• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De onde Tolkien tirou tudo isso?

quote:
Eu pessoalmente acho q tolkien nos passou além de diversão e boas histórias, lição de vida.


Lição de Vida. Cara, eu não tinha pensado nisso, e é a mais pura verdade. Lição de Vida.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
quote:
Eu pessoalmente acho q tolkien nos passou além de diversão e boas histórias, lição de vida.


Lição de Vida. Cara, eu não tinha pensado nisso, e é a mais pura verdade. Lição de Vida.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"


concordo com vcs dois!

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"Arwen is the beautiful and bewitching elf who must choose between immortality and love."
 
tolkien tem frases que servem de lição devida sim... alem das historias ele se preocupou em passar mens nelas, como aquela em que gandalf explica pra frodo pq naum se deve pensar em matar gollum(logo no começo do livro)

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
quote: tolkien tem frases que servem de lição devida sim... alem das historias ele se preocupou em passar mens nelas, como aquela em que gandalf explica pra frodo pq naum se deve pensar em matar gollum(logo no começo do livro)

eh!
 
quote:
tolkien tem frases que servem de lição devida sim... alem das historias ele se preocupou em passar mens nelas, como aquela em que gandalf explica pra frodo pq naum se deve pensar em matar gollum(logo no começo do livro)

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."

eu soh concordo, mas tudo bem!!!!!
EU CONCORDO!

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"Arwen is the beautiful and bewitching elf who must choose between immortality and love."
 
quote: tolkien tem frases que servem de lição devida sim... alem das historias ele se preocupou em passar mens nelas, como aquela em que gandalf explica pra frodo pq naum se deve pensar em matar gollum(logo no começo do livro)

Essa frase é histórica!!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:
quote: tolkien tem frases que servem de lição devida sim... alem das historias ele se preocupou em passar mens nelas, como aquela em que gandalf explica pra frodo pq naum se deve pensar em matar gollum(logo no começo do livro)

Essa frase é histórica!!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."

sem duvidas!

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"Arwen is the beautiful and bewitching elf who must choose between immortality and love."
 
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém á morte. Pois nem mesmo os muito sábios conseguem ver os dois lados."



----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Na verdade, como o próprio Tolkien disse, ele queria apenas contar uma boa estória.
Aliás _que_ estória e que maneira _primorosa_ de contá-la.
Outra parte que adoro, se não me engano está apenas em "Contos Inacabados" (me corrijam se estiver errado), é quando Saruman zomba do fumo do Condado diante do Conselho Branco e Gandalf defende com uma frase muito bem elaborada, dizendo que:
"... a fumaça expirada limpa sua mente de sombras internas."

Dá até pra imaginar Tolkien fumando seu cachimbo enquanto digita a frase em sua máquina de escrever. :)


Barbado
 
Na verdade o "Velho Hobbit" na juventude apercebeu-se de que a Inglaterra carecia de textos clássicos e o que possuia não tinha o mesmo valor que em outros países da Europa, isso muito mais acentuado em questões "mitológicas". Sendo ele uma pessoa muito inteligente, um gênio na "filologia", assumiu esta responsabilidade. Ou seja, criar uma mitologia para um povo que já não se lembrava mais das suas raizes.
Felizmente para nós, o homem fez um belo trabalho, e que a grande maioria dos leitores acabam por ama-la e a considerar o que Tolkien escreveu, em certas ocasiões simples rascunhos, uma nova mitologia. Rica, detalhada, empolgante e charmosa.
Provavelmente muitos considerariam ele um louco se soubessem destes objetivos de Tolkien, mas não devemos nos esquecer que muitos homens considerados "gênios" nos dias de hoje, outra hora, não passaram de "loucos sonhadores".

GAMB XUN DRO
 
Olha o que o "Velho Tolkien" disse a esta questão de como teria criado O Senhor dos Anéis:

"Escreve-se uma tal história não a partir das folhas de árvores ainda a serem observadas, nem por meio de botânica e da ciência do solo; ela cresce como uma semente na escureidão, a partir do húmus das folhas da mente: a partir de tudo que foi visto, pensado ou lido, que foi há muito tempo esquecido, que desceu às profundezas. Sem dúvida seleciona-se muito, como fazem os jardineiros: o que cada um acrescenta ao preparar o seu adubo; e, evidentemente, a maior parte de meu húmus é feito de matéria linguística".
J.R.R. Tolkien.

GAMB XUN DRO
 
Vcsw podem me xingar a vontade mas algumas das ideias dele para escrever o Hobbit, que foi o primeiro livro, foram inspiradas no O Anel dos Nibelunguos(naum sei se é assim que se escreve).
 
Me lembro de ter lido que ele odiava a comparação com o anel de Nibelungo(que eu nem sei o que é). Mas nem é isso o que eu ía escrever...
Penso que a maioria de nós aqui considera Tolkien um gênio,assim como eu considero. Ele foi alguém que mais que gostar simplesmente de escrever histórias, precisava usar seus dons de uma forma única, precisava satisfazer sua necessidade de criar outros mundos que expliquem o que ele considerava as falhas desse ,quase uma realidade paralela devido a sua pefeição e harmonia. Por isso que, mesmo o próprio Tolkien afirmando não ser intenção sua criar alegorias em sua obra, ele as cria inconscientemente.

"Let s sing The Bard s Song..."
 
Nosssssssssssssssssssaaaaaaa, desencavaram um tópico antiquíssimo!!!! A maioria dos posts é de antes de eu entrar, e olha que sou um dos membros mais antigos(sou membro desde 12/08).... legal...

_________________________
Viva a Cutia depilada!!!
Viva a Ema engasgada!!!
Viva a Tamanduá sem bico!!!

E é claro:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
quote:
Me lembro de ter lido que ele odiava a comparação com o anel de Nibelungo(que eu nem sei o que é). Mas nem é isso o que eu ía escrever...
Penso que a maioria de nós aqui considera Tolkien um gênio,assim como eu considero. Ele foi alguém que mais que gostar simplesmente de escrever histórias, precisava usar seus dons de uma forma única, precisava satisfazer sua necessidade de criar outros mundos que expliquem o que ele considerava as falhas desse ,quase uma realidade paralela devido a sua pefeição e harmonia. Por isso que, mesmo o próprio Tolkien afirmando não ser intenção sua criar alegorias em sua obra, ele as cria inconscientemente.

"Let s sing The Bard s Song..."


na verdade a comparacao é feita entre O Hobbit e O Anel dos Nibelungos, que quando Tolkien fez nem pensava em fazer uma continuacao, portanto naum tendo nada a ver com SDA.
 
Olha, Tolkien aproveitou as histórias míticas já existentes na época para criar o que seria a VERDADEIRA mitologia. Sua idéia, nesse contexto, era de que sua história é a VERDADEIRA e que as mitologias sobre Atlântida, Nibelungos, etc... foram as histórias remanescentes, contadas de pai pra filho através das gerações, com muitas informações perdidas. Já o SDA e o HOBBIT seriam o LIVRO escrito naquela época, pelo próprio Bilbo Bolseiro.

É mais ou menos isso. Acusá-lo de plágio é muito fácil, pois ele se baseou realmente na mitologia escandinava, entre outras. Mas sua idéia, essa foi ORIGINALÍSSIMA!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Além de tudo, Tolkien tirou muita coisa da Mitologia Grega, os elfos, etc..

-------------------------
Drizzet

"[...]com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado"
-William Shakespeare
 
Desculpem se eu me espressei mal, mas eu que dizer que ele provavelmente se inspirou em algumas coisas, como o obvio que é a utilizacao de um anel, alem do fato dele gostar muito de opera.
Claro que ele naum plagiou ninguem, ate porque quando ele escreveu O Hobbit ele naum pretendia fazer uma estoria para ser vendida, mas sim uma estoria para ler para os seus filhos, e depois posteriormente ele juntou o sucesso do livro, com sua paichao pelos povos antigos, com uma ideia de criar uma mitologia estremamente elaborada para a Inglaterra, diferetemente das lendas que existiam na sua epoca, com sues estudos sobre linguas, entre varias outros motivos e facetas de sua fantastica personalidade para criar um universo que naum pode ser comparada com nenhuma outra obra ja escrita. Apenas chamo a atencao para a beleza da opera O Anel dos Nibelugos que, como foi citado, junto com varias outras obras como a extraordinaria e talvez mais bela mitologia, a nordica, serviu de inspiracao, instrucao e terreno para a mente genial de Tolkien. Agora imaginem vcs se ele tivesse nascido no Brasil daquela epoca, por exemplo.
Sera que ele teria criado um universo taum fantastico como o de SDA, que foi claramente escrito pela mesma razao que nos leva a ler sem parar seus livros, que é a paixao por este mundo fantastico dos druidas, magos e dragoes, etc?
 
O que eu sei sobre O Anel dos Nibelungos é que é uma obra de Wagner, que é dividida em quatro óperas, se eu não me engano:
*O Ouro do Reno
*A Valquíria
*Siegfried
*O Crepúsculo dos Deuses

Mas que é baseada no Cantar dos Nibelungos, um poema épico alemão.

Um conhecido meu que lê muito me disse que há nomes de personagens que ele também tirou de outras mitologias...

Eu agora tô querendo ler o Edda. Queria achar a [raríssima, pelo que se fala] edição em português, porque ler aqui tudo em Inglês...
Alguém já leu?

Hmm... Vou por essa pergunta lá no Gostos Literários... Mas vou deixar aqui também porque tem a ver com as inspirações de Tolkien, ao que me parece

:: Lady of the Golden Wood ::
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo