1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

De onde veio tanto poder?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 27 Nov 2008.

  1. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Celebrimbor neto de Fëanor grande artífice dos elfos de Eregion fez os três anéis Narya, Nenya e Vilya que possuiam o poder de conservar o desgaste do mundo. De onde esse elfo conseguiu arranjar tanto poder sem ajuda de um Valar ou Maiar?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Os Elfos têm poderes subcriacionais bem grandes por natureza. Celebrimbor, sendo neto de Fëanor, certamente tinha ainda mais, dado o histórico criacional do avô (Silmarils, palantíri, alguém?), além das "manhas" que ele acabou aprendendo e usando de sua própria forma ao dar ouvidos de forma seletiva aos ensinamentos de Annatar/Sauron.
     
  3. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Celebrimbor foi durante um bom tempo instruído por Sauron na confecção dos anéis do poder, que se apresentou ainda com seu corpo original como Annatar, O Senhor dos Presentes.

    Mesmo que não haja intervenção direta do maia nesses anéis, eles foram forjados, claro que aliados ao talento de Celebrimbor, com muitos artífices indicados por Sauron, que por sua história e até mesmo origem antes de ser seduzido por Morgoth dispensa comentários sobre suas capacidades de forja e criação.
     
  4. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Em termos de natureza, os elfos tem uma grande sabedoria e "poder", este termo é mais provável para o Senhor do Escuro do que para os Elfos.
    Porém acho que Celebrimbor herdou grande parte de seu avô, e colocou todo o seu "poder" para os três anéis e para tentar amenizar os feitos na Terra Média, focando principalmente os feitos sob a natureza.
     
  5. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Receio que sim, Fëanor não tinha um "fogo", que eu não sei qual era...
    Mas receio que esse "fogo" tenha se transmitido a Celebrindor...
    :think:
     
  6. Café

    Café O importante é o que importa

    Como quase todos aqui já disseram, os elfo tem habilidades acima da dos mortais e dentre eles alguns tinham mais habilidades que os de seu próprio povo. Celebrimbor por ser neto do maior filho de Eru existente, provavelmente herdou as habilidades de seu avô Fëanor, que foi o maior dos artifices. Mas uma coisa que me intriga aqui, é que muitos disseram que ele aprendeu muita coisa a respeito da forja dos anéis do poder com Sauron, mas os três anéis elficos foram feitos exclusivamente por Celebrimbor sem ajuda alguma ou orientação de Sauron, tanto é que quando Sauron construiu o Um para subjulgar os outros os que ele mais desejava eram os Três Anéis Elficos, onde ele não teve nenhuma participação em sua forja.
     
  7. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Quanto a Fëanor confexionar as Silmarills percebam que o poder delas provem da seiva de Telperion E Laurelin sem falar que os Valar as abençoaram, agora de onde veio o poder desses tres aneis? Porque o parentesco de Celebrimbor com Fëanor não esclarece nada.
     
  8. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    É, mas tem um detalhe que esta meio esquisito. Os tres aneis elficos eram extremamente poderosos. O um anel era um patencia.
    Mas o um anel continha boa parte do poder de Sauron.
    E os tres aneis elfico tinham o poder de quem? Nem um dos elfos de eregion tinha poder para dar aos tres, nao em tal quantidade....
    A arte de sua fabricação foi ensinada por Sauron, mas e o poder? Será que mesmo nunca sendo tocados por ele, continha um pouco do poder de Sauron, que foi usado para fabrica-los?
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    Ainda assim as jóias não se formaram sozinhas. Fëanor teve a habilidade de colocar a luz das Duas Árvores nelas, e as próprias jóias eram feitas de uma substância criada por ele mesmo, a silima (daí o nome Silmarils). Isso é pouco?

    Como já dito, o poder dos Três derivava basicamente do poder subcriativo inerente aos Elfos. Sendo Celebrimbor um elfo poderoso e mestre nessa arte, eles obviamente por sua vez também eram poderosos, e o fato de serem usados pelos Elfos mais poderosos da Terra-média também ajudava a catalisar esse "poder" - e o Narya depois ainda passou para o Gandalf, que certamente tinha ainda mais poder como Maia para ser usado com o anel.
     
  10. Lord Almeida

    Lord Almeida Usuário


    UAI entao me veio a cabeça issu....se sauron teve participaçao mesmo q indireta e os poderes dos elfos n eram tao grandes para gerar tanto poder aos tres....sauron tinha poderes para criar ou fazer coisas boas ou seu poder negativo foi filtrado para um uso melhor....
    Pois creio q os elfos tinham poder e sabedoria para mudar o coraçao dos seres...ou usar para um bem maior.... oq vcs acham por favor
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    Sauron não teve nada ver com os Três, já que foram forjados em segredo por Celebrimbor.

    Ele teve a ver com os Nove e os Sete, como fica evidente no caso dos Nazgûl.
     
  12. Lord Almeida

    Lord Almeida Usuário

    ok.e sobre os 3 onde veio tais poderes...uma dadiva q n foi divilgada?
     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    Leia meus posts acima.

    Poder subcriacional, pessoal, poder subcriacional. Não era só Sauron que o tinha.
     
  14. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Sim Tilion, mas Celebrimbor o tinha em quantidade tão grande a ponto de fazer três anéis tão poderosos?? Acredito que não, já que mesmo Sauron não poderia fabricar três iguai ao UM...Portanto, esse poder contido nos três não vem exclusivamente de Celebrimbor. A dúvida é, de onde ele veio, já que nem Sauron pos suas mãos neles e nem Celebrimbor era tão poderoso a esse ponto? Será que ele colocou, de alguma forma, através de inumeras magias, o poder da própria natureza dentro dos três??
     
  15. Tilion

    Tilion Administrador

    Como eu também disse acima, o verdadeiro potencial dos Três só era usado por estarem de posse dos Elfos mais poderosos da Terra-média: Galadriel, Elrond e Círdan. Esses Elfos canalizavam seu próprio poder através dos Anéis que, somado ao poder já presente nos artefato, se tornava algo maior, capaz de ajudar a sustentar seus respectivos reinos.
     
  16. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Lembrando que Sauron nunca tocou os Três, mas Celebrimbor utilizou as técnicas dele, e isso pode exercer certa influência. Além disso há o que o Tilion disse acima, isto é, que os Três estavam sobre uso de indivíduos com grande poder de manipulação. Narya, por exemplo, foi parar, mais tarde, nas mãos de Gandalf que, por ser Maia, tinha poder maior que qualquer elfo da TM. Lembrem do que poderia acontecer se Galadriel utilizasse o Um.
     
    Última edição: 27 Nov 2008
  17. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Como mencionado poderia estar ligado aos materiais usados. Os anões conseguiam fazer brinquedos mágicos e possuíam muitos conhecimentos sobre os materiais. Aliado a isso os anéis grandes (porque também mencionam anéis mágicos pequenos) tinham nomes e no caso do Um Anel possuía palavras em sua superfície o que poderia indicar uso de "música de criação" neles. Alguns dos noldor eram mestres na arte de cantar e algumas possuíam poder mágico, Tom Bombadil ameaçou congelar a seiva da árvore que atacou os Hobbits a qual tinha usado uma canção de "sono" pois havia crescido muito e tinha sugado muito poder da terra em que estava. Os Elfos certamente tinham um conhecimento das propriedades dos materiais que hoje em dia nós nem sonhamos.
     
  18. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse



    Ah sim, dessa maneira comprendi. Não era só o poder dos anéis, mas o dos Elfos que os usavam somados ao poder pré-existente...Agora faz mais sentido pra mim!!
     
  19. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Não entendo porque Círdan deu Narya a Gandalf. Quer dizer, sei ben os motivos, mas imaginei que os Portos-Cizentos vinham em primeiro lugar.
     
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    Como o próprio Círdan disse, Gandalf tiraria mais proveito do Anel, por causa de sua missão, que dizia respeito à toda Terra-média.

    Círdan foi até bem altruísta aí, pois pensou no bem de toda a terra e não só no de seu próprio porto.
     

Compartilhar