• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Da música dos Ainur, da queda de Númenor e da crueldade...

Riff disse:
As nuanças a que tu se refere são as vistas por nós, expectadores externos da história. Mas dentro do contexto da história em si, na visão dos personagens, havia apenas o bem e o mal, muito bem definidos na oposição Eru (bem) x Morgoth (mal).

Eu diria Manwe (bem) x Melkor (mal)
Eru está acima do bem e do mal :mrgreen:

Manwë é apenas o representante de Eru em Arda... o bem "maior" vem de Eru mesmo, e o antagonismo é entre ele e Morgoth, pelos caminhos a serem trilhados, etc. (Sem falar que Manwë e nada é a mesma coisa. :mrgreen:)

Mas sério: pela ótica dos povos livres de Arda, em especial os Eldar e os Edain, Eru é essencialmente bom. Vide o Athrabeth, por exemplo.
 
Pela ótica dos povos de Arda, não necessariamente verdade, Eru criou Melkor do seu propio pensamento, logo havia um pensamento maligno nele, e ele destruiu Númenor, se fosse bom msmo não faria isso
 
Melkor não era "mau" no início: ficou assim depois, por seu próprio livre-arbítrio.

Os conceitos de "bem" e "mal" para Eru não são sequer imaginados aproximadamente por qualquer criatura pensante de Arda, sendo ele quem é.

Duvido que os Eldar e os númenoreanos fiéis tenham achado que a submersão de Númenor foi um ato de "maldade" da parte de Eru: eles sabiam que era algo merecido, por tudo que os Númenoreanos fizeram e se tornaram em sua decadência.

Eldar e Edain viram como no mínimo justa a ação de Eru, mas nunca maligna.
 
Essencialmente, toda a criação de Eru não é maligna, mas tem o livre-arbítrio para tomar o caminho que quiser.

No caso especifico de Melkor, foi a inveja que o fez se tornar opositor dos designios de Eru. Ele queria pra si a gloria de criar, e ganhar toda a adimiração e reverencia por causa disso.

Como não tinha esse poder, ele se opos a criação de Eru.
 
Melkor não era "mau" no início: ficou assim depois, por seu próprio livre-arbítrio.

Melkor não poderia ter se tornado mau se a maldade não tivesse sido concebida por Eru, sendo q ele não poderia criar a maldade essa ja havia sido criada por Eru.
 
Riff disse:
Melkor não poderia ter se tornado mau se a maldade não tivesse sido concebida por Eru, sendo q ele não poderia criar a maldade essa ja havia sido criada por Eru.

Melkor não era mau na concepção de Eru... Eru não via as coisas como "boas" ou "más": ele simplesmente as via como necessárias para sua Criação.

As noções de "bom" e "mau" são noções criadas pelos Filhos de Ilúvatar, a partir do ponto de vista de cada povo. São noções "mortais", falhas e simplificadas, dentro dos limites de percepção de cada um que tem determinada opinião sobre elas... e é sabido que nenhum mortal sequer imagina o que vai na mente de Eru, quanto mais saber como o Um encara coisas "malignas" ou "benignas".
 
Na verdade Melkor pode não ter sido mau de inicio mas ele já tinha alguns sentimentos considerados maus, como a ganancia por exemplo, já que Melkor sempre quis a chama imperecivel e procurava por ela, mesmo antes do mujndo ser criado, coisa que nenhum Ainur fazia certo?....
 
Para mim Ilúvatar via como bom aquilo que era o certo, e o certo era a Vontade dele, que era soberana. Se você se opõe a Ilúvatar, você é "mau". Numa forma bem plana e simples, é isso.
Podemos dizer que Melkor é "mau", mas não existe o mal em essência em Tolkien, justamente por não haver uma oposição a Ilúvatar. Ilúvatar é uma Vontade onipontente e soberana. Nada do que Ele faz é errado, simplesmente porque Ele foi quem fez. Cabe a nós aceitar que aquilo foi correto e procurar entender.

E Ilúvatar não concebeu a "maldade", ele concedeu a liberdade às suas criações, e indicou o caminho correto, aquele da Sua Vontade. Melkor foi o primeiro a discordar da Vontade de Ilúvatar, e ele só poderia fazer isso porque era livre. E vejam bem, eu não encaro nada disso como premeditado. Não consigo entender como pode haver livre-arbítrio da forma como eu entendo, e onisciência como está sendo dito. Acredito em onisciência, nesse caso, de sabedoria sobre o Início e sobre o Fim, conhecimento sobre tudo aquilo que acontece e aconteceu, mas não sobre o exato desenrolar do futuro. Se Ilúvatar souber dizer se eu vou para a esquerda ou para a direita em uma encruzilhada, não há liberdade. São idéias opostas e paradoxais em essência para que possam coexistir.
 
Skylink disse:
Hum... querer criar vida é ganancia?

Sim, se você não pode fazer isso por estar acima do seu poder, e ainda assim quiser, é ganância. Se você quiser fazer isso para criar escravos e servidores, pior ainda, a ganância se torna crueldade. É a gênese do Mal em Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo