• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dan Brown no banco dos réus

DragonSoul

Usuário
Alguns pequenos SPOILERS... Mas... Tem alguém que ainda não leu esse livro? o_O

_________________________________________________________________

Autor de Código Da Vinci é acusado de plágio


LONDRES- A estréia britânica do filme baseado em 'O Código Da Vinci', de Dan Brown, pode ser atrasada ou suspensa devido ao processo por plágio apresentado contra a editora, informa hoje o diário "The Times".


Michael Baigent e Richard Leigh, autores de 'The Holy Blood and the Holy Graal' (O Sangue Santo e o Santo Grial), sustentam que Brown plagiou em seu romance a complexa estrutura do livro que eles escreveram há 22 anos.


Brown, a quem 'O Código da Vinci' transformou em multimilionário, comparece hoje perante um tribunal londrino para prestar testemunho a favor da editora Random House.


O resultado do julgamento pode ter repercussões sobre a lei de "direitos autorais" já que estabelecerá até que ponto um autor pode tomar emprestadas idéias de outro.


Se o juiz der a razão aos querelantes, estes podem tentar obter um mandato judicial que afetaria tanto as vendas do livro como o próprio filme.


Baigent e Leigh argumentam que o livro de Brown, uma história de conspirações e assassinatos, é baseado na teoria que eles expõem em seu próprio livro, fruto de mais de 10 anos de pesquisas.


Segundo os dois autores, Brown utilizou a hipótese central de seu livro: que Jesus se casou com Maria Madalena, com quem teve um filho, se criando uma linha de sangue que seria protegida ao longo dos séculos por sociedades secretas.


Baigent e Leigh sustentarão além disso, segundo antecipa "The Times", que há em "O Código Da Vinci", várias referências específicas a seu livro e que, por exemplo, o personagem Leigh Teabing é uma homenagem a eles mesmos: Leigh é Richard Leigh enquanto em Teabing aparece em diferente ordem as letras do sobrenome Baigent.


'O Código Da Vinci', que conta a história de um analista em simbologia da Universidade de Harvard que descobre uma conspiração que data de dois mil anos, foi traduzido para 44 idiomas, e já foram vendidos mais de 40 milhões de exemplares.


Segundo a revista "Forbes", Dan Brown ganhou US$ 76,5 milhões entre junho de 2004 e junho do ano seguinte.

Não sei vocês, mas acho que essa teoria já deve ter sido levantada por vários interessados no assunto. Se foi plágio ou não, realmente não sei, até pq nem li esse livro pelo qual o acusaram, mas, acho possível ele ter sim lido, gostado, achado uma coisa interessante, e daí ter começado o CDV... Pra dizer a verdade, como já foi até levantado aqui, Dan Brown tem uma síndrome né? hehehe... Por isso eu fico um pouco na dúvida sobre o plágio, não sei qual veio primeiro, se foi o "Anjos & Demônios" ou "O Sangue Santo e o Santo Graal" (Já que CDV e A&D se parecem muito em alguns pontos)... Mas tudo bem, o ponto alto da acusação é que ele copiou algumas idéias, e não o todo...

Vamos esperar pra ver né? Só espero que não atrasem tanto a data de estréia do filme, pq eu estou louco pra ver!!!
 
Buenas, não sei se é ou não um plágio descarado já que não li o tal do "livro gênese", mas o que não se copia hoje em dia? É mais ou menos aquela história que teve com a Rowling, de plágio e bla bla bla... Oras, histórias de bruxinhos, assim como de mistérios acerca de Jesus e a Igreja existem aos totolhões... o que a Rowling fez foi mandar um bruxo e seus amigos a uma escola e tal... e o Dan Brown, dentro ainda desses clichês todos possíveis fez um livro sobre um assunto saturado, isso em qualquer tipo de mídia.

Enfim, a velha questão da originalidade... e isso todo mundo sabe que o Sr. Dan Brown não tem, etc.
 
Eu pessoalmete acho que esse processo é mais dor de cotovelo e ganância, para ser plagio seria preciso mais que pegar a ideia principal...se for assim O Evangelho Segundo Jesus Cristo do Saramago tambem é plagio. Lá Cristo tambem se casa com Maria Madalena....essa teoria é muito antiga....e Narnia seria um plagio da Bilblia....é forçar a barra por grana...e o pior é que eles podem ganhar.
As coisas já são complicadas hj, se eles ganharem a lei de direitos autoraus vai virar um inferno, tudo vai valer processo. Não vamos muito longe...o livro Amigos Secretos da Ana Maria Machado que homenageava Lobato foi embargado pela família dele por anos por que ela se isnpirou no seu metodo e criou uma estoria muito original que supera em alguns aspectos o homenageado. A familia (familia de escritor morto pra mim tinha que ser banida pro infeno de Dante, lá pro nono circulo) encrencou não foi nem com o livro mas em não estar recebendo direitos autorais ....muita baixaria!
 
Concordo com isso que Arwen_Tinuviel disse. Sobre tudo. Se os caras ganharem o processo de direitos autorais vai ser uma coisa de louco. Vai seu uma reviravolta louca!
Dessa do Monteiro Lobato eu não sabia... Que sacana a família... hehehe... Devia estar acabando a grana! :P
 
Olha, temos dois lados a analisar neste caso.

Claro que alguns casos nos mostram que os direitos autorais servem como manipulação para a publicação ou não de certas obras que assumidamente foram baseados em estilos de outros autores, como o caso do Lobato, citado acima, e isso é ruim. Neste caso uma pessoa trabalha tendo outra como um exemplo, seria quase uma homenagem.

Mas imaginem só outra situação: você passa dez anos trabalhando, estudando e faz um livro, ae vem um malandro e lança o material dos seus estudos como se fossem dele, copia descaradamente o que você fez e ainda por cima fatura uma puta grana em cima disso.

Sério, eu não ficaria nem um pouco contente se a segunda situação fosse comigo. O que eu não sei dizer é até que ponto Brown copiou o outro livro (se copiou). Caso ele realmente tenha plagiado, ele tem que ser punido, sim, pois isso é uma tremenda sem-vergonhisse.
 
Bagrong disse:
Olha, temos dois lados a analisar neste caso.

Claro que alguns casos nos mostram que os direitos autorais servem como manipulação para a publicação ou não de certas obras que assumidamente foram baseados em estilos de outros autores, como o caso do Lobato, citado acima, e isso é ruim. Neste caso uma pessoa trabalha tendo outra como um exemplo, seria quase uma homenagem.

Mas imaginem só outra situação: você passa dez anos trabalhando, estudando e faz um livro, ae vem um malandro e lança o material dos seus estudos como se fossem dele, copia descaradamente o que você fez e ainda por cima fatura uma puta grana em cima disso.

Sério, eu não ficaria nem um pouco contente se a segunda situação fosse comigo. O que eu não sei dizer é até que ponto Brown copiou o outro livro (se copiou). Caso ele realmente tenha plagiado, ele tem que ser punido, sim, pois isso é uma tremenda sem-vergonhisse.


Vc não está errado...mas não creio que a acusação seja de todo verdaderia, posso estar errada mas isso me cheira a dor de cotovelo e grana...
 
Com certeza se tiver sido plágio ele deve ser punido, lógico. Só acho que o assunto em questão, as teorias e tal, são tão cogitadas que fica difícil dizer quem realmente as criou.
 
O livro que se diz da onde ele plagiou as idéias já é bem conhecido, e tem boa fama entre aqueles que acreditam na história do Graal, não acho que ele seria "tolo" a ponto de copiar algo tão conhecido, seria como plagiar a bíblia, todos iriam reconhecer, e depois, são gêneros diferentes, O código é ficção, precisa de um livro, ou fatos "científicos" para ter base realista e convencer mais o público...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo