1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Da onde veio BEORN??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por cantu, 3 Jun 2004.

  1. cantu

    cantu Usuário

    Alguém sabe da onde surgiu o Beorn ( o Homem-Urso do Hobbit, que mora perto da floresta Mirkwood e teve um importante papél na vitória sobre os Goblins na Batalha dos Cinco Exércitos ) ? E quem é a mãe de seu filho, Grimbeorn the Old, que é citado no SDA?
    :o?: :o?:
     
  2. Metz

    Metz ...

    Não vou escrever muito porque eu não tenho certeza de nada, já que a origem do Beorn é cheia de duvidas, ou ele deve ser um ser maior criado por Eru (mas não um ainur) para ficar lá, ou então um maia, ou mesmo filho da montanha ou uma coisa assim que tá escrita no Hobbit.
     
  3. Alatar

    Alatar Sr. Sem Graça

    Não sei se por Eru, mas por algum Vala. Yavanna, talvez...

    Não sei se é sobre o Tom Bombadil ou o Beorn, mas em algum lugar diz que um dos dois é um Espírito da Natureza... bom, enfim.
     
  4. Smaug

    Smaug Cacho

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu tambem não sou muito chegado no assunto, mas pelo que li n'O Hobbit diz que ele é uma especie de "Homem Urso", deve ser mais um personagem do tipo Troll que vem de alguma cultura local, pois já vi outras histórias contarem de gigantes, como Beorn :wink:
     
  5. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Tolkien diz, nas cartas, que Beorn era um homem. Apesar de seus poderes mágicos um tanto quanto inexplicáveis ele era humano mesmo.

    Temos q aceitar q Beorn foi criado no Hobbit q é um ponto meio fora da curva.
     
  6. Daniel_lovegood

    Daniel_lovegood Usuário

    bom saber!
     
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O Fingol já respondeu sobre Beorn. Só vou completar dizendo que nada é dito sobre quem foi sua esposa, a mãe de seu filho Grimbeorn.
     
  8. Smaug

    Smaug Cacho

    Hum, mas seria estranho uma "Mulher-Urso", mais ou menos isso, pois já aquela imagem que mostrei é assustadora, imagina uma mulher, bem aí elas seriam talvez um pouco mais bonitas :mrgreen:
     
  9. cantu

    cantu Usuário

    Pois é, também li sobre isso... que Tolkien simplesmente deixou claro sobre ele ser um Homem, mas não falou nada sobre sua origem/chegada na T.M.
    Só sei que no Hobbit Beorn teve uma participação muito importante...
    Mesmo assim... VALEU PESSOAL! :D
     
  10. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Sim, Beorn era humano. Salvo engano meu, os "poderes" de urso dele foram concedidos pelo Radagast (embora talvez Tolkien não tenha deixado isso claro; eu não sei).

    E a mulher dele não teria nenhum poder especial. Só os descendentes. (Além do que, os "poderes" dos descendentes diminuiriam com o tempo.)
     
  11. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Beorn tem esses poderes inexplicáveis por que na época d'O Hobbit a mitologia de Tolkien não estava bem formada, não precisando de muitas respostas, origens dos personagens e limites e regras destes.
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Acho que não, Elentari. Tolkien descartou o lance de Radagast ser o responsável pelo poder de Beorn. E eu acho que a mulher dele era uma mulher comum, e só seus descendentes, os beornings tinham seus poderes. Mas o lance do poder diminuir com o tempo eu não me ecordo também não.
     
  13. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu nunca li nada sobre isso de ir perdendo o poder... mas tirando Grimbeorn, quais os outros descendentes de Beorn??? a historia cita mais algum???
     
  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não, só são citados "os beornings" como vivendo nos vales do Anduin (Glóin fala deles a Frodo no capítulo "Muitos Encontros, no Livro II). Mas nenhum nome é citado além de Grimbeorn, o velho, líder dos beornings.
     
  15. Dwarven grunt

    Dwarven grunt Usuário

    Na minha opinião, não era preciso que tolkien esplicasse tudo, se beorn é um enigma, melhor para nós, isso deicha as coisas mais interssantes, do que adianta ter um universo cheio de fantasia aventura, seres fantasticos e não ter um ponto de interrogação...
    não é atoa que Tolkien e chamado de genio!!
     
  16. Erufeliel

    Erufeliel I'm a whole lotta trouble

    Pouco sei, só que era humano.
     
  17. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Sério? Eu não sabia... Brigada pela correção! ;)


    Tá, então essa parte tá certa...


    Talvez eu tenha me enganado nisso tb. Ou interpretado mal. Mas não é dito que Beorn era o maior e mais forte de todos (inclusive seus descendentes)? Eu achei que uma coisa implicava na outra... :roll:
     
  18. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    Eu acho q o mais provável é q Beorn era um humano cujos poderes de urso foram concedidos por algum Valar ou Maiar, tranformando-o num guardião da floresta.

    Agora, q foto bizarra era aquela Cachopardo 8O ??? Parece mais um homem das cavernas. Eu sempre o imaginei como um homem comum, embora forte e de estatura elevada, além de usar uma pele de urso (q nem os berserkers, guerreiros vikings). Aliás, gostaria de saber se realmente haviam ursos na Terra-Média.

    Aqui está o Beorn q eu imagino:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Por fim, achei interessante essa história dos beorningas. Não me lembrava q Beorn tinha deixado descendentes.

    Sem dúvida, Beorn é uma das grandes razões para eu querer ver O Hobbit nas telonas. :wink:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  19. Pandatur

    Pandatur Usuário

    A imagem que o Cachopardo postou é de autoria dos irmãos Hildebrandt, que fizeram calendários Tolkien na década de 70 e influenciaram a maioria (senão todos) artistas que fazem ilustrações Tolkien based. Mas aquela é a visão que eles têm de Beorn. O bacana em um livro é que você não precisa se prender nisso, podendo imaginá-lo como bem entender, desde que mantenha as características dele que são citadas pelo autor, é claro. :D

    Se Beorn se transformava em Urso, é porque havia ursos na Terra-Média. E Tolkien disse que ele era um humano, e, se nunca falou que recebeu dons de algum Vala, então é bem provável que realmente não os tenha recebido de um dos Poderes, mas que seja uma característica natural sua se tornar um urso.
     
  20. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Haha poxa.. "Meu" Beorn é muito diferente disso...
     

Compartilhar