• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dá pra viver de quadrinhos no Brasil?

Olha, tenho um amigo cartunista, que publica tiras pela internet. E mesmo assim não é nada fácil. Vc tem que ter público, mostrar que tem público, e daí em diante, para publicar, o problema é o mesmo. A internet facilitou a primeira parte, a divulgação. Mas não sei se facilitou tanto a ponto de alguém conseguir viver disso no Brasil sem ser o Mauricio de Sousa...
 
Trabalhar com eles via internet é realmente viável?

Acho que é sim, se for em formato de blog, por exemplo. Adsense, venda de produtos relacionados com os quadrinhos, etc. Não digo que dá para ficar rico, mas que dá para tocar o barco, deve dar.
 
Olha, depois que surgiu a internet para nos ajudar, dá pra viver de tudo meu amigo. E o melhor, sem sair de casa :uhu:! Mais então, acho que se você bolar um marketing bacana, como é... não sei, talvez fazer pequenas divulgações num desses Blogs por aí, ou procurar pessoas certas para fazer parceria, seria uma boa viu.
 
Lelolelélêlegal disse:
OI, ANICA,
OI, FERNANDO,
Pois é, eu já pensei em fazer um blog e tals, mas primeiro tenho que organizar meu material (tenho as mais diversas quadrinizações - atualmente estou desenvolvendo um romance gótico). Também tenho alguns livros infanto-juvenis e outros, de suspense e terror, engavetados (um bom assunto a ser discutido no fórum, aliás, é o mercado para novos escritores).
Só que é um projeto que só vou poder pôr em prática quando estiver concursado. Aí vou fazer o que eu realmente gosto, escrever e produzir quadrinhos. Se der dinheiro, ótimo, se não der, também não tem problema, pois vou estar fazendo por divertimento.
Abração.
Que maneiro hein cara? E vêm cá, não tem como tu disponibilizar uma parte dessa material pra gente dar uma olhada não :hanhan:? Fiquei curioso nesse tal romance gótico.
 
Só quadrinhos?
Difícil.
É possivel, se trabalharmos para editoras de fora do Brasil.
Um quadrinhista terá que trabalhar em outras atividades (como ilustrador, por exemplo), para poder se manter aqui dentro.
 
Lelolelélêlegal disse:
Já fiz muito fanzine, capas, tirinhas e ilustrações para amigos, mas faz tempo que desisti de fazer quadrinhos, pois é muito difícil ganhar dinheiro com isso no Brasil.
Porém, parece que o quadro tem mudado com as novas possibilidades de publicar quadrinhos pela internet.
Pergunto: dá pra ganhar dinheiro com quadrinhos no Brasil? Trabalhar com eles via internet é realmente viável?

Cara, não se se existe uma forma de te responder isso só me baseando no mercado atual de quadrinhos, ou seja, sem olhar os outros fatores.

Fazer quadrinhos na Brasil é complicado, isso sim! Porque não temos um mercado como o norte americano e nem uma cultura de quadrinistas muito desenvolvida. Se você for fazer trabalhos específicos a coisa piora ainda mais, porque tenho notado que a cultura das tirinhas vem crescendo, já a dos quadrinhos/HQ nem tanto.

Então respondendo de uma forma mais concreta:
1º - Dá para ganhar dinheiro com quadrinhos no Brasil?
Sim, mas você vai depender mais de outros fatores do que diretamente do seu talento.
2º - Trabalhar com eles via internet é realmente viável?
Sim e atualmente eu sou a prova disso. Estou desenvolvendo um projeto junto a um amigo que o produto final é uma HQ.
Para mais informações, estou te passando uma MP.
 
Olha, talvez seja bem difícil, mas não impossível. Eu acredito que o negócio é ter contato com as pessoas certas. Veja o exemplo dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon. Eles são daqui, fazem quadrinhos há mais de dez anos e hoje vivem disso. O negócio é só começar com as pessoas certas...

o site deles: http://10paezinhos.blog.uol.com.br/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo