• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Daonde veio esse negócio de Fëa. Hroa e Fána?

Rúmil

Usuário
Eu sempre li muito os livros do Tolkien e sempre estudei sua vida, mas nunca vi daonde surgiu esse negócio de Fëa, Hroa e Fána. Será que alguém sabe?
 
Então... Eu não sei mesmo! Acho que isso tudo tem um caráter meio exotérico demais pro Tolkien... Ele era católico assíduo... Mas sei lá, de repente ele mesmo quem criou esses termos. Só perguntei porque nunca vi NADA que mencione esses termos nos textos dele.
 
Andiara disse:
Como assim? de onde ele tirou a idéia? ... ñ foi invenção própria ñ? :roll:

Não é da onde que Tolkien tirou mas sim de que fonte nós tiramos a ideia de Fëa, Hröar e Fána. :wink:
 
Eu ainda não li o contos, mas até agora nos livros que eu li não tinha nada constando inclusive no Silma !! :wink:
 
Então, Berserk, você está dizendo que esse negócio todo NÃO FOI invenção do Tolkien????


Hum... Interessante...
 
Deve estar em algum HoME ou nas cartas mesmo.... eu também queria saber....

Acho que foi o Tolkien que inventou esses nomes, mas baseado em coisas de mitologias.... AH!!!!

O que são Fëa, Hroa e Fána? Tudo não é a alma?
 
Meu, pra te falar a verdade, eu fiquei sabendo que Fëa Hroa e Fána existiam há muito pouco tempo. Mas, na boa, eu não sei se isso vem do próprio Tolkien ou não. Bom, eu nunca li todas as cartas dele, mas acho difícil que tenha sido ele quem tenha criado esses termos pois, sendo católico convicto como ele era, pressuponho que não levasse tais coisas tão em conta. Esses termos demonstram um certo exoterismo que não fica visível em NENHUM texto de Tolkien, sejam nos livros clássicos (O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Contos Inacabados de Númenor e da Terra Media, As Aventuras de Tom Bombadil) ou em outros textos dele.
 
Rúmil disse:
Então, Berserk, você está dizendo que esse negócio todo NÃO FOI invenção do Tolkien????


Hum... Interessante...

Veja bem... eu não disse nada disso !!
Eu apenas disse que até aonde eu li não constava nada... pode ser que esteja escrito em alguma carta.

Eu ainda não li todas as cartas por isso eu não posso afirmar nada assim com convicção. :wink:
 
Ah tá... Então você tá no mesmo pé que eu, hehehehehe! Ambos não temos base suficiente nesse assunto!

Mas valew mesmo assim!
 
Fána e hröa eu também não sei de onde veio...
mas fëa é o nome élfico para espírito.

Exemplo: Fëanor (fëanaro em quenya original) = espírito de fogo
 
A maior parte do que se sabe sobre o Fána e o hröa vem de textos como HoME's, cartas e outros mesmo, visto que esse não era um assunto de vital importancia para as histórias, e sim apenas um complemento extra-textual. Não faria sentido explicar esses conceito em um livro como o Silma ou o CI.
jah sobre o Fëa, o Proview acabou de explicar!
 
Fána era a vestimenta que os Ainur utilizavam; ele era física sim, mas fruto da mente do Ainur; quando assumia essa vestimenta, o Ainu não precisava comer nem dormir, embora sentisse prazer fazendo isso. O Silmarillion fala sobre os fánar sim, mas sem usar esse nome; ele fala das "vestes dos Valar".

Os hröar (singular hröa) eram os corpos dos Encarnados (ou seja, dos Filhos de Ilúvatar) e também de algumas "personalidades", como os próprios Istari. Ao contrário dos fánar, os hröar precisavam de descanso e alimento, por isso e por serem feitos da mais pura matéria de Arda, eles eram mais "pesados" que os fánar.

Como já foi dito, fëa é simplesmente o espírito.

Se não me engano, os nomes só são ocorrem no Etimologias, no HoME 5.
 
Hum... Interessante...

Eu queria dar um look nesses tais de HoME... O que seria isso? E aonde eu encontro?

Valew!
 
Eu estava fuçando por aí e li que Hröa é uma palavra élfica que tem no a Lexicon Quenya....

É, parece que esses termos foram inventados pelo Tolkien mesmo...

Hehe!
 
Você pode ler uma resenha de cada volume da série Histoy of Middle-Earth na seção Bibliografia, aqui na Valinor.

Os termos fëa e hröa são relativamente comuns nos textos de Tolkien que estão nessa série. Em muitos textos traduzidos você vai encontrar o uso deles (inclusive podendo acompanhar alguma evolução na aplicação/sentido deles: o termo "hröa", por exemplo, já teve um valor mais amplo do que o que passou a ser usado depois).

"Fána", especificamente, aparece em um livro de partituras chamado "The Road Goes Ever On", com canções do Senhor dos Anéis musicadas. O significado de fána aparece em muitos lugares (inclusive noSilmarillion), mas o termo especificamente, eu só conheço daquela fonte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo