• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dalai Lama anuncia intenção de ceder o poder político a um líder eleito

Como disse o Deriel, é uma ditadura (talvez ditadura seja uma palavra forte para o que realmente acontece), mas não é democrático, é teocrático, aceitam por sem um enviado, ou uma reencarnação "divina".
 
Última edição:
Como disse o Deriel é uma ditadura (talvez ditadura seja uma palavra forte para o que realmente acontece), mas não é democrático, é teocrático, aceitam por sem um enviado, ou uma reencarnação "divina".

Deriel não é uma ditadura nem reencarnação divina, ele é o próprio Deus. Adorai, pois! Ou não. Contanto que obedecei!

Falando sério agora, era mesmo muito parecido, essa teocracia com o papado. Em vez de falarmos de democracia na eleição, falemos de conciliarquia, isto é, um grupo de líderes religiosos escolhem um líder para si e que detém certo poder temporal.
 
Última edição:
Deriel não é uma ditadura nem reencarnação divina, ele é o próprio Deus. Adorai, pois! Ou não. Contanto que obedecei!

Falando sério agora, era mesmo muito parecido, essa teocracia com o papdo. Em vez de falarmos de democracia na eleição, falemos de conciliarquia, isto é, um grupo de líderes religiosos escolhem um líder para si e que detém certo poder temporal.

Já coloquei a vírgula que eu tinha me esquecido de pôr!
 
Deriel não é uma ditadura nem reencarnação divina, ele é o próprio Deus. Adorai, pois! Ou não. Contanto que obedecei!

Falando sério agora, era mesmo muito parecido, essa teocracia com o papdo. Em vez de falarmos de democracia na eleição, falemos de conciliarquia, isto é, um grupo de líderes religiosos escolhem um líder para si e que detém certo poder temporal.

Tudo isso num sentido bem grosseiro, claro. O conceito de Deus no Budismo é muito, muito vago, e nem sei se faz muito sentido utilizar.
 
Tudo isso num sentido bem grosseiro, claro. O conceito de Deus no Budismo é muito, muito vago, e nem sei se faz muito sentido utilizar.

Eu usei errado teocracia, isso se referiria pouco ao budismo e mais a uma certa concepção de papado, o cesaropapismo, que só foi moda na Europa um tempinho aí.

Para o grosso da história da Igreja e para o budismo, seria melhor falarmos em hierocracia. Ver os hierarcas das Igrejas Ortodoxas.
 
Tudo isso num sentido bem grosseiro, claro. O conceito de Deus no Budismo é muito, muito vago, e nem sei se faz muito sentido utilizar.

Para eles nem existe o conceito de Deus, Buda foi à revelia tornado divino, em geral nas religiões (religião também não é a palavra certa) orientais, o conceito de Deus é totalmente diferente das religiões ocidentais.
 
Para eles nem existe o conceito de Deus, Buda foi à revelia tornado divino, em geral nas religiões (religião também não é a palavra certa) orientais, o conceito de Deus é totalmente diferente das religiões ocidentais.

Já ouviu falar de Brahman? Como não existe? Mas para eles è puro conceito, diferente de nós, que é conceito E Pessoa. Para nós Deus é relação, diálogo, o budismo pensa Deus como o Uno, onde nos libertamos do samsara e alncaçamos a moksha.

Pura mística, pouca fé. Pela 'nossa' fé a salvação vem por Cristo, que é onde Deus se entrega na maior relação possível.
 
Já ouviu falar de Brahman? Como não existe? Mas para eles è puro conceito, diferente de nós, que é conceito E Pessoa. Para nós Deus é relação, diálogo, o budismo pensa Deus como o Uno, onde nos libertamos do samsara e alncaçamos a moksha.

Pura mística, pouca fé. Pela 'nossa' fé a salvação vem por Cristo, que é onde Deus se entrega na maior relação possível.

Para eles budistas, e eu disse em geral, não que é unanimidade.
 
O Dalai Lama é uma figura a ser respeita, promotor da paz e de valores primordiais para nossa sociedade.


Dalai Lama e Bento VXI são duas figuras, que apesar de pertencerem a credos religiosos diferentes, promovem um bem comum a toda humanidade.
 
O Dalai Lama é uma figura a ser respeita, promotor da paz e de valores primordiais para nossa sociedade.


Dalai Lama e Bento VXI são duas figuras, que apesar de pertencerem a credos religiosos diferentes, promovem um bem comum a toda humanidade.

Mas não num sistema totalitário, o que quer dizer não-democrático. Não tem nada a ver com uso de força.
 
O Dalai Lama é uma figura a ser respeita, promotor da paz e de valores primordiais para nossa sociedade.


Entre o Papa e o Dalai Lama nesse quesito de promoção da paz eu sou infinitamente muito mais o segundo, até porque o atual Papa Bento XVI pra mim não fede nem cheira.

E logicamente com menção mais que honrosa a Madre Tereza de Calcutá esta sim era campeoníssima na promoção da paz.
 
Depende do que você quer dizer com 'não fede nem cheira'. Promoção da paz sem defesa da verdade é pacifismo ingênuo, não defesa de valores sérios. Nisso, defesa da verdade contra o relativismo, o Santo Padre é campeão.
 
Depende do que você quer dizer com 'não fede nem cheira'.

Perto do que fez o seu antecessor, o pontificado do Bento XVI ainda é muito discreto nessa área.

Me lembro do João Paulo II de forma bastante ativa fazendo muitos contatos e/ou recebendo ou visitando pessoalmente grandes líderes mundiais como Ronald Reagan e Gorbachev e o contato ou a visita do santo padre em algum ponto por menor que seja foi muito positivo pra que pouco tempo depois ocorresse aquele grande encontro histórico entre os dois (ex presidentes de EUA e a antiga URSS) que marcou a partir dali o inicio do fim da Guerra Fria entre as duas superpotências e pouco tempo depois a queda do muro de Berlim.
 
Mas João Paulo II era uma criatura iluminada, não gosto mesmo de comparar. Bento XVI tem maiores contribuições no campo intelectual e filosófico, a meu ver.
 
João Paulo II ao meu ver soube executar muitíssimo bem uma atribuição muito importante que todo papa deve sempre fazer que é usar a sua imensa representatividade (chefe máximo da igreja católica + chefe de estado) em prol da pacificação mundial.

E depois do seu pontificado, ficou esse legado importantíssimo que deveria ser bastante seguido pelos seus sucessores e por mais que o Bento XVI tenha virtudes em outras áreas, ele não pode passar muito em branco nisso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo