• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De acordo com os livros e cartas, como termina a história contada por Tolkien?

Gorbag

Ontem eu comi um
De acordo com os livros e cartas do Mestre Tolkien, como tudo acaba ou qual o último relato da Terra-Média?
 
Eu acho que depois da Guerra do Anel, na Quarta Era, Tolkien apenas dá algumas notas sobre o geral da mitologia

Pode ser quando Elessar morre e Arwen Undómiel fica sozinha.
 
Como toda boa história, ela não termina no simples the end ou no felizes para sempre. Cada personagem, apesar de ainda continuar com seus destinos cruzados, segue seu caminho. O condado foi salvo, o rei voltou ao trono, a sociedade se desfez... até chegar aos dias contemporâneos.:yep:

Uma excelente fonte sobre como termina tudo é o Conto dos Anos ele está bem detalhado nos apêndices do RdR, aliás, TODOS os apêndices são ótimas fontes tanto do passado e das origens, quanto da era pós anéis de poder.

Principais acontecimentos da 4 Era (segundo o Conto dos Anos):

1427: Samwise é eleito prefeito do condado. Peregrin Tuk se casa. O rei Elessar promulga uma lei que proibe a entrada de homens no condado, tornando-o Terra Livre.
1432: Meriadoc se torna Senhor da Terra dos Buques e recebe presentes de rei Éomer e de Éowyn .
1436: O rei Elessar viaja para o norte e mora por um tempo ao lado do lago Vesperturvo.
1469: Mestre Samwise torna-se prefeito pela sétima e última vez.
1482: Com a morte da esposa Rosa, Samwise entrega o Livro Vermelho a sua filha Elanor e nunca mais é visto. Permanece a crença de que ele navegou para o oeste, sendo o ultimo dos portadores do anél.
1484: Peregrin e Meriadoc foram a Edoras e encontraram o rei Eomer antes que este morresse. De lá, foram para Gondor e viveram os últimos dias de suas vidas sendo enterrados entre os Grandes na Rua Silênciosa.
1541: Em primeiro de março se dá o Passamento do Rei Elessar e os leitos de Peregrin e Meriadoc são colocados ao seu lado. Então Legolas constroi um navio e, junto com o anão Gimli e navegam em busca do Oeste. Assim termina a Sociedade do Anél.

Vale a pena ler os apêndices, eles tem informações valiosas...
 
Última edição:
O acontecimento mais tardio relatado por Tolkien é a ascenção de um novo Senhor do Escuro, relatada por Tolkien no texto A Nova Sombra.
 
Se levarmos em consideração que nós estamos vivendo ou na sexta ou sétima Era do Sol, a história de Tolkien nunca acabou.
 
Se relacionarmos a obra de Tolkien com nossa realidade, ainda estamos vivendo em "Arda"... Mas talvez se Tolkien vivesse uns 300 anos ou mais, talvez ele chegasse até um futuro proximo do nosso, mais com certeza bem distinto eu imagino... Nossa, agora sim, viajei legal agora x.x

Mais eu sou um dos que ainda não tiveram o prazer de ler todos os apêndices... Das vezes em que li os livros, acabei subestimando o conteúdo dos mesmos :think:. Mas depois das informações que me contaram aqui e em outros tópicos, eu não espero a hora de arrumar tempo e ler!



Tenken :lily:
 
Na verdade, a história de Tolkien acabará com o fim do mundo profetizado por Mandos, conforme relatado no Silmarillion. Lá, Morgoth parece que vai ser libertado do vazio e vai provocar uma terrível batalha, a última e a maior de Arda e Eru Iluvátar vai complementar sua idéia que teve para cada raça.
 
O Tolkien chegou a escrever um epílogo para o Silmarillion, falando da segunda profecia de Mandos. Mas acabou sendo cortado no final, mas foi publicado no The Shaping of Middle Earth.

O Deriel traduziu esse texto em 2000, e vocês podem ler ele aqui.
 
Oficialmente falando, o fim se encontra ao final de O Senhor dos Anéis. Como já disseram aí pra cima, os últimos relados dos Apêndices fazem referência à morte de Aragorn e à partida de Legolas e Gimli para Valinor.

Além disso ainda há especulações do próprio Tolkien em suas Cartas, que fazem referência à continuidade da História do mundo, ou seja, o fim do mundo como era conhecido na época de SdA até o momento em que vivemos hoje, o qual Tolkien encaixa entre a Sexta e a Sétima Eras do do Sol.

Ou seja, a história ainda não acabou.

Extra-oficialmente, já que Tolkien escreveu e mais tarde descartou esses textos, existem ainda o The New Shadow, um conto que se passa quase 100 anos após a morte de Aragorn, porém o conto nunca foi terminado e possui apenas algumas poucas páginas.

Além disso disso, em formato de profecia, Tolkien ainda criou o que ele chamou de "A Segunda Profecia de Mandos", que pode ser comparado com o Apocalipse judáico-cristão, ou seja, o Fim dos Tempos. Nessa profecia, Mandos diz que chegará o dia em que Melkor retornará do Vazio e cairá sobre o mundo, iniciando a última guerra entre Bem e Mal. E Túrin então ressurgirá com sua espada negra e dará o golpe final em Melkor, vingando, assim, todos os seres humanos. E assim estariam concluídos os desígneos de Eru.

Mas como eu disse, esses dois últimos relatos, apesar de existirem, foram descartados por Tolkien.
 
O Tolkien chegou a escrever um epílogo para o Silmarillion, falando da segunda profecia de Mandos. Mas acabou sendo cortado no final, mas foi publicado no The Shaping of Middle Earth.

O Deriel traduziu esse texto em 2000, e vocês podem ler ele aqui.

Uma parte do texto diz o seguinte:

Naquela luz
os Deuses se tornarão de novo jovens, e os Elfos acordarão e todos os
seus mortos se levantarão, e o propósito de Iluvatar quanto a eles
estará cumprido. Mas dos Homens naquela dia a profecia não fala, salvo
apenas de Turin, e ela o nomeia entre os Deuses".

Os homens não habitarão mais o planeta? Seria uma nova era e um novo mundo para os elfos?

Os homens deixarão os limites do mundo e viverão com Eru?
 
Os homens não habitarão mais o planeta? Seria uma nova era e um novo mundo para os elfos?

Os homens deixarão os limites do mundo e viverão com Eru?
Não e Sim. Ou, simplesmente, talvez!

Na verdade, é exatamente o que é dito: "dos homens, a profecia não fala". Entenda isso de maneira literal e seca. Da forma como está escrito. Não fala e só.

Ou seja, nem Mandos podia prever o destino dos homens. Os elfos viviam presos em Arda, mas o destino dos Homens é desconhecido para todos. Apenas Eru sabe o que é feito dos humanos após a morte.







Mas se posso especular, digo que Túrin representava todos humanos ali. E se ele é citado entre os deuses, é porque todos os homens também se encontram nessa mesma situação. Eis que os humanos alcançaram a divindade! Mas isso é interpretação minha!
 
Nossa! Eu visualizei essa cena da última batalha entre Turin e Melkor 8-O
Esse seria o final dos finais e em grande estilo!
O mais legal, é que eu imagino tudo isso acontecendo agora, no nosso tempo. Afinal vivemos a continuidade do mundo de Tolkien, ou seja, a Segunda Profecia ainda não aconteceu.

Agora imagina nós aqui, levando nossas vidinhas. E, de repente, o sol e a lua se apagam e uma batalha entre uma sombra e uma estrela acontecem no céu. E a sombra cai sobre a terra.

Melkor e os Balrogs em meio a uma metrópole moderna e os exércitos dos Valar chegando pelos céus, descendo pela rota plana que liga Arda à Valinor!

Deixo o resto pra vocês imaginarem!
 
Obrigado Snaga.

Como Tolkien conhecia a Bíblia muito bem, parece que nos finais dos tempos, os homens iriam morar com Eru Ilúvatar na "Nova Jerusalém" (opinião minha), já que falamos de destinos escatológicos e os elfos retornariam com "força total" e dariam um novo sentido de vida ao mundo como conhecemos hoje.
 
É bom lembrar uma coisa: a Segunda Profecia foi descartada por Tolkien. Tùrin não luta com Melkor na última versão da Dagor Dagorath.
 
eu gostaria de viver esse acontecimento... e vcs???

luta entre bem e mal bem a moda dos livros, espadas, fogo e medo... eu lutaria ao lado de Túrin... :cool:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo