• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De que raça era Tom Bombadil ?

Eu acho que Bombadil era um dálmata. Sabe, muito legal, brincalhão, etc.

Na verdade, não há como saber. Ele era um cara legal. Tá aí, era da raça Cara Legal.
 
Talvez isso já tenha sido citado (me desculpem se sim), mas... Não poderia ser Bombadil uma forma "terrena" de Eru, sendo assim sem uma raça definida? :think:
 
Falassion disse:
Talvez isso já tenha sido citado (me desculpem se sim), mas... Não poderia ser Bombadil uma forma "terrena" de Eru, sendo assim sem uma raça definida? :think:

Não creio nisso... imagino que Galdalf saberia se ele fosse Eru.
 
Fora que é dito no Athrabeth que Eru nunca entrou fisicamente em Arda e, se porventura viesse a entrar, isso só poderia ser feito mediante a destruição da mesma.
 
menegroth disse:
Ah bom, eu é que peço desculpas Mithrandir... É que como se trada de um fórum e existem muitas pessoas aqui que não conhecem tantado assim das histórias, pode acabar achando que aquilo era verdade...

Não, desculpas não são necessárias. :cerva:

Fui brincar num tema serio, e fui espantado como um cão vadio. :pray:

Mas como eu tenho notado em minha vida, quanto mais aumento o meu conhecimento, mais evidente fica a minha ignorância. :think:

Falassion disse:
Talvez isso já tenha sido citado (me desculpem se sim), mas... Não poderia ser Bombadil uma forma "terrena" de Eru, sendo assim sem uma raça definida? :think:

Talvez, Tom seja o Eru filho! :lol: :doido: :lol:
 
Última edição:
Edrahil disse:
Na verdade, não há como saber. Ele era um cara legal. Tá aí, era da raça Cara Legal.
Gostei dessa teoria. :rofl:

O que ele é? Não tem sentido ficar discutindo isso. Como disse a Fruta D'Ouro: Ele É!
 
Larissa - Aredhel disse:
Gostei dessa teoria. :rofl:

O que ele é? Não tem sentido ficar discutindo isso. Como disse a Fruta D'Ouro: Ele É!

É por essas e mais outras que pensei que ele pudesse ser Eru.. Pois tenho quase certeza que já ouvi a mesma fala, só que falando de Eru.. Mas se Tolkien desmentiu, não é mesmo. =D
 
"Fui brincar num tema serio, e fui espantado como um cão vadio.

Mas como eu tenho notado em minha vida, quanto mais aumento o meu conhecimento, mais evidente fica a minha ignorância. "

agora e minha vez de ser espantado como um cão



*pensei em 2 coisas



tirei do silmarillion o seguinte trecho

"embora manwë seja seu rei e tenha a lealdade de todos sob a ordem de eru, em majestade eles são semelhantes, ultrapassando de longe todos os outros, sejam valar,sejam maiar, sejam de qualquer outra ordem que ilúvatar tenha enviado para eä" pg21

"e os valar atraíram para si muitos companheiros,alguns menos grandiosos do que eles, outros quase tão grandiosos quanto eles" pg 11

acho que tom é da raça um desses espíritos mencionados que nao são maiar nem valar mas um ainu de outra ordem não descrita




tom bombadil é o equivalente a deusa vidente da mitologia nórdica
que é a mais velha e esta alheia aos acontecimentos do mundo embora tenha conhecimento de todos eles, e simplesmente diferente das outras divindades mas não de menor poder e obre esta se deita um gigantesco véu de mistério pois também a divindade nórdica não e muito bem descrita
:omfg:
 
Almarë, Calimbadil o fiel! :cerva:

Uma excelente teoria para os “inexplicáveis” Plausível! :think:

Agora, aguarde a chibata! :chibata:
 
Última edição:
Calimbadil (você chama Gustavo?) , eu não tenho certeza, nem estou com o meu Silma para confirmar, mas creio que todos os Ainur que vieram à Arda e não são Valar, são Maiar.
 
Na Carta 144, o Tolkien mata a charada, na minha opinião. Ele fala o seguinte:

"(...)E mesmo em uma Era mítica devem haver alguns enigmas, como sempre há. E Tom Bombadil é um (intencionalmente)."

Ou seja, nunca se vai saber o que foi Tom Bombadil, pois ele foi criado exatamente para confundir, gerar dúvidas, etc. Eu acho que ele, mais tarde se transformou no Chacrinha, mas isso é outra história hehehehe.
 
Skywalker disse:
Na Carta 144, o Tolkien mata a charada, na minha opinião. Ele fala o seguinte:

"(...)E mesmo em uma Era mítica devem haver alguns enigmas, como sempre há. E Tom Bombadil é um (intencionalmente)."

Ou seja, nunca se vai saber o que foi Tom Bombadil, pois ele foi criado exatamente para confundir, gerar dúvidas, etc. Eu acho que ele, mais tarde se transformou no Chacrinha, mas isso é outra história hehehehe.

É, estava lendo essa carta no esses dias. Bem o Tio Tolkien falou que o cara é um enigma e nós aqui tentando achar o que ele é...

Mas sempre que penso em Tolkien me vem o seguinte na cabeça: Nada em sua obra foi colocado por acaso.
 
Sim, e isso se aplica ao Tom também. Ele foi colocado na história justamente para ser o tal do enigma insolúvel, uma piadinha externa (e interna também, justamente por aguçar a curiosidade do leitor sobre sua natureza) do Professor.

O função dele na "trama" não vai além de ser um interlúdio cômico/calmante antes da coisa toda ficar séria de vez.
 
menegroth disse:
Mas sempre que penso em Tolkien me vem o seguinte na cabeça: Nada em sua obra foi colocado por acaso.
Realmente não. O Tom, se não me engano, foi colocado a pedido do filho de Tolkien.

Grande Gabriel disse:
O função dele na "trama" não vai além de ser um interlúdio cômico/calmante antes da coisa toda ficar séria de vez.
Ou seja, ele seria dispensável. Eu gosto do cara, mas se não houvesse ele no livro, não faria falta.
 
Edrahil disse:
Realmente não. O Tom, se não me engano, foi colocado a pedido do filho de Tolkien.

Jura? Me lembro que Tom era fruto das histórias que ele contava pro pequeno Tolkien dormir, mas ele realmente pediu para o Velho Tolkien colocar Tom na história?

Edrahil disse:
Ou seja, ele seria dispensável. Eu gosto do cara, mas se não houvesse ele no livro, não faria falta.

Isso sem duvida. Ele é tão dispensável que justamente isso nos faz gostar tanto e te-lo como um grande enigma.
 
Não, Tom não foi colocado na história a pedido. Ele foi inspirado em um boneco holandês que pertencia a um dos filhos de Tolkien (Michael, se não me engano), e Tolkien o usou pela primeira vez como um personagem literário em um poema chamado As Aventuras de Tom Bombadil (que décadas mais tarde seria reescrito para fazer parte do livro homônimo ao lado de outros poemas), publicado na Oxford Magazine em 1934.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo