• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2018 Definição das seleções classificadas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Até o momento

ÁSIA: Japão, Arábia S, Irã e Coréia do Sul

ÁFRICA: Nigéria, Egito, Senegal, Tunísia e Marrocos

AMÉRICA DO SUL: Brasil, Uruguai, Argentina, Peru e Colômbia

AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE: México, Costa Rica e Panamá

EUROPA: Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Portugal, Russia, Islândia, Sérvia, Polônia, Espanha e França, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca

OCEANIA: Austrália

CABEÇAS-DE-CHAVE: Rússia, Brasil, Argentina, Bélgica, Portugal, Alemanha, Polônia e França
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Até o momento uma copa com 2 estreantes (Panamá e Islândia) que na Copa anterior já tinham ficado próximos de uma classificação e desta vez conseguiram com todos os méritos e sem precisar de repescagem.

As ausências que foram grandes decepções: novamente a Holanda (3º lugar em 2014 e vice em 2010), o Chile (atual bicampeão da Copa América) e os EUA que sempre foi ao lado do México uma potência local, tem uma liga em franca expansão, mas não teve competência pra ficar entre os quatros melhores do seu bloco.

Pelo lado africano o Egito que é um dos maiores ganhadores do continente finalmente depois de muito tempo retornou a competição.

Agora é aguardar a definição da repescagem e o sorteio onde é possível 2 campeões mundiais novamente caírem no grupo de um cabeça-de-chave sulamericano e formarem o "Grupo da Morte"
 
Última edição:
Certamente o grupo da morte será aquele em que cairá Espanha, Inglaterra ou Itália. E olha que se a Suíça não perde ontem, a França, com seu elenco recheado de estrelas, não seria cabeça de chave também! Esse ranking louco da FIFA... No frigir dos ovos, podemos ter um grupo da morte assim:

BRASIL
ESPANHA
INGLATERRA*
JAPÃO

E um "grupo da vida" assim:

RÚSSIA
ISLÂNDIA
PANAMÁ
IRÃ


* Salvo engano é possível dois europeus que não são cabeças de chave num grupo em que o cabeça de chave não é europeu.

EDIT. Ouvi dizer que a FIFA mudou as regras, então os potes serão somente com base no ranking, não mais com base na confederação. Vocês estão por dentro?
 
Última edição:
Realmente esse ranking da FIFA é muito estranho. Não concordo, pois para mim deveria valer o histórico de cada seleção, não apenas os últimos anos ou resultados.
 
Por mais que tentem me convencer que o ranking da FIFA tem um critério matemático, não dá pra comparar o formato do torneio e a quantidade de jogos que o Brasil joga nas eliminatórias sulamericanas com um país de outro continente. O mesmo vale pros campeonatos continentais (Copa América, Eurocopa, etc) onde os países de cada bloco continental jogam somente entre eles, mas não mundialmente. As únicas exceções são a Copa do Mundo e das Confederações.

Não é como no ranking do Tênis, onde qualquer tenista de qualquer nacionalidade pode disputar tanto um Grand Slam como torneios menores, mas seja qual for o peso do torneio há pessoas de todas as partes do mundo e não de um continente apenas e aí é possível fazer um ranking mundial abrangente levando em conta o peso do torneio e o desempenho do atleta em cada fase sem grandes distorções.
 
Já temos os prováveis potes: https://globoesporte.globo.com/fute...a-confirma-cabecas-de-chave-para-a-copa.ghtml

Realmente não tem mais a regra por confederação, é somente por ranking (+ país-sede que vai no pote 1). A única regra extra é que não pode haver mais de dois europeus no mesmo grupo.

Assim, corrigindo meu outro post, podemos ter um grupo de morte assim (trocando Inglaterra por Suécia):

BRASIL
ESPANHA
SUÉCIA
JAPÃO

O grupo fraco pode ficar o mesmo que coloquei:

RÚSSIA
ISLÂNDIA
PANAMÁ
IRÃ

Quer outra opção?

POLÔNIA
PERU
SENEGAL
BURKINA FASO

Mas vamos acreditar que o sorteio dê em grupos equilibrados. :pray:
 
Última edição:
Amanhã tem o sorteio da repescagem europeia que tem como cabeças-de-chave: Itália, Suiça, Croácia e Dinamarca.

A Suécia dependendo com que cair poderá dificultar bem a vida de quem vier enfrenta-la.
 
Chupa eu e o @Eriadan :lol:, podemos ter Ibra aos 37 disputando sua última Copa e as lindas suecas encantando a torcida.

E ontem o Peruzão depois de quase 4 décadas está de volta.

Agora é aguardar o sorteio.
 
Já temos as 32 seleções classificadas e os potes definidos:

info-potes-da-copav2_peru.jpg
https://globoesporte.globo.com/fute...ine-potes-para-sorteio-da-copa-do-mundo.ghtml

Agora já posso fazer o terrorismo com dados reais. :lol: Senti que a chance de grupos fracos é maior que grupos fortes, especialmente pela ausência de algumas seleções que teoricamente poderiam dar trabalho, como Itália, Holanda e Chile.

3 possíveis grupos da morte:

BRASIL
INGLATERRA
SUÉCIA
JAPÃO

ALEMANHA
COLÔMBIA
DINAMARCA
NIGÉRIA

ARGENTINA
ESPANHA
COSTA RICA
SÉRVIA

3 possíveis grupos fracos:

POLÔNIA
SUÍÇA
SENEGAL
ARÁBIA SAUDITA

RÚSSIA
PERU
IRÃ
MARROCOS

PORTUGAL
MÉXICO
EGITO
PANAMÁ
 
Última edição:
Já temos as 32 seleções classificadas e os potes definidos:

BRASIL
INGLATERRA
SUÉCIA
JAPÃO

Se o bom retrospecto for mantido, esse grupo seria EXCELENTE pro Brasil com dois fregueses europeus que ora um ou outro, ou até mesmo os dois presentes como na campanha de 58, foram pé-quente em todas as cinco conquistas brasileiras.
 
@Fúria da cidade , eu fiz uma simulação aqui, e não é que a Inglaterra ficou no grupo do Brasil? :lol: Mas pode ser o freguês que for, quero não! Prefiro um freguês sul-americano como o Peru.

Olha como ficaram os grupos na minha simulação. O sorteio tá perto, se eu acertar algum vou jogar 100 conto na Mega.

A
Rússia
Peru
Dinamarca
Panamá

B
Portugal
Croácia
Tunísia
Arábia Saudita

C
Bélgica
México
Egito
Austrália

D
Alemanha
Espanha
Senegal
Japão

E
Polônia
Uruguai
Suécia
Coréia do Sul

F
Brasil
Inglaterra
Irã
Sérvia

G
Argentina
Colômbia
Islândia
Nigéria

H
França
Suíça
Costa Rica
Marrocos
 
@Fúria da cidade , eu fiz uma simulação aqui, e não é que a Inglaterra ficou no grupo do Brasil? :lol: Mas pode ser o freguês que for, quero não! Prefiro um freguês sul-americano como o Peru.

Olha como ficaram os grupos na minha simulação. O sorteio tá perto, se eu acertar algum vou jogar 100 conto na Mega.

Tem programinha pra gente brincar disso aí? :lol:

Quanto ao Peru pelas regras do sorteio dirigido nenhum sulamericano pode se cruzar na fase de grupos e quando um sulamericano encabeça um grupo a chance de ter 2 europeus é sempre alta.
 
Tem programinha pra gente brincar disso aí? :lol:
Não, eu que tava sem ter o que fazer mesmo. :lol:

Quanto ao Peru pelas regras do sorteio dirigido nenhum sulamericano pode se cruzar na fase de grupos e quando um sulamericano encabeça um grupo a chance de ter 2 europeus é sempre alta.
Ahh, achei que a restrição era só mais de 2 europeus no mesmo grupo. Então minha simulação com Argentina e Colômbia não rolaria.
 
É amanhã!!

Não escondo que torço que Inglaterra ou Suécia apareçam no grupo do Brasil não apenas pelo fator retrospecto, mas porque depois do 7x1 é bom ter pelo menos um adversário desse nível pro futebol brasileiro se reerguer melhor.
 
É amanhã!!

Não escondo que torço que Inglaterra ou Suécia apareçam no grupo do Brasil não apenas pelo fator retrospecto, mas porque depois do 7x1 é bom ter pelo menos um adversário desse nível pro futebol brasileiro se reerguer melhor.
E pode ser bom pegar uma solução europeia de nível logo na fase de grupos em vez de isso só acontecer na fase eliminatória e a gente se ferrar. Nossas três últimas eliminações (2014 - Alemanha, 2010 - Holanda e 2006 - França) foram assim. E tem o agravante de essa seleção de Tite ter disputado bem menos amistosos contra seleções europeias do que as de outras copas.
 
E pode ser bom pegar uma solução europeia de nível logo na fase de grupos em vez de isso só acontecer na fase eliminatória e a gente se ferrar. Nossas três últimas eliminações (2014 - Alemanha, 2010 - Holanda e 2006 - França) foram assim. E tem o agravante de essa seleção de Tite ter disputado bem menos amistosos contra seleções europeias do que as de outras copas.

Dessas três Copas que citou, o melhor europeu de nível mais elevado que o Brasil enfrentou numa fase de grupos foi Portugal em 2010 e ficou só no 0x0. Nas outras duas foram duas vitórias meio sofridas em cima da Croácia que depois de 98 só tem tido participações medianas pra baixo.

Então acho que chegou a hora de pegar um europeu mais forte, pois os amistosos em 2018 serão bem escassos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo