• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dark Sun: absurdo!

Armitage

Usuário
Ok, isso merece um tópico à parte.

É um absurdo! Um ultraje!!! O que os autores fizeram com o cenário Dark Sun é uma das piores coisas que já vi na vida!!! Pior até do que a White-Wolf fez com Vampire!!! Deixe-me contar rapidamente:

Recebí meu tão aguardado Box de campanha Dark Sun à poucos dias. Li e achei o máximo!

segue um resumo pra quem não conhece:

Bem vindo à Dark Sun:
No passado um planeta azul repleto de vida, hoje Athas é um mundo estéril e desolado devido ao uso excessivo da magia e à decadência de seu Sol. Um mundo castigado esquecido por deuses e pela própria esperança. Recursos naturais foram exauridos e a escassês de metal resulta no uso de madeira, ossos e pedra para armas e utensílios. Numa terra tão inóspita e impiedosa, mesmo as mais mundanas criaturas desenvolveram capacidades psiônicas na constante luta pela sobrevivência. Água é muito valiosa, já que ha muito deixou de fluir na superfície e só pode ser encontrada em oáses, riachos, ou lencóis d`água subterraneos. O único oceano que existe é o Sea of Silt (Mar de Pó), um mar inteiro composto inteiramente de silt (pó) tão fino que não aguenta o peso de um homem.

Não bastasse os proprios elementos, fauna e flora estarem contra você, comunidades isoladas matam forasteiros, bandos de escravizadores procuram por vítimas no deserto, tribos de canibais selvagens se escondem nas poucas florestas que sobraram. Em Athas sobreviver ao dia segunite já é uma vitória - aqui, morte natural por idade avançada é considerada um grande feito e motivo de celebrações.

Essa descrição é simplismente fantástica! Um mundo extremamente inóspito e desolado, com recursos naturais exauridos, onde os poucos habitantes lutam pela sobrevivência numa brutal "seleção natural". Só uma região é descrita por ser conhecida pelos habitantes, o resto é desconhecido, misterioso. A magia é vista como maligna e quem a utiliza é visto como um bruxo. Ninguem sabe ler ou escrever e costumes são passados por tradição oral. Lembra muito (como o colega Taverneiro citou no outro tópico) o gênero de fantasia Sword & Sorcery (como a Era Hiboriana de Conan) geniosamente misturada com genero pos-apocaliptico (como Dying Earth, Mad Max, etc.), onde impera um ethos nietcheniano, a "lei do mais forte".

Esse é o Dark Sun que quebrou barreiras, transbordou originalidade e recebeu elogios quando foi lançado, em 1991.

- - - -

Então, 4 anos depois...

Os autores resolvem lançar a edição "Dark Sun Revised and Expanded" onde avançam o cenário 10 anos no futuro, incluindo aí metaplots de uma dúzia de novelas (de qualidade questionável) além de expandir as terras conhecidas e revelar todo o passado no mundo nos mínimos detalhes, não deixando nenhum "espaço em branco" sequer:

(preparem-se... )

- a origem do mundo revelada, tudo começou com uma raça antiga altamente avançada, a primeira raça na face do planeta, a Uber-race, os halflings bio-engenheiros. Sim, você ouviu bem - HALFLINGS BIO-ENGENHEIROS!!! Foram eles que fizeram a besteira de mudar a cor do Sol, e que desencadeou o processo de degradação do planeta;

- >> o mundo que era um grande deserto quente e inóspito agora tem regiões distantes reveladas e ... surpresa!!! ... existem mares, lagos e regiões temperadas;

- >> os 7 déspotas que dominavam algumas cidades-estado no deserto, chamados Reis-Feiticeiros, têm seu passado revelado - são todos um bando de amigos do passado que seguiam o mesmo culto e foram encarregados de fazer uma Guerra Mundial ou algo assim, e acabaram fazendo besteira e se separando no caminho(lembrei minha turma de formandos do colégio); E o pior - como parte do processo da basteira que fizeram, todos estão se transformando em dragões. Sim, você ouviu bem, os autores resolveram fazer destes os "Vilões" do cenário e os transformaram em dragões. (Patético !? é pouco.. );

- >> a origem do psionismo é revelada: não, não foi resultado de um processo de evolução natural dos seres vivos num ambiente tão inóspito - foi resultado da mudança de cor do sol !!! MUDANÇA DE COR DO SOL !! (alguem aí lembrou de Krypton ? Kal'El ? SUPER-HOMEM !? ). Um belo dia o sol muda de cor e TCHARAM!!! Agora eu tenho super-poderes-psiônicos!!

- >> o metaplot mostra um bando de heróis (heróis?) se unindo igual aos "Super-Amigos" para matar o dragão, acabar com a tirania em Athas e salvar o mundo da injustiça e ...

- >> o subtítulo dessa nova "fase" é ... the Age of Heroes (a ERA DOS HERÓIS!!! ), e sugere a união de aventureiros com o objetivo de salvar o planeta. O primeiro bando de heróis já matou um Dragão, e clama à outros grupos de heróis a fazerem o mesmo.



- - - - -

Conclusão:

SALVAR O PLANETA ?? MATAR OS DRAGÕES !??? GRUPOS DE HERÓIS !!?? ARRRGHHHH!!!


O que era um cenário altamente original em seu lançamento, que jogava no lixo convenções típicas de fantasia, onde heroísmo não existia (Athas ría na cara de "heróis" desidratados morrendo sob sol escaldante ) e sobreviver para ver o próximo dia já era uma aventura em si, se tornou mais um pastiche de high-fantasy com alto heroísmo e déspotas artificialmente malignos. E o próprio mundo, que era uma wasteland pós-apocaliptica cruél e misteriosa, passa a ter mares, lagos e terras férteis, e se torna mais um playground de aventureiros indo de lá pra cá para salvar o mundo.

Enfim, quem acha que os autores deveriam pedir desculpas em público e em seguida cometer SEPPUKU*, por favor levante a mão. Taverneiro? Sky? Elda? TT1? Elminster? Anyone !!

*suicídio ritual com o intuito de preservar a honra, praticado no japão feudal;
 
Odiei tais mudanças, acho que seppuku é pouco, mas quem tem o cenário de Robert E. Roward não precisa de Dark Sun em minha modesta opinião!!!
 
É tão medíocre que eu só consigo rir. É por essas e outras que eu fiquei na 2ª edição
 
Que "avanço" tosco! Bio-engenheiros? Psiônicos por cor do Sol? Bem que dizem que a continuação é pior que o primeiro. Lógico que tem excessões (bem poucas, na verdade), mas esse Dark Sun virou cenário de Gurps com a besteira que os autores fizeram
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo