1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

'De quem é a Amazônia, afinal?', diz 'NY Times'

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Gothic Legolas, 18 Mai 2008.

  1. Gothic Legolas

    Gothic Legolas Counter-Strike Player

    Uma reportagem publicada neste domingo no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil. No texto intitulado "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

    O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

    "Esses comentários não são bem-aceitos aqui (no Brasil)", diz o jornal. "Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos."
    Acesso restrito
    O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.

    "Mas muitos especialistas em Amazônia dizem que as restrições propostas entram em conflito com os próprios esforços (do presidente Lula) de dar ao Brasil uma voz maior nas negociações sobre mudanças climáticas globais - um reconhecimento implícito de que a Amazônia é crítica para o mundo como um todo", afirma a reportagem.

    O jornal diz que "visto em um contexto global, as restrições refletem um debate maior sobre direitos de soberania contra o patrimônio da humanidade".

    "Também existe uma briga sobre quem tem o direito de dar acesso a cientistas internacionais e ambientalistas que querem proteger essas áreas, e para companhias que querem explorá-las."
    "É uma briga que deve apenas se tornar mais complicada nos próximos anos, à luz de duas tendências conflituosas: uma demanda crescente por recursos energéticos e uma preocupação crescente com mudanças climáticas e poluição."

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 18 Mai 2008
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Que bando de fdp! :uau:
     
  3. TT1

    TT1 Dilbert

    Podíamos vender a amazonia e fazer um grande estacionamento lá. Ou um parque aquatico. :D
     
  4. Olórin

    Olórin ai que uó

    Minha professora de Cartografia fundou o Greypeace, o plano pra amazônia é derrubar e fazer um shopping.
     
  5. Gothic Legolas

    Gothic Legolas Counter-Strike Player

    Prefiro um skatepark e uma arena de paintball !
     
  6. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Na verdade o grande interesse dos que pregam que a Amazônia não é dos países que a compoem está na biodiversidade presente lá (várias espécies com grande valor econômico). Tá na hora de investirmos em proteção militar maior para aquela região.
    É incrível ouvir que um país que é um dos líderes nas emissões de gases poluentes e que se negou a assinar o protócolo de Kioto está preocupado com a destruição ambiental da Amazônia. Chega a ser comovente...
     
  7. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Queria ver qual seria a atitude dos líderes mundiais se a Amazônia estivesse em uma região politicamente mais forte. Com certeza eles não falariam esse tipo de bobagem.
     
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Vende, use a grana pra investir em educação e pronto. A gwente não usa pra nada de útiol mesmo, os caras estão ganhando uma baita grana com roubo de espécimes mesmo...
     
  9. Gothic Legolas

    Gothic Legolas Counter-Strike Player

    E você acha mesmo que iriam gastar com algo útil? huaehuae
     
  10. O que? Quero que todos eles vão se f*****!!!!:disgusti:

    AMAZÔNIA SEMPRE FOI NOSSA E SEMPRE SERÁ!:hanhan:
     
  11. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Isso que é o mais incrível. :lol: E o pior de tudo é que ainda chove gente caindo no papo dos EUA.
     
  12. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    E o cara ganha o prêmio nobel da paz....
     
  13. TT1

    TT1 Dilbert

    Nossa, ótima idéia! Uma arena de paintball na amazonia ia ficar animal!
     
  14. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Faltou uma churrascaria exótica. Imagine as iguarias....
     
  15. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Acho que o mundo podia esperar a gente esperar de desmatar a amazônia. Depois a gente vende o terreno.

    Além disso, acho que a gente devia se preocupar com coisas mais importantes, como os peidos de vaca, que intensificam o aquecimento global. A solução é plantar soja no terreno desmatado e comer só carne de soja daqui pra frente.

    A gente acaba com três problemas: a amazônia, os peidos de vaca e a fome.
     
  16. Gabriel Souza

    Gabriel Souza Usuário

    Verdade, isso é uma puta hipocrisia. Se for assim, porque a tecnologia americana não é intercionalizada de forma a ajudar todos os problemas mundiais?
     
  17. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    Sabe o que é mais engraçado nessa estória toda? A maior parte da Floresta Amazônica não fica no Brasil.

    Isso é só estorieta pra vender jornal, fazer "buzz" sobre o assunto. Se hoje os EUA e centenas de outros países não tem mais grandes quantidades de floresta, é porque elas foram derrubadas.

    Ou podemos fazer como os EUA fizeram: Derrubamos todas as árvores da floresta amazônica, desocupamos o Acre ou Roraima, e plantamos o estado todo de árvores. Assim nós teriamos um Maine brasileiro.

    Eu não vejo ninguém falando em salvar as grandes florestas de pinho da Russia. Ou mesmo a tundra.
     
  18. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Alguém realmente se importa com aqueles tecos de moita cheios de neve das tundras?
     
  19. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    É porque a moda hoje é defender o que tá quase extinto, e bem, a tundra tá na lista... Mas tundra não dá dinheiro!
     
  20. Amani

    Amani Usuário

    Sabe, eles são cara de pau. Temos que fazer alguma coisa já.


    :metal:

    WTF?! :disgusti:
     

Compartilhar