1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dark Sun: absurdo!

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Armitage, 31 Dez 2007.

  1. Armitage

    Armitage Usuário

    Ok, isso merece um tópico à parte.

    É um absurdo! Um ultraje!!! O que os autores fizeram com o cenário Dark Sun é uma das piores coisas que já vi na vida!!! Pior até do que a White-Wolf fez com Vampire!!! Deixe-me contar rapidamente:

    Recebí meu tão aguardado Box de campanha Dark Sun à poucos dias. Li e achei o máximo!

    Essa descrição é simplismente fantástica! Um mundo extremamente inóspito e desolado, com recursos naturais exauridos, onde os poucos habitantes lutam pela sobrevivência numa brutal "seleção natural". Só uma região é descrita por ser conhecida pelos habitantes, o resto é desconhecido, misterioso. A magia é vista como maligna e quem a utiliza é visto como um bruxo. Ninguem sabe ler ou escrever e costumes são passados por tradição oral. Lembra muito (como o colega Taverneiro citou no outro tópico) o gênero de fantasia Sword & Sorcery (como a Era Hiboriana de Conan) geniosamente misturada com genero pos-apocaliptico (como Dying Earth, Mad Max, etc.), onde impera um ethos nietcheniano, a "lei do mais forte".

    Esse é o Dark Sun que quebrou barreiras, transbordou originalidade e recebeu elogios quando foi lançado, em 1991.

    - - - -

    Então, 4 anos depois...

    Os autores resolvem lançar a edição "Dark Sun Revised and Expanded" onde avançam o cenário 10 anos no futuro, incluindo aí metaplots de uma dúzia de novelas (de qualidade questionável) além de expandir as terras conhecidas e revelar todo o passado no mundo nos mínimos detalhes, não deixando nenhum "espaço em branco" sequer:

    (preparem-se... )

    - a origem do mundo revelada, tudo começou com uma raça antiga altamente avançada, a primeira raça na face do planeta, a Uber-race, os halflings bio-engenheiros. Sim, você ouviu bem - HALFLINGS BIO-ENGENHEIROS!!! Foram eles que fizeram a besteira de mudar a cor do Sol, e que desencadeou o processo de degradação do planeta;

    - >> o mundo que era um grande deserto quente e inóspito agora tem regiões distantes reveladas e ... surpresa!!! ... existem mares, lagos e regiões temperadas;

    - >> os 7 déspotas que dominavam algumas cidades-estado no deserto, chamados Reis-Feiticeiros, têm seu passado revelado - são todos um bando de amigos do passado que seguiam o mesmo culto e foram encarregados de fazer uma Guerra Mundial ou algo assim, e acabaram fazendo besteira e se separando no caminho(lembrei minha turma de formandos do colégio); E o pior - como parte do processo da basteira que fizeram, todos estão se transformando em dragões. Sim, você ouviu bem, os autores resolveram fazer destes os "Vilões" do cenário e os transformaram em dragões. (Patético !? é pouco.. );

    - >> a origem do psionismo é revelada: não, não foi resultado de um processo de evolução natural dos seres vivos num ambiente tão inóspito - foi resultado da mudança de cor do sol !!! MUDANÇA DE COR DO SOL !! (alguem aí lembrou de Krypton ? Kal'El ? SUPER-HOMEM !? ). Um belo dia o sol muda de cor e TCHARAM!!! Agora eu tenho super-poderes-psiônicos!!

    - >> o metaplot mostra um bando de heróis (heróis?) se unindo igual aos "Super-Amigos" para matar o dragão, acabar com a tirania em Athas e salvar o mundo da injustiça e ...

    - >> o subtítulo dessa nova "fase" é ... the Age of Heroes (a ERA DOS HERÓIS!!! ), e sugere a união de aventureiros com o objetivo de salvar o planeta. O primeiro bando de heróis já matou um Dragão, e clama à outros grupos de heróis a fazerem o mesmo.



    - - - - -

    Conclusão:

    SALVAR O PLANETA ?? MATAR OS DRAGÕES !??? GRUPOS DE HERÓIS !!?? ARRRGHHHH!!!


    O que era um cenário altamente original em seu lançamento, que jogava no lixo convenções típicas de fantasia, onde heroísmo não existia (Athas ría na cara de "heróis" desidratados morrendo sob sol escaldante ) e sobreviver para ver o próximo dia já era uma aventura em si, se tornou mais um pastiche de high-fantasy com alto heroísmo e déspotas artificialmente malignos. E o próprio mundo, que era uma wasteland pós-apocaliptica cruél e misteriosa, passa a ter mares, lagos e terras férteis, e se torna mais um playground de aventureiros indo de lá pra cá para salvar o mundo.

    Enfim, quem acha que os autores deveriam pedir desculpas em público e em seguida cometer SEPPUKU*, por favor levante a mão. Taverneiro? Sky? Elda? TT1? Elminster? Anyone !!

    *suicídio ritual com o intuito de preservar a honra, praticado no japão feudal;
     
  2. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Odiei tais mudanças, acho que seppuku é pouco, mas quem tem o cenário de Robert E. Roward não precisa de Dark Sun em minha modesta opinião!!!
     
  3. TT1

    TT1 Dilbert

    É tão medíocre que eu só consigo rir. É por essas e outras que eu fiquei na 2ª edição
     
  4. Arcavius

    Arcavius Ezio Auditore da Firenze

    Que "avanço" tosco! Bio-engenheiros? Psiônicos por cor do Sol? Bem que dizem que a continuação é pior que o primeiro. Lógico que tem excessões (bem poucas, na verdade), mas esse Dark Sun virou cenário de Gurps com a besteira que os autores fizeram
     

Compartilhar