1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

de onde veio o anel dos nibelungos?

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por madalena, 28 Abr 2007.

  1. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    eu andei lendo por ai, sobre este anel, por acaso ele seria igual ao precioso??
    qual dos dois é o mais malígno?
     
  2. Uglúk o Uruk-Hai

    Uglúk o Uruk-Hai ... o maioral.

    obras - diga amigo e entre
     
  3. LuhVF

    LuhVF Avante Eorlingas!!

    O anel dos nibelungos faz parta da mitologia nórdica. não me lembro direito a história pq faz tempo que num leio o livro que eu tenho aki sobre mitologia nórdica, mas basicamente é assim: Loki, Odin e Thor aviam saido de Asgard para andar por Midgard. Loki estava esfomeado e matou uma lontra. Mas na verdade essa lontra era um anão que pescava. O pai e os 2 irmãos do anão descobriram o "assassinato" e exigiram que Loki enchesse a pele de lontra com ouro mas naum podia sobrar um espaçozinhu. Loki saiu, ainda com fome, pensando onde ia encontra tanto ouro. Nisso ele viu um Salmão e tentou pega-lo mas descobriu que era outro anão que pescava... Irritado, Loki mandou o anão leva-lo ateh sua casa para ele naum mata-lo. La, Loki pegou todo o ouro que pode e descobriu um pequeno Anel que o anão segurava. O anão não queria da-lo de jeito nenhum mas Loki ficou fascinado com o anel e tomou-lhe e foi embora. Qndo xegou de volta a casa dos 3 anões, enxeu a pele da lontra com o ouro que havia pego do outro anão. Mas sobrou um espaço. Os 3 anões descobriram que ele tinha o Anel e exigiram que colocasse na pele tbm. Loki relutou mas Odin encolerizado obrigou-o a fazer isso.
    Depois que eles foram embora os 3 anões brigaram pra ve quem ia ficar com o anel e acabou que 1 deles matou os outros 2 (naum lembro qual eh qual) e fugiu com o anel. Este anão se transformou num dragão e ficou com o anel escondido.
    Ai nisso a historia continua ateh um anão usar Sigfried. Sigfried matou o dragão e roubou o Anel e apartir daki eu num me lembro mais.

    Mas o anel dos nibelungos num tinha nenhum poder de chamar "espectros malvados" ou tornar a pessoa invisivel. Era só um anel lindo e amaldiçoado que todos q o tinham se davam mal.
     
  4. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Bem,já foi explicado,então não vou nem me dar ao trabalho!
    Bem,só acrescentando,tem uma ópera baseada nessa lenda,feita por Wagner,e ao trecho,chamado Caminhada das Valquírias,era a trilha sonora das blitzkrieg,se não me engano...
    XD
     
    Última edição: 4 Mai 2007
  5. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Este anão que ficou com o anel, e depois virou um dragão, é o Fafnir, o Guardião do Tesouro dos nibelungos, ou Ouro do Reno.

    Depois q Sigfried toma o anel, (isto é depois de ele matar Fafnir, e banhar-se no sangue do dragão para tornar-se invencível... No entanto, enquanto ele se banhava no sangue, uma folha caíu nas sua costas sem ele perceber, e aquele local ficou vulnerável), e o tesouro, ele regressa a Burgund, onde acaba se apaixonando pela irmã do rei Gunter, (devido a uma poção mágica q ele bebeu sem saber, achando q éra vinho), e casa com a mesma, embora ele já amasse uma Valkíria, (não me lembro de quase nenhum dos nomes), que éra rainha de Isensland, (possivelmente a Islândia), e fosse correspondido neste amor. Bom, agora vou resumir um pouco mais; depois de muitas reviravoltas e batalhas, o anel e o tesouro amaldiçoados geram a cobiça de gunter, que manda assassinar Sigfried a traição, para ficar com o tesouro... Isto desperta uma série de vinganças em cadeia, um círculo vicioso de mortes, e o final da história é trágico, terminando em quase matança geral... (Tem vários outros detalhes, mas é basicamente isto... Tem uma hora que até o Átila, o Huno, entra em cena.)

    Obs: o herói Sigfried é o mesmo Sigurd das Sagas Nórdicas, é que existe duas versões principais mitológicas deste mesmo mito: a versão nórdica propiamente dita, e a versão renana, (germânica, ou alemã), e muda apenas os nomes dos personagens, e alguns fatos, mas o conteúdo principal é o mesmo.
     
    Última edição: 18 Mai 2007
  6. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    pelo o que eu li foi o seguinte:

    o rei Gunther estava apaixonado por Brunhild, uma rainha louca que descendia dos deuses.
    Brunhild só se casaria com quem a derruba-se em um combate. na circunstância Siegfried tinha tomado a poção e se apaixonou por Kremilda (irmã de Gunther), Gunther se aproveitou da situação e mandou Siegfried lutar com Brunhild (vestido com a armadura de Gunther) e se a derrota-se ele casaria com Kremilda.

    Siegfried casa com Kremilda e Gunther com Brunhild, mas então, infelizmente, Brunhild descobre a armação e manda Hagen matar Siegfried. Hagen interroga Kremild e descobre o ponto fraco de Siegfried.

    Hagen descobrindo o que queria foi na foz de Reno e encontrou Siegfried se banhando. Hagen matou Siegfried e o anel dos nibelungos caiu no rio com o herói.
     
  7. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Sim, mas Brunhild e Siegfried estavam muito apaixonados, e Brunhild éra uma das guerreiras Valkírias. Ela ao descobrir o fato todo, vai vingar a morte de Siegfried, e mata Hagen de Tronje, e o rei Gunther, com quem havia casado (ludibriada, como vc explicou). O anel cai no rio Reno, mas o ouro do Reno continua causando mortes...
     
  8. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Siegfried amva Brunhild?? pençei que fosse ao contrário e que, no momento, Siegfried esta apaixonado por Kremild.

    Valeu amigo Lobo Nobre.
     
  9. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    É quase isto, mas Siegfried já havia encontrado Brunhild antes em uma floresta, e duelou com ela, sendo o único homem capaz de vencê-la em combate. Assim eles se apaixonaram, e juraram se encontrar novamente e casar, a Brunhild voltou para Isensland, seu reino, e Siegfried acompanhou seu pai adotivo ferreiro até o reino de Gunther, Burgund (Burgúndia Renana), onde Kremhild viu Siegfried e apaixonou-se por ele, mas não foi inicialmente correspondida, então arquitetou um plano em conjunto com seu irmão Gunther, que queria o ouro de Siegfried, e também casar-se com Brunhild, assim antes de Siegfried ir lutar com Brunhild disfarçado de Gunther, ele foi enganado por Kremhild, e bebeu de uma poção mágica que ela lhe ofereceu, apaixonando-se instantaneamente por Kremhild. Assim ele não amava mais Brunhild, (e isto a enfureceu), e estava então apaixonado pela Kremhild, mas por efeito do encantamento...

    Disponha, amigo Kytarkiton, fico feliz em ser útil.
     
  10. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    o pai adotivo de Sigfried é o ferrero que forjou o Anel dos Nibelungos.
     
  11. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Qual é o nome dele mesmo? Eu não consigo me lembrar... E não lembro também o nome do pai verdadeiro do Siegfried, este pai verdadeiro éra rei de Xantem, mas foi morto em batalha contra os saxões, e teve sua espada Baumung, (acho que é esta), despedaçada...

    edit: ah, lembrei o nome do pai biológico do Siegfrie, éra Sigmund
     
  12. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    A versão que eu conheço é:

    Um anão encontra ouro no fundo de um rio/lago, e este ouro era guardado por três ninfas. Na hora em que o anão pôs suas mãos no ouro, uma das ninfas disse: "Para possuir esse ouro, o indivíduo tem de desistir de amar para sempre". E o anão, que era muito apaixonado pelas três ninfas, desistiu do amor para ter o ouro e forjar o tal Anel do Poder.
    Enquanto isso, na morada dos Deuses, Odin estava prestes a ter de entregar Freya, deusa do amor e da sexualidade, a dois gigantes que construíram para ele e aos deuses um castelo chamado Valhalla ( no início, Odin havia determinado aos gigantes que o fizessem em um determinado tempo, que era impossível de se fazer um castelo, mas no final, os dois gigantes completaram a tarefa no tempo determinado, e pediram como pagamente a deusa). Loki, o tl deus malévolo, foi encarregado por Odin de encontrar algo mais valioso do que Freya por todo o planeta, pois só assim os dois giganes desistiriam de ter Freya, para ter essa coisa mais importante. Assim, quando os dois gigantes vêm para exigir Freya, Loki volta, de mãos vazias, dizendo que não encontrara nada, mas que ouvira dizer sobre um anel que controlava de tudo e de todos, e que este estava nas mãos dos Nibelungos. Os dois gigantes exigem que lhes tragam esse Anel num determinado tempo, e Odin e Loki vão atrás dos anões, que vivem no subterrâneo, para encontrar o tal Anel.

    Essa é a versão de Richard Wagner. :mrgreen:
     
  13. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Bem ,na verdade uma adaptação de Richard Wagner, uma ópera inspirada na versão original mitológica. Mas é interessante. :D
     
  14. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    É mesmo muito interessante... Apesar de que eu não gosto muito de Richard Wagner (só ouvi até hoje uma parte de Tristão e Isolda e não entendi muito bem...)
    Existe uma adaptação da ópera romanceada, inclusive. Está na segunda parte do livro "As melhores histórias da mitologia Nórdica", de A.S.Franchini e Carmen Seganfredo. A história é dividida em atos, vai desde quando o tal anão Alberich acha o tesouro no rio, até o "crepúsculo dos deuses". Odin é chamado de Wotan nessa versão... E na primeira parte do livro, tem um pequeno aviso bem extravagante, feito justamente como um golpe de marketing: "A mitologia na qual J.R.R.Tolkien se baseou para escrever "O Senhor dos Anéis".
     
  15. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Sim, Alberich éra o tal anão! Alberich significa justamente "Anão Poderoso", que enfrentou Sigfried/Sigurd, e teria combatido Odin/Wotan... Wotan é o nome alemão de Odin. Quanto ao golpe de Marketing que vc mencionou, de facto é puro alardeado. Muito bem explanada vossa opinião. Quanto ao Wagner, bem, eu também não consigo ser exatamente fã de um homem com aquela personalidade e opiniões pessoais que ele éra, e não sou afcionado em óperas, mas algumas são boas, e ele tinha surtos de criatividade interessantes, como vc bem mencionou.
     
  16. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed


    É mesmo, Wagner não era tinha uma cabeça muito boa, mas com certeza, ele deve ter feito algumas peças boas (como eu antes mencionei, apenas escutei uma pequena parte de Tristão E Isolda).

    Ninguém mais conhece essa história?
     
  17. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    O que tinha de tão ruim na cabeça de wagner? ele era louco q nem o Hittler?
     
  18. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Éra racista ao extremo... De certo modo tentava passar o aspecto da suposta superioridade ariana em muitas das suas obras, por isto Hitler o amava tanto...
     
  19. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    era por isto?? pensava que era por causa das marchas de guerra´.
     
  20. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Algumas composições de Richard Wagner (traduzido ao português, Ricardo Fazedor de Carroças), foram escolhidas pelo partido nazista justamente por Hitler admirar Wagner, e por suas canções terem letras relacionadas a mitologia nórdica, q o nazismo usava como instrumento para difundir suas idéias...
     

Compartilhar