1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

De onde surgiu a inspiração: O Hobbit e SdA.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erunamo Tinuviel, 28 Set 2009.

  1. Erunamo Tinuviel

    Erunamo Tinuviel Hoje eu matei um...

    Poucos dos fãs de Tolkien sabem mas as principais obras primas de Tolkien como "O Hobbit" e "SdA" tem como forte base "Beowulf", um poema milenar escrito em Anglo-saxão que conta a história de um guerreiro chamado Beowulf e sua luta contra três criaturas distintas e terríveis.

    Tolkien nunca escondeu sua fonte de inspiração: "Beowulf está entre minhas fontes mais valiosas" (The Letters of J. R. R. Tolkien. Pág. 31), respondeu aos editores logo após a publicação de O Hobbit, quando questionado sobre a fonte de tal aventura.
    Tolkien se divertia em alterar Beowulf contando pra seus filhos antes de dormir esboços do que viria a ser O Hobbit anos mais tarde. E grande influencia do poema pode também ser vista no SdA.

    Personagens e nomes são derivados do poema, o nome de Frodo aparece em Beowulf. Beorn, chefe dos humanos n'O Hobbit é como o próprio Beowulf em seus momentos mais ferozes e o nome dos orcs de Tolkien vem de orcneas, uma palavra usada para monstros no poema.

    Quando Bilbo Bolseiro está no covil de Smaug, rouba uma taça, exaamente como o roubo da taça do dragão em Beowulf, a reação de ambos os dragões tambem é a mesma, emergir da caverna e devastar a região.

    Quando, no SdA, uma espada cravada num Cavaleiro Negro parece se dissolver devido ao mal que ele contém, o mesmo acontece com a espada de Beowulf quando toca o sangue do horrendo Grendel, e Tolkien ainda confere um novo sentido ao ato quando Frodo é ferido pelos Nazgûl.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Kirk00x

    Kirk00x Kirk

    Onde posso conseguir esse poema de Beowulf ?



    Não sabia disso, muito bom post [=
     
  3. zorba

    zorba VAI CORINTHIANS!

    tem razão!!!
    ótimo comentario!!!
    eu tenho uma coleção sobre os povos do passado e a lenda de Beowulf era a mais conhecida na cultura Celta, só não sabia que tinha sido inspiração para Tolkien!!!!
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Na verdade SdA pouco teve de inspiração em Beowulf.

    O Hobbit sim, este foi muito baseado na lenda do guerreiro celta, principalmente a passagem do roubo, quando Bilbo rouba uma taça de Smaug.

    Com relação ao poema, ele pode ser encontrado na net mesmo. É difícil, mas dá pra achar. Porém não existem traduções para o português e o inglês é extremamente arcaico.

    Aliás, o poema Beowulf é considerado o primeiro registro de lingua inglesa que se tem notícia, ou seja, é antigo pra burro!!!
     
  5. Erunamo Tinuviel

    Erunamo Tinuviel Hoje eu matei um...

    Fato! Mas é interessante que o primeiro e um dos poemas mais importantes existentes em Anglo-saxão (que se pode contar nos dedos já que muitos escritos foram perdidos...) se passe na escandinavia-dinamarca...

    Para quem gosta do tema, tem o filme "Beowulf" lançado em 2007/2008 com varios atores e atrizes famosos como Angelina Jolie e John Malkovich por exemplo, filmado com uma tecnica especial muito interessante, onde primeiro se filma com os atores e depois se passa no computador, fica tipo uma animação mesmo.
     
  6. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Esse Beowulf é o mesmo que fiseram um filme, o filme foi meio tosco mas foi legal.
    Bem se o professor diz ser bom, deve ser muito bom, com certesa.


    Valeu
     
  7. Tis

    Tis There and back again...

    Putz... Mesmo conhecendo a lenda de Beowulf nunca tinha associado ao Hobbit. Talvez pela diferença de desfecho entre as duas, mas acho que foi pura distração mesmo XD. Boa lembrança Erunamo.
    Preciso ler "As Cartas de J. R. R. Tolkien", e logo, to enferrujando. :hihihi:
     
  8. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário


    Existe, sim, uma
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , anotada e tudo feita por um tradutor daqui de Belo Horizonte para a editora Tessitura.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sobre a influência no SdA : na verdade, a sequência do palácio "dourado" de Théoden no SdA é modelada no castelo de Hrothgar que aparece no Beowulf . A descrição de Grendel invadindo o salão durante a noite é considerada por muitos uma provável inspiração pro "climão" do confronto com o Balrog na Ponte de Khazâd-Dum. E tb com as diversas "invasões" ominosas da Câmara de Mazarbul onde os invasores foram um pé (apunhalado) de Troll, um urukzão e, finalmente, o Balrog (off page)..

    ( lembrando que Grendel perde o braço na porta no fim da luta assim como o troll teve o pé machucado pela punhalada desferida com a porta ainda fechada)

    É verdadeiro que o Hobbit foi mais inspirado pelo Beowulf do que o SdA mas não é o caso de falarmos de que a influência não está presente pq está tb.

    Beowulf não era um herói celta mas , sim, germânico, da tribo dos "geatas"(daí a provável confusão com "celtas") correspondendo aproximadamente à Suécia e o texto que contém a sua história é uma história anglo-saxã narrando eventos situados na Dinamarca. Ele é uma narrativa sobre um herói aparentado com os inventores do idioma inglês que migraram pra Grã-Bretanha.
     
    Última edição: 29 Set 2009
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Erunamo Tinuviel

    Erunamo Tinuviel Hoje eu matei um...

    Legolas descreve Meduseld ( O Palácio Dourado) com a mesma expressão que é descrito o salão de hidromel em Beowulf, "A luz dele brilha por sobre toda a região." ( O Senhor dos Anéis, pág. 530. Vol. Único Ed. Martins Fontes.)

    De fato comparado ao O Hobbit o SdA contem muito menos influencia de Beowulf mas mesmo assim, durante quase todo o livro, a comparação pode ser feita sem culpa e se vê claro, para aqueles que conhecem o épico Beowulf, os pontos em que Tolkien mais aplicou ideias do poema.
     
  10. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    Biografia do tradutor Erick Ramalho, excelente pedigree pra tradução. E não, eu não conheço o doutor pessoalmente.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 29 Set 2009
  11. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não só. Existe um filme mais antigo chamado "A Lenda de Grendel" (Beowulf and Grendel, 2005), que não fez muito sucesso, mas é mais fiel ao poema que o último lançado ano passado.

    Caramba, não sabia disso! Obrigado pela dica, Ilmarinen!!!
     
  12. Muito bom o texto Erunamo, realmente, depois de ler seu post as evidências de influencia ficam muito claras! :D

    É bom lembrar que a lenda de Beoulf é uma obra Anglo-Saxônica, povo de uma tribo germânica que invadiu a Britânia no século V e tomou a região dos Celtas, que tinham acabado e expulsar os romanos em dacadência da ilha.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Eu já li um desses livretes vagabundos que falava bastante da relação da obra de Tolkien com Beowulf. O que achei mais interessante foi sobre a fala de Gurthang no final da história de Túrin. O autor afirma que a espada de Beowulf falava também...
     
  14. Erunamo Tinuviel

    Erunamo Tinuviel Hoje eu matei um...

    Essa historia pode ser encontrada no Kelevala, um conjunto de historias, poemas e canções que foram passadas "de pai para filho" por cantores até que fosse registrado em livros nas primeiras decadas do seculo 19. Kelevala é um épico finlandês, idioma enamorado de Tolkien, onde no país se comemora até o dia em que foi publicado a primeira vez. Sobre Turin, de fato existe um poema que diz isso, infelizmente não tenho grande acesso ao Kelevala, mas ei de te-lo. Sei que o nome do vilão é Kullervo (se não me engano), que obtem uma espáda amaldiçoada por meio de um assassinato e acaba se matando, não antes de conversar com a espada...

    Não acredito que uma suposição dessas (O Hobbit-Beowulf) venha de qualquer fonte "vagabunda", já que é extremamente bem fundada por dezenas de editores e por citações do proprio Tolkien.
     
  15. Mandos

    Mandos Tecendo os destinos de Arda

    Muito bom mesmo saber disso tudo, a cada dia aprendo mais! Vou me embrenhar nesses estudos e saber mais um pouco sobre essa majestosa influência que levou Tolkien a criar suas magníficas obras...Obrigado Erunamo!
     
  16. Séreforyon

    Séreforyon Usuário

    Existem várias outras adaptações dessa saga. O que é muito bom, porque a visualização do tema é muito importante quando estamos estudando algo.

    [ame]http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_artistic_depictions_of_Beowulf[/ame]
     
  17. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    É que a galera aki não aprecia muito livros de caras que só querem por no currículo, por isso escrevem sobre Harry Potter, Senhor dos Anéis ou até Nárnia. O livro que li se chama O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, do mesmo autor (David sei lá o que) de O Mundo Mágico de Harry Potter.
     
  18. Bella Cullen

    Bella Cullen Usuário

    Eu tenho este livro é de autoria de David Colbert, sendo dividido em temas, onde você pode ler fora de ordem se preferir. Indico a leitura para aqueles que já leram a obra, pois para quem apenas viu o filme pode ficar meio confuso.
     
  19. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Interessantissima essa informação!
    Eu sempre tive curiosidade de saber onde Tolkien ia buscar informações e bases p/ suas histórias, mas não de ficar "curiando" por aí e sim saber de fato, se esse texto está nas cartas então ele mesmo afirma ter usado esse poema!
    Muito legal!
    Eu vi o filme, porem não gostei, mas se Tolkien usou essa história p/ ajuda-lo a criar O Hobbit, quer dizer que o poema deve ser mil vezes melhor!
     
  20. zorba

    zorba VAI CORINTHIANS!

    oh, ai sim , fomos surpreendidos novamente....
    disso eu não sabia, pois na minha coleção não citam essa "invasão" a Britânia!!!!!!

    valeu Gwain...
     

Compartilhar