Desculpem se eu me espressei mal, mas eu que dizer que ele provavelmente se inspirou em algumas coisas, como o obvio que é a utilizacao de um anel, alem do fato dele gostar muito de opera.
Claro que ele naum plagiou ninguem, ate porque quando ele escreveu O Hobbit ele naum pretendia fazer uma estoria para ser vendida, mas sim uma estoria para ler para os seus filhos, e depois posteriormente ele juntou o sucesso do livro, com sua paichao pelos povos antigos, com uma ideia de criar uma mitologia estremamente elaborada para a Inglaterra, diferetemente das lendas que existiam na sua epoca, com sues estudos sobre linguas, entre varias outros motivos e facetas de sua fantastica personalidade para criar um universo que naum pode ser comparada com nenhuma outra obra ja escrita. Apenas chamo a atencao para a beleza da opera O Anel dos Nibelugos que, como foi citado, junto com varias outras obras como a extraordinaria e talvez mais bela mitologia, a nordica, serviu de inspiracao, instrucao e terreno para a mente genial de Tolkien. Agora imaginem vcs se ele tivesse nascido no Brasil daquela epoca, por exemplo.
Sera que ele teria criado um universo taum fantastico como o de SDA, que foi claramente escrito pela mesma razao que nos leva a ler sem parar seus livros, que é a paixao por este mundo fantastico dos druidas, magos e dragoes, etc?