• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De onde Tolkien tirou as idéias sobre os Elfos?

Aira_Eldar

Usuário
Bom, eu queria saber se alguém sabe, ou pelo menos a opinião de vocês sobre a origem das idéias dos elfos de Tolkien...
 
O Senhor dos Anéis, O Hobbit e o Silma se basearam muito na cultura local de onde Tolkien vivia (Inglaterra). Não só os elfos, mas os trolls e orcs, e anões, por exemplo, foram extraídos do folclore nacional (o inglês, não o da gente).
 
Existem realmente histórias envolvendo orcs,e anões com machados,na verdade lenhadores,também existem histórias com guerreiros como Rei Arthur né,os elfos devem ter sido criados a partir de histórias sobre o povo de Robin Hood,ou um povo que vivia de modo semelhante nas florestas de Sherwood.heheheh :mrgreen:
 
Tolkien se baseou praticamente em toda a mitologia nórdica pra escrever o livro. Ele lamentava muito que a Inglaterra ñ possuía uma própria mitologia, e por isso ele escreveu o livro! Eu ouço falar de elfos desde de criancinha...
 
Eu sempre soube que eles eram criaturas mitológicas. Já existiam antes de Tolkien, mas ele as "adaptou".

Nas histórias do folclore celta e escandinavo, os elfos também eram quase imortais: só morriam assassinados, sendo imunes à velhice e às doenças. Nestas histórias, nem sempre eles eram bons. Costumavam usar seus poderes mágicos para aprontar travessuras. Na maior parte das vezes, eles surgiam como anõezinhos (!) de orelhas pontudas. (Bem, como não tinha certeza, procurei mais coisas e achei estas informações na Super Interressante de setembro/2002 :mrgreen: ).
 
Os elfos escandinavos são bem diferentes dos elfos de Tolkien.... os celtas são mais parecidos, mas mesmo assim ainda são bem diferentes...
Agente pode classificar tres tipos de elfos... todos distintos...
os escandinavos.... os celtas.... e os tolkenianos.... um independente do outro, embora haja algumas coisas em comum entre eles...
 
...

Sim, existem elfos na mitologia nórdica, mas é preciso entender: os elfos semelhantes aos de Tolkien eram imortais e bondosos, idênticos a crianças louras e belas, ou seja, os elfos da luz. Porém existiam outros, que aprontavam travessuras, mas muito habilidosos na arquitetura, etc.: os elfos negros, que eram pequenos e narigudos.

...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo