• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

#dagorlad - Um canal sobre Obras no IRC

Olwë

Usuário
O grupo Valinor tem um canal no IRC (Brasnet), para reunir a comunidade de fãns. É o #terramedia.
Quem já conhece o #terramedia, no entanto, sabe que nele não é muito fácil acontecer boas discussões sobre a obra de Tolkien.
Os usuários entram para conversar sobre amenidades e fazer amigos. O #terramedia está perdendo a vocação literária.
Para revigorar esse espaço, um operador do #terramedia (o Earendil, da Equipe Valinor) está planejando abrir um canal paralelo, exclusivamente para debates sobre a obra de J. R. R. Tolkien, com temas e horários marcados (o nome provisório é #dagorlad). Tudo organizado e moderado (ou seja: se houver muita gente no canal, pra falar, o usuário terá que pedir a palavra para o operador e esperar a sua vez). Mais ou menos nos moldes do #TheHallofFire, o famoso canal para debates tolkienianos da theonering.net.

A idéia ainda está no papel, e sugestões são muito bem vindas.
Uma das principais preocupações é garantir o nível do debate, e assegurar que os temas serão de interesse da comunidade que freqüenta o #terramedia e o Forum Valinor.

Esse canal paralelo, para debates, não funcionaria o tempo todo. Apenas nos dias e horários marcados (com alguma antecedência). O agendamento dos temas e datas poderia (talvez) ser feito aqui na área de obras do Forum.

O público alvo coincide exatamente com os usuários do subfórum Obras do Fórum valinor. Por isso, é importante que vocês dêem sugestões.

Não é por outra razão que eu abri este tópico justamente aqui. E peço aos moderadores que o mantenham aberto, apesar de não ser um tópico propriamemente sobre a obra.

A grande questão é: Vocês estariam interessados em discutir Tolkien em tempo real, no IRC?
 
Não sei... Acho que se for controlado assim, não vai ter muita graça. Mas claro que tem que ser só sobre as obras. Eu acho que não funciona, porque se liberar, o pessoal foge do assunto, se ficar controlando, o treco fica monótono.
 
No que depender de mim, o tópico fica aberto.

O #terramedia realmente não é mais um canal de discussões sobre a obra de Tolkien, é para pessoas que se conhecem conversarem e fazerem amigos, muito legal. Mas Tolkien precisa sim de um espaço organizado no Mirc, grande idéia do Eärendil, e no estou aqui para ajudar no que puder. Já garanto que estarei presente no canal.
A organização é fundamental sim, e vai ter muita graça.
 
Justamente, o controle no canal só seria feito para haver certa ordem durante as discussões :)

Como ele funcionaria:
1º) marcamos uma discussão sobre determinado tema. Esse tema pode ser sugerido por qualquer usuário, pelo mirc, pelo fórum ou por email;
2º) as discussões seriam colocadas como notícia no site do #terramedia, e no tópico do #dagorlad, com tema, data e hora.
3º) o canal seria moderado durante a discussão, quando necessário. Aquele que quiser falar, pede a palavra para o OP e recebe voice.
4º) as discussões teriam a duração de 2 horas aproximadamente (isso não é uma regra a ser seguida à risca...), com inicio no horário marcado, e sem fugir do tema proposto. Acho que o ideal para as discussões seria aos fins de semana.
 
Pô, idéia legal. Esse canal seria o "Obras" do Irc, enquanto o #terramedia cumpre sua função de ponto de encontro (como o nosso Comunidade aqui). Legal mesmo :)

E o Diego aqui de Brasília vai ficar feliz quando souber do nome 8)
 
Acho a idéia muito interessante. Ela explora algo que os debates dentro do fórum valinor não são capazes de abranger: a dinamicidade. Uma discussão em tempo real levanta questões que, às vezes, passam desapercebidas pelo fórum. A mobilidade e o acirramente dos ânimos, em torno de temas pertinentes ao universo de Tokien, são recursos fantásticos. Aliás, a idéia proposta no tópico não exclui a possibilidade de canal continuar a ser um veículo para o surgimento de novas amizades. Podemos encontrar pessoas que comunguem das mesmas opiniões e que desenvolvam novos projetos a partir de tal similaridade. Acho uma idéia muito boa e gostaria de ajudar no que puder.
 
Idéia muito boa realmente. Infelizmente tô sem IRC ehhehe. Melhor pegar.

Mas não tem muito o que mudar dessa idéia de vcs. Talvez fosse bom limitar o número de usuários, pq senão fica abarrotado demais. Poderia fazer assim, post no Forum do Obras falando hora, data e assunto, e os X ´primeiros a dizerem que querem participar recebem uma MP dizendo a senha do canal, não sei, é só uma sugestão.
 
A moderação do canal é justamente para somente alguns poderem falar (voice), sem precisar limitar o acesso. E tem a vantagem de que alguém que está só olhando também pode participar, desde que peça ao operador para lhe conceder a palavra.
De qualquer forma, é esse tipo de sugestão que se está procurando.

Pegue o IRC Fëarruin Alcarintur! No site do #terramedia tem alguns scripts, se não me engano :wink:
 
Eärendil disse:
Justamente, o controle no canal só seria feito para haver certa ordem durante as discussões

Como ele funcionaria:
1º) marcamos uma discussão sobre determinado tema. Esse tema pode ser sugerido por qualquer usuário, pelo mirc, pelo fórum ou por email;
2º) as discussões seriam colocadas como notícia no site do #terramedia, e no tópico do #dagorlad, com tema, data e hora.
3º) o canal seria moderado durante a discussão, quando necessário. Aquele que quiser falar, pede a palavra para o OP e recebe voice.
4º) as discussões teriam a duração de 2 horas aproximadamente (isso não é uma regra a ser seguida à risca...), com inicio no horário marcado, e sem fugir do tema proposto. Acho que o ideal para as discussões seria aos fins de semana.
Agora sim tah melhor, antes eu achei q fosse diferente, desculpa. Agora eu concordo com a idéia! :mrgreen:
 
Só pra lembrar a existência deste projeto...
No final de semana passado era pra ter rolado uma discussão ao vivo, mas não ocorreu por falta de quórum...

(Hummm... Isto pode ser considerado, tecnicamente, flood? :roll: )
 
Eu não sou de usar IRC (nunca gostei)

Mas pelo que eu ouvi o #terramedia tem virado bagunça, e esse canal que o Olwë propõe seria para discussões sérias sobre as Obras.
 
É só questão de aparecer gente séria disposta...
O projeto não é meu não Fëaruin. É do Eärendil. Eu só estou fazendo divulgação porque me interessei pela idéia.
O Tilion já me confirmou (ontem, no #terramedia) que vai participar, se puder e se os temas forem bons.
Pra quem anda sentindo falta dele aqui no Obras...
 
Eu nunca tentei usar irc/mirc, tenho bem pouca experiência nesse meio. Mas pelo pouco que eu sei, desconfio que não ia dar muito certo comigo. Eu resolvendo umas coisinhas por aqui, poderia até tentar o mirc alguma hora. Mas por enquanto pra mim não dá.
 
ja sabia da existencia desse projeto, mas ñ sabia q ja estava funcionando e
adorei essa ideia, com certeza estarei presente no canal e disponho minha ajuda tb no q for necessario:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo