• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De onde veio a aversão de Gollum aos elfos?

Eu não acho que Gollum já possuía uma índole má. Apesar de Gollum não saber que o Anel era mágico, o anel tem o poder de "ir" aonde quiser, e dessa forma "estimulou" a cobiça de Gollum. Gollum matou Déagol num impulso, e ñ pq já era mal. O anel escolheu pra onde ir.
 
O Anel não obriga ninguém a nada. Ele só ressalta o lado mau. Boromir iria matar Frodo não porque o Anel o obrigou, mas porque ele considerou Frodo menor que Gondor.
 
Acredito que a aversão de Gollum pelo elfos deva ser decorrente do fato dos anéirs de poder élficos não terem sido tocados por Sauron, nem estarem sujeitos a seu domínio. Provavelmente, devido ao fato do Um Anel estar sustentando Gollum e mantendo-o vivo, além de alterando-o fisicamente, deve estar tornando Gollum suscetível às mesmas fraquezas do Anel, ou seja, a oposição dos elfos ao seu poder.
 
Os elfos são a força que sempre se opôs a Sauron; é a Luz contra a Escuridão do Senhor dos Anéis; todos os artefatos e a própria existência dos elfos já contrariam a força de Sauron.
Gollum estava tão influenciado pela força do Anel, que os artefatos dos elfos lhe queimavam e o cheiro lhe era nauseante. A essência de Sauron estava tão impregnada naquela criatura moribunda que a essência dos Elfos acabava sendo uma tortura dolorosa para ele.
 
Concordo com o caso da aversão à tudo que afaste a escuridão, mas no caso da corda em seu pescoço, era uma corda especial....
 
Especial como qualquer coisa que os elfos façam. Nào era feita pra queimar nem nada.
 
eu acredito q além do fato de ele ter sido aprisionado pelos elfos, os elfos são muito bondosos, isso dá raiva a ele... pelo menos o gollun é mal naum é, axu q ele naum gosta de koisas e pessoas muito puras
 
eu acredito q além do fato de ele ter sido aprisionado pelos elfos, os elfos são muito bondosos, isso dá raiva a ele...
bem, os elfos não foram tão bondosos assim. eles eram elfos da floresta das trevas (se não me engano, me corrijam se eu estiver errado), da mesma floresta do legolas, e prenderam o Gollum, dando p ele pouca água e comida (já q ele não gostava dos alimentos dos elfos, ele não comia nada), ficando por um bom tempo desse jeito até fugir....
 
Os elfos são a força que sempre se opôs a Sauron; é a Luz contra a Escuridão do Senhor dos Anéis; todos os artefatos e a própria existência dos elfos já contrariam a força de Sauron.
Gollum estava tão influenciado pela força do Anel, que os artefatos dos elfos lhe queimavam e o cheiro lhe era nauseante. A essência de Sauron estava tão impregnada naquela criatura moribunda que a essência dos Elfos acabava sendo uma tortura dolorosa para ele.

Bem o livro deixa bem claro esse ponto ..................
 
Os elfos não davam pouca água e comida pra ele. Tratavam o Gollum muito bem e até deixavam que ele subisse em árvores às vezes. Se quisessem tratá-lo mal, apenas teriam deixado ele preso em alguma cela, assim como fizeram com os anões nO Hobbit.
 
E quem gosta dos elfos???? :o?:
Calma gente... brincadeirinha... Eu mesmo gosto mto dos seres de orelhas pontudas e imortais.
Acho que somente o fato do Gollum ter sido aprisionado pelos elfos já cria um certo ódio por essa raça (Afinal de contas, vc ia gostar do cara que te prende?!?!?!?!)
Além disso, tem toda aquela situação que todo mundo já falou, do infeliz ter se transformado nakela coisa, mas não acho que os elfos lembrem o que ele era,a final de contas, Sméagol era um hobbit e nao um elfo, se formos seguir essa linha de raciocinio, Sméagol não aguenteria ver um hobbit, e no entanto ele guiou Frodo e Sam até Mordor (Tá legal... para a boca da Laracna, mas ficou com eles, será que se fossem elfos ele faria o mesmo?? Sei não...)
 
O poder do anel ajudou a criar uma visão de concorrência de Gollum para com os outros. Ele passou a ter mania de perseguição (piorada quando foi capturado em Mordor).

Sua zona de conforto foi modificada e o que era belo se tornou ruim e o que era ruim se tornou um pouco menos intolerável e ele odiava tanto o bem (o sol) quanto o mal (a escuridão). Havia Gollum contra o mundo.
 
Morgoth fala...

isso me lembra das Silmarils. Elas queimam a mão daqueles que não tem o coração bom. Queimaram a mão de Maglor, Maedhros... queimaram a mão do próprio Melkor.

Acho que a mesma lógica pode ser aplicada à relação de Gollum com os elfos. Mais especificamente, podemos lembrar da corda élfica que Frodo e Sam usaram para amarrá-lo próximo às cordilheiras de Emyn Muil. Gollum realmente sofria com aquilo...

De duas uma: ou o "problema" está nos artefatos élficos, gerados com sua essência benéfica, capaz de "queimar" os corações pérfidos; ou o problema está na maldade "especial" que se imbuiu no coração dos outros - seja a maldade de Melkor que se estabeleceu nos filhos de Fëanor, seja a submissão ao Anel de Sauron. Ao que me parece é uma combinação das duas coisas...
 
Tava aqui relendo essa parte da corda élfica e fiquei intrigada em como o Gollum se sente incomodado com ela... acho que a explicação para o "ódio aos elfos" é bem além do fato de ele ter sido aprisionado na Floresta das Trevas, pois como falaram aí em cima, ele foi até certo ponto bem tratado. Além disso, se fosse só uma raiva por ter sido preso, porque ele sofreu tanto com a corda do Sam?
"Segurou Gollum com os pés, enquanto Sam fazia o nó. O resultado disso surpreendeu aos dois. Gollum começou a gritar, um som fraco, cortante, muito horrível de escutar. Contorceu o corpo, tentando levar a boca até o tornozelo e morder a corda. Continuou gritando.
Finalmente Frodo se convenceu de que ele estava realmente sofrendo; mas não podia ser por causa do nó. Examinou-o e viu que não estava apertado demais, na verdade nem apertado o suficiente. O gesto de Sam fora mais gentil que suas palavras. - Que há com você? - perguntou ele. - Se vai tentar fugir, precisa ser amarrado; mas não queremos machucá-lo.
- Isso machuca nós, isso machuca nós - chiou Gollum. - Congela, morde! Os elfos trançaram a corda, malditos! Hobbits maldosos e cruéis! É por isso que nós está tentando escapar, é claro que é por isso, precioso. Já desconfiava que eles eram hobbits cruéis. Eles visita os elfos, elfos ferozes com olhos brilhantes. Tire essa corda de nós, ela machuca nós."

(As Duas Torres, Livro IV, capítulo I - Sméagol Domado)

Acredito que a melhor explicação é a oferecida pelo @Morgs , uma combinação entre a benevolência dos elfos e a maldade embutida n'O Anel...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo