• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Defence of the Ancients

Drizzet

On vacation forever
Algum viciado por aí? Aviso, dota é pior que bebida, depois que começa mais nunca larga...
 
Drizzet disse:
Algum viciado por aí? Aviso, dota é pior que bebida, depois que começa mais nunca larga...

Dota, o mod do Warcraft 3?

Eu joguei muito a um tempo atrás, quando um amigo meu tinha na lan dele. É muito legal. Bem dinamico e sabendo jogar, dá pra se divertir por horas.

A propósito, eu jogava o All Stars.
 
Eu jogo o Allstars também. O jogo não é dos mais bem trabalhados, mas eh mto divertido, e isso que faz ele tão famoso.
 
Estou revivendo o tópico para saber se alguém ainda joga Dota? Eu jogo ele desde umas versões beeeem antigas, quando Stealth Assassin tinha Death Ward e existia o Summoner, que invocava Fênix (na verdade umas 5 delas)

---

:: Introdução Shazanesca ::

O que posso dizer, dota (Defense of the Ancients) é um mapa Custom de Wwarcraft 3 - The Frozen Throne, onde você controla apenas o seu herói ao invés de ter que produzir construções e unidades e controlar várias delas ao mesmo tempo, o que é "default" em jogos de RTS (Real Time Strategy). Nesse momento não estamos considerando heróis que "geram" unidades, como o herói "Chen", que é capaz de tomar controle de 3 "creeps neutros" (monstros do mapa que você pode matar para ganhar experiência e dinheiro extra) de até level 5.

O bacana é que o jogo é completíssimo, muita gente compra WC3:TFT só para jogar DOTA. Ele é jogado em times (de até 5x5) onde cada um começa de um lado do mapa (diagonal inferior esquerda e diagonal superior direita). Existem um leque gigantesco de heróis para serem escolhidos nas duas facções existentes (Sentinels ["bonzinhos"] e Scourge ["maus"] | Sentinels começas na parte de baixo do mapa e Scourge parte de cima). O Criador do jogo ainda pode utilizar comandos como "-AP" (All Pick) e "-AR" (All Random) para definir que todos posso escolher heróis das duas facções ou ter seus heróis escolhidos aleatoriamente entre as duas, respectivamente. Pois bem, todos começam no level 1 e podem ir até level 25. Cada herói tem 4 habilidades para comprar, ganhando um ponto para gastar a cada nível avançado, sendo que uma dessas habilidades só vai até nível "3" e pode começar a ser comprada a partir do nível 6, é a "ultimate" do herói, a mais importante. Confuso? Nem tanto! Exemplo:

O herói "Juggernaut" possui três habilidades básicas: Blade Fury (Dano em área, ele gira com sua espada e acerta todos a sua volta para 110 de dano por segundo), Healing Wards (coloca um "totem" no chão que cura até 4% da vida por segundo por em torno de 30 segundos e pega uma área grande) e Blade Dance (chance de dar ataque crítico para dano dobrado com até 36% de chance), que podem ir até nível 4 e podem ser compradas desde o nível 1. E uma que pode receber pontos a partir do nível 6 e que vai até nível 3. (Habilidade "Omnislash", Ataca os alvos próximos aleatoriamente diversas vezes sem chance de contra-ataque. Se houver só um alvo ele receberá TODOS OS ATAQUES)

"Mas se vai até level 25, porque temos apenas 15 pontos distribuídos até agora? (3 skills com 4 pontos = 12 e ultimate com 3 pontos = 3 | 12+3=15)" Porque exixte a possibilidade de investir pontos de "skill" (habilidade) em pontos de atributos. No caso, investir um ponto de skill em atributos nisso rende +2 para "força", "agilidade" e "inteligência" (os três atributos básicos). E essa "habilidade" vai até nível 10, o que completa os 25 pontos que serão gastar até nível 25. (12 nas 3 skills básicas, 3 na skill "ultimate" e 10 em atributos que somam +20 [+2 por ponto]). Agora, nem sempre vale a pena deixar atribuos por último e pegar todas as skills. Lembremos que esse é um jogo de estratégia, considerar quais são os inimigos e uma build diferenciada pode ser a chave da vitória.

A build feita por cada herói do time pode definir um jogo de vitória ou derrota. Por exemplo: existem diversos heróis com habilidade de cura alheia e outros cuja grande desvantagem é não poder se curar e ter que voltar para a base o tempo todo para fazê-lo (existe uma fonte de cura na base). Em dado momento da partida o player que controla "Juggernaut" terá que escolher se deve começar com uma build "Healer" (com Healing Wards) e ajudar o time todo ou se vai partir para uma build "matadora" com blade fury no máximo, 1-2 de blade dance, atributos e omnislash. Nessas horas é bom jogar com gente conhecida! Em jogos públicos todos querem ser os grandes matadores, e o time acaba não trabalhando junto. Pos outro lado um grande matador atrasa e muito o time oposto, que perde dinheiro, tempo e experiência.

O grande objetivo do jogo é chegar na cidade do outro time e destruir um ponto específico. O "Frozen Throne" da scourge ou a "Tree of life" dos Sentinels. Só que não é tão fácil quanto parece, existem três caminhos entre as cidades, sendo que em cada um existem 6 torres: três aliadas e três inimigas (próximas de suas respectivas cidades. E de cada cidade saem frequentemente ondas de unidades relativamente "fracas" que vão se confrontando nas linhas. Elas têm força idêntica, e as torres também. Cabe aos heróis fazer a diferença, literalmente. Mas não é nada fácil chegar à cidade inimiga, no níveis iniciais a torre te parte ao meio como um pedaço de madeira podre e mesmo quando você consegue destruir uma torre sozinho dificilmente a encontrará desprotegida: o time oposto constantemente virá em massa em cima de você para evitar que você avance com seu time.

Jogos de Dota costumam durar de 30 minutos a 2 horas (cálculo informal MEU) e ter "leavers", pessoas que saem no meio do jogo e prejudicam o time. Mas não se preocupem, com um time organizado é possível vencer até um 3x5! Afinal, menos pessoas ganham mais experiência também, pois ela será dividida em 3 e não em 5. E em Dota é bastante evidente a forma como um herói bem montado pode levar um time inteiro sozinho!

Um outro ponto a ser considerado nos heróis, além do nível, é que cada um deles de 6 slots para "itens". E esses podem ser comprados em lojas dentro da cidade ou em 2 locais diferentes do mapa (um próximo a cada facção) co itens extremamente caros e poderosos). outra sacada do jogo é ter criado "receitas", que ao serem compradas junto com os itens descritos dão origem a um novo item, mais poderoso, que ocupa somente um slot. Exemplo: Boots of Speed [500 de gold] (que rendem ao personagem mais velocidade de movimento) e Gloves of Haste [610 de gold] (que dão ao personagem mais velocidade de ataque) podem se tornar "Power Threads", um só item que aumenta velocidade de movimento e ataque, se você gastar mais 420 de gold. E acreditem, há uma grande quantidade de receitas no jogo, o que torna tudo ainda mais versátil. Imaginem só: 5x5, a possibilidade de heróis que não podemos ter, a build de cada um feita em ordem "única" (existem padrões "pró", mas muita gente prefere seguir seu estilo) e ainda cada um com itens comprado de acordo com a necessidade ou "build" próprias. Eu jogo há tempos e nunca joguei duas partidas muito parecidas!


Como é difícil ficar na teoria eu reinstalei o Photoshop na minha máquina só para poder abrir as screenshots do jogo (TGA), editá-las e mostrar mais ou menos como é a interface e coisas do tipo. Volto no próximo post com as screenshots/descrição e onde comprar o jogo e baixar o mapa custom!
 
Última edição:
:: Conhecendo Dota (Defense of the Ancients) | por Shazan::

Uma apresentação com imagens de DOTA (defense of the Ancients). Clique nas pequenas imagens para ver em tamanho original.


+ 01 - Interface Inicial

Em primeiro lugar você deve criar ou entrar em um jogo. Na imagem abaixo é possível visualizar a interface inicial que inclui os slots de jogadores, a versão do jogo (mais acima) e até uma lista de comando que podem ser utilizados na partida, como -AR (All Random), -AP (All Pick) e -EM (Easy Mode). É possível "combar" comandos para mais agilizado. Eu mesmo crio jogos -AREM (All Random Easy Mode). Easy Mode Faz os heróis uparem mais rápido, fazendo o jogo demorar menos.



+ 02 - Loading

Como todo mapa de Warcraft III ele tem um loading. Este porém está bastante otimizado, diferente de versões antigas de DOTA, onde além dos usuários terem pcs piores o jogo tinha má resoluções em relação à codificação e "triggers", o que tornava os loadings um saco. Era como colocar 10 como "1+1+1+1+1+1+1+1+1+1", tornando tudo mais demorado. Na loading screen é possível ver o que foi adicionado à versão mais recente, para quem conhece não ficar perdido.



+ 03 - Selecionando seu Herói

Uma ver terminado o loading você dará "de cara" com essas 4 construções, cada uma com um leque enorme de herói, sua descrição, nomes das skills, ganho de atributos por nível... enfim, informações dos heróis. Se nenhum modo específico for ativado o jogador precisa escolher apenas dentre os heróis de sua facção, no caso SENTINEL. Mas veja que eu estou ativando o modo AREM, o que me dará um hero RANDOM. Outra coisa: quanto mais player no jogo, menos dinheiro inicial. Ou seja, diferentemente de 3k+ eu começaria com +- 600 de gold em um jogo com vários players.



+ 04 - Conhecendo/Selecionando as habilidades do herói | Gastando o primeiro ponto de atributo

Uma vez escolhido o herói você precisará escolher que itens vai comprar com seu dinheiro inicial (esses outros "personagens" e construções na tela são lojas e a fonte de água recupera sua vida e mana mais rapidamente. É preciso escolher também qual habilidade vai comprar primeiro. Preocupado com investidas fortes dos inimigos logo no começo eu costumo preferir HEALING WARDS, para não ter que voltar para a cidade logo no começo, ou ajudar um colega a se recuperar.



+ 05 - Olá torre-amiga!

Como já foi citado cada facção tem a seu favor 3 torres antes que o inimigo consiga chegar à cidade com "mais calma". Em "late game" elas sinceramente se tornam quase inúteis, mas ajudam muito a matar heróis suicidas em níveis mais baixos. Percebam pelo mapa onde elas estão posicionadas.



+ 06 - Olá torre-inimiga

Como era de se esperar a facção oposta também tem torres.. e considerando seu dano, a minha vida atual e um conflito direto entre nós dois é bem claro que eu levaria uma "piaba" nesse momento. Vejam também as ondas de creeps descendo e, no mapa, as ondas aliadas subindo para a cidade inimiga.



+ 07 - O "homem" das boas mercadorias

Esse é um grande amigos dos riquinhos do jogo. Trata-se do NPC que vende os itens mais caros e "overs", para quem tem grana pra gastar ou vez aquela vaquinha e sofreu boa parte do jogo até conseguir comprar um item que turbine a build. Veja pelo mapa onde ele está localizado... e há também um idêntico perto da base scourge, então ninguém sai na frente.



+ 08 - Onde ele consegue essas mercadorias?

Ninguém sabe, mas ele as tem... e dentre elas está o item "solo" (sem misturas/recipes) que dá mais dano no jogo: Sacred Relic, +60 de dano! Mas eu não tinha dinheiro para comprá-la, preciso matar unidades ou creeps neutros no mapa!



+ 09 - Ok isso é só um tutorial...

Ok ok, um pouco de cheat para agilizar as coisas. Lembrando que eles NÃO FUNCIONAM ONLINE, é só pra agilizar o processo pra mim :p



+ 10 - Às compras

Considerando que eu matei uma penca de montros, alguns heróis inimigos e alguns creeps no mapa e estou level alto (consideranod um jogo real) eu devo ir gastando meu dinheiro com itens para ficar mais forte e também porque quanto mais dinheiro você tiver sem gastar, mais perde quando morre. Observem o item que eu vou comprar. RADIANCE é uma "receita" que pede apenas "SACRED RELIC"... item que eu já tinha no inventário! Com a receita eu ganho +10 de dano (vai para +70), 8% de chance de esquiva e um dano em área que irradia em volta do herói e acerta todos os inimgios menos construções. Esse é só um exemplo e por sinal não é um item essencial pro Juggernaut, estou fazendo uma build sem noção.



+ 11 - Partindo pra cima

Agora que eu tenho mais níveis (não muitos no tutorial, claro), mais itens e mais confiança eu posso partir pra cima do inimigo. Essa fase é geralmente chamada de "Push", geralmente é no meio porque fica mais fácil pra todos chegarem (clássico "push mid") e na hora de fugir da mais opções. Neste jogo eu estou sozinho, mas geralmente eu evitaria deixar minha vida descer tanto na torre e logo correria, evitando morte especialmente pros inimigos invisíveis.



+ 12 - Tchau torre, Oi Grana

Ok, Tower Down! Money Up! Quem finaliza a torre ganha uma farta quantia de gold e é também alvo dos ataques inimigos no próximo push. Em compensação os creeps conseguirão avançar mais e encher o saco dos inimigos :)



+ 13 - Onde estão os creeps neutros?

É possível também matar creeps neutros no jogo. Os mais fortes dão mais granas que os creeps que vêm do time oposto, são garantia de grana (já que se ninguém vier te atrapalhar você finaliza e pega a grana) e dão uma xp legal que não será dividida tmb. É importante creepar também quando você está morrendo muito no jogo e não quer se expor pra morrer mais. Nem sempre voce ganha. Para achar os creeps é só clicar nesse ícone... eles vão ficar expostos como bolas verdes no mapa.



+ 14 - Oi creep neutro!

Olha só, gordos centauros que darão uma boa xp e grana se você puder dar conta deles. Observer os pontos verdes no mapa, agora ativos.



+ 15 - Push Top + Ultimate!

Agora que eu empurrei um pouco a linha do meio eu posso ajudar outra a avançar, até para não ser previsível para os inimigos. Nesse meio tempo peguei nível 7 e posso pegar a minha ultimate, que esqueci de pegar nível 6! Não cometa meu erro, elas costumam ser essenciais!



+ 16 - Alguns cheats depois, já na cidade inimiga...

Depois de agilizar o processo com "Um pouco" mais de cheat, cheguei à ultima torre inimiga... percebam que logo depois dela não há mais torres e sim construções!



+ 17 - Fortalecendo os creeps

Após destruir as duas construções atrás da última torre os seus creeps da respectiva "linha" ficarão mais fortes, o que torna uma boa idéia partir para o ataque ao invés de presenciar os inimigos conseguindo "super creeps" em cima de você e dificultando as coisas. Percebam a diferença no dano/vida dos creeps antes e depois de destruir as duas construções.







+ 18 - Finalmente!

O objetivo, o Frozen Throne... protegido por duas poderosas torres.





+ 19 - Olha o final da base inimiga!

Devo me aproximar e ficar "camperando" até os inimigos reviverem?



+ 20 - Péssima idéia

Não tente ir até o respawn inimigo ou você será derretido como queijo.



+ 21 Fim!

Agora que você venceu ou perdeu o jogo pode salvar o replay, ver os resultados ou até começar a bater com o teclado na telad e raiva por ter perdido por causa de um time ruim :D



Quaisquer dúvidas estou aqui para tentar ajudar!

---

:: Onde comprar WC3 + Expansão ::

Esse link pode cair depois, com atualização no site, mas WC3 + Expansão está com um bom preço no submarino! R$74! Vale a pena pesquisar até pra comprar usado... o jogo já baixou muito desde o lançamento. Já foram R$99 cada um!

http://www.submarino.com.br/games_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=12&ProdId=221718&ST=SE

:: Onde baixar o mapa ::

Como já mostrado em uma das screenshots o mapa pode ser baixado em http://www.getdota.com e deve ser colocado na pasta "Downloads" dentro da pasta "Maps" do jogo.

:: O Jogo precisa de um pc bombadão? ::

Recommended System Requirements:
  • 600 MHz processor or better
  • 256 MB of RAM
  • 32 MB 3D Video card
Multiplayer Requirements:
  • Access to Blizzard Entertainment's online gaming service, Battle.net, requires a low-latency, active Internet connection rated at 28.8 Kbps or faster.
  • Multiplayer games played over a LAN require an active connection to a TCP/IP network.

Na prática esse hardware recomendado é mesmo suficiente! Dá pra rodar com menos que isso mas esse recomendado é essencial. Para jogar DOTA online é ESSENCIAL banda larga, pois os jogadores usam uma "Banlist" (programa que registra "Leavers", pinga jogadores, reconhece origem etc) que pode "Pingar" os players, e pings acima de 200 são excluídos do jogo (traduzindo, são KICKADOS)

:: Não gostei do seu tópico/quero saber mais ::

http://www.dota-allstars.com/

---

Sem mais, abraços!
 
Shazan, use o anexar do fórum. Assim as imagens não se perdem. =]

E, bem, eu achava DotA bem legal, mas não aguento mais olhar. Enjoei, é sempre as mesmas coisas. Creepar, juntar grana, comprar itens, destruir torres e enfrentar o héroi adversário uma vez ou outra. Nah, passei dessa época.

Mas eu lembro que adorava o Oblivion Knight e sua magia de sugar vida no 6° lvl. :obiggraz:
 
Lukaz Drakon disse:
Shazan, use o anexar do fórum. Assim as imagens não se perdem. =]

E, bem, eu achava DotA bem legal, mas não aguento mais olhar. Enjoei, é sempre as mesmas coisas. Creepar, juntar grana, comprar itens, destruir torres e enfrentar o héroi adversário uma vez ou outra. Nah, passei dessa época.

Mas eu lembro que adorava o Oblivion Knight e sua magia de sugar vida no 6° lvl. :obiggraz:

Meu photobucket existe há quase um ano e meio e nunca deu problema. Mas se o adm quiser eu posso mudar pro anexar depois.

E acho que você simplificou o jogo demais, não? Seria como dizer que Mario é pular em cima de uns bichos, pegar uns powerups e chegar no final da fase com vida, o que também não é verdade.

Dota muda e evolui a cada patch. Compare a última versão que você jogou com a atual. Agora tem mais heróis, mais recipes e itens, mais possibilidades. Além, é claro, de campeonatos oficias e mesmo jogos amsi desafiadores e organizados. Por últimos as "banlists" vieram pra amenizar o problema com leavers. Eu tenho quase 300 nomes na minha + o que peguei online.

Sem mais, abraços
 
Shazan disse:
E acho que você simplificou o jogo demais, não? Seria como dizer que Mario é pular em cima de uns bichos, pegar uns powerups e chegar no final da fase com vida, o que também não é verdade.

Não? Pra mim essa definição de Mario foi perfeita. Procurar passagens e desafios são extras, o jogo em si funciona independente disso.

Shazan disse:
Dota muda e evolui a cada patch. Compare a última versão que você jogou com a atual. Agora tem mais heróis, mais recipes e itens, mais possibilidades.

E com mais heróis, recipes e itens você vai fazer o que? Creepar, juntar grana, comprar itens, destruir a torre e enfrentar o herói adversário de vez em quando. Por mais que eles mexam no jogo, a base ainda vai se manter a mesma. Sei que estou simplificando o jogo dessa forma (existem estratégias e variaveis), mas é a forma com que eu vejo o jogo, por que é o que ele tem a me oferecer do ínicio. Talvez quando eu fosse um jogador mais experiente isso mudasse, mas até lá, esse vai ser o DotA que eu jogo e que eu enjoei.

Shazan disse:
Além, é claro, de campeonatos oficias e mesmo jogos amsi desafiadores e organizados. Por últimos as "banlists" vieram pra amenizar o problema com leavers. Eu tenho quase 300 nomes na minha + o que peguei online.

Ai já é consequencia do jogo ser popular.
 
Lukaz Drakon disse:
Não? Pra mim essa definição de Mario foi perfeita. Procurar passagens e desafios são extras, o jogo em si funciona independente disso.

Então você joga "mario básico" chegando no final da fase e eu jogo meu time attack buscando pontuação máxima e 100% de exploração do mundo. Você faz 0/15 no dota e dá risada eu faço 15/0 e dou risada. Essa é a nossa diferença, eu vejo o jogo em cada ponto e busco o máximo, você vê o geral e simplifica buscando o mínimo.


Lukaz Drakon disse:
E com mais heróis, recipes e itens você vai fazer o que? Creepar, juntar grana, comprar itens, destruir a torre e enfrentar o herói adversário de vez em quando. Por mais que eles mexam no jogo, a base ainda vai se manter a mesma. Sei que estou simplificando o jogo dessa forma (existem estratégias e variaveis), mas é a forma com que eu vejo o jogo, por que é o que ele tem a me oferecer do ínicio. Talvez quando eu fosse um jogador mais experiente isso mudasse, mas até lá, esse vai ser o DotA que eu jogo e que eu enjoei.

"Talvez quando eu fosse um jogador mais experiente isso mudasse" foi bastante sábio, porque isso vale pra qualquer jogo, inclusive para os de luta, quando você acha que sabe jogar "vencendo a máquina" no nível máximo e leva uma piaba em um campeonato. Agora se você não se preocupa em ser bom, não faz diferença perder.

Talvez um dia, jogando dota, você descobrisse o que é "creep deny", por exemplo, algo que 95% dos jogadores não faz e quando percebem estão 5 níveis atrás do inimigo na mesma "Lane". Uma das coisas que não faz parte do básico do jogo mas que envolve considerável habilidade do player e senso de estégia e organização da equipe, já que heróis "melee" têm dificuldade em dar "deny" contra inimigos ranged.

Costumo comparar também jogos abertos e privados com world of warcraft em servers piratas e no server oficial. WOW de verdade só existe no OFICIAL, assim como dota pró só existe com times fechados, no privado, cada um com seu entrosamento e se possível até teamspeak/skype.

Ai já é consequencia do jogo ser popular.

Evidentemente, já que cada vez mais pessoas foram ficando de saco cheio de leavers, o que gerou jogos "privados" com gente que sabe jogar. E campeonatos de quem quer jogos difíceis de verdade, em que você, quando perde, sabe que não foi porque o seu time é uma bosta, mas porque o inimigo é bom, e sorri.

---

Em outras palavras, eu não sou hipócrita, convencido nem chato demais, só gosto de jogar, principalmente online, seriamente. Se for pra perder tempo eu faço algo mais útil como ler ou ouvir musica. Minha diversão em jogos é jogar ao máximo, ser bom no que faço e não jogando no easy e ficando feliz com o mínimo.
 
Última edição:
Shazan disse:
Então você joga "mario básico" chegando no final da fase e eu jogo meu time attack buscando pontuação máxima e 100% de exploração do mundo. Você faz 0/15 no dota e dá risada eu faço 15/0 e dou risada. Essa é a nossa diferença, eu vejo o jogo em cada ponto e busco o máximo, você vê o geral e simplifica buscando o mínimo.
Não. Eu gosto de debulhar os jogos. Need for Speed Most Wanted para ser zerado precisa fazer trocentas coisas diferentes e eu estou tentando todas.

O que eu quis dizer é que mesmo que você não jogue dessa maneira (debulhando tudo), o jogo deve funcionar e te divertir do mesmo modo. Eu não quero ter que passar 200 horas na frente do computador para que o jogo fique interessante, eu quero poder abrir o jogo e me divertir logo de cara.

"Talvez quando eu fosse um jogador mais experiente isso mudasse" foi bastante sábio, porque isso vale pra qualquer jogo, inclusive para os de luta, quando você acha que sabe jogar "vencendo a máquina" no nível máximo e leva uma piaba em um campeonato. Agora se você não se preocupa em ser bom, não faz diferença perder.
Eu já participei de campeonatos on line e sei que a dificuldade em jogar com um jogador humano é (e sempre será) muito maior que jogar contra o computador.

E a questão não é se preocupar em ser bom ou não. Eu quero um bom jogo sendo que eu seja um jogador ótimo/experiente ou não.

Talvez um dia, jogando dota, você descobrisse o que é "creep deny", por exemplo, algo que 95% dos jogadores não faz e quando percebem estão 5 níveis atrás do inimigo na mesma "Lane". Uma das coisas que não faz parte do básico do jogo mas que envolve considerável habilidade do player e senso de estratégia e organização da equipe, já que heróis "melee" têm dificuldade em dar "deny" contra inimigos ranged.

Ouquei, você muda a forma de creepar, mas e daí? Continua sendo a parte de creepar inimigos.

Costumo comparar também jogos abertos e privados com world of warcraft em servers piratas e no server oficial. WOW de verdade só existe no OFICIAL, assim como dota pró só existe com times fechados, no privado, cada um com seu entrosamento e se possível até teamspeak/skype.

Evidentemente, já que cada vez mais pessoas foram ficando de saco cheio de leavers, o que gerou jogos "privados" com gente que sabe jogar. E campeonatos de quem quer jogos difíceis de verdade, em que você, quando perde, sabe que não foi porque o seu time é uma bosta, mas porque o inimigo é bom, e sorri.

Eu concordo plenamente com isso. Existem jogos em que sem team play não existe a vitória, e quando ela chega, é grandiosa e uma grande recompensa. Eu joguei muito Battlefield 2 onde você pode ser o Super Rambo que se o resto da sua equipe não ajudar, você simplesmente vai ser massacrado. Ponto. É esse o tipo de jogo que diverte, não um jogo em que uma pessoa sozinha pode vencer um time inteiro ou você massacrar a outra equipe em 10 minutos.

Em outras palavras, eu não sou hipócrita, convencido nem chato demais, só gosto de jogar, principalmente online, seriamente. Se for pra perder tempo eu faço algo mais útil como ler ou ouvir musica. Minha diversão em jogos é jogar ao máximo, ser bom no que faço e não jogando no easy e ficando feliz com o mínimo.

Exatamente como eu penso, mas acho que você está perdendo o rumo da discussão.

Veja bem, eu cansei de DoTA não por ser um jogo ruim, mas sim por que ele se tornou repetitivo, IMO.

Eu já participei de guerras 4 x 4.

Eu já participei de 2 x 2.

Eu já tive guerras que duraram 5 horas com intenso team play.

Eu já perdi jogos em 1 hora.

Eu já ganhei jogos em 1 hora.

E no final, sempre que eu começava uma nova batalha, era a mesma coisa:

Creepar, juntar grana, comprar itens, destruir a torre e enfrentar o herói adversário de vez em quando, entrar na base e destruir o Frozen Throne.

Por mais que eu escolhesse um novo herói, por mais que eu comprasse itens diferentes, por mais que os adversários variassem... eu ainda vejo o jogo da mesma forma. As única estratégia utilizada em DoTA ao meu ver é: escolher um herói que possa rivalizar com o inimigo. Ponto. Por mais que você varie a forma que vai creepar/resistir/ , você não escapa do que eu citei ali em cima. É uma linha padrão que se mantém sempre, sem dar variedade ao estilo do jogo.
 
Lukaz Drakon disse:
mesmo que você não jogue dessa maneira (debulhando tudo), o jogo deve funcionar e te divertir do mesmo modo. Eu não quero ter que passar 200 horas na frente do computador para que o jogo fique interessante, eu quero poder abrir o jogo e me divertir logo de cara.

Não Lukas, essa questão pra mim tem duas respostas igualmente válidas:

1 - Se divertir com pouco tempo de jogo em algo online contra outros players é bem difícil para mim, como deve ser para muita gente, justamente porque você vai perder muito mais do que ganhar (menos em casos extremos em que o jogo é recém lançado, foi recentemente atualizado ou algo do tipo), e mesmo que algumas pessoas de importem menos, ninguém gosta de perder, é mais divertido ganhar, pra qualquer um.

2 - Há jogos simplificados ou que involvam tamanho nível de sorte que mesmo quem joga há um ano ou há 1 dia tem chances parecidas de ganhar, vide "mario party" e outros jogos de minigames. Talvez esse seja o tipo de jogo que te agrada, em que você começa a jogar e tem altas chances de ganhar, mas acredite, a maior parte dos hardcore gamers prefere jogos como World of Warcraft, Warcraft III e Counter-Strike, que envolvem muito mais dedicação, conhecimento e detalhismo e onde é possível classificar claramente os jogadores por sua diferença técnica, ainda que o jogo e sua base sejam as mesmas. "Comprar armas e vencer o time oposto" em CS e "Evoluir e vencer a aliança oposta" em WOW.

E a questão não é se preocupar em ser bom ou não. Eu quero um bom jogo sendo que eu seja um jogador ótimo/experiente ou não.

A questão é, você quer ser bom ou não e com quem você quer e/ou vai jogar. Jogando um dotinha com os amigos não é difícil ser bom ou achar o jogo limitado. Jogando com times formados e cuja estratégia você desconhece fica difícil pensar no jogo de forma simplificada depois de perder de lavada. Igualmente difícil achar divertido o jogo depois disso.

Meu irmão odeia jogar contra pessoas, ele joga WOW em servers normais, eu jogo em server PVP. Ele tem o estilo de jogo dele, passivo, eu tenho o meu, agressivo. A questão é o player, não os jogos online... dota é um custom game, completo pra quem é novato assim como pra quem é experiente, é questão de conhecer ou desconhecer os inimigos.

Ouquei, você muda a forma de creepar, mas e daí? Continua sendo a parte de creepar inimigos.

Negativo, "creep deny" é justamente matar os seus próprios monstros quando eles estão próximos da morte, para o herói inimigo não ganhar nada de experiência. Infelizmente não está na "fórmula" do jogo e ainda assim pode garantir a vitória pra quem usar esse recurso, por muitos novatos condenado.

Veja bem, eu cansei de DoTA não por ser um jogo ruim, mas sim por que ele se tornou repetitivo, IMO. E no final, sempre que eu começava uma nova batalha, era a mesma coisa

Eu já percebi que você achou o jogo repetitivo, mas eu não o acho e repito em prol de quem leu o tópico e viu a sua opinião: o jogo só é repetitivo para quem, não só em dota, não busca conhecer o jogo a fundo. Até jogos de RPG lineares podem ter seu replay se você procurar alternativas, mesmo que clichês, como time attack, onde você terá que repensar todo o seu caminho e estratégia. Que tal jogar dota com um herói de inteligência fazendo uma build e comprando itens de combate pesado? Surpreendente não? Mas um dos heróis de inteligência do jogo possui um dos danos de ataque mais altos do jogo e poucos sabem disso, tornando-o um herói de suporte... algo muito avançando para os que visam apenas escolher qualquer herói, creepar, encontrar um inimigo de vez em quando e chegar na cidade oposta.

Que tal enfrentar um time que não avança e apenas "gankeia" inimigos desavisados e segura o jogo até late game? Mas pera aí, eles não deviam estar creepando, comprando itens e atacando? Porque estão segurando o jogo na defensiva? Porque eles pretendem contra-atacar em late game, quando um ressurection chega a demorar 2 minutos... mas eles não estão creepando, será que eles não sabem jogar ou esqueceram do "básico do jogo"?

Por mais que eu escolhesse um novo herói, por mais que eu comprasse itens diferentes, por mais que os adversários variassem... eu ainda vejo o jogo da mesma forma. As única estratégia utilizada em DoTA ao meu ver é: escolher um herói que possa rivalizar com o inimigo. Ponto. Por mais que você varie a forma que vai creepar/resistir/ , você não escapa do que eu citei ali em cima. É uma linha padrão que se mantém sempre, sem dar variedade ao estilo do jogo.

Que tal jogar no modo ALL RANDOM? Mais uma alternativa, que já foge ao "escolher herói". 90% dos meus jogos são nesse modo e ele é muito mais visado pelos jogadores de games abertos justamente por ser mais desafiador, já que pode gerar times fortes e homogêneos do outro lado e um time muito menos "entrosável" no seu lado... e ainda assim não vai ser garantia de vitória pro outro time, porque mesmo todos creepando e estando sujeitos à mesma variação de experiência e itens, ainda haverá habilidade de cada jogador, qualidade de seus computadores, build escolhida e ordem de compra de itens (além dos próprios itens escolhidos pro herói).
 
Eu sempre esqueço desse tópico. :lol:

Não Lukas, essa questão pra mim tem duas respostas igualmente válidas:

1 - Se divertir com pouco tempo de jogo em algo online contra outros players é bem difícil para mim, como deve ser para muita gente, justamente porque você vai perder muito mais do que ganhar (menos em casos extremos em que o jogo é recém lançado, foi recentemente atualizado ou algo do tipo), e mesmo que algumas pessoas de importem menos, ninguém gosta de perder, é mais divertido ganhar, pra qualquer um.

2 - Há jogos simplificados ou que involvam tamanho nível de sorte que mesmo quem joga há um ano ou há 1 dia tem chances parecidas de ganhar, vide "mario party" e outros jogos de minigames. Talvez esse seja o tipo de jogo que te agrada, em que você começa a jogar e tem altas chances de ganhar, mas acredite, a maior parte dos hardcore gamers prefere jogos como World of Warcraft, Warcraft III e Counter-Strike, que envolvem muito mais dedicação, conhecimento e detalhismo e onde é possível classificar claramente os jogadores por sua diferença técnica, ainda que o jogo e sua base sejam as mesmas. "Comprar armas e vencer o time oposto" em CS e "Evoluir e vencer a aliança oposta" em WOW.

Eu entendo o que você quer dizer perfeitamente (e até imagino a sua resposta), mas para um jogo me divertir eu não preciso necessariamente ganhar logo de primeira. Alias, eu não gosto de jogos assim por que eles ficam parecendo que são fáceis demais.

O jogo precisa me divertir e isso não necessita invariavelmente de uma vitória na primeira vez que eu jogue. Ele tem que me prender, me deixar instigado e com vontade de tentar denovo. Vencer ou perder é consequencia.

A questão é, você quer ser bom ou não e com quem você quer e/ou vai jogar. Jogando um dotinha com os amigos não é difícil ser bom ou achar o jogo limitado. Jogando com times formados e cuja estratégia você desconhece fica difícil pensar no jogo de forma simplificada depois de perder de lavada. Igualmente difícil achar divertido o jogo depois disso.

Qualquer jogo vai ganhar em estrátegia com o tempo, mas não adianta nada se ele ficar entediante no meio do caminho.

Eu já percebi que você achou o jogo repetitivo, mas eu não o acho e repito em prol de quem leu o tópico e viu a sua opinião: o jogo só é repetitivo para quem, não só em dota, não busca conhecer o jogo a fundo. Até jogos de RPG lineares podem ter seu replay se você procurar alternativas, mesmo que clichês, como time attack, onde você terá que repensar todo o seu caminho e estratégia. Que tal jogar dota com um herói de inteligência fazendo uma build e comprando itens de combate pesado? Surpreendente não? Mas um dos heróis de inteligência do jogo possui um dos danos de ataque mais altos do jogo e poucos sabem disso, tornando-o um herói de suporte... algo muito avançando para os que visam apenas escolher qualquer herói, creepar, encontrar um inimigo de vez em quando e chegar na cidade oposta.

...

Eu mesmo disse:
O que eu quis dizer é que mesmo que você não jogue dessa maneira (debulhando tudo), o jogo deve funcionar e te divertir do mesmo modo. Eu não quero ter que passar 200 horas na frente do computador para que o jogo fique interessante, eu quero poder abrir o jogo e me divertir logo de cara.

O ponto que eu quero expressar é: Ou você explora DoTA muito a fundo, conhecendo trocentas coisas diferentes e futucando em buids e estrátegias ou ele fica repetitivo. Caso você não seja um jogador experiente, vai sempre fazer as mesmas coisas. Não existem caminhos alternativos ou mudanças de padrão durante o jogo para alguem que não o conhece tão bem assim. Você tem que conhecer o jogo MUITO bem para ele começar a mudar.
 
Ou você explora DoTA muito a fundo, conhecendo trocentas coisas diferentes e futucando em buids e estrátegias ou ele fica repetitivo. Caso você não seja um jogador experiente, vai sempre fazer as mesmas coisas. Não existem caminhos alternativos ou mudanças de padrão durante o jogo para alguem que não o conhece tão bem assim. Você tem que conhecer o jogo MUITO bem para ele começar a mudar.

Sim, o jogo tem que ser bem entendido para ser bem jogado, mas isso não é sinônimo de muito tempo gasto no processo. Afinal depende do desempenho, interesse em aprender e mesmo amizades de cada um.

Demorei para aprender a jogar, justamente porque aprendi na marra. Não havia por exemplo um site oficial como há hoje, nem toda essa fama e gente interessada no mesmo (nem tanta estabilidade... antigamente havia mais patches com correções frequentes, o que obrigava todo mundo a rever as estratégias o tempo todo). Muito menos banlist! Mas tenho guiado diversos amigos pelo caminho da luz e com ele discutido estratégias.


O que me deixa feliz é que recebi dois visitantes do site que vieram me perguntar mais sobre o jogo, pedir links e dicas. Infelizmente jogam Euronet, mas o jogo é o mesmo ;)

Sem mais, abraços
 
Eu jogo dota ... quase todo dia a uns 2 anos !! :D

Um dos melhores jogos e mais viciantes que eu ja joguei, po cada partida é uma combinacao diferentes de herois com combinações diferentes de itens ...

O melhor heroi pra mim é o Venom ... Ult + Poison = gg pra qualquer heroi de inteligencia ... caso compre soul booster é só botar um pouco de agi que mata rapidim ...
 
Não concordo o raciocínio "ult + poison = gg heróis de inteligência"

Considerando que uma boa parte deles (heróis de INT) fica mais forte com aghanim scepter, que aghanim exige soul booster e que soul booster deixa uma Frost Maiden, por exemplo, com 1056 de life no level 6 (desconsiderando a força dada por null talisman, por exemplo, caso o player escolha utilizá-lo ou caso a build contenha stat points), gostaria de entender como o venomancer mata uma maiden, herói de int, com tanta facilidade, considerando que o player não é um zero a esquerda e não vai ficar tão vulnerável e terá selecionado Frost Bite em sua build, um dos melhores disables do jogo.

Além do mais, a maioria dos heróis de inteligência tem algum tipo de disable e os que não têm logo conseguem eul scepter/guinsoo ou sabem aproveitar a sua defensiva antes do rio.

Ganks de venom no começo funcionam melhor em lanes onde os inimigos estão "pushando" demais e estão distantes da sua própria torre, já que o venom é de agilidade e atacar os inimigos perto da torre é quase pedir pra morrer, especialmente contra um herói de int com disable. E pegar heroes muito avanãdos não é uma coisa que o venom faz melhor do que uma série de outros heróis que possuem "Locks" até melhores, como o Lion, com hex e impale ou um nerubian assassin, que no level 6 já tem vendetta, impale level 2/3 e mana burn level 2/3 e mana pra usar os três, comendo um herói de inteligência com muito mais facilidade.

Acho o venom bom, mas o venom não é o melhor herói (aliás ouso dizer que todo herói do jogo é bom, se usado da forma adequada),ele só é seu favorito, assim como o meu é slithereen guard, apesar de eu visualizar um leque enorme de formas dos inimigos comerem ele no jantar ;)

E fico feliz que alguém daqui jogue e que provavelmente se interesse em discutir estratégias e trocar comentários sobre replays. Vou pegar algum meu aqui e postar depois ;p

Sem mais, abraços
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo