• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Décadas do Rock

Gil-galad Æ

Usuário
Eu nasci em 69 e só fui conhecer os sons de 70 já em meados de 80 quando surgia muita coisa nova, porém o som que eu curto mesmo são os de 70, bandas atuais somente aquelas com graves influências dessa década!

Na minha opinião a década de 70 foi a mais importante, mas isso devido a minha formação musical, outros vão preferir a década de 80 e outros a de 90 e quem sabe alguns pense que a atual será mais importante que os anos passados!

Gostaria de ler as opiniões sobre as décadas e o que de importante acham relevante mencionar sobre os que surgiram e também os que morreram em cada década!!

Exemplo: Na década de 80 surgiu o heavy-metal propriamente dito como Iron Maiden, Judas Priest e etc.., mas também existia o hard-rock enfeitado e mais alegre tipo Bon Jovi e Van Halen (apesar de Van Halen ser mais antigo, mas o auge foi em 80) e surgiu tb o New Wave com B-52, Devo e outros que talvez valha a pena citar!!

Bem, o que vc´s acham relevante falar e relembrar dessas décadas a partir da de 70??
 
A partir da de 70? A de 70, é claro!
Bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull...todas marcaram a década...sem dúvida é a melhor década de toda a música!!

Genialidades da década:
Pink Floyd:
- Meddle: Destaque para Echoes, uma faixa-trilha sonora...2001 - Uma Odisséia no Espaço ganhou um brilho maior graças à ela...
- The Dark Side of The Moon: o 2o. disco mais vendido da história; ficou durante mais de 700 semanas em primeiro lugar nas vendas! Isso dá 15 anos!!!
- Wish You Were Here: Homenagem ao primeiro guitarrista da banda, Syd Barret. Genial.
- The Wall: sem comentários... :obiggraz:
- Animals: o disco mais politizado do Pink Floyd

Yes:
- Close To The Edge: sem comentários... :obiggraz:

Jethro Tull:
- Aqualung

Led Zeppelin:
- I, II, III e IV...

Há muito mais coisa, mas eu não me lembro direito do resto....tem Emerson, Lake & Palmer; Creedence Clearwater Revival, Mutantes, Tropicália...não há palavras...
 
A partir da de 70? A de 70, é claro!
Bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull...todas marcaram a década...sem dúvida é a melhor década de toda a música!!

Não sabe como fico feliz em ler um post desses de alguém com só 16 anos!! :D Mas tem gente bem mais velha que não pensará assim, tem um amigo que fala: "-Tá bem, 70 foi demais!! Mas eu aprendi a gostar de rock ouvindo Iron Maiden, então pra mim a década de 80 foi muito mais legal, pois o som era o que eu mais gostava!!" Isso é muito interessante!!
 
Quanto ao Rock, TEM que ser a de 70. Como já foi dito, é a década com o maior número de bandas "influentes" ná música mesmo depois de terem acabado.
 
Nunca me importei muito com isso, mas acho que minhas bandas preferidas surgiram ao final das décadas de 80 e 90. E no começo desse novo século tem surgido bandas incríveis tb.
 
Anos 70 para mim foram os melhores pela originalidade.. Várias vertentes musicais de diversos gêneros foram criadas nessa época e influenciaram (e influenciam) estilos posteriores...
O ambiente setentista era propício para tal proliferação pois existia muito engajamento, revoluções, conceitos sendo mudados, liberdade de criação(em alguns países porem nos que nao havia isso sempre foi feita uma forma de se driblar as barreiras da arte) e muitas situações para se preocupar e inspirar o que facilitou essa expansão musical..

O Hard Rock dessa época é no mínimo magnífico... Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Rainbow, Uriah heep e tantos outros demonstram a espontaniedade explosiva e apaixonante inerente a este sub-genero do Rn'R..

O Rock progressivo surgiu como uma dadiva sonora (hahahahah eu to tentando ser escrotinho ao escrever isso)cheia de camadas sonoras complexas e com as bandas tendo abordagem de temas bem diferentes. Grandes exemplos são YEs, Jethro Tull, Genesis, Emerson Lake and Palmer sem citar as Italianas como Banco Del Mutuo Socorso.
 
Uhm.... com certeza a passagem dos anos 60 pros anos 70 foi uma das mais importantes... devido a varios fatos, como Woodstock, o fim dos Beatles, morte do Jimi Hendrix e Janis Joplin :( ... e ao mesmo tempo o apise de varias bandas como o Led Zeppelin, Pink Floyd, Genesis, Yes, Jethro Tull entre essas ja citadas acima, e outra ja citadas tbm... com certeza o ano do rock foram os anos 60 e 70... nao desmerecendo os 80 e 90...
 
Tb acho q entre, bem aproximadas as datas, entre 66 e 75 se situa a nata do rock... pois nesses anos os melhores álbuns de rock foram lançados:

1. "Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band", The Beatles --> tá, é de 66, mas eu disse q era aproximado...
2. "White Album", The Beatles (70)
3. "Led Zeppelin I", Led Zeppelin (69)
4. "Led Zeppelin IV" ou "Zoso", Led Zeppelin (71)
5. "Selling England by the Pound", Genesis (73)
6. "The Lamb Lies Down on Broadway", Genesis (74)
7. "Dark Side of the Moon", Pink Floyd (73)

Tá, tem outros, mas quem sou eu p/ falar... é q esses são os meus preferidos... não em ordem de gosto não...

:kiss: da Hareth ouvindo uma música de outro bom álbum da década de 70 (Nursery Cryme): The Musical Box - Genesis
 
Acredito que vivemos um ponto de inflexão musical. Digo porque desde os bons anos 50 atravessamos vários momentos de surtos criativos que se sucederam uns aos outros, contribuindo de maneira inegável pra história da música.

Os anos 50 nos brindaram com o rock das origens, Chuck Berry, Little Richards, Bill Halley e cia. E nos trouxeram também o rock comportado dos Everly Boys, de Neil Sedaka, etc...

Os anos 60, conturbados também na música, trouxeram o british rock dos Beatles, Rolling Stones, Yardbirds, Hermans Hermits e cia. A Surf Music eclode com Beach Boys e cia, e o rock político de Bob Dylan ganha forças. Há o nascimento do psicolelismo no rock, do movimento hippie, e desses eventos nascem o Jeffersons Airplane, Mamas and The Papas, Peter Paul and Marry, Hendrix, Joplin, Doors... Enfim, overdose criativa. Aqui, vemos um rock nacional engatinhando rumo a autenticidade com os Mutantes e o Tropicalismo.

Nos setenta, vemos o progressivo sofisticar o rock com Pink Floyd, Emerson Lake and Palmer, Yes, etc.. Também se consolida o Disco, com ABBA, Bee Gees, The Osmonds, Jackson Five, etc... E vemos um contra-movimento a isso com o punk e já no linear da década, o Heavy Metal mais amadurecido.

Nos 80 o metal se consolida e diversifica. Também o pop rock começa a dar bons resultados em Jackson, Madonna, entre outros. Vemos bandas do quilate de REM, Dire Straits, Queen (desde 1976, mas que se consolida nos 90), The Police, etc... Tem o Rock Brasil 80, período mais fértil do Rock nacional.

Nos 90, ainda conseguimos ver algo de novo com o grunge, e a trágica consolidação das boy/girl bands, antes coadjuvantes, agora protagonistas da indústria fonográfica. E o nascimento do new metal e outros movimentos poser...

Atualmente, poucas bandas boas de verdade com produções não tão divulgadas quanto se deveria, vide Nightwish, e o extinto The Verve, e muita, mas muita porcaria infestando as rádios. Os carentes apelam pra música antiga e são taxados de nostálgicos...

Bom, eu sinceramente gostaria de não precisar sê-lo... Gostaria também de poder ouvir músicas atuais e dizer que elas me tocam, mas isso não acontece...
 
É, Iluvatar, tu disse tudo! Quando eu falo pra alguém "poxa, Pink floyd é a melhor banda!", todo mundo diz "nossa, que coisa mais velha..."...bandas novas só algumas são boas...mas ainda bem que o Prog Metal tá aí pra nos salvar!
 
Gandalf disse:
Uhm.... com certeza a passagem dos anos 60 pros anos 70 foi uma das mais importantes... devido a varios fatos, como Woodstock, o fim dos Beatles, morte do Jimi Hendrix e Janis Joplin :( ... e ao mesmo tempo o apise de varias bandas como o Led Zeppelin, Pink Floyd, Genesis, Yes, Jethro Tull entre essas ja citadas acima, e outra ja citadas tbm... com certeza o ano do rock foram os anos 60 e 70... nao desmerecendo os 80 e 90...


Pra mim o ápice foi o final dos anos 90.
 
É, Iluvatar, tu disse tudo! Quando eu falo pra alguém "poxa, Pink floyd é a melhor banda!", todo mundo diz "nossa, que coisa mais velha..."...bandas novas só algumas são boas...mas ainda bem que o Prog Metal tá aí pra nos salvar!

Prog-metal?? Tá aí...!! Mais uma que eu não sabia!! Quem são prog-metal?? Ouço as bandas novas e acho legal algumas, mas não tento mais ficar por dentro de estilos e rótulos mais, acho que o único recente que tem uma relevância é o grunge, como disse o Iluvatar!! Posso estar enganado, mas acho que será difícil mais alguma moda pegar.. esse papo de new-metal vai passar tão rápido que logo, logo ninguém vai lembrar mais!! Red Hot mudou da água-pro-vinho, Hage Agains... já era e os caras remanescentes já mudaram o som (Pena que essa banada "Audioslave" vai acabar tão rápido vai até o Chris Cornell encher o saco)!!
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Prog-metal?? Tá aí...!! Mais uma que eu não sabia!! Quem são prog-metal?? Ouço as bandas novas e acho legal algumas, mas não tento mais ficar por dentro de estilos e rótulos mais, acho que o único recente que tem uma relevância é o grunge, como disse o Iluvatar!! Posso estar enganado, mas acho que será difícil mais alguma moda pegar.. esse papo de new-metal vai passar tão rápido que logo, logo ninguém vai lembrar mais!! Red Hot mudou da água-pro-vinho, Hage Agains... já era e os caras remanescentes já mudaram o som (Pena que essa banada "Audioslave" vai acabar tão rápido vai até o Chris Cornell encher o saco)!!

Prog Metal, pra mim (bom deixar isso claro aqui), e' a escoria do Metal...

Dream Theater e' Prog Metal...

New Metal ja' ta' ai faz tempo, e' so' um rotulo que deram para bandas de metal que nao se encaixavam em classificacao alguma. Tem coisas de Nu Metal que sao boas sim.

Mas, sobre o decadas do rock, nao ha melhor que a decada de 50. O comeco do Rock 'n Roll, com nomes como Little Richard, Chuck Berry, Chubby Checker, Bill Halley, Gene Vincent e tantos outros nomes geniais... :)

E tambem me agrada o surf music dos anos 60, de bandas maravilhosas como The Trashmen, Beach Boys e Jan and Dean...
 
Pra mim os anos 70 são especiais... foi o auge da (pra mim) maior banda do universo: AEROSMITH, que, infelizmente, nos dias de hoje, está uma bela porcaria...

Já nos anos 80, especialmente no final, o Rock ficou uma coisa meio patética... faltava punch, rebeldia, fúria... até que surgiu o Nirvana, e colocou as coisas nos seus devidos lugares.

Por fim, o numetal... o que dizer? Eu, que tanto escurrachei, falei mal, dizia que não era música, deliro ouvindo Linkin Park, tanto que o meu avatar é um dos vocalistas.... o mundo gira.
 
Por fim, o numetal... o que dizer? Eu, que tanto escurrachei, falei mal, dizia que não era música, deliro ouvindo Linkin Park, tanto que o meu avatar é um dos vocalistas.... o mundo gira.

Acho legal o Linkin Park, ainda era meio receoso até ver os caras tocando ao vivo num especial da MTV, vi que os caras são bons, tem pegada e etc...!! Mas ser "bom" é uma coisa, ser "a banda" é outra!! Tem muita coisa nesse new-metal que é legal, mas muitas tb que são o que são e passam, e daqui cinco anos ninguém mais lembra!! O grunge sim, deixou saudades!! Nirvana, Pearl Jam, Soundgardem, Alice in chains....ainda falamos nelas, ainda ouvimos elas e sinto que isso vai durar um bom tempo!! Me refiro ao último movimento musical do rock!!

Prog Metal, pra mim (bom deixar isso claro aqui), e' a escoria do Metal...

Dream Theater e' Prog Metal...

haaa... metal-progressivo!! Por que não disseram antes?? Mas porque vc diz ser a escória?? Isso ainda tem mais a ver com metal do que o new-metal, que de metal não tem nada, só é pesado, mas a essência do movimento não tem (Deixo claro que tenho um conceito sobre o heavy-metal ser um movimento e não somente um estilo de som!)
 
Gostaria também de poder ouvir músicas atuais e dizer que elas me tocam, mas isso não acontece...

Ditto.

É, Iluvatar, tu disse tudo! Quando eu falo pra alguém "poxa, Pink floyd é a melhor banda!", todo mundo diz "nossa, que coisa mais velha..."

Engraçado, pior é que é verdade... outro dia eu descobri q um camelô do lado da facul vende uns CDs piratas de discos antigos, então eu fui lá e comprei um do Genesis (Nursery Cryme) e um ao vivo do Peter Gabriel. Aí eu cheguei lá na sala e mostrei os CDs numa rodinha e ninguém sabia qm eram... só uma menina disse q já tinha ouvido falar do Genesis, que tinha um vocalista chamado Phil Collins e blá-blá-blá... aí eu fiz uma caretona p/ ela (meu, olha meu avatar, pq eu vou gostar do Collins se eu amo o Gabriel??) e ela disse: "me desculpa por não ter um gosto musical sofisticado"... :tsc: também, ela chegou um dia reclamando q um vizinho ficou tocando Pink Floyd o dia todo e ela não podia estudar...

Pena que essa banada "Audioslave" vai acabar tão rápido vai até o Chris Cornell encher o saco

Se é q ele JÁ não encheu a paciência...
Atualmente, poucas bandas boas de verdade com produções não tão divulgadas quanto se deveria, vide Nightwish, e o extinto The Verve, e muita, mas muita porcaria infestando as rádios. Os carentes apelam pra música antiga e são taxados de nostálgicos...

Bom, eu sinceramente gostaria de não precisar sê-lo...

Prefiro ser taxada de nostálgica e ser feliz a ouvir coisas que não gosto e ser infeliz.


:kiss: da Hareth ouvindo Genesis - The musical box

:EDITANDO: Agora que eu vi: a música que eu estava ouvindo no meu outro post aqui nesse tópico é a mesma q eu tô ouvindo agora - preciso trocar o CD...
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Acho legal o Linkin Park, ainda era meio receoso até ver os caras tocando ao vivo num especial da MTV, vi que os caras são bons, tem pegada e etc...!! Mas ser "bom" é uma coisa, ser "a banda" é outra!! Tem muita coisa nesse new-metal que é legal, mas muitas tb que são o que são e passam, e daqui cinco anos ninguém mais lembra!! O grunge sim, deixou saudades!! Nirvana, Pearl Jam, Soundgardem, Alice in chains....ainda falamos nelas, ainda ouvimos elas e sinto que isso vai durar um bom tempo!! Me refiro ao último movimento musical do rock!!

Bem, voce tem que ver que nao e' necessario ser A banda, pra tocar. Eu posso achar uma banda A banda em cada estilo que ouco. Pra mim, A banda de thrash metal, e' o Metallica (ate' o And Justice For All).

Mas nao consigo achar A banda no grunge, por exemplo. Eu so' vou achar "A banda" num estilo que eu curta. Pra mim, Nirvana e' um saco, nao vou ficar discutindo porque aqui (isso vai gerar um odio tremendo) e Kurt Cobain era um cocozao gigantesco (isso sim vai gerar um odio tremendo! :lol:)

Gil-galad Rei Elfo disse:
haaa... metal-progressivo!! Por que não disseram antes?? Mas porque vc diz ser a escória?? Isso ainda tem mais a ver com metal do que o new-metal, que de metal não tem nada, só é pesado, mas a essência do movimento não tem (Deixo claro que tenho um conceito sobre o heavy-metal ser um movimento e não somente um estilo de som!)

O fato pra mim nao e' ter mais a ver com metal ou menos a ver com metal. Nu Metal tem sim metal, nao vou ficar entrando em questoes se mais ou menos do que prog metal. Se fosse assim nao ouviria nada com "mistura", mas so' as classiqueiras.

Pra mim Prog. Metal e' masturbacao musical...
 
Os anos 70 foram incríveis, as bandas que eu mais gosto encontraram nessa época o seu auge, e as atuais que eu gosto encontraram nessa época as suas principais influências.

Os anos 80 no começo foram ótimos, a NWBHM o surgimento do trash e o renascimento do hard. O conceito alternativo surgiu com grupos mais amenos mas muito bons, como REM e Smiths. Mas o bom som deu sinais de marasmos no final da década.

Os anos noventa começaram muito, mas muito bem. Não me refiro apenas ao grunge, mas muitas bandas dos anos 80 que estavam meio fracas, ou sumidas voltaram com tudo. Mas no fim da década a coisa enfraqueceu. O grunge e o hard implodiram e o metal clássico passou a ser muito pouco divulgado, a ponto de afirmarem que estava morto. Em compensação na Inglaterra apareceu banda de tudo quanto foi jeito na chamada onda Britpop, não é muito a minha praia.

A partir de 2000 as coisas mudam, a segmentação de gostos e a facilidade de divulgação de músicas dá oportunidade de quem curte qualquer tipo de bom som buscar o que mais gosta e encontrar. No geral o começo deste século no rock mais comercial e divulgado vem sendo o chamado New Metal ou industrial eletrônico, essencialmente americano. Quer saber? tem coisas nesse movimento na minha opinião muito mas muito ruins, (a maioria) como o Korn e o Papa Roach, e outras interssantes como o Sistem of a Down.

Mas como eu disse atualmente o tempo é pra quem gosta de qualquer coisa, a quantidades de grupos e estilos é imensa e a facilidade de acesso é bem maior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo