• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Da "Criação" dos Dragões

"Vida própria" imagino que seja equivalmente a "livre-arbítrio" aqui e proveniente do nada.

Os animais que Yavanna criou continuaram não tendo fëar e foram criados na parte dela na Música e, logo, sancionados por Eru. O mesmo se aplica aos Ents: supõe-se que Eru tenha dado fëar a eles, mas não há nada de muito concreto aqui também.

Logo, nem a própria Yavanna tem esse poder. Qualquer coisa com "vida própria" só é assim com a permissão de Eru e de ninguém mais.
 
Se for nesse sentido, porque é falado que Melkor não tem esse poder apenas desde sua "rebelião no Ainulindalë antes do Início"? Dá a entender que antes disso ele tinha tal poder, o que me parece estranho.
 
Não é estranho, pois antes de se rebelar ele estava no mesmo nível dos outros Valar com relação a Eru, no sentido de ter alguma criação abençoada com vida própria por ele. O "poder" aí na verdade é a capacidade de criar algo que posteriormente ganharia vida própria através de Eru.

Se ele não tivesse se rebelado ainda haveria essa possibilidade para suas subcriações. Como se rebelou, perdeu o direito a esse "poder" (= favor de Eru).
 
Olha, o meu ponto é que os Dragões para mim não eram criaturas irracionais. Eles tinham fëar, ao meu ver, pois cada dragão é uma criatura formidavelmente astuta. Seria osso mesmo pro Morgoth manter o controle sobre uma hoste destas criaturas, como aconteceu durante a Guerra da Ira. Então, de uma forma ou de outra, ele teria de encontrar uma maneira de "ocupar" esses corpos com espíritos que fossem leais ao próprio Morgoth.
 
Eles não eram irracionais. Glaurung era uma prova disso. Mas a racionalidade deles era meramente um eco da do próprio Morgoth, com o próprio Tolkien disse que ocorria com os Orcs e outras bestas nos trechos que citei acima.
 
Acho que não necessariamente. Na verdade, acho que ele nem se preocupava muito em controlar tais criaturas. Elas "funcionavam" melhor com "rédea solta", por assim dizer. A destruição que causavam era maior.

Ao deturpar as criaturas originais para criar Orcs e Dragões, por exemplo, parte da própria essência de Melkor passou para elas. Era isso que as prendia a ele, mesmo sem esforço algum da parte do Vala: era da natureza delas, elas faziam parte dele.
 
Melkor pode-se dizer foi o maior profanador que existiu em Arda, ele corrompia tudo que queria ou quase tudo. Os dragões não são diferentes, uma vez que tenham sido criaturas da própria natureza da Terra média que foram capturadas e transformadas em seres crueis que eram maquinados pelo espírito malévolo de Melkor.
Quando um Glaurung profere palavras é nada mais nada menos que o próprio senhor do escuro.
 
Considerando as criaturas deturpadas ecos, apesar de possuírem um certo "livre arbítreo"(é assim que escreve?) elas não poderiam tornar-se criaturas boas e pacatas, pois mesmo que suas atitudes individuais não fossem pensadas por Melkor estava na essencia dos seres agirem de tal forma, sem misericórdia, ou bons valores.
Porém, pensando que nem sempre Melkor foi o que se tornou, uma criatura basicamente maligna, pode-se pensar que também isso tenha sido transferido às suas deturpações, ou necessariamente elas seriam cruéis???
 
Seriam necessariamente cruéis, visto que foram criadas quando Melkor já havia se tornado maligno.

Elas estavam além de qualquer redenção.
 
Então, de acordo com a minha interpretação, já que os dragões agiam através de "ecos" da vontade de Melkor, sem necessidade da atenção ininterrupta deste, ele finalmente foi capaz de "criar" algo. E ainda mais a seu gosto. Criaturas tirânicas e extremamente poderosas, e, além do mais, devotadas ao serviço dos propósitos de Morgoth.
 
Ele "criou" os dragões da mesma maneira que "criou" os Orcs: deturpando-os a partir de uma criatura pré-existente. Ele não os criou do nada, pois só Eru era capaz de fazer isso com algum ser ou quando conferia autoridade para alguém fazê-lo (como Yavanna com os animais).

Melkor basicamente fez cópias distorcidas de seres que já haviam sido criados anteriormente por outros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo