• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De que seriam feitas as Silmarils?

Elrond Meio-Elfo disse:
Humm... eu não iria tão longe assim... Eu acho que as silmarils são as mais belas criações dentre elfos, homens e anões ou qualquer povo que nasceu e vive da carne de Arda. Mas dentre os Poderes do Mundo... acho que não. O próprio Mundo já é em si uma criação magnífica e suprema e isso é responsabilidade única (desconsiderando Eru é claro) dos Valar.
O Fëanor era poderoso no quesito criatividade, mas os Poderes são intelectualidades superiores e imensuráveis.


Ah sim, eu não quis dizer a mior de todas as criações; quis dizer, dentro de Eä, foi a maior; não comparando Fëanor aos Ainur; eu só citei o que é dito, com outras palavras, no próprio Silmarillion; quando artefato me referi a esse objeto, essa criação; maior de todas dentro de Arda, entre os filhos Ilúvatar. O Silma diz algo como "somente Manwë poderia conceber, de certa forma, algo como as Silmarils" (as palavras não são essas, mas a idéia é a mesma... :mrgreen:

Olwë disse:
E ainda outra coisa: boa parte das trapalhadas que aconteciam com quem cobiçava as silmarils se devia à maldição dos noldor e não às pedras em si.
Sim, mas será que não podemos dizer que a maldição recorre ao sentimento possessivo causado pelas Silmarils? É óbvio que há, ao menos para Fëanor, o motivo da vingança contra Melkor pelo assassínio do pai, mas esse "poder" das pedras também é culpado.
 
"Causalidade..." como diria Merovingean :lol: .

Ação e reação. Causa e efeito. Isso é óbvio, não é?

É claro que Fëanor proferiu o juramento por estar dominado pelo sentimento possessivo que tinha a respeito das silmarils. É claro que praticou o fraticídio porque tinha proferido o juramento. É claro que recusou-se a ser julgado pelos Valar pelo mesmo motivo.

Isso é apenas a constatação da causalidade.

O que eu quis ressaltar é que não foi simplesmente por causa de algum poder inerente às pedras que todo mundo que as cobiçava avabava mal.

Era a maldição de Mandos que esculhambava com a vida de quem quer que quisesse ficar com as Silmarils.

Veja-se, por exemplo, um trecho do capítulo de Beren e Lútihen:

Traga-me na mão uma silmaril da coroa de Morgoth. E então, se ela desejar, Lúthien poderá segurar sua mão. Só então você terá minha jóia. E, embora o destino de Arda esteja dentro das Silmarils, mesmo assim você vai me considerar generoso.
Assim Thingol lavrou o destino de Doriath e foi envolvido na Maldição de Mandos. E os que ouviram essas palavras perceberam que Thingol cumpriria seu julgamento e, mesmo assim, mandaria Beren para a morte; pois sabiam que nem todo o poder dos noldor, antes que o Cerco fosse rompido, havia sido suficiente para ver, mesmo de longe, as reluzentes silmarils de Fëanor.

Eu não vou firmar pé que as Silmarils não tinham poderes "mágicos". Pode ser que tivessem. Se alguém puder me mostrar algum texto em que isso fique claro, eu agradecerei.

O que eu estou tentando destacar é que boa parte das desventuras de quem se envolvia com as Silmarils era provocada pelo fato de a sua posse atrair imediatamente a hostilidade dos Noldor, que, além de acharem a pedra bonita (como todo mundo achava), ainda tinham jurado aceitar a escuridão eterna, caso deixassem de buscá-las para si.
 
Isso é verdade; a grande meleca de obcecar-se pelas Silmarils era envolver-se na Maldição dos Noldor; eu sei disso, só fui um pouco redundante.... :roll: :obiggraz:

Quanto a poderes mágicos, isso é um pouco relativo; afinal, a magia em Tolkien é um tanto sutil; não há casos de espadas soltando raios elétricos e personagens liberando bolas de fogo; acho que a gente pode dizer que as pedras eram sagradas; mas poderes mágicos, humm, difícil dizer. Graças ao "poder" da Silmaril, Eärendil quebrou a barreira de confusão e sombras que cercava Valinor; a Silmaril também queimava aquilo que era maligno ou indigno; acho que a gente pode até dizer que seria um poder; mas como eu disse, é meio relativo; aí vem de quem toma o que por "poder". Eu gosto de pensar nelas como artefatos sagrados; não necessariamente mágicos. Acho meio complicado discutir isso.

Bom, se você ainda considerar a sub-criação de tamanha magnitude algo relativo à magia, também pode-se até considerar que elas fossem mágicas; mas é complicado.
 
A silmaril tinha algo como um poder de cura, ela ajudou os elfos das fozes do Sirion a se curar.
 
Eu também acho que as Silmarills vão além de belas jóias. Na verdade, o Olwë postou um trecho que eu acho muito interessante sobre isso.

E então, se ela desejar, Lúthien poderá segurar sua mão. Só então você terá minha jóia. E, embora o destino de Arda esteja dentro das Silmarils, mesmo assim você vai me considerar generoso.

Eu sempre pensei que esse trecho estava se referindo a Dagor Dagorath, em que as árvores voltam a vida. Tá, eu sei que isso difilcimente se encaixa :roll: . Mas é a impressão que dá.

Sem contar que elas são consagradas e puras, o único artefato que lembrava a luz das árvores. Por isso elas tinham um significado muito forte, que vai muito além da beleza delas.
 
*Pearl* disse:
Eu sempre pensei que esse trecho estava se referindo a Dagor Dagorath, em que as árvores voltam a vida. Tá, eu sei que isso difilcimente se encaixa . Mas é a impressão que dá.

Ora, Dona Perolinha, mas eu também acho que seja isso. O texto que nós conhecemos da Dagor Dagorath provavelmente não deve ser considerado, porque é muito antigo, mas a idéia de uma Batalha das Batalhas sempre permaneceu, não é? Aquela coisa de que as Silmarilli iriam reviver as Árvores na Arda Curada é muito bonita.

E os elfos que moravam junto com Círdan após a queda de Gondolin acreditavam que sua bem-aventurança era devido a elas. Era a Luz de Valinor, com a Consagração de Varda, eu acho que faz todo sentido.

Só não acho que o fato de muitos cobiçarem elas que seja decorrência disso, e sim ambição doentia dos próprios elfos. Beren entregou a Silmaril pelo amor de Lúthien, e sua mão não se queimou.
 
Todos os que moravam em Amam ficaram maravilhados e se deleitavam com a obra de Fëanor. E Varda consagrou as Silmarils, para que dali em diante nenhuma carne mortal, nem mãos impuras, nem nada de mal, pudesse tocá-las, que não se queimasse e murchasse. E Mandos previu que os destinos de Arda, da terra, do mar e do ar estravam dentro delas. O coração de Fëanor apegou-se profundamente a essas gemas que ele próprio havia criado.

No original:

All who dwelt in Aman were filled with wonder and delight at the work of Fëanor. And Varda hallowed the Silmarils, so that thereafter no mortal flesh, nor hands unclean, nor anything of evil will might touch them, but it was scorched and withered; and Mandos foretold that the fates of Arda, earth, sea, and air, lay locked within them. The heart of Fëanor was fast bound to these things that he himself had made.

Tá aí uma coisa que me intriga: como Beren tocou numa silmaril sem se queimar se sua carne era mortal?
Pelo que eu entendi, a consagração de Varda era para evitar que carne mortal OU mãos impuras OU qualquer coisa de mal pudesse tocar nas pedras.

Por mais puras que fossem as mãos de Beren e ainda que seus propósitos fossem bons, a sua carne ainda era mortal, e a consagração deveria atuar.

Não?
 
Talvez tenha sido um milagre. Iluvatar interferindo diretamente.

Mas Beren e Luthien morreram precocemente se não me engano exatamente pelo fato de terem tocado nas silmarils. Embora não evitou exatamente que mãos mortais tocassem a pedra, a consagração de Varda ainda se fez valer.
 
Beren tinha um "destino" específico na TM, do mesmo modo que Tuor e Eärendil, cada um a seu modo.
Fez-se necessário que ele pudesse tocar na Silmaril sem se queimar, do mesmo modo que fez-se necessário Ulmo aconselhar Tuor, de modo que este encontrasse as armas de Turgon em Vinyamar.
De Beren e Tuor originou-se a "salvação" de elfos e homens: Eärendil, que foi a Aman pedir o perdão dos Valar.

Com as armas de Turgon, Tuor foi reconhecido em Gondolin, e lá permaneceu, onde conheceu Idril, e deles nasceu Eärendil.

Com a recuperação da Silmaril, Beren teve a permissão de Thingol para casar com Lúthien. Dessa união, surgiu Dior e, dele, Elwing. A Silmaril passou de pai pra filho até Elwing, que casou com Eärendil e foi com a Silmaril atada à testa que ele chegou à Aman.

Incrível como tudo se encaixa perfeitamente, não? :D
Mas por que essas coisas deram-se desse modo? Os Valar usaram elfos e homens como "joguetes"?

Creio que não. Acontece que os Valar tinham o dom da previsão (Mandos que o diga!!), e eram capazes de vislumbrar muito do que poderia vir a acontecer no futuro, pois assim o tinham feito na Música. Daí muito se justifica a intervenção direta de Ulmo junto a Tuor.
Eles nunca obrigaram ninguém a seguir o caminho apontado por eles, mas apenas aconselharam, pois tal caminho poderia levar a um desfecho que mais estaria de acordo com os "desígnios de Ilúvatar". Ou seja, talvez não o melhor caminho, mas sim o... "menos pior".

Varda também tinha tal "previdência" e viu que as Silmarils estariam para sempre associadas com o destino de elfos e homens, e com o destino da própria Arda.
Ciente disso, ela fez a famosa consagração; porém, a mesma, no original em inglês (embora a versão em português tenha sido muito feliz ao traduzir o mais literalmente possível a passagem) usa a palavra nor ("nem"), que não dá o sentido de "OU", e sim de "E", no sentido de negação.
Logo, "carne mortal, mãos impuras e nada de mal" não poderiam tocá-las, sem exceção.

Opa! SEM exceção? Não exatamente...

Pois foi isso que Varda fez com relação a Beren: abriu uma exceção para ele, pois este era mortal (o fato de não ser impuro nem mal não anulava esse fato).
Ao fazer isso, Varda estava dando a possibilidade de Beren seguir o "caminho mais próximo" dos desígnios de Ilúvatar.

E ele assim o fez, para o bem dos Filhos de Ilúvatar e da TM.

Beren e Lúthien morreram mais cedo devido à luz da gema, que era a luz das Árvores, e sabemos que a luz das mesmas não era suportável por seres mortais; Beren já o era, e Lúthien voltou dos mortos como mortal. :wink:
 
Palmas para o Tilion :clap:

Perfeita a sua colocação sobre os Valar e o Dom da previsão e os motivos que levaram Beren e Lúthien a terem uma vida breve como humanos.

Concordo plenamente com todos os pontos apesar de ainda não estar claro na minha mente uma relação mais profunda entre Beren e a "exceção" dada por Varda, o que me faz pensar por que não foi designio de Ilúvatar que as Silmarills nunca tivessem saido de Valinor?
 
Se as Silmarils não tivessem saído de Valinor, a TM teria permanecido nas sombras e, após a volta de Melkor (pois ele, após o perdão dos Valar, voltaria para lá de qualquer modo se pudesse), estaria fadada a sofrer sob os desígnios do Vala.

E, principalmente, se as gemas tivessem permanecido em Aman, os noldor não teriam voltado à TM, privando assim as Terras de Fora de sua tradição, artes e arquitetura; pois os noldor não trouxeram apenas a guerra para Beleriand: com eles, veio toda sua bagagem cultural, que fez lugares como Nargothrond e Gondolin surgirem.

Além disso, vale lembrar as palavras de Ilúvatar, onde tudo servirira para aumentar a glória de seu "plano final".

Nada acontecia ao acaso em Arda. :wink:
 
Tilion, você acha que a rebelião de Fëanor foi correta, mesmo contra a vontade dos Valar? Eu acho que com a Luz das Árvores e sem a fuga dos noldor, os valar logo interviriam pelos homens contra Melkor de alguma forma qualquer, e apesar de provavelmente não contarem com a tradição e sabedoria noldor, teria sido muito melhor para eldar permanecer em Aman, e para os homens que não sofreriam tanto tempo naquela guerra, que de certa forma durou até o final da Terceira Era.
 
Não sei se os Valar realmente interfeririam logo em favor dos homens. Se fosse assim, por que não o fizeram quando os mesmos acordaram em Hildórien (como fizeram com os elfos em Cuiviénen)? Só por que os elfos estavam na TM e isso também favoreceria os Eldar? Os homens deveriam pagar pelos erros de Fëanor?

Me parece uma atitude estúpida e mesquinha, típica de Melkor, e não dos outros Valar. Porém, é o que parece que pensavam. Tudo indica que os noldor deveriam "pagar" por sua rebelião... mas parece que os Valar não consideraram os homens nesse "castigo", e esse últimos acabaram entrando bem sem ter nada a ver com o rolo. :tsc:

Quanto à rebelião de Fëanor ser correta, não, ela não foi. Mas, como o mesmo Fëanor disse: "(...) nossos feitos serão temas de canções até os últimos dias de Arda."

E, mais adiante, Manwë, ponderando as palavras de Fëanor, disse: "Assim seja! Custosas lhe sairão essas canções e serão, entretanto, uma boa aquisição. Pois o preço não poderia ser outro. Assim, exatamente como Eru nos falou, uma beleza ainda não concebida chegará a Eä, e ainda terá sido bom que o mal tenha existido."

Faço minhas as palavras do Rei de Arda. :wink:
 
Maglor disse:
Ora, Dona Perolinha, mas eu também acho que seja isso. O texto que nós conhecemos da Dagor Dagorath provavelmente não deve ser considerado, porque é muito antigo, mas a idéia de uma Batalha das Batalhas sempre permaneceu, não é? Aquela coisa de que as Silmarilli iriam reviver as Árvores na Arda Curada é muito bonita.

Oh bardo. :D Eu também acho linda a ídéia de Feanor após a Dagor entregar as silmarills pra Yavanna e ela ressucitando as árvores. Mas a incoenrencia que eu vejo não é nem em relação a data dos textos. Mas pelo próprio Silm... por esse trecho:

Mesmo para os mais poderosos súditos de Ilúvatar, existem obras que podem realizar uma e apenas uma vez. Dei existêcia à Luz das Árvores, e dentro da Eä nunca mais poderei repetir esse feito. Porém, se eu tivesse um pouco que fosse dessa luz, poderia devolver a vida às Árvores, antes que suas raízes apodrecessem.

Tilion disse:
Pois foi isso que Varda fez com relação a Beren: abriu uma exceção para ele, pois este era mortal (o fato de não ser impuro nem mal não anulava esse fato).
Ao fazer isso, Varda estava dando a possibilidade de Beren seguir o "caminho mais próximo" dos desígnios de Ilúvatar.

Tilion então você acha que foram os próprios Valar que interferiram na história de Beren? :think:

Bom, sempre me pareceu que foi próprio Eru que interferiu. Não é nem por Beren ter conseguido tocar a Silmaril e nem por ele ter passado pelo Cinturão de Melian. Mas por causa da paixão que nasce entre ele e Lúthien, que não foi um encontro normal. Essa interferencia parece muito com a que houve quando Melian encontrou Thingol, que não parece que foi obra dos Valar.

Tilion disse:
Não sei se os Valar realmente interfeririam logo em favor dos homens. Se fosse assim, por que não o fizeram quando os mesmos acordaram em Hildórien (como fizeram com os elfos em Cuiviénen)? Só por que os elfos estavam na TM e isso também favoreceria os Eldar? Os homens deveriam pagar pelos erros de Fëanor?

Bom, de certa forma quando os valar criaram a Lua e o Sol, eles pensaram nos homens e achavam que a luz poderia protege-los por algum tempo. E foi o que aconteceu... por algum tempo Melkor se recolheu com medo da luz do Sol. Eu sei que isso é muito pouco, se pensar no que os Valar podiam fazer. Mas acho que se houvesse a Luz da Árvores, mesmo assim os Valar agiriam de alguma forma.
 
*Pearl* disse:
Tilion disse:
Pois foi isso que Varda fez com relação a Beren: abriu uma exceção para ele, pois este era mortal (o fato de não ser impuro nem mal não anulava esse fato).
Ao fazer isso, Varda estava dando a possibilidade de Beren seguir o "caminho mais próximo" dos desígnios de Ilúvatar.

Tilion então você acha que foram os próprios Valar que interferiram na história de Beren? :think:

Bom, sempre me pareceu que foi próprio Eru que interferiu. Não é nem por Beren ter conseguido tocar a Silmaril e nem por ele ter passado pelo Cinturão de Melian. Mas por causa da paixão que nasce entre ele e Lúthien, que não foi um encontro normal. Essa interferencia parece muito com a que houve quando Melian encontrou Thingol, que não parece que foi obra dos Valar.

Creio que Varda o fez, já que a consagração partiu dela (foi uma sub-criação da Valië), mas ela assim o fez de acordo com os desígnios de Eru; sabemos que apenas Manwë mantinha um contato "direto" com o Um, sentando em seu trono na Taniquetil, mas nada impede que ele tenha comunicado a decisão de Eru em relação a esse assunto para Varda, sua esposa. Mas reconheço que isso é especulativo demais.

Algo mais plausível seria isso: Varda vislumbrou (mesmo que por um breve momento), durante a Música, a importância das Silmarils que ainda viriam a existir e o papel do próprio Beren.
Claro, os Ainur, ao executar a Música e depois ao contemplá-la, não viram claramente os Filhos de Ilúvatar, como é dito no Silmarillion; mas nuances podem ter sido percebidas, e creio que foi isso que chegou ao pensamento de Varda (uma coisa que sustentaria essa possibilidade é o fato de que os Valar assumiram formas físicas parecidas com as dos Filhos... e isso só poderia ser feito com uma visão (por mínima que fosse) dos próprios Filhos durante a Música; logo, nada impede que, além dos elfos e homens, ela também tenha vislumbrado os feitos destes e, se não os feitos em si, uma possibilidade da ocorrência destes, de modo que ela optou por tentar a realização do mais "parecido" com o que havia visto na visão, crendo talvez que este fosse o que mais agradaria Eru, por ter mostrado isso aos Valar).

*Pearl* disse:
Tilion disse:
Não sei se os Valar realmente interfeririam logo em favor dos homens. Se fosse assim, por que não o fizeram quando os mesmos acordaram em Hildórien (como fizeram com os elfos em Cuiviénen)? Só por que os elfos estavam na TM e isso também favoreceria os Eldar? Os homens deveriam pagar pelos erros de Fëanor?

Bom, de certa forma quando os valar criaram a Lua e o Sol, eles pensaram nos homens e achavam que a luz poderia protege-los por algum tempo. E foi o que aconteceu... por algum tempo Melkor se recolheu com medo da luz do Sol. Eu sei que isso é muito pouco, se pensar no que os Valar podiam fazer. Mas acho que se houvesse a Luz da Árvores, mesmo assim os Valar agiriam de alguma forma.

"Muito pouco" não é bem o termo que eu usaria: irrelevante seria mais adequado pois, se o próprio Melkor não saia de Angband, o mesmo não ocorria com seus servos e exércitos e, passados o primeiro choque e medo do Sol, suas criaturas continuaram a atormentar os povos livres da TM. :?

Será que os Valar realmente agiriam? Eles muito reclamavam do orgulho dos noldor, mas eles próprios eram orgulhosos, pois mostraram isso nessa negligência com os homens, uma vez que uma ajuda direta aos mesmos resultaria em uma ajuda indireta aos noldor... e, pelo que o Silma mostra, eles não deram o braço a torcer até Eärendil ir até Aman e implorar o perdão das Duas Raças.

Fora Ulmo, começo a pegar um certo nojo dos Valar, ao repensar suas atitudes. :disgusti:
 
*Pearl* disse:
Será que os Valar realmente agiriam? Eles muito reclamavam do orgulho dos noldor, mas eles próprios eram orgulhosos, pois mostraram isso nessa negligência com os homens, uma vez que uma ajuda direta aos mesmos resultaria em uma ajuda indireta aos noldor... e, pelo que o Silma mostra, eles não deram o braço a torcer até Eärendil ir até Aman e implorar o perdão das Duas Raças.

Fora Ulmo, começo a pegar um certo nojo dos Valar, ao repensar suas atitudes. :disgusti:

Não sei se os Valar realmente interfeririam logo em favor dos homens. Se fosse assim, por que não o fizeram quando os mesmos acordaram em Hildórien (como fizeram com os elfos em Cuiviénen)? Só por que os elfos estavam na TM e isso também favoreceria os Eldar? Os homens deveriam pagar pelos erros de Fëanor?

Silma pag 117

"E o que se diz é que, da mesma forma que os valar fizeram guerra a Melkor para proteger os quendi, agora eles eram tolerantes para proteger os hildor, Os sucessores, os Filhos Mais Novos de Ilúvatar. Pois tão graves haviam sido os danos causados à Terra-média na guerra contra Utumno, que os Valar temiam que algo ainda pior pudesse acontecer, já que os hildor seriam mortais e mais fracos do que os quendi para suportar o medo e o tumulto."

Eles nunca obrigaram ninguém a seguir o caminho apontado por eles, mas apenas aconselharam, pois tal caminho poderia levar a um desfecho que mais estaria de acordo com os "desígnios de Ilúvatar". Ou seja, talvez não o melhor caminho, mas sim o... "menos pior".

Isso fica claro na história de Turin, quando ele recusou os conselhos dos Valar... Se ele tivesse ouvido, além de a própia história talvez ter um fim menos trágico, Tuor não precisaria da manta de Ulmo para chegar até Gondolin...
 

Só uma coisa: a citação é minha, não da *Pearl*. :wink:

Skylink disse:
Silma pag 117

"E o que se diz é que, da mesma forma que os valar fizeram guerra a Melkor para proteger os quendi, agora eles eram tolerantes para proteger os hildor, Os sucessores, os Filhos Mais Novos de Ilúvatar. Pois tão graves haviam sido os danos causados à Terra-média na guerra contra Utumno, que os Valar temiam que algo ainda pior pudesse acontecer, já que os hildor seriam mortais e mais fracos do que os quendi para suportar o medo e o tumulto."

Realmente, é apenas o que se diz, visto pelos elfos, uma vez que o Silma nada mais é do que o lado deles da história.

Mas, mesmo nessa versão pouco imparcial da história, vê-se que os atos dos Valar para com os homens não correspondem muito bem com essa afirmação.
 
Tilion disse:

Só uma coisa: a citação é minha, não da *Pearl*. :wink:

Skylink disse:
Silma pag 117

"E o que se diz é que, da mesma forma que os valar fizeram guerra a Melkor para proteger os quendi, agora eles eram tolerantes para proteger os hildor, Os sucessores, os Filhos Mais Novos de Ilúvatar. Pois tão graves haviam sido os danos causados à Terra-média na guerra contra Utumno, que os Valar temiam que algo ainda pior pudesse acontecer, já que os hildor seriam mortais e mais fracos do que os quendi para suportar o medo e o tumulto."

Realmente, é apenas o que se diz, visto pelos elfos, uma vez que o Silma nada mais é do que o lado deles da história.

Mas, mesmo nessa versão pouco imparcial da história, vê-se que os atos dos Valar para com os homens não correspondem muito bem com essa afirmação.

Certo, tem razão... Agora um negócio que me intriga... quando Earëndil foi pra valinor, ele teve que pedir o perdão dos Valar em nome dos elfos e dos homens... O que os homens fizeram de errado? Seria o fato de eles estarem ao lado dos Noldor?
 
Talvez, mas prefiro não crer nisso, pois isso colocaria os Valar no mesmo nível de podridão de Melkor... e sabemos que eles eram assim, né? (Será mesmo? :eek: :think:)

Brincadeira. :mrgreen:

Bom, mas o que os homens (os orientais, especifiquemos) realmente fizeram de errado foi a traição com relação aos elfos e a aceitação de Melkor como seu senhor.

Mesmo assim, isso não justifica, uma fez que Eärendil descendia de homens das Três Casas, e não dos orientais.
Creio que ele foi pego como "bode espiatório" por ser meio-elfo, e representar assim, ao mesmo tempo, as Duas Raças.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo