eu não sei se o pessoal da Valinor andou acompanhando os noticiários nessa última semana, mas o líder do governo no Senado está na cadeia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Algo a declarar? Fico curioso pra saber qual vai ser a desculpa agora que o @Felagund, o @ricardo campos ou o @Morfindel Werwulf Rúnarmo e outros adoradores de moluscos vão inventar agora. Será que finalmente estão decepcionados por terem defendido a manutenção desse pessoal no governo?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Reverendo

    Reverendo Usuário

    Uma parte interessante foi a discussão em torno dele ter sido preso em flagrante ou não.
     
  3. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Eu, @Eriadan e @Mellime andamos trocando algumas mensagens no FB e essa prisão, do ponto de vista estritamente legal, parece que foi ilegal.

    Por outro lado, ao ler a nota (sei lá como chama) da PGR, ficou evidente uma tentativa de reinterpretar a Constituição (que eu acho que é uma atividade não só válida, mas também necessária). Pelo o que entendi, um dos pontos dele é que a inafiançabilidade foi definida como condição necessária para a prisão de congressistas como forma de resguarda a democracia pós-ditadura, de modo que existisse uma gravidade mínima para prender político, garantindo assim alguma estabilidade política no país.

    Só que esse risco ditatorial sumiu, de modo que no entendimento da PGR os critérios de gravidade mínima deveriam ser reinterpretados. Foi mais ou menos o que entendi.

    Sobre o flagrante, não sei se esse foi o maior problema, já que tem o argumento de organização criminosa que pode configurar crime constante.
     
    Última edição: 30 Nov 2015
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Thor

    Thor ἀλήθεια

    O cara estava planejando a fulga do Cerveró pelo Paraguai. Isso é crime constante, não?

    E, outra. Essa gravação só tem validade em julgamento se tiver sido autorizada pela Justiça. Se essa gravação tiver sido feita em combinação com a Polícia Federal, então acho que foi flagrante, não?
     
  5. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Acho que a noção de crime constante é pq Delcídio estava atuando em conjunto com outros políticos, configurando organização criminosa.

    A questão do flagrante eu nem sei se é o maior problema. A questão é a inafiançabilidade, que pela CF é uma condição necessária para prender um congressista. Pela CF, crime sem fiança é só racismo, terrorismo e mais alguns outros - nenhum deles cometido pela Delcídio. A argumentação do Janot, no meu parco entendimento, é que a condição de inafiançabilidade é muito forte e que na interpretação dele, o espírito da lei é de garantir critério mínimos para punir congressistas, mas que essas critérios mínimos podem ser relaxados hoje em dia em função do amadurecimento da democracia.

    Se for para olhar a lei como um robozinho, então a prisão é ilegal sim e ponto final. Por outro lado, se for para admitir que as leis podem (e devem) ser interpretadas, que PGR fez uma interpretação e que o STF como intérprete-mor da CF acatou essa interpretação, então a prisão foi legal.

    Ou seja, existe uma grande área cinzenta.
     
    Última edição: 30 Nov 2015
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar