• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“De 10 vocábulos que escreveu, Tiririca errou nove”, diz promotor

Aff... Todos os políticos deveriam ser obrigados a fazer provinhas antes de se candidatarem. Não apenas pra provarem que não são analfabetos, mas também para mostrar conhecimentos na área em que vão atuar.

Deveriam mandar o Tiririca fazer uma redação. (:
 
imagina se todos os politicos tivessem que fazer o enem
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
iria ter cada pérola, eu ia rola no chão de tanto rir das respostas
uiashasuihasuihasuihauiashuiaias
 
Essa história toda virou "fail" para os estrangeiros.

095b28df-dac8-40e5-af10-f5285c629412.jpg
 
O fato da pessoa não ter instrução escolar não significa que ela não pode pensar. Isso é preconceituoso, esse julgamento prévio que vc faz. Ser deputado é ser representante da população brasileira. Todo brasileiro tem segundo grau completo e sabe ler e escrever? Não, então pq um representante desse povo precisaria? Se elegeu pois votaram nele, incontestável. Querer excluir por qq razão é sectarismo preconceituoso de uma elite branca instruída e rancorosa.

Então... Se eu disse algo muito ofensivo no meu post acima, minhas sinceras desculpas. Esclareço que não foi a minha intenção inicial e sim expressar meu descontentamento em relação à quantidade de coisas que a gente tem que estudar para ser bem sucedido, enquanto alguns, bem... a trajetória deles não inclui horas cansativas de estudo na madrugada. Pode ter uma parte preconceituosa pelo que eu falei aí em cima, mas algumas vezes fica esse sentimento mesmo: "olha, não estudou, ganha muito, então o que estou fazendo aqui, assistindo às aulas?" Meio que perde o sentido, tudo o que nós fazemos para chegar ao ponto de ter um belo emprego, entende?

Acho que isso desafia o sentido de que a educação é indispensável para se chegar lá, levando a uma certa desilusão da mesma.

Sei muito bem que existe gente que não precisou completar todas as séries para chegar ao topo de forma satisfatória, mas são rarissímas exceções, ao meu ver. Como uma certa pessoa conhecida minha disse hoje, existe gente que tem um talento muito grande que as faz se projetar bastante para frente. Agora eu lanço a questão: Se sem o ensino completo a pessoa chegou aonde chegou, imagina aonde ela iria parar se fosse mais estudada! Seria muito melhor combinar o talento com os estudos, não acha?

Acho que essas últimas palavras não tem nada a ver com: Ah, é pobre,é burro, nada disso... Infelizmente uma boa educação aqui no Brasil está atada a uma boa situação financeira, o que pode ter levado a sua interpretação de rancor elitista da minha parte.Pois é...

Não.

Só penso que a educação é muito importante e abre muito mais a mente das pessoas.Não haveria um enriquecimento das habilidades com mais tempo de estudo? Não é um exemplo mais estimulante a todos se uma pessoa obteve êxito pelo seu esforço e não apenas pelo seu potencial?

Então! É aqui, nesse ponto, que eu quero chegar!

E, infelizmente, tem gente sim que se candidata, só sabendo ler e escrever mesmo e sem nenhum pingo de consciência politíca, algum projeto de governo mais rico e conhecimento das áreas em que o Brasil deve investir mais. É preciso adquirir este conhecimento, sim, este não necessariamente proveniente (ah, como eu desejaria que fosse!) de uma fonte formal (colégio), embora seja mais difícil obtê-lo de outro modo e que seja tão qualificado quanto. Milhões de vezes mais complicado. E esse conhecimento formará melhor o politíco que será eleito, é ele que traz a sua consciência da dimensão exata dos problemas brasileiros e que o permitirá atuar de maneira mais eficiente.

Acho que fui clara agora, não fui?
 
Última edição:
Querer excluir por qq razão é sectarismo preconceituoso de uma elite branca instruída e rancorosa.

Elite branca? Que elite? Que brancos? Porra, querer ser governado/representado por alguém COMPETENTE, inteligente, que saiba ler BEM, escrever BEM, falar BEM, e, acima de tudo, conheça de forma crítica e racional a situação do país, sua história e necessidades é ser elitista?

Então sou elitista também, porque como todo 'elitista' quero um país de gente LETRADA, EDUCADA, SÉRIA, INTELIGENTE, e livre de preconceitos, ignorâncias e de palhaços de esquerda e direita que querem roubar minha grana e ainda vir com papinho burguês ou esquerdóide pra mim.

Eu trabalho e exijo que meu país seja governador por trabalhadores decentes e bem formados, que conheçam a máquina pública, que se importem de fato com meus anseios 'elitistas'.

Enquanto temos um palhaço sem dedo babaca que vem me impor um discurso ridículo de 'preocupação com os pobres', e vem oferecer esmolas na minha cara dizendo que 'nunca antes na história desse país' se fez isso ou se fez aquilo, como se ele conhecesse história, como se tivesse realizado algo de fato, como se tivesse mudado algo, como se o Brasil antes fosse um fosso, e agora um paraíso. Esses supostos 'Messias' políticos que deixam gente até inteligente fascinada com sua retórica de sindicalista oportunista que viveu a vida inteira mamando nas tetas de um partido, enfim... essa corja canalha que impõe uma moral que não respeitam, que afirma a própria ignorância como uma vitória perante os 'elitistas', sem um pingo de maturidade intelectual e arrogantemente estúpida e orgulhosa de sua estupidez... esses analfabetos são tão ruins quanto o Tiririca.

Mas eu não sou obrigado a ficar preso entre dois analfabetos. Diploma não é caráter mas falta de diploma é falta de qualificação, eleger esse palhaço, como tantos outros é o atestado de óbito da inteligência do eleitorado brasileiro.
 
Elite branca? Que elite? Que brancos? Porra, querer ser governado/representado por alguém COMPETENTE, inteligente, que saiba ler BEM, escrever BEM, falar BEM, e, acima de tudo, conheça de forma crítica e racional a situação do país, sua história e necessidades é ser elitista?

Então sou elitista também, porque como todo 'elitista' quero um país de gente LETRADA, EDUCADA, SÉRIA, INTELIGENTE, e livre de preconceitos, ignorâncias e de palhaços de esquerda e direita que querem roubar minha grana e ainda vir com papinho burguês ou esquerdóide pra mim.

Eu trabalho e exijo que meu país seja governador por trabalhadores decentes e bem formados, que conheçam a máquina pública, que se importem de fato com meus anseios 'elitistas'.

Enquanto temos um palhaço sem dedo babaca que vem me impor um discurso ridículo de 'preocupação com os pobres', e vem oferecer esmolas na minha cara dizendo que 'nunca antes na história desse país' se fez isso ou se fez aquilo, como se ele conhecesse história, como se tivesse realizado algo de fato, como se tivesse mudado algo, como se o Brasil antes fosse um fosso, e agora um paraíso. Esses supostos 'Messias' políticos que deixam gente até inteligente fascinada com sua retórica de sindicalista oportunista que viveu a vida inteira mamando nas tetas de um partido, enfim... essa corja canalha que impõe uma moral que não respeitam, que afirma a própria ignorância como uma vitória perante os 'elitistas', sem um pingo de maturidade intelectual e arrogantemente estúpida e orgulhosa de sua estupidez... esses analfabetos são tão ruins quanto o Tiririca.

Mas eu não sou obrigado a ficar preso entre dois analfabetos. Diploma não é caráter mas falta de diploma é falta de qualificação, eleger esse palhaço, como tantos outros é o atestado de óbito da inteligência do eleitorado brasileiro.

Não é bem assim não, e se for ter que escolher entre o palhaço Tiririca que é supostamente analfabeto, ou outro qualquer, mas honesto ou Maluf (e outros) prefiro os palhaços.
 

Eu acho muito mais falta de educação e respeito se valer de deficiências físicas para humilhar, depreciar. As pessoas que fazem isso, como vc, mesmo que eventualmente letradas, não quero que nunca me representem. Dizer que a pessoa é um ignorante em algum tema sem saber também é, no mínimo, falta de ética, pra ficar por aqui.



Outros quotes:

Sim, é óbvio que a educação é essencial, óbvio que a educação constrói o país, mas nítido também que a educação não chega ao acesso de todo mundo e, quem não considera isso como uma variante relevável, por favor, repense. Só não quero excluir essas pessoas onde a educação de primeira linha não chega da discussão social, ou seja, do universo da política.

O que falo é que a ausência de um diploma de doutorado não é razão para se ausentar da discussão social -da "política". Um político com doutorado em Sociologia pode - como já visto - ser muito pior que um político que terminou o segundo grau em supletivo. Pq não?

O que eu acho absurdo é essa necessidade de se impor um diploma, uma técnica específica para que a pessoa saia candidata. Continuar nessa linha é tornar qualquer cargo eletivo como cargo a ser preenchido por concurso público em prova de títulos e técnica.

Alguém falou em conhecimentos específicos acerca dos cargos que atua, mas pergunto, quais seriam para um deputado federal, que pode versar sobre todas as matérias mais comuns? Por isso não adianta falar sem propor uma solução.

E, desculpem, mas é muita inocência achar que os deputados, quaisquer fossem, os que estão lá ou os que gostaríamos que estivessem, tem conhecimento de tudo que votam. É exatamente por isso que cabe ao deputado ter um grupo de assessores de sua confiança - na teoria pessoas com orientação política semelhante e que podem preencher as lacunas técnicas e discutir com o primeiro a posição a ser tomada. Por isso acho que o deputado precisa ser ético e ter muito jogo de cintura, ser muito político. E, ainda, ter inteligência suficiente pra saber que se cercar de pessoas técnicas e competentes ao seu lado, na sua equipe.
 
Última edição:
Não é bem assim não, e se for ter que escolher entre o palhaço Tiririca que é supostamente analfabeto, ou outro qualquer, mas honesto ou Maluf (e outros) prefiro os palhaços.
Eu acho muito mais falta de educação e respeito se valer de deficiências físicas para humilhar, depreciar. As pessoas que fazem isso, como vc, mesmo que eventualmente letradas, não quero que nunca me representem. Dizer que a pessoa é um ignorante em algum tema sem saber também é, no mínimo, falta de ética, pra ficar por aqui.

Vc entendeu mesmo o que eu disse?:osigh:

Bom, concordo com você que algum filósofo ou um cientista, enfim, mera posse de um diploma ou conhecimento teórico sem conhecimento prático são empecilhos graves, como nossa república velha positivista.

Mas temos de te rum mínimo de educação, de conhecimento, de instrução política dos candidatos. Pô! é claro que um Tiririca é melhor que um Maluf, mas nós não precisamos ficar presos assim, entre a merda e a bosta, tem de ter caminhos intermediários.
 
Vejo muito nos post deste topico, uma frustação ligada a proporção entre estudo e sucesso profissional. mas e se os salario dos politicos não figurassem entre os maiores do país, sera q o sentimento seria o mesmo? O tom tem se mantido bem assim: "Po, eu estudo anos da minha vida, pra ser reconhecido assim, enquanto o cara q nunca se esforçou neste sentido(o q tambem pode ser um preconceito, porque falta de estudo nem sempre é consequencia de falta de esforço) tem um puta emprego?"

nao tiro o merito do raciocinio no tocante a reconhecimento financeiro, mas tira um pouco o foco do q realmente importa para se ocupar a posição de lider!!!

Porque lider politico tem de saber governar, e não necessariamente ser um catedratico em ciencias, humanas ou exatas. Alguns grandes lideres politicos surgiram de um meio totalmente não academico.

Muito de se liderar, se aprende com a vida!

Até pra ser professor não precisa ser necessariamente academico, basta ter conhecimento(o q pode ser diferente de cultura) e saber ensinar.

Eu ja tiva aula de poetica de chico buarque num buteco, por um pedreiro q não sabia nem ler nem escrever por exemplo...

obvio q este minha explanação não anula o grande potencial engrandecedor q um estudo pode vir a ocasionar no ser humano.

mas sera q o cerne da questão, para um politico, esta nisto?

eu acho q muito mais importante q provar se o tirica é analfabato, é provar sua ignorancia.

e isto pra mim, ele declarou na campanha dele: "sabe o q um politico faz? não? nem eu!"
 
Última edição:
Ele foi considerado "Analfabeto Funcional" e isso também não é permitido parar um constituinte.
E cara de palhaço tem a gente né?
 
até ai o roberto jefferson, super letrado, colocou um nariz de palhaço uma vez e lançou um cd de opera de zoação numa epoca q ele estava envolvido em escandalos.
 
O Senador Magno Malta está criando uma PEC para retirar a palavra analfabeto da Constituição, e ele deu uma explicação muito boa e para mim ele está certo, analfabetos podem votar, podem comandar negócio, podem colocar alguém lá, mas não podem ser eleitos? Não é democracia, é elitismo e como Conan falou: é mais um senso de "injustiça", aquele analfabeto tá lá e eu que me mato de estudar nao consigo um emprego?
 
qualquer busca de equilibrio de direitos, que foquem nas verdadeiras capacidades importantes para que a pessoa ocupe um função, dando chance a se pleitiar o cargo, num pais onde para muitos(muitos mesmo) alfabetização é um luxo, pode vira a ser bem valida.

alfabetização não é igual a conhecimento(afora da ciencia da lingua em si), mas um meio de acesso ao mesmo(um imenso meio é verdade), o qual por um lado nem todos dispomos, e por outro nem sempre é essencial a sabedoria.

um pescador de longa data provavelmente vai entender muito mais do mar do q um comandante de esquadra da marinha(num exemplo generalista)

minha unica preucupação com isto tudo, e relegar o importancia da leitura a um segundo plano, quando na verdade devia se buscar cada vez mais q tal ferramenta fosse inclusiva.

so acho q ela não deve ser parametro para se considerar alguem melhor ou mais preparado para a maioria dos casos, inclusive naqueles onde a função é representar uma parcela da sociedade. pra isto é muito mais importante se conhecer a luta daquela parcela da sociedade, e ter espirito empreendedor e de liderança. e em grande parte isto não se ensina, se adiquiri por inspiração, seja pela palavra do poeta, seja pela dor da fome. de resto é mais se instruir no jogo politico(q geralmente demanda entrar no jogo sujo, de um jeito ou de outro :/ ).
 
Promotor fudido!

Segundo informações dos organizadores do teste, o tiririca sabe le e escrever sim, dos 30 pontos ele fez 22, logo então ele sabe ler e escrever, e seu vocabulario esta esta na media Brasileira!

Segundo informações tambem, 90% dos politicos não fazem os 30 pontos!

Isso só mostra o quão devemos nos envergonhar da política em nosso país!!!:osigh:



Eu acho isso de um esquerdismo burro absurdo. Querer que nossos representantes tenham um mínimo de condição de exercer o cargo para o qual foram eleitos é ser elitista? É ser preconceituoso? Não é.

Não tem nada a ver com "ser representante do povo", tem a ver com ser "o melhor representante para o nosso povo", de forma que ele possa ajudar todo o nosso povo se desenvolver, melhorar de vida e ir adiante.

Ser nosso representante não quer dizer ser nosso igual em nossas falhas. Ele tem que representar o melhor de nós.

Fora com esse esquerdismo burro.


E faço uma comparação: se você for preso ou indiciado por alguma razão, quem você vai querer que te defenda perante um juiz, um cidadão comum como todos nós ou um advogado formado e experiente? Afinal, estará te "representando"! :sacou:
 
Para lhe defender um advogado deve ter um diploma de direito, mas um político tem assessores, ou você acha que quem redige as leis são os políticos? São poucos os que o fazem. Informação vinda direta de um Senador, (Senador Magno Malta em 19/11/2010 na TV Senado).

Mas não falo só de diploma, falo de um mínimo de conhecimento de como funciona ao menos o legislativo, uma certa noção de ciência política, ou alguma experiência legislativa anterior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo