• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Da participação dos Maiar nos temas de Ilúvatar e de sua corrupção por Melkor

Éomer

Usuário
Lendo novamente o Ainulindalë me ocorreu uma coisa que havia passado despercebida: Os Maiar também participaram da grande música de Eru e por consequência da criação de Eä. Como o Ainulindalë e o Valaquenta dão mais destaque a atuação dos Valar não nos damos conta que os Maiar tiveram sua participação e talvez com grande importância. Está lá:

E aconteceu de Iluvatar reunir todos os Ainur e lhes indicar um tema poderoso, desdobrando diante de seus olhos imagens ainda mais grandiosas e esplendidas do que havia revelado até então”...
...“Disse-lhes então Iluvatar – A partir do tema que lhes indiquei desejo agora que criem juntos, em harmonia, uma Música magnífica”...(Ainulindalë, pg. 3)

Ora, é sabido que Ainur eram tanto os Valar como os Maiar. Seres criados do pensamento de Iluvatar e que tiveram existência antes da criação do mundo. Os Maiar eram da mesma ordem dos Valar, mas de grau inferior (Valaquenta, pg. 21).

Então, se Eru chamou todos os Ainur a cantar, fica claro que os Maiar também participaram. E interessante imaginar qual teria sido a contribuição de Maiar como Eönwë, Gandalf, Saruman, Melian e principalmente Sauron na grande Música. Com certeza foi importante, apesar de provavelmente não tão grande quanto à dos Valar. Cada acorde, acidente ou pausa tem grande importância em uma sinfonia, por menor duração que tenha.

E outra coisa que somos levados a pensar é que provavelmente a corrupção dos Maiar por Morgoth ocorreu já no momento da criação dos temas de Iluvatar e vem de antes deste ter dado existência a Eä, conforme está descrito a partir do começo da dissonância criada por Melkor:

Alguns desses pensamentos ele (Melkor) agora entrelaçava em suas músicas, e logo a dissonância surgiu a seu redor. Muitos dos que cantavam próximo perderam o ânimo, seu pensamento foi perturbado e sua música hesitou; mas alguns começaram a afinar sua música a de Melkor, em vez de manter a fidelidade ao pensamento que haviam tido no início”. (Ainulindalë, pg. 4-5)

Talvez tenha sido nesse momento que ele tenha corrompido Sauron, Ungoliant, Balrogs e todos os Maiar que acabaram o seguindo em sua queda.

E vocês, o que pensam dessas considerações?
 
Última edição:
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Da forma como entendo no Silma os Maiar participavam nas obras maiores de seus senhores... Algo como... Se Ulmo fosse fazer um rio em algum canto ele mandava um indivíduo de seu povo supervisionar e ele ficava com a administração da água de modo geral... Na época da canção essas atividades precisavam ser cantadas. Depois de concluir o projeto a música deveria ser "dançada". Acho que se Melkor era um mau cantor ele acabou influenciando a formação da dança. Certamente os seres que entraram em Arda deviam ter alguma idéia de que também teriam que dançar um pouco a canção de todos os outros...
 
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Não sei se Sauron foi corrompido a partir do terceiro tema. Pois lembro que no livro diz-se alguma coisa sobre Melkor ter corrompido Sauron quando já estavam em Eä. Mas outros Maiar ele com certeza corrompeu ainda nos Salões de Iluvatar quando cantavam a Grande Música. Esses que se afinavam a música de Melkor já estavam predestinados a serem tentados pelo poder que Melkor oferecia!
 
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Esses que se afinavam a música de Melkor já estavam predestinados a serem tentados pelo poder que Melkor oferecia!
Não acredito que Ilúvatar tenha predestinado nem os Valar, nem os Maiar a falhar. Esse por vontade afinaram as suas melodias a de Melkor como mostra o Ainulindalë:
"...mas alguns começaram a afinar sua música à de Melkor, em vez de manter a fidelidade ao pensamento que haviam tido no início." (Página 5)

Tinha que ser meu Saitor para falar do Ainulindalë.
Eu acredito que a participação dos Maiar foi intensa na criação de Ëa, apesar de não ficar bem claro nem no prório Ainulindalë, nem no Valaquenta, porém podemos perceber em trechos como no epísodio de Ossë quase foi dominado por Melkor. Quando esse (Ossë) pede perdão a Melkor lemos a decrição:
"Ossë, foi perdoado...já que às vezes ele se enfurece, em seus caprichos, sem nenhuma ordem de Ulmo, seu senhor." (Valaquenta, página 22)
Mostra que um Maiar tem controle sobre os elementos que com certeza ajudou a criar.
 
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Não sei se Sauron foi corrompido a partir do terceiro tema.

É uma hipotese apenas. Mas a semente do mal pode ter sido lançada a partir desse momento
 
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Bem colocado, Éomer! Realmente é Ainulindalë e não Valalindalë!

Eu acho que, no começo da canção, Melkor ainda não corrompera ninguém pois ele mesmo ainda não era mal, na essência da palavra. Ele apenas queria dar um "toque especial" na melodia imaginada por Ilúvatar.

Acho também que a corrupção dos seres negros não aconteceu ainda durante a canção. O fato de alguns Ainur afinarem suas melodias com a cantada por Melkor, em minha humilde opinião, não quer dizer que eles tenham sido corrompidos naquele instante. Pra mim foi só aquilo que todo mundo sente quando ouve alguém cantar uma música que "gruda"; você só consegue ficar pensando naquilo.
 
Re: Da participação dos Maiar nos temas de Iluvatar e de sua corrupção por Melkor

Muito bom seu post, Éomer! :clap:

Acho interessante pensar na influência que os Maiar poderiam ter feito à música, ainda que eu ache que não tenha sido muita. Claro, como você disse, em uma sinfonia cada instrumento, cada pausa, cada detalhe tem o seu valor, mas imagino que os Maiar tiveram um papel menos criativo.

Explico: acredito que o papel dos Valar era maior, como o de solistas, ou de instrumentos que geralmente têm mais importância [violino, violoncelo, flautas, etc]. Não sou expert em orquestras, mas imagino que os Maiar colaboravam com o andamento da música, e não diretamente em seu papel criativo. :think:

Quanto à influência de Melkor sobre os outros, acho que é bem possível, sim. Mas não acho que tenha sido explícito. Inclusive porque no Silmarillion depois fala que Melkor até teve um certo trabalho para reunir/corromper aqueles que poderiam ajudá-lo. Não se esqueça de que Sauron era um Maiar de Aulë.

Uma influência não tão escancarada, mais emocional, sensitiva, acho que é bem possível, sim. Se fosse tão óbvia, eles se oporiam aos Valar de imediato. Acho que Melkor pode ter plantado uma sementinha nos inconscientes daqueles que ele mais tarde viria a corromper. Inclusive Saruman.

entendeu?? :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo