1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Decisão nos penaltis ou indíce técnico? O que é mais justo?

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 10 Mai 2003.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quando foi implantada na maioria dos principais campeonatos lá pelos anos 70, a decisão nos penaltis veio como uma solução simples e eficaz, capaz de resolver tudo, mas como vemos nela nem sempre o melhor time vence.

    Alguns acham legal e emocionante e de fato este tipo de decisão prende muito a atenção e se obtém os mais altos picos de audiência na TV, mas por outro lado é algo super angustiante aonde ocorre um desgaste emocional muito grande.

    Ela está presente na Libertadores e Copa do Mundo por exemplo, mas com o passar do tempo alguns campeonatos importantes procuraram evita-la ao máximo usando outros critérios de desempate como o gol fora de casa (Copa do Brasil), melhor campanha na fase anterior (Campeonato Brasileiro) ou menor numero de cartões (última edição do Rio-SP).

    Você é favorável a este tipo de decisão? Na sua opinião, qual o critério de desempate mais justo a ser aplicado num campeonato?

    Na minha opinião prefiro o indice técnico que corresponde ao melhor desempenho na fase anterior. O time de melhor campanha joga pela vantagem do empate.
     
  2. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    Melhor campanha na fase anterior fica até justo mas decisão por gol fora de casa e número de cartões não faz muito sentido e não é muito justo pra mim. Um time pode ganhar de 2x0 num jogo em casa e depois jogar mal e perder de 4x2 no outro, levando um baile dó adversário e mesmo assim estar classificado. A da fase anterior é bem mais justa, mas não adianta nada pq não tem mais esse tipo de coisa mesmo, agora e pontos corridos.
    Mas penalti é melhor que gol fora de casa e cartão amarelo com certeza
     
  3. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    concordo com vc. Não há sentido nenhum em definir um vencedor pelo numero de cartões..... :eek: :tsc:
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O gol fora de casa muitos podem não achar justo, mas acho no mínimo interessante pq força o time visitante a não ter uma postura retranqueira e sair também pro ataque sabendo que cada gol marcado fora pode ser decisivo. Por isso que a Copa do Brasil é um torneio diferente e competitivo.

    Já o critério dos cartões sem dúvida é o pior e mais injusto de todos.
     
  5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    eu axo q o critério d cartões seria uma boa no Brasil pq por aki tá um absurdo o numero d faltas.....
    tem jogos q 1 unico time faz bem mais faltas q um jogo inteiro da Europa.....
    tem jogos q xegam a 100 faltas..... 8O

    além do q forçaria a maior profissionalização do árbitro.....afinal um erro d interpretação dele poderia custar a classificação d um time.....


    o unico problema desse critério é q naum avalia o futebol em si.....naum sendo coeso com campeonatos q naum tenham problemas sérios a esse respeito.....
    além d q os torcedores passariam a ter raiva dakeles jogadores d merd* q só tão em campo pra parar jogadas, fazer faltas em todo mundo ou kebrar a perna do melhor jogador do otro time.....

    eu odeio akeles jogadores q naum conseguem marcar um jogador sem fazer falta.....ou akeles zagueiros q naum sabem dar o bote e, então, seguram o jogador adversário pra naum perder viagem.....
    aff.....

    pra mim tinha q ter limites d falta pros jogadores.....tem gente q exagera legal.....


    qto ao gol fora d casa.....
    eu tb até axo legal.....
    só q naum vou repetir o q o Edu disse.....
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quanto aos cartões eu penso o seguinte:

    Sou a favor se for aplicado numa fase classificatória quando temos equipes de mesma campanha empatadas em todos os critérios técnicos (saldo de gols, gols marcados, confronto direto, etc). Neste caso acho justíssimo premiar o time mais disciplinado, ao invés de penaltis ou mesmo fazer um sorteio como já aconteceu em alguns torneios.

    Sou contra se for aplicado numa fase mata-mata como fizeram no ultimo Rio-SP. Toda vez que um jogador recebia um cartão as torcidas comemoravam como se fosse um gol marcado e o narrador é obrigado a ficar informando toda a hora o placar dos cartões até mais do que os dos gols. Além disso a responsabilidade do árbtiro fica redobrada porque ele é que pode decidir uma classificação ao invés dos artilheiros. Aí eu desaprovo totalmente.
     
  7. Hal

    Hal Usuário

    Prefiro pênaltis, mas aí é capaz de demorar muito, então seria melhor usar mais pro final do campeonato. O saldo de gols mede um pouco o merecimento do time, mas não totalmente.
     
  8. bechara

    bechara Usuário

    penaltis sao o climax do futebol!
    vida longa à penalidade maxima :mrgreen:
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu acho q só não tiram isso da Copa do Mundo e da Libertadores justamente por causa disso.

    É muito comum ter jogos feios, sem gols como o da final da Copa de 94, mas na hora dos penaltis a audiência que estava praticamente perdida é salva e todos largam tudo e param pra ver, independetemente de qual time esteja jogando sempre rola a curiosidade de saber quem é que vai ganhar.
     
  10. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    entre gol fora de casa e cartão amarelo. Acho cartão mais justo. Porque você perde de um a zero na casa do adversário.. depois ganah de 3X1 na sua casa e é empate?? po... fala sério...


    Penaltis ruleiam.
     
  11. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


    Tá errado Se o seu time perde de 1x0 fora e ganha de 3x1 em casa o seu time se classifica sem problemas.

    Só se a vitória for de 2x1, 3x2, 4x3 é que perde, mas de ser outra vitória de 1x0 aí empata em todos os critérios e nesse caso é a unica situação aonde tem decisão por penaltis na Copa do Brasil.
     
  12. Frøðø Baggins

    Frøðø Baggins Tricampeão mundial

    Penaltis são bons, sim... é a emoção máxima do futebol. É super emocionante ver as cobranças de penaltis. Os índicis técnicos são bons para pontos corridos, enqto os penaltis são bons para o mata-mata.
     
  13. Chester Cubano

    Chester Cubano Chester_Cubano

    Eu gosto dos penalts!!!Mas quandu naum eh com o meu time eh claro!
     
  14. :lol:
    decisão é decisão oras... :?
     
  15. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    Edu... Time A e time B...

    Jogo na casa do time A

    Time A ganha de 1x0

    Jogo na casa do time B

    Time B ganha de 3x1

    um gol feito fora de casa pelo time A= 2.. cad aum com 3 gols....

    3x3 empate

    num é isso?
     
  16. :eh: :think:

    Hmmmmm....acho que não é bem assim não.....gol fora de casa conta como dois?
    Ele apenas tem peso maior no desempate.....seria o caso do time A ter ganhado de 1X0 em casa, e ter perdido de 3X2 fora......aí a vaga seria dele.
    No final ficaria 3X3, mas ele tendo dois gols fora de casa, leva a vaga.

    A proposito, eu gosto mt de penaltys, é um critério de desempate mt bem bolado...mas concordo que podia-se utilizar outros tipos (como a da contagem dos cartões) pra evitar sorteios e coisas do tipo na hora de decidir uma vaga fora de campo.

    Dentro de campo, pra mim, com certeza é a melhor.
     
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    De Sampa o regulamento da Copa Brasil funciona assim:

    1° Critério-> n° de pontos
    2° Critério-> Saldo de gols na somatória dos dois jogos
    3° Critério-> gols marcados fora de casa
    4° Critério-> havendo empate em todos os 3 critérios anteriores: decisão por penaltis

    No primeiro critério ambos os times ganharam um jogo cada. Então 3 pontos pra cada lado. Até aí empate.

    No segundo critério o time B fica com um gol a mais de saldo na soma dos dois jogos. Neste caso ele se classifica independente do gol ter sido marcado em casa ou não.

    Só se houvesse um empate no saldo aí sim entraria o gol marcado fora. É assim que funciona a Copa do Brasil e tb as copas européias aonde o critério do gol fora é aplicado.
     
  18. Curunír

    Curunír Usuário

    As pessoas também esquecem que pênaltis tem muito de técnica. O time que reunir os melhores batedores normalmente leva a vantagem. Eu disse normalmente... Quem vier dizendo que penalti é loteria, lembre-se que futebol é uma caixinha de surpresas...
     
  19. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    penalti eh sorte, experiencia e categoria.... 8-)
     
  20. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Mas apesar de tudo o lado emocional sempre tende a pesar mais. Quantas vezes já vimos o melhor cobrador do time negar fogo na hora de bater um penalti na decisão? Marcelinho Carioca e Edmundo (hoje no Vasco) que o digam.
     

Compartilhar