1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[da semana] Especialização x Versatilidade

Tópico em 'RPG' iniciado por Skywalker, 9 Mar 2005.

?

Especialização x Versatilidade

  1. Especialização

    100,0%
  2. Versatilidade

    0 voto(s)
    0,0%
  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Então, é melhor ser meia boca em diversas áreas ou ser O CARA numa área só e ser podre em tudo o mais? Não considerem só classes e coisas do tipo, mas também escolas de magia, etc.
     
  2. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Sempre sou a favor da especialização. Claro que voce fica vulneravel em alguns pontos mas fica fodão na sua área, e ser fodão é o que é! 8-)

    To com um personagem ranger, elfo...saca as habilidades:
    DEX 22, FOR 14, O RESTO: 10 - :lol:

    Os caras afinaram quanto acertei um crítico no caboco a 350m de distancia, o pobre nem viu, chegou no céu derrepente.

    Além do mais RPG é jogado em grupo e um companheiro seu pode ser bom no que voce nao é tanto. Versatilidade é melhor quando se joga sozinho.
     
  3. Thurin

    Thurin Usuário

    depende da campanha e do grupo. :twisted:
     
  4. Spellbinder

    Spellbinder Usuário

    Como o KADU disse, só é bom ser versátil quando se joga sozinho. Mas é bem melhor ser especialista na sua área. Se é a mais importante, melhor sacrificar algumas coisas não muito importantes e ficar muito bom naquilo, do que ficar médio em tudo e não se fixar em nenhum ponto.
     
  5. TT1

    TT1 Dilbert

    Especialização, sempre. Se voce tiver um grupo inteiro versátil, ninguem vai ser bom em nada, e o grupo vai apanhar MUITO.
     
  6. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    De longe especialização. Não existe possibilidade de alguém, nem mesmo um ladino, ser completamente versátil no D&D. Até onde conte, pelo menos na época do primeiro Mundo das Trevas também é impossível no início, só depois de uns 200 XPs você poderia dizer que "se garante". E mesmo assim precisaria de ajuda.
    Isso é um problema que eu enfrento em um grupo meu, onde os jogadores têm pavor de depender dos outros. Acabamos sempre em situações muito ruins por causa disso.
     
  7. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    O que conta é ser divertido e ter sorte nos dados :P

     
  8. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Especialização.

    Apesar que dá pra ser especialista de um modo muito versátil, montando um personagem gestalt :obiggraz:

    Mas em geral, é melhor ser bom em uma coisa, mas ser bom mesmo.
     
  9. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Bem ... a galera preferiu especialização, mas depende ...

    Por exemplo, ate aonde se especializar, ou ate aonde ser versatil?

    Um Barbaro que aposta tudo na força e na constituição pode ser muito bom, mas eu prefiro um guerreiro com inteligencia e destreza 13 (e ai não podendo ter muitos pontos na força e na con) para poder pegar uma infinidade de feats fodas.
    Por outro lado, um personagem que começa a adicionar novas classes, provavelmente ficara fraco.
    Na aventura que eu estou jogando agora (sou um paladino de Ilmater), existe uma personagem que é sorcerer, e apostou tudo em magias de fogo. Excelente, ate enfrentarmos um dragão vermelho. O mago, que sequer se especializou em uma escola, foi muito mais útil.
    Tudo isso em termos de poder, deixando de lado a diversão de interpretar.

    Ahhh, e tudo isso exclusivamente pra D&D
     

Compartilhar