• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2010 Declínio das Copas?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
É normal que nós tenhamos um sentimento do saudosismo onde bom mesmo era no meu tempo. Mas analisando os jogos das copas pós 90 (pq 90 é unanimidade como a pior copa de todos os tempos) tenho visto um declínio grande dos grandes jogos. Resolvi então listar, quais eram os jogos dignos de copa do Mundo. Como premissa, tirei aqueles jogos q foram bom só pq foi emocionante para brasileiro (tipo, Brasil 1 x 1 Holanda em 98) e me prendi em jogos de qualidade mesmo. Dá para ver uma decadencia clara qdo analiso a minha lista

Copa do Mundo de 1994 - 8 grandes jogos
Brasil 3 x 2 Holanda - Quartas
Alemanha 3 x 2 Bélgica - Oitavas
Romenia 3 x 2 Argentina - Oitavas
Suécia 2 x 2 Romenia - Quartas
Itália 2 x 1 Nigéria - Oitavas
Itália 2 x 1 Espanha - Quartas
Bulgária 2 x 1 Alemanha - Quartas
Argentina 2 x 1 Nigéria - 1a fase

Copa do Mundo de 1998 - 5 grandes jogos

Argentina 2 x 2 Inglaterra - Oitavas
Iugoslávia 2 x 2 Alemanha - 1a fase
Brasil 3 x 2 Dinamarca - Oitavas
Holanda 2 x 1 Argentina - Quartas
França 2 x 1 Croácia - Semi

Copa do Mundo de 2002
Estados Unidos 3 x 2 Portugal
Brasil 2 x 1 Inglaterra

Copa do Mundo de 2006

Teve algum? Alemanha x Itália e Alemanha x Argentina foram emocionantes mas não chegaram a grandes jogos.
 
Olha, eu acho que Brasil 1x1 Holanda em 1998 foi sim um grande jogo.

O melhor jogo da Copa de 2006 foi Portugal 1x0 Holanda. Mas a Copa foi um saco.
 
Po, o primeiro chute a gol do Brasil naquele jogo foi o gol do Ronaldinho. Acho q nem teve outro. Foi emocionante? Com certeza, mas bom jogo nem tanto.

O mesmo vale para Holanda x Portugal, que foi legal pelas expulsões e um jogo de 9 contra 8. Mas não teve grandes jogadas e nada que se destacasse além disso.
 
A prorrogação de Brasil x Holanda foi ótima. O Brasil realmente foi mal no primeiro tempo.

Já Portugal x Holanda foi emocionante demais. Foi um jogo feio, absurdamente violento, mas foi emocionante. Eu até considero válido citar um jogo desses.
 
Eu concordo um pouco com você Filgol. Sim a muito tempo que venho dizendo que a Copa do Mundo não é mais a mesma.
Mas grande parte da culpa é da desorganização.
1994 os jogos eram no verão americano, ao meio dia (ou proximo disso), com um sol de 400 ºC e gramados ruins.

1998 pra mim foi uma copa estranha. De jogos tristes realmente.

2002 uma bagunça com uma copa em dois paises.

2006 tinhamos seleções dignas de dar show mas aqui eu não sei realmente o que aconteceu.


E eu acho que alguns paises perderam um pouco o tesão de ganhar uma copa.
 
Acho que em relação a um passado distante isso é certeiro, já que imagine, lá pelos idos de 70, 70 e poucos não existia TV por assinatura para se acompanhar todos os campeonatos da Europa (na verdade, as pessoas se expremiam na casa de um amigo mais abonado que tivesse uma TV colorida), os jogadores iam com disposição total para a Copa, sendo considerada a maior conquista que cada um pudesse ter no currículo e os atletas jogavam em times dentro de seus respectivos países, aumentando a ideia de uma proximidade.

No entando, hoje em dia todas as seleções do mundo perderam o encanto, em função do advento dos megatimes transnacionais da Europa, com suas ligas transmitidas ao vivo, e até em TV aberta, para todos os 5 continentes do globo. O cara (e muitas vezes mesmo os europeus) não jogam no seu país de origem e já vai para jogar pela seleção com um certo pudor e coagido pelo time (afinal, se ele quebrar a canela pela entrada dura de algum zagueiro argentino ou paraguaio é 6 meses de geladeira). Os clubes têm muito mais poder financeiro que as seleções. A Copa do Mundo é ainda a maior conquista possível na carreira, mas a margem dessa sobre o torneio continental europeu caiu.

E aqui ninguém tem lá muita vontade de jogar Copa América.

PS.: Voltando ao tema central, proposto pelo tópico, das copas mais recentes, acho que isso se deve em parte ao fato de que isso se deve em parte ao aprofundamento desse processo de globalização futebolística, que deve seu auge na década de 2000. Não explica tudo, mas alguma coisa.
 
Última edição:
Menegroth disse:
E eu acho que alguns paises perderam um pouco o tesão de ganhar uma copa.
Quais?

Eu não vejo assim. Em 2006 tivemos todas as Seleções Européias buscando o título. A Itália que foi campeã, comemorou muito o feito e o mesmo teria ocorrido com a Alemanha se tivesse vencido.

A Inglaterra mudou até de técnico para manter uma Seleção mais forte e buscar o título. Holanda vem sempre buscando seu primeiro título da Copa do Mundo, montando ótimas Seleções. A França está fraca mesmo e não desmotivada para jogar uma Copa do Mundo.

Na América do Sul temos o Brasil sempre motivado, muito pela grande pressão da torcida e imprensa. O mesmo vale para a Argentina, que sempre busca o título. Tanto que colocaram seu maior ídolo para técnico.

Os outros continentes sempre buscam a vitória, apesar das limitações de seus jogadores. Quanto a África, acho que não preciso nem citar, já que vão jogar em casa pela primeira vez.

O nível pode ter caído, mas tivemos sim jogos memoráveis. Aquele França e Itália foi muito bom também. Tanto que ficou marcado na carreira do Zidane.

Eu sinceramente não consigo ver uma Seleção desmotivada para a Copa do Mundo. Sério.
 
É normal que nós tenhamos um sentimento do saudosismo onde bom mesmo era no meu tempo. Mas analisando os jogos das copas pós 90 (pq 90 é unanimidade como a pior copa de todos os tempos) tenho visto um declínio grande dos grandes jogos.

Cara eu não acho que a copa de 90 foi a pior como a mídia diz e bem como todos nós sabemos.

Acho que dizem que a copa de 90 foi pior é devido a eliminação precoce que o Brasil sofreu ao perder para a Argentina por 1x0. Tudo bem, que o Brasil nas três primeiras partidas venceu seus adversários por 1 gol de diferença. Mas vale ressaltar que foi eliminado pela Argentina. Num clássico do futebol mundial como esse não tem favorito, qualquer um dos dois poderia sair. Em 82 o Brasil enfretou a Argentina que era a atual campeã do mundo e venceu os hermanos. Se o Brasil tivesse eliminado a Argentina, talvez a história seria diferente: Estaríamos talvez correndo atrás do sétimo título mundial...

Concordo com você que há um declínio na qualidade dos jogos da copa. Pode contar nos dedos os ótimos jogos. Acho que esse jogos que vc citou foram os melhores mesmo.

Por falar nisso, acho que a copa da Alemanha foi a pior que já vi até hoje. A final entre Itália e França foi muito ridícula e sem graça. Conseguiu ser pior que Alemanha e Argentina em 1990.
 
Última edição:
É normal que nós tenhamos um sentimento do saudosismo onde bom mesmo era no meu tempo. Mas analisando os jogos das copas pós 90 (pq 90 é unanimidade como a pior copa de todos os tempos) tenho visto um declínio grande dos grandes jogos. Resolvi então listar, quais eram os jogos dignos de copa do Mundo. Como premissa, tirei aqueles jogos q foram bom só pq foi emocionante para brasileiro (tipo, Brasil 1 x 1 Holanda em 98) e me prendi em jogos de qualidade mesmo. Dá para ver uma decadencia clara qdo analiso a minha lista

Copa do Mundo de 1994 - 8 grandes jogos
Brasil 3 x 2 Holanda - Quartas
Alemanha 3 x 2 Bélgica - Oitavas
Romenia 3 x 2 Argentina - Oitavas
Suécia 2 x 2 Romenia - Quartas
Itália 2 x 1 Nigéria - Oitavas
Itália 2 x 1 Espanha - Quartas
Bulgária 2 x 1 Alemanha - Quartas
Argentina 2 x 1 Nigéria - 1a fase

Copa do Mundo de 1998 - 5 grandes jogos

Argentina 2 x 2 Inglaterra - Oitavas
Iugoslávia 2 x 2 Alemanha - 1a fase
Brasil 3 x 2 Dinamarca - Oitavas
Holanda 2 x 1 Argentina - Quartas
França 2 x 1 Croácia - Semi

Copa do Mundo de 2002
Estados Unidos 3 x 2 Portugal
Brasil 2 x 1 Inglaterra

Copa do Mundo de 2006

Teve algum? Alemanha x Itália e Alemanha x Argentina foram emocionantes mas não chegaram a grandes jogos.
Grandes jogos você define como?
Emoção você já disse que descartou.
Mas seriam jogos onde os 2 jogaram bem ou também onde uma seleção deu show sozinha?
 
Elessar Hyarmen disse:
Por falar nisso, acho que a copa da Alemanha foi a pior que já vi até hoje. A final entre Itália e França foi muito ridícula e sem graça. Conseguiu ser pior que Alemanha e Argentina em 1990.
O jogo foi para os penaltys! Mesmo que não tenha sido o melhor no tempo normal, muito pelo nervosismo das duas Seleções, a decisão por penaltys de uma Copa do Mundo sempre é muito emocionante. Principalmente se for nossa Seleção. Talvez alguns não tenham sentido tanta emoção por não estar de partido para nenhum das duas Seleções, mas eu vibrei muito quando a Itália venceu.

Sem contar que teve aquele episódio polêmico de um dos melhores jogadores da história, Zidane. O jogo foi muito bom sim, IMO.

E com as Seleções tão retrancadas de hoje em dia, é difícil mesmo que tenhamos grandes jogos, aonde as duas equipes ataquem o tempo todo. Hoje ninguém fica se arriscando tanto assim só no ataque como o Barcelona e Santos estão fazendo hoje em dia.
 
Sério, nada foi pior que a copa de 90. Os jgoos mais canelescos e truncados que já vi.
 
Eu sou um dos poucos que nem de longe acha que a Copa de 90 foi totalmente uma bosta como dizem. Pra mim ela foi melhor que 2002 e 2006.

Quanto ao declínio do nível técnico eu penso que são uma combinação de vários fatores.

1 - Desde que a FIFA abriu as pernas inchando a Copa com 32 países o nível começou a cair mais fazendo com que as Copas tenham mais seleções de baixa qualidade do que de média e alta.

2 - A Europa que tem o maior número de seleções tradicionais vive cada vez mais o eterno drama de não conseguir mais revelar bons jovens talentos como antes e se não partisse pra naturalizar alguns jogadores de fora do continente o nível de suas seleções despencaria de forma absurda.

3 - É fato que a partir de 90 a imensa maioria dos jogadores de alto nível não europeus jogam na Europa e isso de certa forma começou a descaracterizar seleções tradicionais como Brasil, Argentina e Uruguai. Quando estas seleções tinham a maioria dos seus jogadores jogando na América do Sul, havia o fator surpresa e um jeito de jogar bem mais característico de nosso continente.
 
Última edição:
Sobre a copa de 90, foi a com o maior número de empates, menor número de gols e maior qtde de decisão nos penalties.

A Argentina foi vice campeã em uma campanha de 2 vitórias, 2 derrotas e 3 empates.


FUSA, qto a emoção eu não descartei ela. Descartei apenas o fator Brasil. Tipo, Brasil x EUA foi um jogo bosta, mas como somos brasileiros foi super tenso pra gente. Meu critério foi de jogo bom, só isso. Goleada normalmente não me parece tão bom, mas alguns podem até ser.
 
Sobre a copa de 90, foi a com o maior número de empates, menor número de gols e maior qtde de decisão nos penalties.

A Argentina foi vice campeã em uma campanha de 2 vitórias, 2 derrotas e 3 empates.

Esses números fazem daquela Copa ser muito mal comentada, mas eu não a considero a pior porque nela ainda havia uma boa qantidade de grandes jogadores tanto da Europa quanto sulamericanos que eu admirava muito

Lothar Mattaus, Maradona, Van Basten, Michel Preudhomme, Paul Gascoigne, Ruud Gullit, Baresi, Roberto Baggio (que pouco foi utilizado), Franco Baresi.

E jogadores não tão top mas que marcaram época como Valderrama, o goleiro Higuita e camaronês Roger Milla.

E foi a última copa em que tivemos 4 seleções campeãs nas semifinais, feito que até hoje ainda não se repetiu tão cedo.
 
Lothar Mattaus, Maradona, Van Basten, Michel Preudhomme, Paul Gascoigne, Ruud Gullit, Baresi, Roberto Baggio (que pouco foi utilizado), Franco Baresi.

E jogadores não tão top mas que marcaram época como Valderrama, o goleiro Higuita e camaronês Roger Milla.

Além desses podemos citar o arqueiro inglês Shilton (que na época tinha 40 anos) , o sueco Thomas Brolin, outros ingleses como Gascoigne e o Platt.

Vale lembrar do artilheiro da Itália o Schillati, além do Cannigia e Burruchaga

Acho que sou um pouco saudosista por assim dizer pois tive a oportunidade de estar naquela copa. :mrgreen:

Embora a copa de 1990 foi a que teve menos gols e maior número de empates, ela foi um divisor de águas no futebol, na sua maneira de jogar e também soma-se a isso a forma de lidar por meio da mídia, maior poder de influência de patrocinadores, uma amplitude dos negócios do futebol. A profissionalização como a conhecemos hoje iniciou com o fim daquela era.

Toda esse mudança a meu ver deixou o mundo futebolístico mais artificial e meio sem graça...
É isso que eu sinto.
 
FUSA, qto a emoção eu não descartei ela. Descartei apenas o fator Brasil. Tipo, Brasil x EUA foi um jogo bosta, mas como somos brasileiros foi super tenso pra gente. Meu critério foi de jogo bom, só isso. Goleada normalmente não me parece tão bom, mas alguns podem até ser.
Perguntei isso por ter incluido o jogo da Inglaterra e não a final em 2002.
Particularmente achei que na final as 2 seleções jogaram bem, com bola na trave, Marcos fazendo boas defesas, 2 gols em triangulações (apesar de uma falha do Kahn).
Enquanto que achei a da Inglaterra mais emocionante e com show de 1 jogador, mas sem tanto brilho dos times como um todo. A Inglaterra achou um gol numa falha grotesca do Lucio e depois, pra variar, mijou nas calças de medo. Foi dos jogos menos inspirados do Rivaldo e Ronaldo.
 
Pergunta: Porque alguns estão considerando só jogador antigo com sendo bom e os novos não? Vocês acham mesmo que não temos bons jogadores hoje em dia?

Não acho que os jogos de antigamente sejam muito superiores em nível do que os de hoje. Temos muitos jogadores bons e que serão lembrado quando se aposentarem. Vide Zidane.
 
Embora a copa de 1990 foi a que teve menos gols e maior número de empates, ela foi um divisor de águas no futebol, na sua maneira de jogar e também soma-se a isso a forma de lidar por meio da mídia, maior poder de influência de patrocinadores, uma amplitude dos negócios do futebol. A profissionalização como a conhecemos hoje iniciou com o fim daquela era.

Concordo. A partir de 90, graças a boa organização da Itália o orçamento para ser sede de um evento desse começou a ficar muito mais elevado. A FIFA passou a ser cada vez mais exigente. Não a toa que o Brasil bem que tentou se candidatar algumas vezes e só conseguiu pra 2014 graças ao tal rodízio de continentes.

Pergunta: Porque alguns estão considerando só jogador antigo com sendo bom e os novos não? Vocês acham mesmo que não temos bons jogadores hoje em dia?

Não acho que os jogos de antigamente sejam muito superiores em nível do que os de hoje. Temos muitos jogadores bons e que serão lembrado quando se aposentarem. Vide Zidane.

Bons jogadores na atualidade temos, mas tirando o Brasil e no máximo a Argentina, em muitos países a capacidade de revelar grandes jogadores caiu demais e isso reflete na qualidade dos jogos.

Você citou Zidane. Um grande jogador que marcou a década passada na Europa, só que tirando ele, na década inteira não houve outro igual, enquanto isso em outras décadas era muito mais comum talentos do nível do Cruyff, Beckenbauer, Van Basten, Platini, Puskas, Eusébio e por aí vai.

Na Europa de hoje por enquanto quem largou na frente é o Cristiano Ronaldo que está bem abaixo desses citados.

E até hoje nenhum se aproximou ao menos de Maradona que parou há não tanto tempo, quanto mais se aproximar do Pelé.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Você citou Zidane. Um grande jogador que marcou a década passada na Europa, só que tirando ele, na década inteira não houve outro igual, enquanto isso em outras décadas era muito mais comum talentos do nível do Cruyff, Beckenbauer, Van Basten, Platini, Puskas, Eusébio e por aí vai.
Temos o Figo também. Jogava muito! Não dá para discordar. O próprio Rivaldo, que se não me engano já se aposentou. O Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho que logo vão se aposentar e vão marcar história. Temos o Toti da Roma, que joga muita bola também e está para se aposentar.

Ok, eu não assisti nem a Copa de 90, mas temos muito bons jogadores hoje em dia e que vão entrar para a história também.

Quanto a Seleções Européias, isso é um fato, mas vale lembrar que eles costumam manter sempre uma mesma base. É raro eles darem uma chance para os jovens.
 
A copa de 90 foi sim o maior divisor de água do futebol. Graças a ela várias regras mudaram. A vitória passou a valer 3 pontos, diminuindo o valor do empate. Recuo para goleiro passou a ser proibido. Logo em seguida inventaram a morte súbita.

Q tinha ótimos jogadores eu não discuto. Quase todos meus ídolos estavam lá. Minha seleção de todos os tempos joga com Preud'Homme, Jorginho, Baresi, Gamarra e Maldini; Rijkaard, Matthaus, Zidane, Ronaldinho Gaucho; Baggio e Romário

Desses todos, apenas Gamarra, Zidane e Gaucho não entraram em campo em 90. Mas se vc analisar os jogos mesmo, foram muito chatos, tirando os de Camarões. Era bola de um lado pro outro, voltando no goleiro q pegava com a mão e repunha.

******

Fusa, sobre 2002 eu gostei do jogo contra a Inglaterra. Foi emocionante no minimo, mesmo pra quem não é brasileiro ou ingles. Já a final, pode ter sido só eu, mas quase dormi. Achei sem graça demais. Talvez pq eu vi num lugar q tava muito caído.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo