• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[da semana] Especialização x Versatilidade

Especialização x Versatilidade

  • Versatilidade

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    373

Skywalker

Great Old One
Então, é melhor ser meia boca em diversas áreas ou ser O CARA numa área só e ser podre em tudo o mais? Não considerem só classes e coisas do tipo, mas também escolas de magia, etc.
 
Sempre sou a favor da especialização. Claro que voce fica vulneravel em alguns pontos mas fica fodão na sua área, e ser fodão é o que é! 8-)

To com um personagem ranger, elfo...saca as habilidades:
DEX 22, FOR 14, O RESTO: 10 - :lol:

Os caras afinaram quanto acertei um crítico no caboco a 350m de distancia, o pobre nem viu, chegou no céu derrepente.

Além do mais RPG é jogado em grupo e um companheiro seu pode ser bom no que voce nao é tanto. Versatilidade é melhor quando se joga sozinho.
 
Como o KADU disse, só é bom ser versátil quando se joga sozinho. Mas é bem melhor ser especialista na sua área. Se é a mais importante, melhor sacrificar algumas coisas não muito importantes e ficar muito bom naquilo, do que ficar médio em tudo e não se fixar em nenhum ponto.
 
Especialização, sempre. Se voce tiver um grupo inteiro versátil, ninguem vai ser bom em nada, e o grupo vai apanhar MUITO.
 
De longe especialização. Não existe possibilidade de alguém, nem mesmo um ladino, ser completamente versátil no D&D. Até onde conte, pelo menos na época do primeiro Mundo das Trevas também é impossível no início, só depois de uns 200 XPs você poderia dizer que "se garante". E mesmo assim precisaria de ajuda.
Isso é um problema que eu enfrento em um grupo meu, onde os jogadores têm pavor de depender dos outros. Acabamos sempre em situações muito ruins por causa disso.
 
O que conta é ser divertido e ter sorte nos dados :P

rapa chamado Sefir em outro fórum disse:
com minha arqueira toda boazuda keria me meter em tudo
no fim acabei morto :P
Mas ta valendo montei um novo personagem que tinha
em atributos -1 -2 -3 e por ai...vai indo ma sorte nos dados
mas tava valendo fiko ateh ki bom ele auehaue

raposa que lembrava disse:
Eu guardei essa ficha. E o Sefir REALMENTE jogou com isso, é impressionante:

Nome: Naundigo
Humano - Ladino lvl 3

Str 8 -1
Dex 12 +1
Con 8 -1
Int 10 +0
Wis 8 -1
Cha 9 -1

Detalhe que essa foi a melhor de 3 rolagens dele :P Outra coisa impressionante é que antes desse pers ele tinha uma elfa arqueira loira com aparencia de Niele, com uma ficha boa, que morreu rapidão, dai o Naundigo aguentou até o fim da aventura. Wow. :P
 
Especialização.

Apesar que dá pra ser especialista de um modo muito versátil, montando um personagem gestalt :obiggraz:

Mas em geral, é melhor ser bom em uma coisa, mas ser bom mesmo.
 
Bem ... a galera preferiu especialização, mas depende ...

Por exemplo, ate aonde se especializar, ou ate aonde ser versatil?

Um Barbaro que aposta tudo na força e na constituição pode ser muito bom, mas eu prefiro um guerreiro com inteligencia e destreza 13 (e ai não podendo ter muitos pontos na força e na con) para poder pegar uma infinidade de feats fodas.
Por outro lado, um personagem que começa a adicionar novas classes, provavelmente ficara fraco.
Na aventura que eu estou jogando agora (sou um paladino de Ilmater), existe uma personagem que é sorcerer, e apostou tudo em magias de fogo. Excelente, ate enfrentarmos um dragão vermelho. O mago, que sequer se especializou em uma escola, foi muito mais útil.
Tudo isso em termos de poder, deixando de lado a diversão de interpretar.

Ahhh, e tudo isso exclusivamente pra D&D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo