• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2022 Definição dos cabeças de chave

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Com Brasil e Argentina, veja os prováveis cabeças de chave da Copa do Qatar



Tite e Neymar em jogo da seleção brasileira; dupla estará no Qatar - GettyImages

Tite e Neymar em jogo da seleção brasileira; dupla estará no Qatar Imagem: GettyImages

O ranking de seleções divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fifa, o penúltimo antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar, indica quem serão os cabeças de chave no evento que será realizado em Doha no dia 1º de abril, a partir das 13h de Brasília. Haverá apenas mais um ranking, em 31 de março, que contará os pontos da data-Fifa do fim do mês que vem, mas que não deve mexer nos posicionamentos a ponto de ocorrerem drásticas mudanças.

A Fifa utiliza o seu ranking, que tem uma pontuação complexa, mas que basicamente leva em conta resultados em jogos oficiais e amistosos, com peso maior aos primeiros e a confrontos mais recentes, para definir a divisão dos potes no sorteio dos grupos. Hoje, levando em conta as seleções já classificadas e incluindo o Qatar, país-sede que ficará no Grupo A, os cabeças de chave incluiriam Brasil e Argentina:

- Qatar
- Bélgica
- Brasil
- França
- Inglaterra
- Argentina
- Espanha

Esses sete dificilmente mudarão, mesmo com dois jogos para cada seleção, em março, ainda para ocorrer. A questão é quem será o oitavo cabeça de chave. A Itália, atual campeã europeia e quarta no ranking Fifa, entra tranquilamente caso se classifique para o Mundial na repescagem europeia, que será jogada no mês que vem.

O mesmo ocorreria com Portugal, hoje oitavo no ranking, que está na mesma chave italiana na repescagem, ou seja, somente um dos dois pode ir ao Qatar. Mas a depender, nem Itália e Portugal podem se classificar (eles enfrentam Macedônia do Norte e Turquia), o que abriria vaga a uma seleção pior ranqueada.

Hoje a sequência logo após Portugal é a seguinte:

9 - México - ainda não garantido pela Concacaf, mas provável que vá à Copa
10 - Dinamarca - na Copa
11 - Holanda - na Copa

A diferença de pontuação entre essas seleções é pequena, 20 pontos entre México e Holanda, e a depender dos pontos que defende e dos confrontos que tem, uma seleção pode somar mais do que esses 20 -- nesse último ranking, por exemplo, a França fez 24 pontos. Portanto essas posições podem mudar e essas três seleções seriam as prováveis a ficar com a oitava vaga de cabeça de chave.

Ao Brasil interessa dar uma olhada no pote 2, que deverá ter seleções tradicionais e fortes como Holanda, Alemanha, Dinamarca e Croácia (atual vice campeã mundial), que podem vir a cair no grupo brasileiro já que pelo regulamento não poderiam estar na mesma chave de rivais europeus.

Para minimizar o calor do Oriente Médio, a Copa do Mundo será realizada pela primeira vez no fim do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, fora dos tradicionais meses de junho e julho. Por isso o sorteio dos grupos será apenas em abril, e não em dezembro do ano anterior à Copa, o que acabou ajudando a Fifa que teve que adiar várias rodadas de suas Eliminatórias por causa da pandemia de covid-19.

 
Holanda "flutuando" fora do G8 teria chance boa de cair num grupo encabeçado por sulamericano. Daria um confronto bem bacana na primeira fase.
 
Se tiver um "grupo da morte" pro Brasil, vai ter quem não acredite de imediato, pois faz muito tempo que não pegamos um grupo complicado.
 
Ainda são 32. A de 2026 é que será maior com 48 seleções.
essa palha assada já é oficial?

A FIFA fazendo de tudo para estragar seu maior produto...e ainda tem aquela lenga lenga de copa de 2 em 2 anos... tudo por causa do $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, corrupção acabando com mais uma tradição global
 
Nossa, Alemanha e Holanda no Pote 2 pode significar grupos pesados!

Pensem aí? Algo como Brasil - Holanda - Senegal - Equador (que o Brasil frequentemente tem dificuldade de vencer), ou Argentina - Alemanha - Uruguai - Coreia do Sul? ... Só não digo que o pior grupo da morte da história das copas virá nesta porque acho que nunca será possível superar Itália - Inglaterra - Uruguai - Costa Rica, em que o que parecia que seria o fiel da balança do grupo foi justamente o líder do grupo e grande surpresa da Copa.
 
Nossa, Alemanha e Holanda no Pote 2 pode significar grupos pesados!

Pensem aí? Algo como Brasil - Holanda - Senegal - Equador (que o Brasil frequentemente tem dificuldade de vencer), ou Argentina - Alemanha - Uruguai - Coreia do Sul? ... Só não digo que o pior grupo da morte da história das copas virá nesta porque acho que nunca será possível superar Itália - Inglaterra - Uruguai - Costa Rica, em que o que parecia que seria o fiel da balança do grupo foi justamente o líder do grupo e grande surpresa da Copa.

Pelas regras a FIFA nunca deixa 2 sulamericanos caírem no mesmo grupo e quando um sulamericano é cabeça de chave, pode ainda ter mais 2 europeus e numa dessas se cai uma Alemanha vindo do pote 2 e se a Suécia passar pela repescagem, pela sua posição atual do ranking pode cair no Pote 3. Ficaria já um grupo bem forte.

O fato é que as chances de Alemanha e/ou Holanda virem parar nos grupos de Brasil ou Argentina são bem razoáveis, ainda mais se eles demorarem pra serem sorteados e os grupos encabeçados por europeus já tiverem cumprido a cota máxima de dois europeus no mesmo grupo.
 
essa palha assada já é oficial?

A FIFA fazendo de tudo para estragar seu maior produto...e ainda tem aquela lenga lenga de copa de 2 em 2 anos... tudo por causa do $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, corrupção acabando com mais uma tradição global

Até a metade desse século, eu duvido que o ímpeto mercenário deles não resistirá e veremos a Copa de 2050 com 64 seleções.
 
  • Triste
Reactions: fcm
Já se sabe como vai ser o formato com 48 seleções? 2 a mais em cada grupo, ou 4 grupos a mais?
 
Mas não seria bom um teste "pesado" já na primeira fase? Eu acho difícil o Brasil ficar já na primeira fase e um teste ali serviria para despertar a Seleção desde o começo do torneio.
 
Mas não seria bom um teste "pesado" já na primeira fase? Eu acho difícil o Brasil ficar já na primeira fase e um teste ali serviria para despertar a Seleção desde o começo do torneio.
Sim, depois das últimas copas fiquei pensando nisso também. Talvez o ideal seria cair num grupo com uma única potência e outras 2 mais fracas. Pra passar sem grandes sustos, mas tendo sido testados.

A propósito, acabei de me dar conta de que nas últimas duas copas que levamos, enfrentamos na fase de grupos a seleção que enfrentaríamos na semi: Suécia (1994) e Turquia (2002). É a fórmula do sucesso. Vem, Alemanha.
 
Vamos ver no histórico.

2018
Primeira fase: Suíça, Sérvia e Costa Rica.
Nenhum desafio por aí.
Oitavas: México.
O jogo foi 2x0. Digamos que eles são nossos eternos fregueses.
Quartas: Bélgica.
Perdemos do primeiro adversário complicado na competição.

2014
Primeira fase:
México, Croácia e Camarões.
Eu colocaria a Croácia como adversário aí. Vencemos a partida, mas empatamos com o México. Um grupo que dá para passar sem muitas complicações, como foi mesmo.
Oitavas: Chile.
Sufoco que não deveria ter acontecido. Passamos nos pênaltis.
Quartas: Colômbia.
Outro adversário que normalmente vencemos sem problemas e não foi diferente.
Semis: Alemanha.
Deixa para lá este 7x1 né? Precisa nem comentar. Primeiro adversário realmente que complica e saímos novamente.

2010
Primeira fase:
Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.
Grupo tranquilo para se passar. Portugal passou em segundo lugar, como era esperado. Digamos que Portugal apesar de tudo, ainda não se configura como uma Seleção para um teste complicado.
Oitavas: Chile.
Passamos sem sufoco.
Quartas: Holanda.
Novamente um adversário difícil e perdemos! Primeiro teste de verdade e estamos fora do torneio.

2006
Primeira fase:
Austrália, Croácia e Japão.
Croácia não era o que é hoje. Tanto que quem se classificou em segundo foi a Austrália. Grupo bem tranquilo.
Oitavas: Gana.
Tranquilo.
Quartas: França.
Novamente eliminados por uma Seleção européia de peso.


O histórico meio que mostra isto. Passamos em primeiro no grupo e pegamos um adversário normal nas oitavas. Até aí tudo bem. O problema é nas quartas, quando provavelmente pegamos um adversário europeu que passou em primeiro de seu grupo e somo eliminados. Precisamos testar mais a Seleção contra os Europeus para mudar um pouco isto!
 
Mas não seria bom um teste "pesado" já na primeira fase? Eu acho difícil o Brasil ficar já na primeira fase e um teste ali serviria para despertar a Seleção desde o começo do torneio.

Eu confesso que adoraria um Brasil x Holanda, confronto que rendeu sempre grandes jogos (Ok, 2014 nem foi tanto assim, pois tinha levado o 7x1 antes)

Já se sabe como vai ser o formato com 48 seleções? 2 a mais em cada grupo, ou 4 grupos a mais?

Inventaram de ser 16 grupos de 3 onde classificam-se 2. Eu acho péssimo já que número ímpar de times por grupo, 2 jogam e 1 fica só assistindo. Se seu time não vence na estreia pode ficar dependendo de uma combinação de resultados e gerar jogos mornos em que duas seleções podem se contentar com o empate pra eliminar aquela que fica no stand-by.
 
Sim, depois das últimas copas fiquei pensando nisso também. Talvez o ideal seria cair num grupo com uma única potência e outras 2 mais fracas. Pra passar sem grandes sustos, mas tendo sido testados.

Poderia dar algo tipo: Brasil, Alemanha, Irã e Canadá (que quem diria tá bem cotado pra se classificar dessa vez)

Acho difícil a Copa escapar de ter um grupo mais complicado pra ser chamado da Morte. Os sorteadores da FIFA adoram caprichar.

Mas vai ser engraçado, já que sabemos que o Catar encabeça o Grupo A e a primeira bolinha a ser sorteada é a deles. Então fico imaginando alemães e holandeses torcendo bastante pra logo de cara cair nesse grupo, assim como aqueles que não querem adversário forte no seu fazendo a mesma coisa :lol:
 
Inventaram de ser 16 grupos de 3 onde classificam-se 2. Eu acho péssimo já que número ímpar de times por grupo, 2 jogam e 1 fica só assistindo. Se seu time não vence na estreia pode ficar dependendo de uma combinação de resultados e gerar jogos mornos em que duas seleções podem se contentar com o empate pra eliminar aquela que fica no stand-by.
E isso quer dizer que teremos "16 avos de final" né. 🤢
 
E isso quer dizer que teremos "16 avos de final" né. 🤢
A minha maior preocupação é que com 5 fases eliminatórias, se for mantido as prorrogações, quem tiver o azar de enfrenta-las seguidamente logo no começo, chegará no bagaço total e chances mais reduzidas do que foi pra Croácia de 2018 de sonhar com título.

Ou a FIFA deixa esse tempo extra só a partir da semi-final indo direto pros penaltis e ou permita que cada seleção possa convocar um grupo maior, o que seria muito bom permitindo que mais jogadores pudessem ter a possibilidade de disputar uma copa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo