• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

'De quem é a Amazônia, afinal?', diz 'NY Times'

A Amazônia intacta? Aonde cara-pálida?8-O
Os rios estão sendo assoreados pelo desmatamento.
Na floresta propriamente dita, sempre tem bio-qualquer coisa retirando material para pesquisas (na maioria de laboratórios gringos).
Intacta? Para mim intacta é que nunca foi tocada por ninguém....virgem.
O Brasil tá agindo mais como gigolô de uma bonita prostituta.
Usa quem pagar mais!
Que seja. Questão de semantica da palavra usada e que não era o foco do meu post.
O fato é que a Amazonia (e outras florestas de outros países do mundo) está aí. Enquanto que as florestas dos países supostamente preocupados com a questão ambiental, como os EUA e alguns europeus, já se foi há décadas.
 
Como disse Elijah Snow na ultima estória escrita até o momento do Planetary:

Elijah Snow-Planetary disse:
Esse é o jeito do Randall, Jakita: poder e conhecimento para destruir. E jogamos conforme as regras deles por muito tempo, até eu descobrir qual meu objetivo. Eu salvo coisas, é dessa forma que uso conhecimento e esse é o meu poder.

Como sempre, não são palavras exatas, já que não estou com a revista em mãos.

Vamos por partes?

EUA está nas últimas

Roma também ficou nas últimas por aproximadamente 200 anos. E depois de Roma veio o que? Idade Média, cada um por si (não gosto de usar o termo Idade das Trevas, porque houve progressos isolados)

Mudanças nem sempre são boas. Algumas vezes temos de mudar, claro. Faz parte de crescer e amadurecer.

Já é hora de pararmos de gerar jovens que automaticamente acham que O Capital é o máximo, e que os EUA são o Demônio Branco. Que droga, nem eu quando tinha 16 anos acreditava em tudo que meu professor de história esquerdista falava.

(achava o método dele legal, e me ajudou para caramba a entender anarquismo, mas sabia do perigo de virar cópia xerox de "comunistas" com casa no Brooklin, ou "anarquistas" que não aceitam minhas escolhas pessoais)

Não estamos falando de TIMES de futebol, ou de namorados (gatos/gatas). Estas são escolhas pessoais que só afetam (se afetam) a vida do próprio indivíduo.

Já chega de tomar partido de Democratas Cristãos, ou do PT, ou do PSDB, ou do PDT, apoiar tudo que a "ideologia" prega sem ter um mínimo de senso crítico. E de automaticamente dizer que tudo que o outro partido fez não presta.

Na verdade, acreditar nisso que todo partido fala para seus seguidores. :roll:

PT fez cagadas, e fez coisas boas. PSDB fez cagadas e acertou em outras coisas. É esse tipo de CIDADÃO que temos de formar, se queremos realmente começar a ser a potência do futuro, e não apenas o país do futebol.

E novamente futebol. Como esporte é ótimo, como catarse de guerras (bem melhor duelar nos campos que nas ruas) também.

Agora, essa palhaçada de "time do coração" tem de parar quando falamos em política. Gosto é pessoal, mas PENSAR não é facultativo. Se é para falar, que tenha senso crítico e veja coisas boas e ruins de sua escolha, assim como deve estar ciente das coisas boas e ruins da escolha que não fez.

EUA não está nas últimas. Ele é um dos maiores sorvedores de cérebros do mundo. O Japão perdeu sua posição para China, mas a China ainda perde muitos de seus cérebros para os EUA.

Estimativa pessoal em 2000 de futuros doutores e mestres (estudantes permanentes, e não de intercambio): 4 chineses, 1 americano, 1 grego, 1 indiano.

= 57% chineses, 14% americanos, 28% outras nacionalidades (Turquia, Grécia, India, paises da antiga URSS).

Claro que os EUA estão em perigosa situação: se todos os seus doutores voltarem para casa, não vai ter muitos cientistas americanos. Mas isso não vai acontecer. Eles preferem ficar, pois muitos provém de países de situação de risco. (ter pensamento próprio na China, casar com pessoas de outra casta para indianos, etc.)

Considero que uma população se torne saudável (no sentido de respeitar o direito pessoal de escolher como viver, desde que não prejudique a vida de todo o resto: exemplo onde é que assumir homossexualidade prejudica o povo muçulmano?) quando não há guerras e desgraças o tempo todo para o povo ficar tão paranóico que queria matar todo aliado que discorde deles.

Tecnicamente o povo Hebraico no Brasil conseguiu esse tempo de paz para não virar Shanon, o povo muçulmano no Brasil conseguiu esse tempo de paz para não virar Talibã opressor de suas mulheres , etc.. Hoje em dia a gente só pentelha, mas ninguém mata ou apedreja (literalmente, até a morte) ninguém porque tem outra crença pessoal "perigosa".

Então, acho que vai DEMORAR até que a China, Oriente Médio, etc., tenha condições apropriadas para que seus rebentos "traidores" (os cérebros fujões) voltem para casa. Cérebros brasileiros acabam voltando porque apesar do crime, não é algo tipo "vou morrer porque rezo ou porque não rezo, conforme manda a cartilha".

Ou seja, os fujões provavelmente vão criar raízes e vão continuar morando nos EUA. Depois que seus filhos nascem em um país você não volta para casa, ,sorry guys. (Exemplo: migração japonesa 100 anos, anyone?)

Será que todos os EUA-haters precisam IR MORAR nos EUA (além de Disney, Hollywood e Nova Iorque) para parar com essa palhaçada "americanos são motherfuckers"?

O Brasil é dos brasileiros

Alguém aqui lembra da Amazônia, EXCETO quando aparecem notícias sobre a bio-pirataria, ou quando surgem essas conversas de perder a Amazônia?

Eu vejo a Amazônia como uma mulher muito bonita, mas cujo marido fica só correndo atrás de outras, negligenciando o que tem em casa. Só quando algo coloca em risco o casamento que o maridão percebe o que pode perder.

O máximo de pessas que eu vejo preocupados continuamente com a Amazônia, QUE NÃO VIVEM LÁ, são cientistas ligados ao assunto (eu por exemplo, não!). Nem políticos se interessam, exceto quando alguém vai levar vantagem e ele não viu primeiro. (de novo, esposa bonita em casa)

Neste sentido, volta o incrível número de cérebros que os EUA absorvem. Só quem consegue pensar além do óbvio sabe que "isto não tem utilidade, mas até aí um bebê também não tem, mas isso não é motivo para negligenciar o bebê, é?"

O bebê de Faraday gerou Itaipu, os microcomputadores etc.. A genética gerou gordura transgênica, mas também é uma esperança para acabar com a fome (se não tiver um monte de gente de visão curta no meio do caminho).

Então quem se interessa em ir para a Amazônia? Missionários, cientistas, etc.. Bucha de canhão para ser martirizado por fazendeiros BRASILEIROS que mandam matar, yaddayadda. Por mais hediondo que sejam os crimes, missões religiosas são uma forma eficaz de colonização*, e os fazendeiros se fizessem o mesmo com os bio-piratas seriam até um serviço de utilidade pública (mas enfatizo que NÃO SÃO! são tão tapados - ou mais - quanto o resto de nós)

*(se tiver sucesso você consegue um monte de neguinho que acredita no seu regime, se é morto, vira mártir... Neste sentido, é necessário um governante que tenha culhões de assumir o papel de vilão, como aquele desgraçado do Nobunaga que ordenou o Martírio dos Cristãos do Nobunaga. Era matar aqueles inocentes ou virar servo do Vaticano e esperar que o resto do mundo perceba a opressão)

Pessoalmente acho ÓTIMO quando surge esse tipo de sugestão "amazônia de todos", porque senão nós somos uns bunda moles que negligenciam um de nossos brinquedos importantes (e negligenciamos uns milhares de coisas importantes). Somos realmente crianções: só reclama quando mamãe resolveu jogar fora algo que tava jogado faz um mês no meio da sala.

E como posso mudar isso?

Decerto não vai ser com seu único voto. Decerto não dá para votar em pessoas do Tocantins.

Mas também, ficar só resmungando e fazendo abaixo-assinados quando acontece algo "horrível" (na verdade acima do nível aceitável no momento de barbaridade :roll:) não é a solução.

Ficar anulando voto menos inteligente ainda. Todo mundo xinga que brasileiro não sabe votar (também duh, há quanto tempo temos liberdade para isso?), mas se a "elite intelectual" que tem acesso a informação (internet, livros, etc) também é sonsa para não conseguir formular uma crítica com exemplos e contra-exemplos**, prós e contras, então não é tão intelectual assim.

**(de tal maneira que em educação, o pessoal resolve adotar só Piaget, só construtivismo, só não-sei-o-que-ismo, sem perceber não dá para aplicar APENAS um método. Tudo DEPENDE da situação, do aluno. P.ex., não dá para reconstruir conhecimento de 1000 anos na cabeça dos alunos: o aluno morre antes disso!)

A solução é formar mais gente crítica. Não confundir com gente cri-cri, que isso tem de monte, até aqui. (rimou)

Em 1990 (quando eu era colegial), eu conseguia contar nos dedos (entre conhecidos e jornalistas que eu gostava de ler... considerando que eu lia até Notícias Populares... :mrgreen:).

Hoje já não conto nos dedos, pois melhorou o número para algumas dezenas.]

Poucos sim, considerando-se os milhões e bilhões de pessoas no mundo. Mas é possível aumentar o número de forma exponencial.

Alguns anos atrás eu teria de ler um monte de xerox de Diogo Mainardi, e apenas o A.Erminio de Moraes como coisa legível. Hoje em dia, encontro colunistas com mais recheio sem tanta dificuldade (claro que o número de "esquerdistas" ou "direitistas" - ou melhor histéricos - também aumentou. E os caras que adoram fazer sites mensagemsubliminar-ponto-com-br também). Gente que discorre sobre o perigo de misturar religião com política (antes daquela polêmica frase do Cesar Maia sobre pedir para Nosso Senhor do Bonfim levar a dengue embora, um colunista da Folha comentou sobre a "necessidade" de ensinar criacionismo no Rio. Com a dengue dá para fazer uma piada de humor negro: ele queria salvar as almas das crianças)

Mas e no final, o que diabos eu quero com tudo isso?

Somos e sempre seremos resultado de várias influências externas. Nós apropriamo-nos das idéias que vieram de outras pessoas, e passamos a acreditar que são nossas.

E por isso, sempre que uma idéia contrária a nossa surge, sentimo-nos ameaçados mortalmente. Afinal se sua crença pessoal está errada... você pode ter andado por um caminho errado por vários anos e perdido tempo.

Esse é o motivo porque a grande maioria de nós não consegue fazer exame CRÍTICO de qualquer coisa. Ou vê apenas o lado bom, ou vê apenas o lado ruim.

Como quando pensamos em time de futebol.

Não faz diferença se o outro time é um adversário que mereça respeito (e só assim para que seu próprio time possa mostrar valor), nossa tendência é apenas hostilizar, denigrir, etc..

Como disse no começo, se é apenas algo pessoal não tem tanto problema. Aliás, é um problema para a pessoa, mas eu não estou interessada em resolver problemas dos outros. O meu problema é se os outros me causam problemas.

E quando falamos de temas universais, é importante perguntar-nos até onde o outro está errado, e até onde "EU" estou certo.

Então há muita coisa discutida neste tópico que está certa E errada. Certa porque tem uma boa base de argumentação, mas errada porque eu já ouvi todas essas argumentações em 1990. E praticamente sem mudar nenhuma vírgula!

Se uma idéia foi apreendida/aprendida, ela se desenvolve. O Capital é uma obra, mas as pessoas que leram essa obra já deviam ter se desenvolvido para gerar OUTRA obra tão contundente quanto, e não simplesmente gerar mais estudantes-papagaios (repetem as palavras, ficam inflamados e indignados com as idéias, mas não passam de xerox!)

Se eu ouvi essas idéias em 1990, hoje quase 20 anos depois (estou com 36, tinha 17), é me assustador ver que são apenas repetidas ipsis literis. Diabos, já falei logo no começo deste tópico: se nem quando eu era uma colegial eu aceitava as idéias de meus professores (apesar de terem boas idéias) cegamente, porque é que hoje - vinte anos depois - os jovens ou contrariam ou concordam (ambos cegamente)?

Eu era uma unidade de carbono (que seriado sci-fic falou isso?) que conseguia pensar de forma diferente de todo mundo. Indignava-me mas recusava-me a me inflamar e perder a cabeça no fogo das emoções que é a vida de adolescente com hormonios descontrolados. Até hoje, com colegas jovens professores, sou uma anomalia.

Esperava que com a liberdade de expressão, com todas as alternativas dos últimos anos de entretenimento, cultura e educação - que as elites intelectuais tem acesso - já houvesse pelo menos umas duas duzias de adolescentes que não fossem o padrão "emoção/indignação-não-me-deixa pensar". Não iguais a mim, mas sendo diferentes de mim e de todo o resto!
 
Última edição:
A Amazônia não é de ninguém, ela é uma floresta que pertence ao planeta Terra, não tem essa de dono. Mas, em matéria de presença em territórios de países, ela pertenceria ao Brasil, pois a maior parte dela está aqui.
 
Prímula, a questão não é odiar os EUA ou ser nacionalista. Não tem absolutamente nada a ver com o que se pensa sobre outros países.

A questão é a parte da floresta amazônica que está no Brasil é território brasileiro. Cabe a nós, brasileiros, decidirmos o que será feito dela. Não vou entrar no mérito se está sendo bem cuidada ou não, a floresta, esse não é o mérito da discussão tratada aqui.

Ninguém questionou que as fábricas da China causam nuvens de poluição que chegam ao Japão, e que deveriam ser ocupadas e internacionalizadas, para que não destruam a nossa atmosfera.

Ninguém no Brasil ou em qualquer outro lugar, questinou se o pedaço do pacífico entre os EUA e o Japão, que tem quilômetros e mais quilômetros de extensão de lixo, deve ser tornado área internacional e ocupada por todos os países do mundo para ser efetuada a limpeza.

Ninguém levantou que a área na Ukrânia onde aconteceu o acidente de Chernobyl deveria ser internacionalizada, e uma força conjunta criada pra efetuar a limpeza do lugar.

Sabe por que? Porque nada disso dá dinheiro.

Eu estou cansado de filantropismo-capitalista. Vamos lá no Iraque, ajudar os pobres e oprimidos iraquianos, que vivem no único estado árabe láico, que se não é democratico, ao menos é o que permite aos seus habitantes uma certa liberdade civil. Claro que não tem nada a ver com o petróleo, ou com o fato de que as nossas empreiteiras vão faturar bilhões com a reconstrução do país!

Eu não sei das outras pessoas aqui, mas eu não odeios os EUA. Só não tolero que algum outro país se ache tão mais esperto ou inteligente, ao ponto de contar uma historinha de bom samaritano, e achar que eu serei idiota o suficiente pra não entender que por trás dessa história existe é um objetivo escuso: lucro.

"Vamos lá no Brasil, salvar a floresta dos madeireiros e pessoas inescrupulosas que só querem o lucro. Claro, nós vamos protege-la do mundo, mas vamos aproveitar que estamos lá pra fazer pesquisa com a biodiversidade que só existe lá, e extrair um ou outra coisinha que julguemos interessantes por lá... Mas é justo, afinal, nós salvamos a floresta!"
 
Na verdade o que preocupa os países de Primeiro Mundo é se o Brasil (quem sabe um dia aconteça...) resolver endurecer com as madeireiras gringas. Como ficarão os europeus e americanos sem suas mesas, portas, armários e cadeiras de mogno nobre, jequitibá e outras espécies quase extintas? E por um preço camarada! É de assustar a nobreza.
 
Ficam falndo direto sobre internacionalizar a Amazônia....se eles acham q tao no direito de fazer isso, pq entao naum internacionalizar o Grand Canyon? Ou as florestas q tem lá no país deles?
Mas, falando a verdade...isso é só papo furado, pq ja é bem conhecido q a Amazônia já eh internacionalizada
 
attachment.php


Tags da Valinor: LOL!
 

Anexos

  • amazonia.jpg
    amazonia.jpg
    3,9 KB · Visualizações: 155
Enquanto o Brasil for o país dos bananas teremos de ver coisas como essa a respeito do nosso território. E isso tende a continuar por muito tempo, visto a nossa história e nossos governantes de merda.
E o povo, um bando de boca aberta, que espera feito preguiças... E quando chega um ministro que quer meter o exercito na Amazônia, a imprensa, baba-ovos americanos, ainda fica defendendo...

Caras, queria ver, se o Lula tivesse explodido a refinaria da Petrobras, se tivesse picado bala nas Farc, se isso aconteceria. Se houvesse uma força nas fronteiras brasileiras como a que os EUA fazem, como os europeus fazem, queria ver, esse bando de gringo sacana se meter a besta!!

Exército na Amazônia e vamos parar de hipocrisia. Precisando, tô dentro!!

Edite: A Amazônia é nossa, dos brasileiros!! Quem inventar de querer o contrário deve enfrentar a nossa ira. Ou rir da nossa desunião!!
 
Última edição:
É isso aí irmão Númendili, concordo 100% com você.
A gente precisa de governantes com peito para ver se conseguimos algum respeito. Vamos ver o que essas eleições vão trazer (quem sabe vem um governante com peito literalmente e no sentido subjetivo da palavra:joinha:).
 
Eu não estou preocupado com isso, primeiro que a Amazônia bem como todo o Brasil e todos os demais já são internacionalizados pelos capitalismo global. Nada está livre desta conjuntura economica e dominante até mesmo os países que se dizem mais socialistas e se mantém fieis a várias ideologias que possuem bases contrárias às leis capitalistas globais.

Outra coisa: Todos podem ficar tranquilos porque nenhum país do mundo ou um bloco de países do mundo vão se unir para invadir o Brasil norte e controlar a força a Amazônia. Eles não são tão infantis a chegar a esse ponto e caso acontecesse não dariam conta do recado. Estes exercitos não possuem praticas e taticas de guerrilha para atuar em florestas densas e tropicais e exemplo do que ocorreu no Vietnã nos anos 60.
Jogar uma bomba atomica ou de hidrogênio ou armas biologicas na floresta amazonica pra quê? Pra destruir o meio natural? E depois? Por isso eu digo que não vai acontecer nada disso.
E tem mais: A Amazônia é composta por vários países além do Brasil; tem a Bolivia, Peru, Colombia, Equador, Venezuela, Guianas, Suriname.
A parada é dura....


Agora, se analisar por outro lado temos que verificar que há varios países atuantes e interferem de certo modo nas politicas regionais através de várias "ongs" que carregam uma bandeira religiosa e / ou ambiental mas que na verdade estão atuando patrocinados por empresas transnacionais livremente para assim atender aos seus interesses.
Isso é fato.
 
Eu não estou preocupado com isso, primeiro que a Amazônia bem como todo o Brasil e todos os demais já são internacionalizados pelos capitalismo global. Nada está livre desta conjuntura economica e dominante até mesmo os países que se dizem mais socialistas e se mantém fieis a várias ideologias que possuem bases contrárias às leis capitalistas globais.

Outra coisa: Todos podem ficar tranquilos porque nenhum país do mundo ou um bloco de países do mundo vão se unir para invadir o Brasil norte e controlar a força a Amazônia. Eles não são tão infantis a chegar a esse ponto e caso acontecesse não dariam conta do recado. Estes exercitos não possuem praticas e taticas de guerrilha para atuar em florestas densas e tropicais e exemplo do que ocorreu no Vietnã nos anos 60.
Jogar uma bomba atomica ou de hidrogênio ou armas biologicas na floresta amazonica pra quê? Pra destruir o meio natural? E depois? Por isso eu digo que não vai acontecer nada disso.
E tem mais: A Amazônia é composta por vários países além do Brasil; tem a Bolivia, Peru, Colombia, Equador, Venezuela, Guianas, Suriname.
A parada é dura....


Agora, se analisar por outro lado temos que verificar que há varios países atuantes e interferem de certo modo nas politicas regionais através de várias "ongs" que carregam uma bandeira religiosa e / ou ambiental mas que na verdade estão atuando patrocinados por empresas transnacionais livremente para assim atender aos seus interesses.
Isso é fato.


:yep: Isso é fato 2 ...

:think: Está dito,e muito bem dito...
 
Como disse Elijah Snow na ultima estória escrita até o momento do Planetary:



Como sempre, não são palavras exatas, já que não estou com a revista em mãos.

Vamos por partes?

EUA está nas últimas

Roma também ficou nas últimas por aproximadamente 200 anos. E depois de Roma veio o que? Idade Média, cada um por si (não gosto de usar o termo Idade das Trevas, porque houve progressos isolados)

Mudanças nem sempre são boas. Algumas vezes temos de mudar, claro. Faz parte de crescer e amadurecer.

Já é hora de pararmos de gerar jovens que automaticamente acham que O Capital é o máximo, e que os EUA são o Demônio Branco. Que droga, nem eu quando tinha 16 anos acreditava em tudo que meu professor de história esquerdista falava.

(achava o método dele legal, e me ajudou para caramba a entender anarquismo, mas sabia do perigo de virar cópia xerox de "comunistas" com casa no Brooklin, ou "anarquistas" que não aceitam minhas escolhas pessoais)

Não estamos falando de TIMES de futebol, ou de namorados (gatos/gatas). Estas são escolhas pessoais que só afetam (se afetam) a vida do próprio indivíduo.

Já chega de tomar partido de Democratas Cristãos, ou do PT, ou do PSDB, ou do PDT, apoiar tudo que a "ideologia" prega sem ter um mínimo de senso crítico. E de automaticamente dizer que tudo que o outro partido fez não presta.

Na verdade, acreditar nisso que todo partido fala para seus seguidores. :roll:

PT fez cagadas, e fez coisas boas. PSDB fez cagadas e acertou em outras coisas. É esse tipo de CIDADÃO que temos de formar, se queremos realmente começar a ser a potência do futuro, e não apenas o país do futebol.

E novamente futebol. Como esporte é ótimo, como catarse de guerras (bem melhor duelar nos campos que nas ruas) também.

Agora, essa palhaçada de "time do coração" tem de parar quando falamos em política. Gosto é pessoal, mas PENSAR não é facultativo. Se é para falar, que tenha senso crítico e veja coisas boas e ruins de sua escolha, assim como deve estar ciente das coisas boas e ruins da escolha que não fez.

EUA não está nas últimas. Ele é um dos maiores sorvedores de cérebros do mundo. O Japão perdeu sua posição para China, mas a China ainda perde muitos de seus cérebros para os EUA.

Estimativa pessoal em 2000 de futuros doutores e mestres (estudantes permanentes, e não de intercambio): 4 chineses, 1 americano, 1 grego, 1 indiano.

= 57% chineses, 14% americanos, 28% outras nacionalidades (Turquia, Grécia, India, paises da antiga URSS).

Claro que os EUA estão em perigosa situação: se todos os seus doutores voltarem para casa, não vai ter muitos cientistas americanos. Mas isso não vai acontecer. Eles preferem ficar, pois muitos provém de países de situação de risco. (ter pensamento próprio na China, casar com pessoas de outra casta para indianos, etc.)

Considero que uma população se torne saudável (no sentido de respeitar o direito pessoal de escolher como viver, desde que não prejudique a vida de todo o resto: exemplo onde é que assumir homossexualidade prejudica o povo muçulmano?) quando não há guerras e desgraças o tempo todo para o povo ficar tão paranóico que queria matar todo aliado que discorde deles.

Tecnicamente o povo Hebraico no Brasil conseguiu esse tempo de paz para não virar Shanon, o povo muçulmano no Brasil conseguiu esse tempo de paz para não virar Talibã opressor de suas mulheres , etc.. Hoje em dia a gente só pentelha, mas ninguém mata ou apedreja (literalmente, até a morte) ninguém porque tem outra crença pessoal "perigosa".

Então, acho que vai DEMORAR até que a China, Oriente Médio, etc., tenha condições apropriadas para que seus rebentos "traidores" (os cérebros fujões) voltem para casa. Cérebros brasileiros acabam voltando porque apesar do crime, não é algo tipo "vou morrer porque rezo ou porque não rezo, conforme manda a cartilha".

Ou seja, os fujões provavelmente vão criar raízes e vão continuar morando nos EUA. Depois que seus filhos nascem em um país você não volta para casa, ,sorry guys. (Exemplo: migração japonesa 100 anos, anyone?)

Será que todos os EUA-haters precisam IR MORAR nos EUA (além de Disney, Hollywood e Nova Iorque) para parar com essa palhaçada "americanos são motherfuckers"?

O Brasil é dos brasileiros

Alguém aqui lembra da Amazônia, EXCETO quando aparecem notícias sobre a bio-pirataria, ou quando surgem essas conversas de perder a Amazônia?

Eu vejo a Amazônia como uma mulher muito bonita, mas cujo marido fica só correndo atrás de outras, negligenciando o que tem em casa. Só quando algo coloca em risco o casamento que o maridão percebe o que pode perder.

O máximo de pessas que eu vejo preocupados continuamente com a Amazônia, QUE NÃO VIVEM LÁ, são cientistas ligados ao assunto (eu por exemplo, não!). Nem políticos se interessam, exceto quando alguém vai levar vantagem e ele não viu primeiro. (de novo, esposa bonita em casa)

Neste sentido, volta o incrível número de cérebros que os EUA absorvem. Só quem consegue pensar além do óbvio sabe que "isto não tem utilidade, mas até aí um bebê também não tem, mas isso não é motivo para negligenciar o bebê, é?"

O bebê de Faraday gerou Itaipu, os microcomputadores etc.. A genética gerou gordura transgênica, mas também é uma esperança para acabar com a fome (se não tiver um monte de gente de visão curta no meio do caminho).

Então quem se interessa em ir para a Amazônia? Missionários, cientistas, etc.. Bucha de canhão para ser martirizado por fazendeiros BRASILEIROS que mandam matar, yaddayadda. Por mais hediondo que sejam os crimes, missões religiosas são uma forma eficaz de colonização*, e os fazendeiros se fizessem o mesmo com os bio-piratas seriam até um serviço de utilidade pública (mas enfatizo que NÃO SÃO! são tão tapados - ou mais - quanto o resto de nós)

*(se tiver sucesso você consegue um monte de neguinho que acredita no seu regime, se é morto, vira mártir... Neste sentido, é necessário um governante que tenha culhões de assumir o papel de vilão, como aquele desgraçado do Nobunaga que ordenou o Martírio dos Cristãos do Nobunaga. Era matar aqueles inocentes ou virar servo do Vaticano e esperar que o resto do mundo perceba a opressão)

Pessoalmente acho ÓTIMO quando surge esse tipo de sugestão "amazônia de todos", porque senão nós somos uns bunda moles que negligenciam um de nossos brinquedos importantes (e negligenciamos uns milhares de coisas importantes). Somos realmente crianções: só reclama quando mamãe resolveu jogar fora algo que tava jogado faz um mês no meio da sala.

E como posso mudar isso?

Decerto não vai ser com seu único voto. Decerto não dá para votar em pessoas do Tocantins.

Mas também, ficar só resmungando e fazendo abaixo-assinados quando acontece algo "horrível" (na verdade acima do nível aceitável no momento de barbaridade :roll:) não é a solução.

Ficar anulando voto menos inteligente ainda. Todo mundo xinga que brasileiro não sabe votar (também duh, há quanto tempo temos liberdade para isso?), mas se a "elite intelectual" que tem acesso a informação (internet, livros, etc) também é sonsa para não conseguir formular uma crítica com exemplos e contra-exemplos**, prós e contras, então não é tão intelectual assim.

**(de tal maneira que em educação, o pessoal resolve adotar só Piaget, só construtivismo, só não-sei-o-que-ismo, sem perceber não dá para aplicar APENAS um método. Tudo DEPENDE da situação, do aluno. P.ex., não dá para reconstruir conhecimento de 1000 anos na cabeça dos alunos: o aluno morre antes disso!)

A solução é formar mais gente crítica. Não confundir com gente cri-cri, que isso tem de monte, até aqui. (rimou)

Em 1990 (quando eu era colegial), eu conseguia contar nos dedos (entre conhecidos e jornalistas que eu gostava de ler... considerando que eu lia até Notícias Populares... :mrgreen:).

Hoje já não conto nos dedos, pois melhorou o número para algumas dezenas.]

Poucos sim, considerando-se os milhões e bilhões de pessoas no mundo. Mas é possível aumentar o número de forma exponencial.

Alguns anos atrás eu teria de ler um monte de xerox de Diogo Mainardi, e apenas o A.Erminio de Moraes como coisa legível. Hoje em dia, encontro colunistas com mais recheio sem tanta dificuldade (claro que o número de "esquerdistas" ou "direitistas" - ou melhor histéricos - também aumentou. E os caras que adoram fazer sites mensagemsubliminar-ponto-com-br também). Gente que discorre sobre o perigo de misturar religião com política (antes daquela polêmica frase do Cesar Maia sobre pedir para Nosso Senhor do Bonfim levar a dengue embora, um colunista da Folha comentou sobre a "necessidade" de ensinar criacionismo no Rio. Com a dengue dá para fazer uma piada de humor negro: ele queria salvar as almas das crianças)

Mas e no final, o que diabos eu quero com tudo isso?

Somos e sempre seremos resultado de várias influências externas. Nós apropriamo-nos das idéias que vieram de outras pessoas, e passamos a acreditar que são nossas.

E por isso, sempre que uma idéia contrária a nossa surge, sentimo-nos ameaçados mortalmente. Afinal se sua crença pessoal está errada... você pode ter andado por um caminho errado por vários anos e perdido tempo.

Esse é o motivo porque a grande maioria de nós não consegue fazer exame CRÍTICO de qualquer coisa. Ou vê apenas o lado bom, ou vê apenas o lado ruim.

Como quando pensamos em time de futebol.

Não faz diferença se o outro time é um adversário que mereça respeito (e só assim para que seu próprio time possa mostrar valor), nossa tendência é apenas hostilizar, denigrir, etc..

Como disse no começo, se é apenas algo pessoal não tem tanto problema. Aliás, é um problema para a pessoa, mas eu não estou interessada em resolver problemas dos outros. O meu problema é se os outros me causam problemas.

E quando falamos de temas universais, é importante perguntar-nos até onde o outro está errado, e até onde "EU" estou certo.

Então há muita coisa discutida neste tópico que está certa E errada. Certa porque tem uma boa base de argumentação, mas errada porque eu já ouvi todas essas argumentações em 1990. E praticamente sem mudar nenhuma vírgula!

Se uma idéia foi apreendida/aprendida, ela se desenvolve. O Capital é uma obra, mas as pessoas que leram essa obra já deviam ter se desenvolvido para gerar OUTRA obra tão contundente quanto, e não simplesmente gerar mais estudantes-papagaios (repetem as palavras, ficam inflamados e indignados com as idéias, mas não passam de xerox!)

Se eu ouvi essas idéias em 1990, hoje quase 20 anos depois (estou com 36, tinha 17), é me assustador ver que são apenas repetidas ipsis literis. Diabos, já falei logo no começo deste tópico: se nem quando eu era uma colegial eu aceitava as idéias de meus professores (apesar de terem boas idéias) cegamente, porque é que hoje - vinte anos depois - os jovens ou contrariam ou concordam (ambos cegamente)?

Eu era uma unidade de carbono (que seriado sci-fic falou isso?) que conseguia pensar de forma diferente de todo mundo. Indignava-me mas recusava-me a me inflamar e perder a cabeça no fogo das emoções que é a vida de adolescente com hormonios descontrolados. Até hoje, com colegas jovens professores, sou uma anomalia.

Esperava que com a liberdade de expressão, com todas as alternativas dos últimos anos de entretenimento, cultura e educação - que as elites intelectuais tem acesso - já houvesse pelo menos umas duas duzias de adolescentes que não fossem o padrão "emoção/indignação-não-me-deixa pensar". Não iguais a mim, mas sendo diferentes de mim e de todo o resto!



Se eu imprimir esse post da Primula a Amazonia já era.
Tô com o dedo no print... :bump:
 
Eu não estou preocupado com isso, primeiro que a Amazônia bem como todo o Brasil e todos os demais já são internacionalizados pelos capitalismo global. Nada está livre desta conjuntura economica e dominante até mesmo os países que se dizem mais socialistas e se mantém fieis a várias ideologias que possuem bases contrárias às leis capitalistas globais.

Outra coisa: Todos podem ficar tranquilos porque nenhum país do mundo ou um bloco de países do mundo vão se unir para invadir o Brasil norte e controlar a força a Amazônia. Eles não são tão infantis a chegar a esse ponto e caso acontecesse não dariam conta do recado. Estes exercitos não possuem praticas e taticas de guerrilha para atuar em florestas densas e tropicais e exemplo do que ocorreu no Vietnã nos anos 60.
Jogar uma bomba atomica ou de hidrogênio ou armas biologicas na floresta amazonica pra quê? Pra destruir o meio natural? E depois? Por isso eu digo que não vai acontecer nada disso.
E tem mais: A Amazônia é composta por vários países além do Brasil; tem a Bolivia, Peru, Colombia, Equador, Venezuela, Guianas, Suriname.
A parada é dura....


Agora, se analisar por outro lado temos que verificar que há varios países atuantes e interferem de certo modo nas politicas regionais através de várias "ongs" que carregam uma bandeira religiosa e / ou ambiental mas que na verdade estão atuando patrocinados por empresas transnacionais livremente para assim atender aos seus interesses.
Isso é fato.

Usando um pouco as palavras do presidente Lula:
"Foram estes países que criticam o Brasil que mais poluíram o mundo durante o século passado e até hoje continuam fazendo isso. Agora vem com essa de querer internacionalizar a Amazônia. A Amazônia tem dono, e este dono é o Brasil, o povo Brasileiro".
 
O fogo é: O povo falar que é nossa, e deixar ela acabar, aos poucos (que é o que está acontecendo). De que adianta nos gabarmos de ser o País que possui grande parte da Amazônia, mas deixar ela morrer aos poucos? Se a Amazônia um dia for "do mundo", e for preservada, ótimo, que faça isso! Se nós Brasileiros nos importarmos com essa história de pulmão da Terra, deveríamos presrvá-lo, não deixar de lado. Se o Brasil não tem interesse/competência para cuidar da Amazônia, por que não deixar alguém realmente responsável (se é que existe essa pessoa) para cuidar dela?

Sim, podem me crucificar, afinal a Amazônia é dos Brasileiros, mas, até quando a Amazônia existirá de fato? Seria muito mais benéfico para o Mundo (e para o Brasil também) que a Amazônia fosse preservada e valorizada como merece. Afinal, quem daqui, realmente se importa com a Amazônia? O meu único interesse nela, é o fato de ser o grande pulmão, só. Posso parecer egoísta, mas na verdade, acho que egoísta, é o brasileiro que pensa "A Amazônia é nossa", mas não faz NADA pra preservá-la. Se alguém quer a Amazônia para preservá-la, por que não deixar essa pessoa cuidar, já que nós mesmos seríamos beneficiados com isso?
 
Iydkmigthtky, eu não tenho tanta preocupação com a invasão da Amazônia.
O que me preocupa mais é o tipo de pressão e retaliação que o Brasil pode sofrer externamente. Embargos econômicos por exemplo.

Neithan, um grande problema é: será que realmente valorizariam a Amazônia ou acabariam corrompendo os objetivos de preservação da Amazônia? E outra coisa, se for uma opção internacionalizar a Amazônia, o Brasil não poderia sair apenas perdendo. Alguém tem que ter um ônus. O Brasil teria que ter direitos a algumas coisas ou outras partes do mundo também deveriam ser internacionalizadas.

E o pulmão do mundo na verdade são os oceanos e suas algas e plantas marítimas:yep:
 
por que não deixar alguém realmente responsável (se é que existe essa pessoa) para cuidar dela?
Porque ninguém quer cuidar da preservação da Amazonia. É infantilidade acreditar nisso. Todos os países buscam um meio de poder explorar a madeira e a biodiversidade (que valem uma fortuna incalculável), legalmente.

Ou você acha que são os brasileiros que compram por uma pequena fortuna, um jacarandá de 200 anos pra fazer móveis? O destino da maior parte da madeira extraida é a Europa. Ela entra com selo como se fosse madeira legal, mas ninguém lá se importa realmente em saber se a madeira foi derrubada dos locais onde isso é permitido, ou se é ilegal. Tá com carimbo, então é verdadeiro, porque o resto do mundo é uma Europa, ninguém mente, falsifica, etc. Não é verificado, porque convem a eles, se fosse verificada a origem, ficariam sem a madeira.

O grande problema é esse: um bando de hipócritas querendo ditar o que é melhor pra um recurso que não lhes pertence. Eu não acho que nós estejamos cuidando da floresta como deveriamos, mas tenho certeza que ninguém no resto do mundo, seria capaz de cuidar melhor dela (ou realmente quisesse fazer isso por puro altruísmo, sem visar o lucro).
 
E o pulmão do mundo na verdade são os oceanos e suas algas e plantas marítimas:yep:

É verdade! são as algas mesmo as maiores responsáveis pela produção de oxigênio e não a Floresta Amazônica como muitos pensam. Isso é fato e está comprovado cientificamente. Essa história de a Amazôniza o grande pulmão do mundo é infundável.
Quando estudamos biogeografia comprovamos isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo