• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Definições (?)

Alguém

Usuário
Quem nunca viu o glossário dos livros do Tolkiens umas zilhões de vezes?

O Problemas eh que as definições nem sempre ajudam tanto... se alguém que não lê Tolkien (e não está "integrada nos esquemas") ler certas definições... olhará pra sua cara e dirá algo do gênero: "Você eh louco..."

Verdade... eu jah testei... e eh assim mais ou menos que acontece em mais ou menos todas as vezes... :yep:

Claro... que existem termos que são mais... eh... difíceis (por assim dizer)... como por exemplo:

Finduilas: Filha de Orodreth, amada por Gwindor; capturada no saque de Nargothrond, morta por orcs nas Travessias de Teiglin e sepultada no Haudh-en-Elleth. 30, 116, 118-9, 121, 134, 144, 162, 166, 174-7, 457-8

- Não me lembro quem eh Orodreth...
- Me lembro vagamente de Gwindor...
- Mais vagamente ainda de Nargothrond...
- Não me perguntem o resto... e às vezes eu penso: "Nossa! Será que eu realmente li... ou será que foi um sonho?" :roll:

Os nomes são realmente um problema na hora de lembrar, ou o problema sou eu? :think:
 
Tipo, a explicação é boa o suficiente, não tem mais o que acrescentar. é só você olhar também no glossário quem é Orodreth e Gwindor.

Se você não lembra o que é Nargothrond, você precisa ler os livros novamente. :mrgreen:
 
Talvez fazer um guia de leitura ajude...

Sabe, tentar ir montando um esquema tipo hierárquico, e um glossário próprio poderiam te ajudar a memorizar e a consultar de uma forma mais simples...

Ainda assim, seguir a dica do Olórin é a mais prática... :mrgreen:

Enfim, Orodreth é irmão de Finrod Felagund, ambos filhos de Finarfin irmão de Fingolfin, Nargothrond era seu reino escondido, uma fortaleza substerrânea.

Gwindor foi aquele cara encontrado por Beren quando ele procurava por Túrin, se não me engano... E que depois guiou o Neithan até Nargothrond.
E concordo de novo com Olórin...
Se num lembra de Nargothrond, melhor reler ;)

Uma sugestão simples é ler os livros com 2 marcadores de páginas: Um para a Narração, outro para o Glossário.
 
Última edição:
Eu lembro que a primeira vez que eu li O Silmarillion eu passava mais tempo nas definições do que no próprio livro. Eu via uma definição com um mol de nomes que eu não lembrava e ficava procurando.
Mas na minha segunda leitura do Silma eu não fiquei tão preso assim.
Espero depois da terceira leitura eu lembrar do início do livro:razz:
 
Adoro as definições, leio elas sempre, pelo menos as que têm algo mais além de indicar montes de páginas como p. 176-7, p. 291-6
 
Na primeira vez que eu li os livros, as definições no glossário mais me atrapalharam que me ajudaram, pois me deixaram mais curiosa ainda :lol:
Mas, a partir da primeira releitura, se tornaram uma boa referência, pois me ajudavam a lembrar do que eu havia lido :D
 
Só li o glossário a título de curiosidade.
É estranho, não entendo vocês :( Os nomes nem são tão complicados assim...
 
Só li o glossário a título de curiosidade.
É estranho, não entendo vocês :( Os nomes nem são tão complicados assim...
Óh! Desculpai a nós pobres mortais, desprovidos de inteligência desenvolvida Srta super dotada intelectualmente... :blah:

Os nomes são complicados sim.
Talvez não pra vc, mas para a maioria, pq utiliza recursos lingüísticos não praticados por aqui.
Há fonemas que um brasileiro, cujo a língua nativa é o português, sequer consegue imaginar como pode acontecer. E isso causa sim dificuldades para muitos.

E talvez nem todos consigam memorizar tantos nomes e tantas relações sociais e fraternas a ponto de lembrar lá no meio de uma fortaleza escondida que um personagem X está sendo chamado pela quinta versão do seu nome, e que por acaso seu pai era fulano e por isso ele pode fazer tal coisa...

:assobio:


Er... :roll:
Nada pessoal :kiss:
 
Última edição:
Não estou reclamando que o glossário eh complicado e tals... e realmente... eu não me lembro o que eh Nargothrtod e preciso de uma releitura... não que lembrar nomes seja o meu forte...

O que quero dizer eh que: Sim! Os glossários são tão bons quanto possível... mas ainda sim... pode ser confuso... e o legal (?) é a cara de paisagem que as pessoas fazem quando vê certas definições... tipo... "Esse cara realmente leu um livro desse?" :blah:

:mrgreen:
 
Os nomes são realmente complicados.
Eu achava extremamente difícil distinguir entre Feanor, Fingon, Fingolfin e Finrod por exemplo. Por que diabos tudo tem que começar com F?:razz:
 
Eu não entendi muito bem.
Por exemplo. Eu sou a pior pessoa que conheço aqui nesse fórum para memorizar os nomes dos livros. as vezes esqueço os básicos como Gandalf, Frodo, Bilbo...

Acho que é pra mim que existem os glossários.

Fulano - Filho de beltrano - pai de Ciclano...

Bem, descobri quem é Fulano, mas não sei quem é o TAL do Beltrano. Bem eu iriei no glossário na parte que fala do Beltrano...e por ai vai.

É só procurar...se fosse não lembra de todos... não custa dar uma lidinha nos livros novamente.
 
Eu já consigo memorizar bem!

Afinal são tantos anos com a Terra-Média que já acho que é um pouco da minha própria história ali relatada!

Acho que até já vi por aí algum elfo, mas com certeza sempre me esbarro com pseudo-personagens dos livros...^^
 
É, os nomes são difíceis de lembrar, como a Sara disse, só depois de anos hehehehehehe
eu lembro de muitos nomes agora, que já li pelo menos 3 vezes cada livro, quando ainda tinha lido só uma vez, não lembrava de nada, nada *vergonha*
 
Os nomes são realmente muito complicados e eu não sei pronunciar nem me lembro da maioria deles. :lol:

Mas eu acho o glossário muito bom sim. Se não lembra que foi fulano e le que ele foi filho de beltrano mas também não lembra desse, só procurar e por aí vai até que no final (depois de provavelmente pesquisar umas 5 vezes) dá pra associar a pessoa aos acontecimentos.
 
Os nomes são complicados mesmo. A primeira vez que li, para cada página sopostamente lida, eram 5 paradas no glossário, que na maioria das vezes era útil. Mas eu concordo que algumas definições são meio inúteis quando você ainda não leu sobre fulano ou não lembra dele.

Ah, e Nargothron, é a cidade fundada por Finrod Felagund, filho de Finarfin, filho de Finwë. :lol:
 
Os nomes são complicados porque não são comuns. Só se sente familiarizado com o livro depois de uma segunda leitura.

SARA CRISTINE M.O. RIBEIRO disse:
Eu já consigo memorizar bem!

Afinal são tantos anos com a Terra-Média que já acho que é um pouco da minha própria história ali relatada!

Acho que até já vi por aí algum elfo, mas com certeza sempre me esbarro com pseudo-personagens dos livros...^^

Essa foi boa:rofl:

Só para acrescentar mais algumas informações da memória. Gwindor, foi uma das poucas companhia (se não a única) de Nargothrond que foi lutar nas Nirnaeth Arnoediad (A quinta batalha de Belenriand - a Batalha das Lágrimas Incontáveis). Sua cavalaria chegou até os portões de Angband ( a principal fortaleza de Melkor depois que Utumno foi destruída pelos Valar).:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo